Salário para o cargo de Auxiliar de orientação pedagógica
CBO 2394-15 > Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

Auxiliar de orientação pedagógica - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Implementam, avaliam, coordenam e planejam o desenvolvimento de projetos pedagógicos/instrucionais nas modalidades de ensino presencial e/ou a distância, aplicando metodologias e técnicas para facilitar o processo de ensino e aprendizagem. Atuam em cursos acadêmicos e/ou corporativos em todos os níveis de ensino para atender as necessidades dos alunos, acompanhando e avaliando os processos educacionais. Viabilizam o trabalho coletivo, criando e organizando mecanismos de participação em programas e projetos educacionais, facilitando o processo comunicativo entre a comunidade escolar e as associações a ela vinculadas.

Quanto ganha um Auxiliar de orientação pedagógica

Um Auxiliar de orientação pedagógica trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.857,36 e R$ 6.041,87, com a média salarial de R$ 2.931,25 e o salário mediana em R$ 2.500,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Auxiliar de orientação pedagógica

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.931,25 35.175,01 732,81 15,68
1º Quartil 1.857,36 22.288,35 464,34 9,94
Salário Mediana 2.500,00 30.000,00 625,00 13,37
3º Quartil 4.607,79 55.293,49 1.151,95 24,65
Teto Salarial 6.041,87 72.502,48 1.510,47 32,32


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Outros profissionais do ensino não classificados anteriormente
        • Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 2.185 - 7.693 3.965,94 2.184,89 3.625,31 6.351,62 7.693,28
Rio de Janeiro - RJ 1.573 - 6.605 3.153,17 1.573,28 2.761,00 5.452,86 6.604,67
Curitiba - PR 1.836 - 5.313 2.817,36 1.836,09 2.700,00 4.386,28 5.312,79
Goiânia - GO 1.581 - 5.747 2.753,53 1.581,18 2.300,00 4.744,48 5.746,65
Belo Horizonte - MG 1.728 - 7.824 3.448,98 1.728,19 2.785,00 6.459,63 7.824,10
Brasília - DF 1.631 - 7.022 3.152,50 1.631,27 2.450,00 5.797,49 7.022,09
Jundiaí - SP 1.733 - 3.611 2.165,28 1.732,62 1.950,00 2.981,32 3.611,07
Fortaleza - CE 1.529 - 4.837 2.529,70 1.528,84 2.150,00 3.993,07 4.836,53
Salvador - BA 1.581 - 6.397 2.973,90 1.580,83 2.600,00 5.281,36 6.396,95
Manaus - AM 1.440 - 5.317 2.449,02 1.440,49 1.800,00 4.389,65 5.316,88
Porto Alegre - RS 1.714 - 6.615 2.982,42 1.713,85 2.356,00 5.461,72 6.615,40
Presidente Médici - RO 2.382 - 4.226 3.008,41 2.381,82 2.884,00 3.489,12 4.226,12
Campinas - SP 1.826 - 6.689 3.224,68 1.825,55 2.608,00 5.522,55 6.689,08
São José do Rio Preto - SP 1.814 - 3.761 2.331,70 1.814,01 2.171,00 3.105,02 3.760,89
Belém - PA 1.482 - 7.613 3.120,33 1.481,54 2.261,50 6.285,39 7.613,06
Recife - PE 1.449 - 6.786 2.775,13 1.449,04 1.890,00 5.602,35 6.785,73
Uberlândia - MG 1.697 - 5.940 3.186,71 1.696,96 3.088,46 4.904,46 5.940,43
Aracaju - SE 1.412 - 4.633 2.249,27 1.412,00 1.765,00 3.824,90 4.632,83
Campo Grande - MS 1.484 - 5.360 2.610,62 1.484,09 2.125,50 4.424,91 5.359,59
Piracicaba - SP 1.580 - 3.944 2.199,59 1.580,13 1.967,50 3.255,87 3.943,61


