Salário para o cargo de Charuteiro - no comércio - empregador
CBO 1414-10 > Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Charuteiro - no comércio - empregador - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atendem clientes, administram e estruturam equipes de trabalho, gerenciam recursos materiais e financeiros, contratos e projetos, promovem condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessoram a diretoria e setores da empresa.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Charuteiro - no comércio - empregador

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:

  • gerir recursos materiais e financeiros;
  • administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
  • atender aos clientes;
  • assessorar diretoria e setores da empresa;
  • gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
  • estruturar equipes de trabalho;
  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
  • demonstrar competências pessoais;
  • planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;

Atividades

  • avaliar nível de satisfação das equipes;
  • demonstrar motivação;
  • analisar tendências do mercado;
  • acompanhar a execução orçamentária;
  • argumentar com convicção (persuasão);
  • expressar-se oralmente;
  • gerir investimentos;
  • implementar reciclagem de funcionários;
  • prestar assistência social aos funcionários;
  • opinar sobre condições e prioridades de projetos;
  • negociar preços e condições de pagamento;
  • expressar-se gestualmente;
  • inspecionar as condições das mercadorias expostas;
  • providenciar integração de funcionários;
  • planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
  • entrevistar candidatos;
  • orientar clientes;
  • buscar atualização profissional;
  • formular incentivos de produtividade;
  • coordenar inventário de mercadorias para balanço;
  • planejar racionalização do uso de recursos;
  • promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
  • exercitar a autonomia;
  • zelar pela organização do local de trabalho;
  • organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
  • transferir numerário para o banco;
  • elaborar plano de investimentos;
  • cooperar na definição de projetos;
  • colaborar na definição de epi e epc;
  • liberar mercadorias para entrega;
  • cobrar resultados;
  • recomendar promoção de funcionários;
  • gerir custos;
  • providenciar contratação e desligamento de funcionários;
  • qualificar fornecedores;
  • supervisionar os serviços de reparação e consertos;
  • estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
  • mediar relação entre funcionário e empresa;
  • gerenciar contratos de serviços;
  • identificar necessidade de contratação de pessoal;
  • realizar reuniões com a equipe;
  • averiguar comportamento dos concorrentes;
  • demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
  • revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
  • estabelecer escala de férias e de folgas;
  • delegar atribuições;
  • participar de reuniões;
  • apreciar inovações organizacionais;
  • propor compra de novos itens;
  • otimizar o espaço físico da loja (modulação);
  • manter apresentação pessoal;
  • medir resultados de treinamento;
  • informar funcionários sobre seus desempenhos;
  • autorizar pagamentos e recebimentos;
  • designar equipe para projeto;
  • divulgar mercadorias e serviços;
  • gerir estoques;
  • operar equipamentos de informática;
  • pesquisar a satisfação dos clientes;
  • promover programas prevencionistas;
  • supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
  • encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
  • determinar perfis profissionais;
  • promover funcionários;
  • atender agentes de fiscalização;
  • administrar remanejamentos;
  • estimular a motivação das equipes;
  • representar a empresa;
  • controlar o cumprimento de normas;
  • instruir subordinados;
  • definir perfil do consumidor final;
  • detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
  • definir estratégias de terceirização;
  • avaliar desempenho;
  • recepcionar mercadorias;
  • fazer orçamentos;
  • acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
  • evidenciar equilíbrio emocional;
  • remanejar leiaute;
  • estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
  • agir com dinamismo;
  • captar recursos;
  • definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
  • examinar currículos;
  • planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
  • contratar serviços;
  • implantar técnicas de vendas;
  • acompanhar rotinas administrativas;
  • monitorar o andamento de projetos;
  • resolver reclamações de clientes;
  • definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
  • gerir compras;
  • transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
  • planejar compras e locações;
  • elaborar normas e instruções;
  • administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
  • programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
  • exercer liderança;
  • prover ações de preservação ambiental;
  • administrar horas trabalhadas, horas extras;
  • ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
  • administrar conflitos entre funcionários;


Setores que mais contratam Charuteiro - no comércio - empregador no mercado de trabalho

  • Supermercados
  • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
  • Hipermercados
  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Minimercados, mercearias e armazéns
  • Comércio varejista de plantas e flores naturais
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Comércio varejista de materiais de construção em geral
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Comércio varejista de hortifrutigranjeiros
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Comércio varejista de calçados
  • Restaurantes e similares
  • Peixaria
  • Padaria e confeitaria com predominância de revenda
  • Comércio varejista de outros produtos
  • Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
  • Comércio varejista de bebidas
  • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
  • Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos




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