Categorias profissionais do cargo
- Técnicos de nível médio
- Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
- Artistas de artes populares e modelos
- Artistas de circo (circenses)
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.
O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)
Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Pirofagista
Artistas de circo (circenses) devem:
- ensinar arte e técnica circense;
- produzir o número;
- demonstrar competências pessoais;
- apresentar o número;
- inventar números;
- vender o espetáculo ou número;
- ensaiar o número;
- comunicar-se;
Atividades
- demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
- desmontar o aparelho;
- divulgar o espetáculo ou número;
- aprender a profissão ensaiando;
- intercambiar informações com escolas de circo;
- transmitir ética circense;
- adequar o número ao biótipo e aparelho;
- criar guarda roupa;
- obedecer os comandos dos tempos dos truques;
- errar truques para valorização do trabalho;
- utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
- realizar números testes para divulgação ou contratação;
- preparar a entrada do artista;
- pesquisar truques;
- avaliar custos para fazer preço do trabalho;
- combinar códigos para informar imprevistos;
- conquistar empatia do público;
- intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
- buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
- pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
- fazer alongamento;
- adquirir técnicas para cair;
- fazer concentração;
- perceber as habilidades dos alunos;
- avaliar o potencial físico do aluno;
- trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
- colaborar na divulgação do espetáculo;
- motivar os alunos;
- preparar material, aparelho e objetos para o número;
- pesquisar materiais;
- lidar com imprevistos de forma criativa;
- adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
- aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
- propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
- misturar os números criando outros;
- confeccionar o aparelho;
- investigar o valor do trabalho circense no mercado;
- definir equipamentos de segurança;
- pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
- estabelecer comunicação com o público;
- incorporar diferentes linguagens artísticas;
- estabelecer comunicação com a cidade;
- demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
- criar aparelhos (materiais de trabalho);
- estimular o desenvolvimento físico do aluno;
- dominar técnicas circenses do seu número;
- selecionar música;
- demonstrar determinação para aprender;
- respeitar relações de trabalho;
- sincronizar luz e som com a representação;
- fazer aquecimento;
- montar o aparelho;
- respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
- desenvolver disciplina;
- frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
- incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
- pesquisar possibilidades de expressão artística;
- providenciar material impresso para divulgação;
- adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
- respeitar o aparelho de outro artista;
- intercambiar informações com outras áreas artísticas;
- estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
- pesquisar tecnologias;
- dar entrevistas;
- assimilar os tempos na realização dos truques;
- pesquisar aparelhos;
- criar maquiagem;
- repetir o número aperfeiçoando técnicas;
- desenvolver consciência dos riscos profissionais;
- definir coreografia;
- observar o trabalho de outros profissionais do circo;
- frequentar cursos de atualização;
- adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
- respeitar ética profissional;
- pesquisar movimentos corporais;
- introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
- trabalhar em equipe;
Setores que mais contratam Pirofagista no mercado de trabalho
- Artes cênicas, espetáculos e atividades complementares