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.734 - 6.607 3.191,16 1.733,69 2.792,50 5.454,58 6.606,75
Minas Gerais 1.552 - 6.652 3.085,38 1.551,70 2.785,00 5.491,76 6.651,78
Paraná 1.639 - 5.103 2.657,91 1.639,46 2.400,00 4.212,76 5.102,63
Rio de Janeiro 1.550 - 6.111 2.915,32 1.549,81 2.527,00 5.045,49 6.111,25
Rio Grande do Sul 1.672 - 5.220 2.686,09 1.671,96 2.500,00 4.309,73 5.220,07
Goiás 1.537 - 5.352 2.575,69 1.536,61 2.102,00 4.418,80 5.352,18
Santa Catarina 1.899 - 6.293 3.379,77 1.898,63 3.000,00 5.195,44 6.292,88
Rondônia 2.148 - 5.431 3.388,57 2.148,10 3.315,00 4.483,80 5.430,92
Distrito Federal 1.631 - 7.022 3.152,50 1.631,27 2.450,00 5.797,49 7.022,09
Bahia 1.490 - 6.927 2.999,46 1.489,84 2.400,00 5.718,71 6.926,67
Pará 1.441 - 5.599 2.453,62 1.441,24 1.700,00 4.622,55 5.598,97
Ceará 1.527 - 4.765 2.471,00 1.526,96 2.108,00 3.934,13 4.765,14
Espírito Santo 1.581 - 4.757 2.516,92 1.580,96 2.322,00 3.927,73 4.757,39
Pernambuco 1.445 - 5.397 2.522,96 1.444,60 1.900,00 4.455,55 5.396,69
Mato Grosso 1.663 - 6.261 2.876,22 1.662,61 2.316,00 5.168,98 6.260,82
Amazonas 1.442 - 5.275 2.430,33 1.441,84 1.800,00 4.355,15 5.275,08
Sergipe 1.412 - 4.308 2.092,53 1.412,00 1.503,00 3.556,67 4.307,95
Mato Grosso do Sul 1.484 - 5.097 2.476,21 1.483,79 2.050,00 4.208,34 5.097,27
Rio Grande do Norte 1.412 - 3.615 1.938,09 1.412,00 1.500,00 2.984,27 3.614,63
Maranhão 1.412 - 4.912 2.584,55 1.412,47 2.459,00 4.055,00 4.911,53
Paraíba 1.428 - 4.723 2.342,33 1.428,48 2.096,00 3.899,06 4.722,66
Alagoas 1.453 - 5.404 2.686,17 1.452,62 2.873,00 4.461,42 5.403,80
Roraima 1.548 - 5.459 2.733,72 1.548,07 2.000,00 4.506,92 5.458,92
Tocantins 1.781 - 4.996 2.733,70 1.780,74 2.500,00 4.124,73 4.996,00
Acre 1.769 - 6.203 3.268,75 1.768,66 3.009,00 5.121,57 6.203,40
Amapá 1.508 - 4.821 3.256,20 1.507,67 3.847,00 3.980,50 4.821,30
Piauí 1.414 - 3.893 1.994,56 1.413,50 1.563,50 3.214,25 3.893,20


Principais locais de trabalho

Programadores, avaliadores e orientadores de ensino atuam em atividades de ensino nas esferas públicas e privadas. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários diurno e noturno. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

O exercício desse cargo requer curso superior na área de educação ou áreas correlatas. O desempenho pleno das atividades ocorre após três ou quatro anos de exercício profissional.


Funções e atividades do Auxiliar de orientação pedagógica

Programadores, avaliadores e orientadores de ensino devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • coordenar a (re) construção do projeto pedagógico/instrucional;
  • viabilizar o trabalho coletivo;
  • promover a formação contínua dos profissionais;
  • comunicar-se;
  • elaborar projeto instrucional;
  • avaliar o desenvolvimento do projeto pedagógico/instrucional;
  • implementar a execução do projeto pedagógico/instrucional;
  • desenvolver projeto pedagógico/instrucional;

