Salário para o cargo de Pirofagista
Artistas de circo (circenses) > CBO 3762-15

Pirofagista - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Realizam, sozinhos ou em grupos, diversos tipos de representações, em um espetáculo público (circo, teatro, rua, estúdio de televisão). Criam números e os apresentam em cena, a partir de técnicas corporais (acrobacia, equilibrismo, malabarismo, ilusionismo, comédia, canto, dança, pantomima) ou de técnicas de adestramento de animais.

Quanto ganha um Pirofagista

Um Pirofagista trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.045,00 e R$ 2.867,75, com a média salarial de R$ 1.613,19 e o salário mediana em R$ 1.592,65 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Pirofagista

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.613,19 19.358,33 403,30 8,26
1º Quartil 1.045,00 12.540,00 261,25 5,35
Salário Mediana 1.592,65 19.111,80 398,16 8,15
3º Quartil 2.187,07 26.244,84 546,77 11,20
Teto Salarial 2.867,75 34.413,02 716,94 14,68


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Artistas de artes populares e modelos
        • Artistas de circo (circenses)

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro - RJ 2.187 - 2.649 2.187,07 2.187,07 2.187,07 2.187,07 2.649,04


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro 1.834 - 2.649 2.136,63 1.834,00 2.187,07 2.187,07 2.649,04


Principais locais de trabalho

Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.


O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)

Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Pirofagista

Artistas de circo (circenses) devem:

  • apresentar o número;
  • comunicar-se;
  • ensaiar o número;
  • demonstrar competências pessoais;
  • inventar números;
  • vender o espetáculo ou número;
  • produzir o número;
  • ensinar arte e técnica circense;

  • Atividades

    • preparar a entrada do artista;
    • propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
    • pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
    • repetir o número aperfeiçoando técnicas;
    • intercambiar informações com escolas de circo;
    • transmitir ética circense;
    • perceber as habilidades dos alunos;
    • adequar o número ao biótipo e aparelho;
    • incorporar diferentes linguagens artísticas;
    • colaborar na divulgação do espetáculo;
    • frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
    • desmontar o aparelho;
    • lidar com imprevistos de forma criativa;
    • motivar os alunos;
    • adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
    • demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
    • desenvolver consciência dos riscos profissionais;
    • pesquisar possibilidades de expressão artística;
    • adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
    • estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
    • estabelecer comunicação com o público;
    • respeitar ética profissional;
    • respeitar o aparelho de outro artista;
    • definir coreografia;
    • fazer aquecimento;
    • providenciar material impresso para divulgação;
    • conquistar empatia do público;
    • respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
    • estabelecer comunicação com a cidade;
    • incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
    • criar aparelhos (materiais de trabalho);
    • trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
    • adquirir técnicas para cair;
    • realizar números testes para divulgação ou contratação;
    • estimular o desenvolvimento físico do aluno;
    • pesquisar aparelhos;
    • combinar códigos para informar imprevistos;
    • misturar os números criando outros;
    • intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
    • utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
    • pesquisar truques;
    • respeitar relações de trabalho;
    • dominar técnicas circenses do seu número;
    • fazer alongamento;
    • definir equipamentos de segurança;
    • intercambiar informações com outras áreas artísticas;
    • frequentar cursos de atualização;
    • adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
    • divulgar o espetáculo ou número;
    • preparar material, aparelho e objetos para o número;
    • introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
    • avaliar custos para fazer preço do trabalho;
    • sincronizar luz e som com a representação;
    • pesquisar movimentos corporais;
    • montar o aparelho;
    • aprender a profissão ensaiando;
    • confeccionar o aparelho;
    • observar o trabalho de outros profissionais do circo;
    • demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
    • desenvolver disciplina;
    • assimilar os tempos na realização dos truques;
    • demonstrar determinação para aprender;
    • criar guarda roupa;
    • errar truques para valorização do trabalho;
    • buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
    • pesquisar materiais;
    • investigar o valor do trabalho circense no mercado;
    • pesquisar tecnologias;
    • selecionar música;
    • criar maquiagem;
    • obedecer os comandos dos tempos dos truques;
    • trabalhar em equipe;
    • fazer concentração;
    • pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
    • avaliar o potencial físico do aluno;
    • aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
    • dar entrevistas;


    Setores que mais contratam Pirofagista no mercado de trabalho

    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Produção musical
    • Condomínios prediais
    • Ensino fundamental
    • Educação infantil - pré-escola




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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