Quanto ganha um Auxiliar de supervisor escolar
Um Auxiliar de supervisor escolar trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.016,32 e R$ 8.159,23, com a média salarial de R$ 3.608,94 e o salário mediana em R$ 2.712,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.
Salário Mensal | Salário Anual | Salário Por Semana | Salário Por Hora | |
Média Salarial | 3.608,94 | 43.307,25 | 902,23 | 18,83 |
1º Quartil | 2.016,32 | 24.195,89 | 504,08 | 10,52 |
Salário Mediana | 2.712,00 | 32.544,00 | 678,00 | 14,15 |
3º Quartil | 6.222,58 | 74.670,95 | 1.555,64 | 32,46 |
Teto Salarial | 8.159,23 | 97.910,79 | 2.039,81 | 42,57 |
Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais do ensino
- Outros profissionais do ensino não classificados anteriormente
- Programadores, avaliadores e orientadores de ensino
Cargos relacionados:
- Psicopedagogo
- Orientador educacional
- Coordenador auxiliar de curso
- Coordenador pedagógico
- Orientador de ensino
- Orientador de disciplina e área de estudo
- Professor de técnicas e recursos audiovisuais
- Auxiliar de orientação pedagógica
- Professor de orientação educacional
- Coordenador de disciplina e área de estudo
- Supervisor educacional
- Auxiliar de orientação pedagógica em educação fundamental de primeira a quarta séries
Salários nas cidades que mais contratam
Cidade | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
São Paulo - SP | 2.322 - 11.498 | 5.253,93 | 2.322,34 | 4.715,00 | 9.492,99 | 11.498,19 |
Indaial - SC | 2.344 - 3.820 | 2.730,35 | 2.343,54 | 2.712,00 | 3.154,15 | 3.820,40 |
Rio de Janeiro - RJ | 1.583 - 9.234 | 3.829,87 | 1.583,11 | 2.923,50 | 7.623,88 | 9.234,27 |
Recife - PE | 1.566 - 4.938 | 2.575,87 | 1.566,45 | 2.420,00 | 4.076,49 | 4.937,56 |
Fortaleza - CE | 1.874 - 7.751 | 3.701,56 | 1.874,15 | 3.000,00 | 6.399,20 | 7.750,90 |
Belo Horizonte - MG | 2.118 - 10.485 | 4.678,94 | 2.118,35 | 3.805,57 | 8.656,25 | 10.484,71 |
Brasília - DF | 1.505 - 9.489 | 3.811,16 | 1.504,92 | 2.579,00 | 7.833,95 | 9.488,72 |
Salvador - BA | 1.866 - 5.248 | 2.834,84 | 1.865,77 | 2.205,00 | 4.333,03 | 5.248,30 |
Manaus - AM | 1.510 - 7.156 | 3.078,78 | 1.510,47 | 2.073,00 | 5.908,01 | 7.155,96 |
Taubaté - SP | 2.040 - 5.995 | 3.483,06 | 2.040,13 | 3.350,00 | 4.949,69 | 5.995,21 |
Goiânia - GO | 1.513 - 5.937 | 2.784,77 | 1.513,40 | 2.300,00 | 4.901,80 | 5.937,21 |
Porto Alegre - RS | 1.771 - 10.133 | 3.982,44 | 1.770,81 | 2.621,00 | 8.365,51 | 10.132,56 |
Curitiba - PR | 1.771 - 7.692 | 3.609,22 | 1.771,31 | 2.800,00 | 6.350,23 | 7.691,59 |
Aracaju - SE | 1.856 - 4.944 | 2.801,34 | 1.855,63 | 2.545,00 | 4.081,45 | 4.943,57 |
Uberlândia - MG | 1.552 - 4.086 | 2.177,48 | 1.552,08 | 2.100,00 | 3.373,46 | 4.086,04 |
Batatais - SP | 2.293 - 3.843 | 2.615,92 | 2.293,25 | 2.584,00 | 3.172,89 | 3.843,10 |
São Luís - MA | 1.789 - 8.174 | 3.802,00 | 1.788,60 | 3.000,00 | 6.748,16 | 8.173,57 |