  • Atividades

    • atualizar-se continuamente;
    • participar de cursos, seminários e congressos;
    • estudar continuamente;
    • observar o processo de trabalho em salas de aula;
    • equalizar informações;
    • emitir pareceres;
    • coordenar projetos e atividades de recuperação da aprendizagem;
    • avaliar a instituição escolar;
    • propor mecanismos de acessibilidade;
    • administrar a progressão da aprendizagem;
    • divulgar resultados de avaliação;
    • avaliar os processos de maturação cognoscitiva, psicomotora, linguística e grafoperceptiva da criança;
    • elaborar roteiro visual (storyboard);
    • entrevistar;
    • estimular a participação dos diferentes sujeitos;
    • assessorar as escolas no planejamento e no atendimento à demanda por vagas;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • publicar experiências pedagógicas;
    • selecionar referencial teórico;
    • intermediar conflitos entre a escola e a família;
    • descrever estrutura do ambiente de aprendizagem;
    • descrever atividades;
    • acompanhar a trajetória escolar do aluno;
    • orientar atividades interdisciplinares;
    • respeitar as diversidades;
    • valorizar experiências pedagógicas significativas;
    • possibilitar a avaliação da escola pela comunidade;
    • roteirizar material;
    • acompanhar o desenvolvimento do trabalho docente/autor;
    • compreender o contexto;
    • demonstrar versatilidade;
    • estimular a criatividade;
    • identificar contexto de aprendizagem;
    • garantir a integridade instrucional;
    • divulgar experiências pedagógicas;
    • estimular o senso crítico;
    • caracterizar o perfil dos alunos;
    • criar espaços para o exercício da diversidade;
    • traçar cronograma de execução;
    • mapear competências;
    • elaborar textos de orientação;
    • pesquisar os avanços do conhecimento científico, artístico, filosófico e tecnológico;
    • desenvolver a autoestima;
    • definir estratégias de ensino;
    • avaliar a implementação de projetos educacionais;
    • socializar informações;
    • traçar objetivos educacionais;
    • propor alocação de recursos (humanos, financeiros, materiais e tecnológicos);
    • demonstrar flexibilidade;
    • promover cursos, oficinas e orientação técnica na escola e inter escolas;
    • demonstrar criatividade;
    • validar material revisado;
    • selecionar bibliografia;
    • interagir com os pais;
    • organizar reuniões com equipes de trabalho;
    • organizar encontros, congressos e seminários;
    • divulgar deliberações;
    • assegurar-se da consonância da concepção de avaliação com os princípios do projeto pedagógico;
    • elaborar relatórios;
    • adequar linguagem textual e imagética;
    • produzir material de apoio pedagógico;
    • avaliar o desempenho das classes/turmas;
    • analisar a execução do plano de ensino e outros regimes escolares;
    • promover o estabelecimento de relações que favoreçam a significação do docente, do discente, da instituição escolar e da família;
    • traçar metas educacionais;
    • dimensionar carga horária;
    • explicitar os princípios norteadores do projeto pedagógico;
    • contribuir para que as decisões expressem o coletivo;
    • criar espaços de participação/interação;
    • administrar a demanda por vagas;
    • estimular o respeito mútuo;
    • levantar necessidades educacionais e sociais;
    • assessorar as escolas/instituições;
    • emitir pareceres para autorização de escolas particulares;
    • orientar equipe de produção;
    • identificar os princípios norteadores da escola/instituição;
    • participar da elaboração e reelaboração de regimentos escolares;
    • administrar tempo;
    • participar de fóruns: acadêmicos, políticos e culturais;
    • aprofundar a reflexão sobre currículos e metodologias de ensino;
    • auto avaliar-se;
    • avaliar os planos diretores;
    • promover estudos de caso;
    • estimular valores estéticos;
    • coletar diferentes propostas de coordenação, supervisão e orientação como subsídios;
    • aprofundar a reflexão sobre as teorias da aprendizagem;
    • levantar recursos materiais, humanos e financeiros;
    • dimensionar os problemas;
    • definir mídias;
    • sistematizar registros administrativos e pedagógicos;
    • observar o desempenho das classes;
    • fornecer subsídios para reflexão das mudanças sociais, políticas, tecnológicas e culturais;
