Categorias profissionais do cargo
- Técnicos de nível médio
- Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
- Artistas de artes populares e modelos
- Artistas de circo (circenses)
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.
O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)
Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Pirofagista
Artistas de circo (circenses) devem:
- demonstrar competências pessoais;
- inventar números;
- comunicar-se;
- ensinar arte e técnica circense;
- apresentar o número;
- produzir o número;
- ensaiar o número;
- vender o espetáculo ou número;
Atividades
- pesquisar movimentos corporais;
- sincronizar luz e som com a representação;
- respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
- estimular o desenvolvimento físico do aluno;
- intercambiar informações com outras áreas artísticas;
- investigar o valor do trabalho circense no mercado;
- criar maquiagem;
- adequar o número ao biótipo e aparelho;
- frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
- desmontar o aparelho;
- pesquisar possibilidades de expressão artística;
- adquirir técnicas para cair;
- demonstrar determinação para aprender;
- intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
- definir coreografia;
- motivar os alunos;
- obedecer os comandos dos tempos dos truques;
- realizar números testes para divulgação ou contratação;
- estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
- fazer concentração;
- colaborar na divulgação do espetáculo;
- pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
- frequentar cursos de atualização;
- preparar material, aparelho e objetos para o número;
- estabelecer comunicação com o público;
- avaliar o potencial físico do aluno;
- dar entrevistas;
- definir equipamentos de segurança;
- confeccionar o aparelho;
- conquistar empatia do público;
- perceber as habilidades dos alunos;
- desenvolver disciplina;
- demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
- montar o aparelho;
- trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
- utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
- respeitar ética profissional;
- repetir o número aperfeiçoando técnicas;
- avaliar custos para fazer preço do trabalho;
- pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
- propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
- fazer aquecimento;
- respeitar relações de trabalho;
- preparar a entrada do artista;
- lidar com imprevistos de forma criativa;
- transmitir ética circense;
- buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
- observar o trabalho de outros profissionais do circo;
- pesquisar truques;
- adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
- demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
- incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
- adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
- errar truques para valorização do trabalho;
- divulgar o espetáculo ou número;
- selecionar música;
- pesquisar materiais;
- aprender a profissão ensaiando;
- pesquisar tecnologias;
- providenciar material impresso para divulgação;
- combinar códigos para informar imprevistos;
- aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
- dominar técnicas circenses do seu número;
- criar aparelhos (materiais de trabalho);
- fazer alongamento;
- introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
- adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
- criar guarda roupa;
- misturar os números criando outros;
- assimilar os tempos na realização dos truques;
- estabelecer comunicação com a cidade;
- desenvolver consciência dos riscos profissionais;
- pesquisar aparelhos;
- intercambiar informações com escolas de circo;
- incorporar diferentes linguagens artísticas;
- trabalhar em equipe;
- respeitar o aparelho de outro artista;
Setores que mais contratam Pirofagista no mercado de trabalho
- Artes cênicas, espetáculos e atividades complementares