Montes Claros - MG | 1.850 - 6.834 | 3.578,23 | 1.849,75 | 3.349,50 | 5.642,00 | 6.833,76 |
Florianópolis - SC | 1.908 - 11.675 | 4.974,20 | 1.908,17 | 3.959,00 | 9.639,26 | 11.675,36 |
Contagem - MG | 1.655 - 7.887 | 3.330,10 | 1.654,56 | 2.500,00 | 6.511,32 | 7.886,70 |
Remuneração nos estados
Estado | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
São Paulo | 1.726 - 9.862 | 4.229,81 | 1.726,23 | 3.394,00 | 8.142,41 | 9.862,34 |
Minas Gerais | 1.634 - 7.870 | 3.426,47 | 1.634,08 | 2.719,50 | 6.497,64 | 7.870,14 |
Santa Catarina | 2.237 - 8.794 | 3.981,65 | 2.236,62 | 2.712,00 | 7.259,99 | 8.793,52 |
Rio de Janeiro | 1.555 - 8.854 | 3.554,28 | 1.554,57 | 2.534,00 | 7.309,78 | 8.853,82 |
Pernambuco | 1.523 - 5.494 | 2.648,71 | 1.522,67 | 2.327,28 | 4.535,97 | 5.494,10 |
Ceará | 1.759 - 7.620 | 3.623,78 | 1.759,02 | 3.000,00 | 6.291,37 | 7.620,29 |
Rio Grande do Sul | 1.836 - 9.483 | 4.183,96 | 1.835,58 | 3.113,00 | 7.829,55 | 9.483,39 |
Paraná | 1.571 - 6.733 | 2.994,73 | 1.570,70 | 2.320,50 | 5.558,85 | 6.733,05 |
Bahia | 1.746 - 6.118 | 2.986,92 | 1.746,40 | 2.205,00 | 5.050,75 | 6.117,62 |
Goiás | 1.435 - 6.073 | 2.669,25 | 1.434,58 | 1.821,00 | 5.013,87 | 6.072,95 |
Distrito Federal | 1.505 - 9.489 | 3.811,16 | 1.504,92 | 2.579,00 | 7.833,95 | 9.488,72 |
Espírito Santo | 1.675 - 10.486 | 4.292,36 | 1.674,62 | 3.400,00 | 8.657,06 | 10.485,69 |
Amazonas | 1.527 - 7.157 | 3.151,98 | 1.526,56 | 2.130,00 | 5.908,57 | 7.156,63 |
Maranhão | 1.801 - 7.915 | 3.910,64 | 1.800,60 | 3.141,00 | 6.534,42 | 7.914,69 |
Paraíba | 1.564 - 6.081 | 2.839,23 | 1.563,65 | 2.294,00 | 5.020,29 | 6.080,73 |
Pará | 1.412 - 5.111 | 2.363,75 | 1.412,00 | 1.988,50 | 4.219,35 | 5.110,61 |
Sergipe | 1.827 - 4.944 | 2.780,40 | 1.827,40 | 2.530,00 | 4.081,45 | 4.943,57 |
Mato Grosso | 2.106 - 16.352 | 6.032,80 | 2.106,08 | 3.750,00 | 13.499,99 | 16.351,59 |
Rio Grande do Norte | 1.804 - 6.320 | 3.156,94 | 1.803,74 | 2.460,00 | 5.218,10 | 6.320,32 |
Rondônia | 1.678 - 5.580 | 3.115,54 | 1.677,91 | 2.796,00 | 4.606,90 | 5.580,02 |
Piauí | 1.634 - 5.157 | 2.793,09 | 1.633,75 | 2.348,00 | 4.257,38 | 5.156,66 |
Mato Grosso do Sul | 1.810 - 5.332 | 2.982,74 | 1.809,88 | 2.825,00 | 4.402,38 | 5.332,29 |
Acre | 1.534 - 5.762 | 3.137,26 | 1.534,19 | 3.296,00 | 4.757,14 | 5.761,99 |
Alagoas | 1.463 - 5.757 | 2.597,05 | 1.462,60 | 2.114,00 | 4.753,40 | 5.757,46 |
Tocantins | 1.732 - 6.247 | 3.403,39 | 1.731,60 | 3.672,50 | 5.157,96 | 6.247,48 |
Roraima | 1.444 - 4.233 | 2.336,68 | 1.443,50 | 2.236,00 | 3.494,50 | 4.232,64 |
Amapá | 1.412 - 4.504 | 2.181,62 | 1.412,00 | 1.412,00 | 3.718,67 | 4.504,16 |
Principais locais de trabalho
Programadores, avaliadores e orientadores de ensino atuam em atividades de ensino nas esferas públicas e privadas. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários diurno e noturno. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.
