Salário para o cargo de Coordenador de orientação pedagógica
CBO 2394-15 > Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

Coordenador de orientação pedagógica - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Implementam, avaliam, coordenam e planejam o desenvolvimento de projetos pedagógicos/instrucionais nas modalidades de ensino presencial e/ou a distância, aplicando metodologias e técnicas para facilitar o processo de ensino e aprendizagem. Atuam em cursos acadêmicos e/ou corporativos em todos os níveis de ensino para atender as necessidades dos alunos, acompanhando e avaliando os processos educacionais. Viabilizam o trabalho coletivo, criando e organizando mecanismos de participação em programas e projetos educacionais, facilitando o processo comunicativo entre a comunidade escolar e as associações a ela vinculadas.

Quanto ganha um Coordenador de orientação pedagógica

Um Coordenador de orientação pedagógica trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.857,36 e R$ 6.041,87, com a média salarial de R$ 2.931,25 e o salário mediana em R$ 2.500,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Coordenador de orientação pedagógica

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.931,25 35.175,01 732,81 15,68
1º Quartil 1.857,36 22.288,35 464,34 9,94
Salário Mediana 2.500,00 30.000,00 625,00 13,37
3º Quartil 4.607,79 55.293,49 1.151,95 24,65
Teto Salarial 6.041,87 72.502,48 1.510,47 32,32


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Outros profissionais do ensino não classificados anteriormente
        • Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 2.185 - 7.693 3.965,94 2.184,89 3.625,31 6.351,62 7.693,28
Rio de Janeiro - RJ 1.573 - 6.605 3.153,17 1.573,28 2.761,00 5.452,86 6.604,67
Curitiba - PR 1.836 - 5.313 2.817,36 1.836,09 2.700,00 4.386,28 5.312,79
Goiânia - GO 1.581 - 5.747 2.753,53 1.581,18 2.300,00 4.744,48 5.746,65
Belo Horizonte - MG 1.728 - 7.824 3.448,98 1.728,19 2.785,00 6.459,63 7.824,10
Brasília - DF 1.631 - 7.022 3.152,50 1.631,27 2.450,00 5.797,49 7.022,09
Jundiaí - SP 1.733 - 3.611 2.165,28 1.732,62 1.950,00 2.981,32 3.611,07
Fortaleza - CE 1.529 - 4.837 2.529,70 1.528,84 2.150,00 3.993,07 4.836,53
Salvador - BA 1.581 - 6.397 2.973,90 1.580,83 2.600,00 5.281,36 6.396,95
Manaus - AM 1.440 - 5.317 2.449,02 1.440,49 1.800,00 4.389,65 5.316,88
Porto Alegre - RS 1.714 - 6.615 2.982,42 1.713,85 2.356,00 5.461,72 6.615,40
Presidente Médici - RO 2.382 - 4.226 3.008,41 2.381,82 2.884,00 3.489,12 4.226,12
Campinas - SP 1.826 - 6.689 3.224,68 1.825,55 2.608,00 5.522,55 6.689,08
São José do Rio Preto - SP 1.814 - 3.761 2.331,70 1.814,01 2.171,00 3.105,02 3.760,89
Belém - PA 1.482 - 7.613 3.120,33 1.481,54 2.261,50 6.285,39 7.613,06
Recife - PE 1.449 - 6.786 2.775,13 1.449,04 1.890,00 5.602,35 6.785,73
Uberlândia - MG 1.697 - 5.940 3.186,71 1.696,96 3.088,46 4.904,46 5.940,43
Aracaju - SE 1.412 - 4.633 2.249,27 1.412,00 1.765,00 3.824,90 4.632,83
Campo Grande - MS 1.484 - 5.360 2.610,62 1.484,09 2.125,50 4.424,91 5.359,59
Piracicaba - SP 1.580 - 3.944 2.199,59 1.580,13 1.967,50 3.255,87 3.943,61


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.734 - 6.607 3.191,16 1.733,69 2.792,50 5.454,58 6.606,75
Minas Gerais 1.552 - 6.652 3.085,38 1.551,70 2.785,00 5.491,76 6.651,78
Paraná 1.639 - 5.103 2.657,91 1.639,46 2.400,00 4.212,76 5.102,63
Rio de Janeiro 1.550 - 6.111 2.915,32 1.549,81 2.527,00 5.045,49 6.111,25
Rio Grande do Sul 1.672 - 5.220 2.686,09 1.671,96 2.500,00 4.309,73 5.220,07
Goiás 1.537 - 5.352 2.575,69 1.536,61 2.102,00 4.418,80 5.352,18
Santa Catarina 1.899 - 6.293 3.379,77 1.898,63 3.000,00 5.195,44 6.292,88
Rondônia 2.148 - 5.431 3.388,57 2.148,10 3.315,00 4.483,80 5.430,92
Distrito Federal 1.631 - 7.022 3.152,50 1.631,27 2.450,00 5.797,49 7.022,09
Bahia 1.490 - 6.927 2.999,46 1.489,84 2.400,00 5.718,71 6.926,67
Pará 1.441 - 5.599 2.453,62 1.441,24 1.700,00 4.622,55 5.598,97
Ceará 1.527 - 4.765 2.471,00 1.526,96 2.108,00 3.934,13 4.765,14
Espírito Santo 1.581 - 4.757 2.516,92 1.580,96 2.322,00 3.927,73 4.757,39
Pernambuco 1.445 - 5.397 2.522,96 1.444,60 1.900,00 4.455,55 5.396,69
Mato Grosso 1.663 - 6.261 2.876,22 1.662,61 2.316,00 5.168,98 6.260,82
Amazonas 1.442 - 5.275 2.430,33 1.441,84 1.800,00 4.355,15 5.275,08
Sergipe 1.412 - 4.308 2.092,53 1.412,00 1.503,00 3.556,67 4.307,95
Mato Grosso do Sul 1.484 - 5.097 2.476,21 1.483,79 2.050,00 4.208,34 5.097,27
Rio Grande do Norte 1.412 - 3.615 1.938,09 1.412,00 1.500,00 2.984,27 3.614,63
Maranhão 1.412 - 4.912 2.584,55 1.412,47 2.459,00 4.055,00 4.911,53
Paraíba 1.428 - 4.723 2.342,33 1.428,48 2.096,00 3.899,06 4.722,66
Alagoas 1.453 - 5.404 2.686,17 1.452,62 2.873,00 4.461,42 5.403,80
Roraima 1.548 - 5.459 2.733,72 1.548,07 2.000,00 4.506,92 5.458,92
Tocantins 1.781 - 4.996 2.733,70 1.780,74 2.500,00 4.124,73 4.996,00
Acre 1.769 - 6.203 3.268,75 1.768,66 3.009,00 5.121,57 6.203,40
Amapá 1.508 - 4.821 3.256,20 1.507,67 3.847,00 3.980,50 4.821,30
Piauí 1.414 - 3.893 1.994,56 1.413,50 1.563,50 3.214,25 3.893,20


Principais locais de trabalho

Programadores, avaliadores e orientadores de ensino atuam em atividades de ensino nas esferas públicas e privadas. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários diurno e noturno. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

O exercício desse cargo requer curso superior na área de educação ou áreas correlatas. O desempenho pleno das atividades ocorre após três ou quatro anos de exercício profissional.


Funções e atividades do Coordenador de orientação pedagógica

Programadores, avaliadores e orientadores de ensino devem:

  • desenvolver projeto pedagógico/instrucional;
  • promover a formação contínua dos profissionais;
  • demonstrar competências pessoais;
  • comunicar-se;
  • viabilizar o trabalho coletivo;
  • elaborar projeto instrucional;
  • avaliar o desenvolvimento do projeto pedagógico/instrucional;
  • implementar a execução do projeto pedagógico/instrucional;
  • coordenar a (re) construção do projeto pedagógico/instrucional;

  • Atividades

    • promover o estabelecimento de relações que favoreçam a significação do docente, do discente, da instituição escolar e da família;
    • registrar a produção do conhecimento sobre a prática educacional;
    • compatibilizar carga horária por atividades;
    • traçar metas educacionais;
    • divulgar deliberações;
    • emitir pareceres;
    • coordenar projetos e atividades de recuperação da aprendizagem;
    • analisar as reuniões de conselho de classe e de escola;
    • estimular a participação nas instituições associativas;
    • desenvolver a autoestima;
    • propor soluções para problemas educacionais detectados;
    • identificar os princípios norteadores da escola/instituição;
    • organizar encontros, congressos e seminários;
    • administrar tempo;
    • elaborar textos de orientação;
    • acompanhar a produção dos alunos;
    • assegurar-se da consonância da concepção de avaliação com os princípios do projeto pedagógico;
    • detectar eventuais problemas educacionais;
    • mediar informações entre autor e equipe de produção;
    • estabelecer sintonia entre as teorias de aprendizagem e as modalidades de ensino;
    • avaliar os processos de maturação cognoscitiva, psicomotora, linguística e grafoperceptiva da criança;
    • sugerir mudanças no projeto pedagógico;
    • validar material revisado;
    • definir mídias;
    • propor mecanismos de acessibilidade;
    • demonstrar flexibilidade;
    • selecionar bibliografia;
    • validar produto final;
    • avaliar a instituição escolar;
    • observar conselhos de classe e de escola;
    • organizar grupos de estudos;
    • demonstrar versatilidade;
    • produzir material de apoio pedagógico;
    • verificar o cumprimento das metas;
    • administrar conflitos;
    • elaborar atividades;
    • dimensionar carga horária;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • aprofundar a reflexão sobre as teorias da aprendizagem;
    • avaliar os planos diretores;
    • levantar recursos materiais, humanos e financeiros;
    • estimular a criatividade;
    • divulgar experiências pedagógicas;
    • olhar com intencionalidade pedagógica;
    • planejar reuniões com equipes de trabalho;
    • definir estratégias de ensino;
    • divulgar resultados de avaliação;
    • intermediar conflitos entre a escola e a família;
    • estimular o respeito mútuo;
    • atualizar-se continuamente;
    • interpretar as relações que possibilitam ou impossibilitam a emergência dos processos ensinar;
    • criar espaços para o exercício da diversidade;
    • observar o processo de trabalho em salas de aula;
    • articular a ação conjunta da escola com as instituições de proteção à criança e ao adolescente;
    • elaborar objetivos;
    • orientar equipe de produção;
    • estruturar os tempos pedagógicos;
    • coordenar reuniões;
    • sistematizar registros administrativos e pedagógicos;
    • aprofundar a reflexão sobre o desenvolvimento de crianças, jovens e adultos;
    • estimular a transparência na condução dos trabalhos;
    • trabalhar em equipe;
    • respeitar as diversidades;
    • roteirizar material;
    • demonstrar criatividade;
    • organizar encontro de educandos;
    • acompanhar o desenvolvimento do trabalho docente/autor;
    • avaliar o processo de ensino e de aprendizagem;
    • criar e recriar normas de convivência e procedimentos de trabalho coletivo;
    • respeitar a alteridade;
    • valorizar experiências pedagógicas significativas;
    • explicitar os princípios norteadores do projeto pedagógico;
    • interagir com os pais;
    • definir escopo;
    • estimular valores estéticos;
    • traçar cronograma de execução;
    • entrevistar;
    • equalizar informações;
    • garantir a integridade instrucional;
    • socializar informações;
    • orientar atividades interdisciplinares;
    • construir sistema de avaliação;
    • avaliar a implementação de projetos educacionais;
    • levantar necessidades educacionais e sociais;
    • fornecer subsídios para reflexão das mudanças sociais, políticas, tecnológicas e culturais;
    • pesquisar os avanços do conhecimento científico, artístico, filosófico e tecnológico;
    • identificar contexto de aprendizagem;
    • administrar a progressão da aprendizagem;
    • estudar continuamente;
    • estimular a solidariedade;
    • formar equipes de trabalho;
    • estimular o senso crítico;
    • assessorar as escolas/instituições;
    • planejar ações de operacionalização;
