Salário para o cargo de Antiquário comércio varejista
CBO 1414-10 > Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Antiquário comércio varejista - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atendem clientes, administram e estruturam equipes de trabalho, gerenciam recursos materiais e financeiros, contratos e projetos, promovem condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessoram a diretoria e setores da empresa.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Antiquário comércio varejista

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:

  • planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
  • gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
  • assessorar diretoria e setores da empresa;
  • atender aos clientes;
  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
  • gerir recursos materiais e financeiros;
  • estruturar equipes de trabalho;
  • administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
  • demonstrar competências pessoais;

Atividades

  • entrevistar candidatos;
  • planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
  • planejar compras e locações;
  • liberar mercadorias para entrega;
  • otimizar o espaço físico da loja (modulação);
  • evidenciar equilíbrio emocional;
  • medir resultados de treinamento;
  • acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
  • organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
  • gerir investimentos;
  • identificar necessidade de contratação de pessoal;
  • administrar conflitos entre funcionários;
  • propor compra de novos itens;
  • acompanhar a execução orçamentária;
  • divulgar mercadorias e serviços;
  • colaborar na definição de epi e epc;
  • agir com dinamismo;
  • implementar reciclagem de funcionários;
  • promover funcionários;
  • gerir estoques;
  • demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
  • examinar currículos;
  • administrar horas trabalhadas, horas extras;
  • definir estratégias de terceirização;
  • exercer liderança;
  • recepcionar mercadorias;
  • promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
  • determinar perfis profissionais;
  • definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
  • inspecionar as condições das mercadorias expostas;
  • resolver reclamações de clientes;
  • estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
  • planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
  • encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
  • cobrar resultados;
  • implantar técnicas de vendas;
  • orientar clientes;
  • gerir compras;
  • formular incentivos de produtividade;
  • controlar o cumprimento de normas;
  • avaliar nível de satisfação das equipes;
  • ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
  • acompanhar rotinas administrativas;
  • revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
  • contratar serviços;
  • transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
  • detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
  • expressar-se oralmente;
  • planejar racionalização do uso de recursos;
  • buscar atualização profissional;
  • informar funcionários sobre seus desempenhos;
  • coordenar inventário de mercadorias para balanço;
  • manter apresentação pessoal;
  • providenciar contratação e desligamento de funcionários;
  • delegar atribuições;
  • zelar pela organização do local de trabalho;
  • estabelecer escala de férias e de folgas;
  • programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
  • opinar sobre condições e prioridades de projetos;
  • demonstrar motivação;
  • elaborar normas e instruções;
  • elaborar plano de investimentos;
  • qualificar fornecedores;
  • participar de reuniões;
  • representar a empresa;
  • gerenciar contratos de serviços;
  • operar equipamentos de informática;
  • instruir subordinados;
  • estimular a motivação das equipes;
  • autorizar pagamentos e recebimentos;
  • providenciar integração de funcionários;
  • argumentar com convicção (persuasão);
  • prover ações de preservação ambiental;
  • administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
  • captar recursos;
  • pesquisar a satisfação dos clientes;
  • gerir custos;
  • remanejar leiaute;
  • supervisionar os serviços de reparação e consertos;
  • designar equipe para projeto;
  • supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
  • definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
  • expressar-se gestualmente;
  • averiguar comportamento dos concorrentes;
  • administrar remanejamentos;
  • apreciar inovações organizacionais;
  • atender agentes de fiscalização;
  • promover programas prevencionistas;
  • prestar assistência social aos funcionários;
  • fazer orçamentos;
  • recomendar promoção de funcionários;
  • cooperar na definição de projetos;
  • avaliar desempenho;
  • estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
  • analisar tendências do mercado;
  • monitorar o andamento de projetos;
  • transferir numerário para o banco;
  • negociar preços e condições de pagamento;
  • definir perfil do consumidor final;
  • realizar reuniões com a equipe;
  • mediar relação entre funcionário e empresa;
  • exercitar a autonomia;


Setores que mais contratam Antiquário comércio varejista no mercado de trabalho

  • Supermercados
  • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
  • Hipermercados
  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Minimercados, mercearias e armazéns
  • Comércio varejista de plantas e flores naturais
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Comércio varejista de materiais de construção em geral
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Comércio varejista de hortifrutigranjeiros
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Comércio varejista de calçados
  • Restaurantes e similares
  • Peixaria
  • Padaria e confeitaria com predominância de revenda
  • Comércio varejista de outros produtos
  • Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
  • Comércio varejista de bebidas
  • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
  • Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos




Profissões em Destaque: