Salário para o cargo de Auxiliar de orientação pedagógica
CBO 2394-15 > Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

Auxiliar de orientação pedagógica - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Implementam, avaliam, coordenam e planejam o desenvolvimento de projetos pedagógicos/instrucionais nas modalidades de ensino presencial e/ou a distância, aplicando metodologias e técnicas para facilitar o processo de ensino e aprendizagem. Atuam em cursos acadêmicos e/ou corporativos em todos os níveis de ensino para atender as necessidades dos alunos, acompanhando e avaliando os processos educacionais. Viabilizam o trabalho coletivo, criando e organizando mecanismos de participação em programas e projetos educacionais, facilitando o processo comunicativo entre a comunidade escolar e as associações a ela vinculadas.

Quanto ganha um Auxiliar de orientação pedagógica

Um Auxiliar de orientação pedagógica trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.239,98 e R$ 13.631,52, com a média salarial de R$ 3.957,28 e o salário mediana em R$ 2.000,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Auxiliar de orientação pedagógica

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.957,28 47.487,32 989,32 20,95
1º Quartil 1.239,98 14.879,78 310,00 6,57
Salário Mediana 2.000,00 24.000,00 500,00 10,59
3º Quartil 10.395,98 124.751,74 2.598,99 55,04
Teto Salarial 13.631,52 163.578,22 3.407,88 72,17


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Outros profissionais do ensino não classificados anteriormente
        • Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.446 - 7.651 3.433,55 1.445,77 2.988,30 6.316,70 7.650,98
Rio de Janeiro - RJ 1.179 - 7.246 2.887,36 1.178,69 2.100,00 5.982,76 7.246,49
Brasília - DF 1.122 - 6.339 2.574,28 1.121,68 1.822,11 5.233,45 6.338,92
Goiânia - GO 1.351 - 16.000 4.799,96 1.350,73 1.782,00 13.209,56 15.999,82
Jaru - RO 1.804 - 2.960 1.963,91 1.803,90 1.803,90 2.443,93 2.960,16
Curitiba - PR 1.305 - 4.897 2.213,45 1.304,56 1.722,21 4.042,86 4.896,84
Belo Horizonte - MG 1.243 - 6.464 2.846,22 1.242,79 2.500,00 5.336,33 6.463,53
Fortaleza - CE 1.224 - 5.362 2.284,20 1.223,52 1.600,00 4.426,97 5.362,07
Porto Alegre - RS 1.223 - 6.567 2.750,09 1.222,82 2.200,00 5.421,37 6.566,52
Salvador - BA 1.584 - 6.488 3.216,66 1.583,73 2.705,39 5.356,43 6.487,86
Recife - PE 1.121 - 6.685 2.627,90 1.120,50 2.000,00 5.519,19 6.685,01
Jundiaí - SP 1.397 - 3.122 1.837,19 1.397,38 1.600,00 2.577,19 3.121,57
Juiz de Fora - MG 1.440 - 3.466 2.482,63 1.440,40 2.861,54 2.861,54 3.465,98
Campinas - SP 1.357 - 7.185 3.293,81 1.357,16 3.005,14 5.932,00 7.185,02
Manaus - AM 1.048 - 5.575 2.304,79 1.047,50 1.600,00 4.602,88 5.575,15
Aracaju - SE 1.069 - 2.792 1.771,52 1.069,00 1.814,04 2.305,18 2.792,10
Vitoria - ES 1.337 - 36.168 8.530,91 1.336,62 2.230,77 29.860,62 36.168,07
Maringá - PR 1.260 - 4.363 2.240,16 1.260,44 2.121,46 3.602,09 4.362,96
Florianópolis - SC 1.196 - 6.106 2.718,97 1.196,46 2.500,00 5.041,38 6.106,27
São Luís - MA 1.226 - 5.502 2.643,95 1.226,27 2.499,53 4.542,30 5.501,77