    • olhar com intencionalidade pedagógica;
    • identificar público alvo;
    • observar conselhos de classe e de escola;
    • reunir-se com conselhos de classe;
    • promover trocas de experiências;
    • articular a ação da escola com outras instituições;
    • formar-se continuamente;
    • registrar a produção do conhecimento sobre a prática educacional;
    • analisar as reuniões de conselho de classe e de escola;
    • trabalhar em equipe;
    • organizar encontro de educandos;
    • estimular a solidariedade;
    • propor ações que favoreçam a maturação da criança;
    • dominar a língua portuguesa;
    • definir escopo;
    • demonstrar proatividade;
    • estimular a transparência na condução dos trabalhos;
    • construir sistema de avaliação;
    • interpretar as relações que possibilitam ou impossibilitam a emergência dos processos ensinar;
    • contextualizar historicamente a escola;
    • estimular a cooperação;
    • valorizar a participação das famílias e dos alunos no projeto pedagógico;
    • mapear conteúdo;
    • acompanhar a produção dos alunos;
    • planejar ações de operacionalização;
    • analisar o desempenho das classes;
    • estabelecer sintonia entre as teorias de aprendizagem e as modalidades de ensino;
    • criar mecanismos de usabilidade;
    • mediar informações entre autor e equipe de produção;
    • definir processos de avaliação;
    • compatibilizar carga horária por atividades;
    • elaborar objetivos;
    • validar produto final;
    • acompanhar equipe de produção;
    • fiscalizar o cumprimento da legislação e do projeto pedagógico;
    • formar equipes de trabalho;
    • avaliar o processo de ensino e de aprendizagem;
    • estimular a participação nas instituições associativas;
    • participar da criação do projeto gráfico;
    • criar clima favorável de trabalho;
    • respeitar a autoria do educador;
    • avaliar o desempenho profissional dos educadores;
    • administrar conflitos disciplinares entre professores e alunos;
    • orientar autor sobre projeto pedagógico/instrucional;
    • acompanhar processo de revisão;
    • propor estratégias de participação/interação;
    • articular a ação conjunta da escola com as instituições de proteção à criança e ao adolescente;
    • participar da avaliação proposta pela instituição;
    • analisar resultados das avaliações;
    • estimular o senso de justiça;
    • detectar eventuais problemas educacionais;
    • aprofundar a reflexão sobre o desenvolvimento de crianças, jovens e adultos;
    • propor soluções para problemas educacionais detectados;
    • construir instrumentos de avaliação;
    • organizar os espaços e os mecanismos de participação/interação;
    • assessorar o trabalho docente;
    • planejar reuniões com equipes de trabalho;
    • participar das avaliações externas;
    • criar mecanismos de participação/interação;
    • buscar assessoria para viabilizar o projeto pedagógico/instrucional;
    • intervir na aplicação de medidas disciplinares;
    • estruturar os tempos pedagógicos;
    • sugerir mudanças no projeto pedagógico;
    • pesquisar práticas educativas;
    • verificar o cumprimento das metas;
    • elaborar projetos de recuperação de aprendizagem;
    • respeitar a autonomia do educador;
    • elaborar atividades;
    • respeitar a alteridade;
    • visitar rotineiramente as escolas;
    • criar e recriar normas de convivência e procedimentos de trabalho coletivo;
    • definir abordagem de comunicação;
    • estabelecer sintonia entre a política educacional do país e o projeto pedagógico da escola;
    • fornecer subsídios teóricos;
    • administrar recursos de trabalho;
    • realizar controle de qualidade;
    • coordenar reuniões;
    • organizar grupos de estudos;
    • administrar conflitos;
    • aplicar sanções disciplinares em consonância com o regimento escolar;
    • expressar-se com clareza;


    Setores que mais contratam Auxiliar de orientação pedagógica no mercado de trabalho

    • Ensino fundamental
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Educação infantil - creche
    • Educação infantil - pré-escola
    • Serviços de assistência social sem alojamento
    • Outras atividades de ensino
    • Administração pública em geral
    • Educação profissional de nível técnico
    • Ensino médio
    • Atividades de psicologia e psicanálise




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque: