Salário para o cargo de Pirofagista
Artistas de circo (circenses) > CBO 3762-15

Pirofagista - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Realizam, sozinhos ou em grupos, diversos tipos de representações, em um espetáculo público (circo, teatro, rua, estúdio de televisão). Criam números e os apresentam em cena, a partir de técnicas corporais (acrobacia, equilibrismo, malabarismo, ilusionismo, comédia, canto, dança, pantomima) ou de técnicas de adestramento de animais.

Quanto ganha um Pirofagista

Um Pirofagista trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.089,76 e R$ 2.867,75, com a média salarial de R$ 1.613,19 e o salário mediana em R$ 1.592,65 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Pirofagista

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.613,19 19.358,33 403,30 8,26
1º Quartil 1.089,76 13.077,09 272,44 5,58
Salário Mediana 1.592,65 19.111,80 398,16 8,15
3º Quartil 2.187,07 26.244,84 546,77 11,20
Teto Salarial 2.867,75 34.413,02 716,94 14,68


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Artistas de artes populares e modelos
        • Artistas de circo (circenses)

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro - RJ 2.187 - 2.649 2.187,07 2.187,07 2.187,07 2.187,07 2.649,04


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro 1.834 - 2.649 2.136,63 1.834,00 2.187,07 2.187,07 2.649,04


Principais locais de trabalho

Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.


O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)

Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Pirofagista

Artistas de circo (circenses) devem:

  • vender o espetáculo ou número;
  • ensaiar o número;
  • inventar números;
  • apresentar o número;
  • comunicar-se;
  • produzir o número;
  • ensinar arte e técnica circense;
  • demonstrar competências pessoais;

  • Atividades

    • respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
    • conquistar empatia do público;
    • estabelecer comunicação com a cidade;
    • criar maquiagem;
    • combinar códigos para informar imprevistos;
    • desenvolver consciência dos riscos profissionais;
    • incorporar diferentes linguagens artísticas;
    • frequentar cursos de atualização;
    • lidar com imprevistos de forma criativa;
    • estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
    • assimilar os tempos na realização dos truques;
    • criar aparelhos (materiais de trabalho);
    • fazer alongamento;
    • divulgar o espetáculo ou número;
    • pesquisar aparelhos;
    • fazer concentração;
    • intercambiar informações com escolas de circo;
    • pesquisar tecnologias;
    • buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
    • pesquisar truques;
    • aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
    • motivar os alunos;
    • fazer aquecimento;
    • pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
    • respeitar ética profissional;
    • demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
    • aprender a profissão ensaiando;
    • adquirir técnicas para cair;
    • realizar números testes para divulgação ou contratação;
    • misturar os números criando outros;
    • estabelecer comunicação com o público;
    • pesquisar materiais;
    • preparar material, aparelho e objetos para o número;
    • intercambiar informações com outras áreas artísticas;
    • estimular o desenvolvimento físico do aluno;
    • adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
    • dar entrevistas;
    • demonstrar determinação para aprender;
    • colaborar na divulgação do espetáculo;
    • selecionar música;
    • avaliar o potencial físico do aluno;
    • avaliar custos para fazer preço do trabalho;
    • utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
    • confeccionar o aparelho;
    • pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
    • definir coreografia;
    • definir equipamentos de segurança;
    • adequar o número ao biótipo e aparelho;
    • respeitar relações de trabalho;
    • desmontar o aparelho;
    • investigar o valor do trabalho circense no mercado;
    • observar o trabalho de outros profissionais do circo;
    • desenvolver disciplina;
    • providenciar material impresso para divulgação;
    • adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
    • pesquisar movimentos corporais;
    • repetir o número aperfeiçoando técnicas;
    • propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
    • pesquisar possibilidades de expressão artística;
    • introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
    • intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
    • frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
    • perceber as habilidades dos alunos;
    • transmitir ética circense;
    • incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
    • preparar a entrada do artista;
    • dominar técnicas circenses do seu número;
    • criar guarda roupa;
    • trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
    • sincronizar luz e som com a representação;
    • montar o aparelho;
    • demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
    • trabalhar em equipe;
    • errar truques para valorização do trabalho;
    • obedecer os comandos dos tempos dos truques;
    • respeitar o aparelho de outro artista;
    • adequar tecnologias disponíveis ao número circense;


    Setores que mais contratam Pirofagista no mercado de trabalho

    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Produção musical
    • Condomínios prediais
    • Educação infantil - pré-escola
    • Ensino fundamental




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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