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.350 - 7.551 3.068,83 1.349,88 2.290,08 6.234,56 7.551,48
Minas Gerais 1.185 - 5.673 2.598,60 1.185,43 2.299,00 4.683,65 5.672,97
Paraná 1.274 - 73.119 16.229,72 1.274,10 1.762,06 60.367,45 73.118,86
Rio de Janeiro 1.179 - 6.368 2.666,41 1.179,37 2.029,71 5.257,84 6.368,45
Rio Grande do Sul 1.244 - 5.158 2.307,70 1.243,86 1.678,57 4.258,82 5.158,41
Goiás 1.265 - 18.343 5.101,75 1.264,66 2.000,00 15.144,33 18.343,27
Santa Catarina 1.259 - 4.662 2.289,70 1.259,26 1.900,00 3.848,94 4.661,95
Distrito Federal 1.122 - 6.339 2.574,28 1.121,68 1.822,11 5.233,45 6.338,92
Rondônia 1.753 - 3.580 2.079,25 1.753,26 1.803,90 2.955,95 3.580,34
Bahia 1.392 - 5.988 2.791,54 1.392,32 2.179,22 4.943,52 5.987,73
Ceará 1.185 - 5.048 2.170,64 1.185,42 1.596,22 4.167,96 5.048,36
Espírito Santo 1.256 - 16.784 4.720,04 1.256,00 2.064,48 13.856,93 16.783,93
Pernambuco 1.134 - 6.058 2.448,21 1.133,91 1.700,00 5.001,47 6.057,93
Pará 1.111 - 4.875 2.133,94 1.110,98 1.585,22 4.024,75 4.874,89
Mato Grosso 1.352 - 5.317 2.655,91 1.352,19 2.500,00 4.389,89 5.317,17
Maranhão 1.212 - 16.690 4.936,11 1.212,31 2.499,53 13.779,35 16.689,96
Sergipe 1.067 - 2.770 1.730,25 1.067,08 1.814,04 2.287,25 2.770,38
Amazonas 1.048 - 5.575 2.298,70 1.047,50 1.623,78 4.602,88 5.575,15
Paraíba 1.339 - 3.935 2.113,28 1.339,24 1.953,85 3.249,04 3.935,33
Rio Grande do Norte 1.080 - 2.143 1.356,09 1.079,67 1.315,00 1.769,69 2.143,50
Mato Grosso do Sul 1.245 - 3.933 1.871,28 1.245,32 1.500,00 3.247,31 3.933,23
Roraima 1.045 - 5.356 2.641,39 1.045,00 2.500,00 4.422,29 5.356,41
Alagoas 1.088 - 4.162 1.812,16 1.088,08 1.500,00 3.436,42 4.162,30
Piauí 1.122 - 3.633 1.851,91 1.121,73 1.634,52 2.999,63 3.633,24
Tocantins 1.100 - 5.054 2.019,95 1.100,00 1.500,00 4.172,29 5.053,60
Amapá 1.053 - 3.020 1.505,71 1.052,50 1.200,00 2.493,39 3.020,07


Principais locais de trabalho

Programadores, avaliadores e orientadores de ensino atuam em atividades de ensino nas esferas públicas e privadas. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários diurno e noturno. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

O exercício desse cargo requer curso superior na área de educação ou áreas correlatas. O desempenho pleno das atividades ocorre após três ou quatro anos de exercício profissional.


Funções e atividades do Auxiliar de orientação pedagógica

Programadores, avaliadores e orientadores de ensino devem:

  • desenvolver projeto pedagógico/instrucional;
  • avaliar o desenvolvimento do projeto pedagógico/instrucional;
  • elaborar projeto instrucional;
  • promover a formação contínua dos profissionais;
  • implementar a execução do projeto pedagógico/instrucional;
  • viabilizar o trabalho coletivo;
  • coordenar a (re) construção do projeto pedagógico/instrucional;
  • demonstrar competências pessoais;
  • comunicar-se;