    • promover trocas de experiências;
    • participar da avaliação proposta pela instituição;
    • assessorar as escolas no planejamento e no atendimento à demanda por vagas;
    • estimular a participação dos diferentes sujeitos;
    • fornecer subsídios teóricos;
    • expressar-se com clareza;
    • estimular o senso de justiça;
    • contribuir para que as decisões expressem o coletivo;
    • formar-se continuamente;
    • analisar o desempenho das classes;
    • propor estratégias de participação/interação;
    • valorizar a participação das famílias e dos alunos no projeto pedagógico;
    • articular a ação da escola com outras instituições;
    • dominar a língua portuguesa;
    • participar das avaliações externas;
    • caracterizar o perfil dos alunos;
    • fiscalizar o cumprimento da legislação e do projeto pedagógico;
    • respeitar a autoria do educador;
    • participar da criação do projeto gráfico;
    • auto avaliar-se;
    • intervir na aplicação de medidas disciplinares;
    • criar clima favorável de trabalho;
    • promover cursos, oficinas e orientação técnica na escola e inter escolas;
    • administrar conflitos disciplinares entre professores e alunos;
    • avaliar o desempenho das classes/turmas;
    • propor ações que favoreçam a maturação da criança;
    • participar da elaboração e reelaboração de regimentos escolares;
    • adequar linguagem textual e imagética;
    • orientar autor sobre projeto pedagógico/instrucional;
    • administrar a demanda por vagas;
    • descrever estrutura do ambiente de aprendizagem;
    • construir instrumentos de avaliação;
    • demonstrar proatividade;
    • criar mecanismos de usabilidade;
    • compreender o contexto;
    • mapear conteúdo;
    • selecionar referencial teórico;
    • coletar diferentes propostas de coordenação, supervisão e orientação como subsídios;
    • elaborar roteiro visual (storyboard);
    • pesquisar práticas educativas;
    • buscar assessoria para viabilizar o projeto pedagógico/instrucional;
    • observar o desempenho das classes;
    • aplicar sanções disciplinares em consonância com o regimento escolar;
    • possibilitar a avaliação da escola pela comunidade;
    • aprofundar a reflexão sobre currículos e metodologias de ensino;
    • promover estudos de caso;
    • publicar experiências pedagógicas;
    • organizar reuniões com equipes de trabalho;
    • administrar recursos de trabalho;
    • traçar objetivos educacionais;
    • acompanhar a trajetória escolar do aluno;
    • analisar a execução do plano de ensino e outros regimes escolares;
    • participar de fóruns: acadêmicos, políticos e culturais;
    • estabelecer sintonia entre a política educacional do país e o projeto pedagógico da escola;
    • descrever atividades;
    • realizar controle de qualidade;
    • organizar os espaços e os mecanismos de participação/interação;
    • reunir-se com conselhos de classe;
    • emitir pareceres para autorização de escolas particulares;
    • criar espaços de participação/interação;
    • avaliar o desempenho profissional dos educadores;
    • mapear competências;
    • estimular a cooperação;
    • analisar resultados das avaliações;
    • identificar público alvo;
    • visitar rotineiramente as escolas;
    • definir abordagem de comunicação;
    • definir processos de avaliação;
    • participar de cursos, seminários e congressos;
    • dimensionar os problemas;
    • propor alocação de recursos (humanos, financeiros, materiais e tecnológicos);
    • criar mecanismos de participação/interação;
    • elaborar relatórios;
    • respeitar a autonomia do educador;
    • acompanhar processo de revisão;
    • assessorar o trabalho docente;
    • acompanhar equipe de produção;
    • contextualizar historicamente a escola;
    • elaborar projetos de recuperação de aprendizagem;


    Setores que mais contratam Coordenador de orientação pedagógica no mercado de trabalho

    • Ensino fundamental
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Educação infantil - creche
    • Educação infantil - pré-escola
    • Serviços de assistência social sem alojamento
    • Outras atividades de ensino
    • Administração pública em geral
    • Educação profissional de nível técnico
    • Ensino médio
    • Atividades de psicologia e psicanálise




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Artista plástico
    Artistas visuais, desenhistas industriais e conservadores-restauradores de bens culturais

    Artista plástico