O que é preciso para trabalhar na área dos Programadores, avaliadores e orientadores de ensino
O exercício desse cargo requer curso superior na área de educação ou áreas correlatas. O desempenho pleno das atividades ocorre após três ou quatro anos de exercício profissional.
Funções e atividades do Auxiliar de supervisor escolar
Programadores, avaliadores e orientadores de ensino devem:
Atividades
- estimular a transparência na condução dos trabalhos;
- organizar encontros, congressos e seminários;
- participar da elaboração e reelaboração de regimentos escolares;
- sugerir mudanças no projeto pedagógico;
- formar equipes de trabalho;
- propor alocação de recursos (humanos, financeiros, materiais e tecnológicos);
- analisar resultados das avaliações;
- produzir material de apoio pedagógico;
- administrar conflitos disciplinares entre professores e alunos;
- mapear competências;
- traçar objetivos educacionais;
- coletar diferentes propostas de coordenação, supervisão e orientação como subsídios;
- acompanhar a trajetória escolar do aluno;
- estimular a cooperação;
- verificar o cumprimento das metas;
- auto avaliar-se;
- estimular a solidariedade;
- interagir com os pais;
- elaborar objetivos;
- mediar informações entre autor e equipe de produção;
- elaborar textos de orientação;
- estimular o senso de justiça;
- organizar os espaços e os mecanismos de participação/interação;
- administrar recursos de trabalho;
- promover trocas de experiências;
- avaliar a implementação de projetos educacionais;
- formar-se continuamente;
- identificar contexto de aprendizagem;
- promover cursos, oficinas e orientação técnica na escola e inter escolas;
- orientar equipe de produção;
- demonstrar capacidade de observação;
- participar de fóruns: acadêmicos, políticos e culturais;
- valorizar a participação das famílias e dos alunos no projeto pedagógico;
- elaborar roteiro visual (storyboard);
- identificar os princípios norteadores da escola/instituição;
- analisar as reuniões de conselho de classe e de escola;
- acompanhar a produção dos alunos;
- organizar reuniões com equipes de trabalho;
- organizar encontro de educandos;
- traçar metas educacionais;
- detectar eventuais problemas educacionais;
- construir sistema de avaliação;
- avaliar os planos diretores;
- selecionar bibliografia;
- construir instrumentos de avaliação;
- emitir pareceres para autorização de escolas particulares;
- orientar autor sobre projeto pedagógico/instrucional;
- definir escopo;
- criar espaços de participação/interação;
- estabelecer sintonia entre as teorias de aprendizagem e as modalidades de ensino;
- expressar-se com clareza;
- observar o desempenho das classes;
- assessorar o trabalho docente;
- respeitar as diversidades;
- roteirizar material;
- aprofundar a reflexão sobre o desenvolvimento de crianças, jovens e adultos;
- estimular o senso crítico;
- promover o estabelecimento de relações que favoreçam a significação do docente, do discente, da instituição escolar e da família;
- definir abordagem de comunicação;
- possibilitar a avaliação da escola pela comunidade;
- selecionar referencial teórico;
- olhar com intencionalidade pedagógica;
- divulgar deliberações;
- divulgar resultados de avaliação;
- estimular a criatividade;
- acompanhar processo de revisão;
- adequar linguagem textual e imagética;
- administrar tempo;
- avaliar a instituição escolar;
- dominar a língua portuguesa;
- respeitar a autoria do educador;
- atualizar-se continuamente;
- pesquisar os avanços do conhecimento científico, artístico, filosófico e tecnológico;
- definir mídias;
- estimular valores estéticos;
- aplicar sanções disciplinares em consonância com o regimento escolar;
- organizar grupos de estudos;
- fornecer subsídios teóricos;
- estimular a participação nas instituições associativas;
- participar de cursos, seminários e congressos;
- dimensionar os problemas;
- assessorar as escolas no planejamento e no atendimento à demanda por vagas;
- definir estratégias de ensino;
- reunir-se com conselhos de classe;
- propor ações que favoreçam a maturação da criança;
- descrever estrutura do ambiente de aprendizagem;
- participar da criação do projeto gráfico;
- registrar a produção do conhecimento sobre a prática educacional;
- contextualizar historicamente a escola;
- coordenar projetos e atividades de recuperação da aprendizagem;
- garantir a integridade instrucional;
- divulgar experiências pedagógicas;
- estabelecer sintonia entre a política educacional do país e o projeto pedagógico da escola;
- valorizar experiências pedagógicas significativas;
- demonstrar versatilidade;
- acompanhar o desenvolvimento do trabalho docente/autor;
- identificar público alvo;
- realizar controle de qualidade;
- desenvolver a autoestima;
- explicitar os princípios norteadores do projeto pedagógico;
- promover estudos de caso;
- respeitar a autonomia do educador;
- fornecer subsídios para reflexão das mudanças sociais, políticas, tecnológicas e culturais;
- propor mecanismos de acessibilidade;
- contribuir para que as decisões expressem o coletivo;
- criar mecanismos de participação/interação;
- validar material revisado;
- pesquisar práticas educativas;
- articular a ação da escola com outras instituições;
- descrever atividades;
- criar e recriar normas de convivência e procedimentos de trabalho coletivo;
- avaliar o desempenho das classes/turmas;
- dimensionar carga horária;
- aprofundar a reflexão sobre currículos e metodologias de ensino;
- demonstrar proatividade;
- demonstrar criatividade;
- analisar a execução do plano de ensino e outros regimes escolares;
- definir processos de avaliação;
- coordenar reuniões;
- intervir na aplicação de medidas disciplinares;
- propor soluções para problemas educacionais detectados;
- traçar cronograma de execução;
- administrar conflitos;
- participar das avaliações externas;
- criar espaços para o exercício da diversidade;
- buscar assessoria para viabilizar o projeto pedagógico/instrucional;
- estimular a participação dos diferentes sujeitos;
- publicar experiências pedagógicas;
- entrevistar;
- articular a ação conjunta da escola com as instituições de proteção à criança e ao adolescente;
- compreender o contexto;
- propor estratégias de participação/interação;
- equalizar informações;
- planejar ações de operacionalização;
- acompanhar equipe de produção;
- assessorar as escolas/instituições;
- trabalhar em equipe;
- participar da avaliação proposta pela instituição;
- visitar rotineiramente as escolas;
- compatibilizar carga horária por atividades;
- socializar informações;
- validar produto final;
- levantar recursos materiais, humanos e financeiros;
- estudar continuamente;
- orientar atividades interdisciplinares;
- respeitar a alteridade;
- administrar a demanda por vagas;
- estruturar os tempos pedagógicos;
- intermediar conflitos entre a escola e a família;
- avaliar o processo de ensino e de aprendizagem;
- administrar a progressão da aprendizagem;
- criar mecanismos de usabilidade;
- interpretar as relações que possibilitam ou impossibilitam a emergência dos processos ensinar;
- elaborar projetos de recuperação de aprendizagem;
- caracterizar o perfil dos alunos;
- mapear conteúdo;
- elaborar atividades;
- assegurar-se da consonância da concepção de avaliação com os princípios do projeto pedagógico;
- observar o processo de trabalho em salas de aula;
- estimular o respeito mútuo;
- avaliar os processos de maturação cognoscitiva, psicomotora, linguística e grafoperceptiva da criança;
- emitir pareceres;
- planejar reuniões com equipes de trabalho;
- observar conselhos de classe e de escola;
- analisar o desempenho das classes;
- criar clima favorável de trabalho;
- demonstrar flexibilidade;
- elaborar relatórios;
- avaliar o desempenho profissional dos educadores;
- levantar necessidades educacionais e sociais;
- sistematizar registros administrativos e pedagógicos;
- aprofundar a reflexão sobre as teorias da aprendizagem;
- fiscalizar o cumprimento da legislação e do projeto pedagógico;
Setores que mais contratam Auxiliar de supervisor escolar no mercado de trabalho
- Educação superior - graduação e pós-graduação
- Ensino fundamental
- Outras atividades de ensino
- Educação superior - graduação
- Educação infantil - pré-escola
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
- Educação infantil - creche
- Ensino médio
- Educação profissional de nível técnico
Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br