  • Atividades

    • criar clima favorável de trabalho;
    • entrevistar;
    • adequar linguagem textual e imagética;
    • elaborar atividades;
    • fornecer subsídios para reflexão das mudanças sociais, políticas, tecnológicas e culturais;
    • equalizar informações;
    • participar da elaboração e reelaboração de regimentos escolares;
    • avaliar a implementação de projetos educacionais;
    • organizar grupos de estudos;
    • avaliar o processo de ensino e de aprendizagem;
    • administrar a progressão da aprendizagem;
    • mediar informações entre autor e equipe de produção;
    • analisar a execução do plano de ensino e outros regimes escolares;
    • elaborar projetos de recuperação de aprendizagem;
    • estimular a solidariedade;
    • propor estratégias de participação/interação;
    • administrar conflitos;
    • estudar continuamente;
    • criar mecanismos de participação/interação;
    • coletar diferentes propostas de coordenação, supervisão e orientação como subsídios;
    • criar espaços para o exercício da diversidade;
    • buscar assessoria para viabilizar o projeto pedagógico/instrucional;
    • aplicar sanções disciplinares em consonância com o regimento escolar;
    • promover trocas de experiências;
    • estabelecer sintonia entre a política educacional do país e o projeto pedagógico da escola;
    • coordenar reuniões;
    • participar da avaliação proposta pela instituição;
    • compatibilizar carga horária por atividades;
    • pesquisar práticas educativas;
    • observar conselhos de classe e de escola;
    • respeitar as diversidades;
    • valorizar experiências pedagógicas significativas;
    • planejar ações de operacionalização;
    • estimular valores estéticos;
    • avaliar os planos diretores;
    • assessorar as escolas/instituições;
    • produzir material de apoio pedagógico;
    • pesquisar os avanços do conhecimento científico, artístico, filosófico e tecnológico;
    • aprofundar a reflexão sobre o desenvolvimento de crianças, jovens e adultos;
    • elaborar objetivos;
    • administrar tempo;
    • dimensionar os problemas;
    • formar-se continuamente;
    • garantir a integridade instrucional;
    • emitir pareceres;
    • aprofundar a reflexão sobre currículos e metodologias de ensino;
    • criar mecanismos de usabilidade;
    • divulgar resultados de avaliação;
    • coordenar projetos e atividades de recuperação da aprendizagem;
    • verificar o cumprimento das metas;
    • traçar cronograma de execução;
    • estimular a participação nas instituições associativas;
    • elaborar textos de orientação;
    • desenvolver a autoestima;
    • identificar público alvo;
    • promover o estabelecimento de relações que favoreçam a significação do docente, do discente, da instituição escolar e da família;
    • validar material revisado;
    • participar da criação do projeto gráfico;
    • participar de fóruns: acadêmicos, políticos e culturais;
    • participar das avaliações externas;
    • respeitar a autonomia do educador;
    • organizar encontros, congressos e seminários;
    • sistematizar registros administrativos e pedagógicos;
    • aprofundar a reflexão sobre as teorias da aprendizagem;
    • estimular o senso de justiça;
    • organizar os espaços e os mecanismos de participação/interação;
    • identificar os princípios norteadores da escola/instituição;
    • emitir pareceres para autorização de escolas particulares;
    • mapear competências;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • definir processos de avaliação;
    • formar equipes de trabalho;
    • demonstrar proatividade;
    • respeitar a alteridade;
    • avaliar o desempenho profissional dos educadores;
    • articular a ação da escola com outras instituições;
    • propor soluções para problemas educacionais detectados;
    • administrar conflitos disciplinares entre professores e alunos;
    • articular a ação conjunta da escola com as instituições de proteção à criança e ao adolescente;
    • administrar a demanda por vagas;
    • compreender o contexto;
    • demonstrar versatilidade;
    • respeitar a autoria do educador;
    • intermediar conflitos entre a escola e a família;
    • mapear conteúdo;
    • estimular a participação dos diferentes sujeitos;
    • participar de cursos, seminários e congressos;
    • planejar reuniões com equipes de trabalho;
    • levantar recursos materiais, humanos e financeiros;
    • interagir com os pais;
    • orientar autor sobre projeto pedagógico/instrucional;
    • contextualizar historicamente a escola;
    • fornecer subsídios teóricos;
    • acompanhar o desenvolvimento do trabalho docente/autor;
    • definir mídias;
    • observar o processo de trabalho em salas de aula;
    • criar e recriar normas de convivência e procedimentos de trabalho coletivo;
    • trabalhar em equipe;
    • demonstrar flexibilidade;
    • orientar equipe de produção;
    • caracterizar o perfil dos alunos;
    • organizar reuniões com equipes de trabalho;
    • detectar eventuais problemas educacionais;
    • criar espaços de participação/interação;
    • registrar a produção do conhecimento sobre a prática educacional;
    • fiscalizar o cumprimento da legislação e do projeto pedagógico;
    • acompanhar a trajetória escolar do aluno;
    • traçar objetivos educacionais;
    • intervir na aplicação de medidas disciplinares;
    • observar o desempenho das classes;
    • orientar atividades interdisciplinares;
    • construir instrumentos de avaliação;
    • analisar o desempenho das classes;
    • levantar necessidades educacionais e sociais;
    • descrever estrutura do ambiente de aprendizagem;
    • estimular a criatividade;
    • estimular a transparência na condução dos trabalhos;
    • reunir-se com conselhos de classe;
    • olhar com intencionalidade pedagógica;
    • atualizar-se continuamente;
    • definir escopo;
    • acompanhar a produção dos alunos;
    • estabelecer sintonia entre as teorias de aprendizagem e as modalidades de ensino;
    • administrar recursos de trabalho;
    • definir estratégias de ensino;
    • assessorar as escolas no planejamento e no atendimento à demanda por vagas;
    • possibilitar a avaliação da escola pela comunidade;
    • demonstrar criatividade;
    • contribuir para que as decisões expressem o coletivo;
    • elaborar roteiro visual (storyboard);
    • avaliar os processos de maturação cognoscitiva, psicomotora, linguística e grafoperceptiva da criança;
    • sugerir mudanças no projeto pedagógico;
    • socializar informações;
    • propor mecanismos de acessibilidade;
    • validar produto final;
    • dimensionar carga horária;
    • roteirizar material;
    • interpretar as relações que possibilitam ou impossibilitam a emergência dos processos ensinar;
    • analisar as reuniões de conselho de classe e de escola;
    • assegurar-se da consonância da concepção de avaliação com os princípios do projeto pedagógico;
    • promover estudos de caso;
    • divulgar experiências pedagógicas;
    • realizar controle de qualidade;
    • publicar experiências pedagógicas;
    • analisar resultados das avaliações;
    • elaborar relatórios;
    • auto avaliar-se;
    • identificar contexto de aprendizagem;
    • expressar-se com clareza;
    • visitar rotineiramente as escolas;
    • avaliar a instituição escolar;
    • acompanhar equipe de produção;
    • explicitar os princípios norteadores do projeto pedagógico;
    • estimular o senso crítico;
    • assessorar o trabalho docente;
    • selecionar bibliografia;
    • organizar encontro de educandos;
    • construir sistema de avaliação;
    • promover cursos, oficinas e orientação técnica na escola e inter escolas;
    • propor ações que favoreçam a maturação da criança;
    • traçar metas educacionais;
    • definir abordagem de comunicação;
    • acompanhar processo de revisão;
    • valorizar a participação das famílias e dos alunos no projeto pedagógico;
    • divulgar deliberações;
    • estimular a cooperação;
    • estruturar os tempos pedagógicos;
    • propor alocação de recursos (humanos, financeiros, materiais e tecnológicos);
    • estimular o respeito mútuo;
    • dominar a língua portuguesa;
    • avaliar o desempenho das classes/turmas;
    • selecionar referencial teórico;
    • descrever atividades;


    Setores que mais contratam Auxiliar de orientação pedagógica no mercado de trabalho

    • Ensino fundamental
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Educação infantil - creche
    • Educação infantil - pré-escola
    • Outras atividades de ensino
    • Serviços de assistência social sem alojamento
    • Administração pública em geral
    • Ensino médio
    • Educação profissional de nível técnico
    • Ensino de idiomas




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque: