Salário para o cargo de Auxiliar de orientação educacional
CBO 2394-10 > Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

Auxiliar de orientação educacional - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Implementam, avaliam, coordenam e planejam o desenvolvimento de projetos pedagógicos/instrucionais nas modalidades de ensino presencial e/ou a distância, aplicando metodologias e técnicas para facilitar o processo de ensino e aprendizagem. Atuam em cursos acadêmicos e/ou corporativos em todos os níveis de ensino para atender as necessidades dos alunos, acompanhando e avaliando os processos educacionais. Viabilizam o trabalho coletivo, criando e organizando mecanismos de participação em programas e projetos educacionais, facilitando o processo comunicativo entre a comunidade escolar e as associações a ela vinculadas.

Quanto ganha um Auxiliar de orientação educacional

Um Auxiliar de orientação educacional trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.818,95 e R$ 6.791,57, com a média salarial de R$ 3.133,04 e o salário mediana em R$ 2.500,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Auxiliar de orientação educacional

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.133,04 37.596,49 783,26 16,46
1º Quartil 1.818,95 21.827,39 454,74 9,56
Salário Mediana 2.500,00 30.000,00 625,00 13,14
3º Quartil 5.179,54 62.154,50 1.294,89 27,22
Teto Salarial 6.791,57 81.498,85 1.697,89 35,69


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Outros profissionais do ensino não classificados anteriormente
        • Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.876 - 8.156 3.393,17 1.875,85 2.283,87 6.733,73 8.156,10
Indaial - SC 2.539 - 5.925 3.572,82 2.539,06 3.309,00 4.891,73 5.925,01
Londrina - PR 2.848 - 5.423 3.659,28 2.847,66 3.656,00 4.477,46 5.423,23
Belo Horizonte - MG 1.455 - 6.515 2.961,37 1.454,62 2.344,00 5.379,12 6.515,35
Rio de Janeiro - RJ 1.543 - 7.708 3.294,51 1.542,62 2.524,00 6.363,50 7.707,66
Brasília - DF 1.781 - 8.638 4.037,70 1.780,87 3.660,00 7.131,28 8.637,62
Salvador - BA 1.508 - 8.176 3.299,23 1.507,87 2.293,52 6.750,44 8.176,34
Teresina - PI 1.438 - 10.112 3.183,32 1.437,87 1.450,00 8.348,29 10.111,70
Niterói - RJ 1.482 - 4.436 2.053,78 1.482,00 1.517,00 3.662,50 4.436,13
Curitiba - PR 1.638 - 8.361 3.556,36 1.637,75 2.390,50 6.902,91 8.361,01
Maringá - PR 1.554 - 3.453 2.078,96 1.554,14 2.002,00 2.851,05 3.453,28
Fortaleza - CE 1.412 - 5.591 2.396,60 1.412,00 1.580,00 4.616,31 5.591,41
Campinas - SP 1.782 - 7.511 3.607,27 1.782,12 3.337,00 6.201,29 7.511,19
São Bernardo do Campo - SP 1.727 - 6.438 3.160,58 1.727,07 2.295,00 5.315,01 6.437,70
Suzano - SP 1.500 - 3.108 1.817,79 1.500,49 1.600,00 2.565,59 3.107,52
São Luís - MA 1.473 - 5.424 2.928,96 1.472,62 3.000,00 4.478,03 5.423,92
Porto Alegre - RS 1.690 - 7.754 3.696,55 1.689,75 3.652,00 6.402,13 7.754,45
Campo Grande - MS 1.670 - 7.385 3.736,47 1.670,40 3.696,00 6.097,41 7.385,36
Goiânia - GO 1.543 - 6.853 3.154,59 1.543,40 2.724,00 5.657,80 6.852,90
Franca - SP 2.040 - 6.153 2.969,84 2.040,11 2.328,00 5.079,98 6.153,03


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.678 - 7.622 3.285,46 1.678,19 2.364,00 6.292,72 7.621,94
Paraná 1.639 - 5.822 3.108,33 1.639,29 3.308,00 4.806,57 5.821,86
Minas Gerais 1.455 - 6.372 2.906,56 1.454,64 2.255,50 5.261,04 6.372,33
Santa Catarina 1.914 - 6.179 3.392,17 1.913,61 3.308,80 5.101,48 6.179,06
Rio de Janeiro 1.469 - 6.436 2.808,23 1.468,90 2.146,00 5.313,67 6.436,08
Bahia 1.547 - 7.049 3.126,72 1.547,26 2.756,00 5.820,00 7.049,36
Rio Grande do Sul 1.535 - 6.672 3.230,38 1.535,38 3.173,00 5.508,57 6.672,14
Distrito Federal 1.781 - 8.638 4.037,70 1.780,87 3.660,00 7.131,28 8.637,62
Goiás 1.412 - 5.799 2.673,89 1.412,00 2.203,00 4.788,03 5.799,41
Mato Grosso 1.606 - 6.870 3.301,81 1.606,27 3.108,60 5.672,15 6.870,28
Piauí 1.426 - 9.546 3.054,07 1.426,03 1.450,00 7.881,05 9.545,77
Ceará 1.412 - 5.830 2.531,18 1.412,00 1.684,00 4.813,69 5.830,49
Espírito Santo 1.522 - 6.231 2.930,10 1.522,36 2.240,00 5.144,04 6.230,61
Pernambuco 1.412 - 5.222 2.335,08 1.412,00 1.685,00 4.311,12 5.221,75
Pará 1.445 - 6.265 2.618,84 1.444,66 1.663,00 5.172,20 6.264,72
Maranhão 1.451 - 5.354 2.803,27 1.450,96 2.837,00 4.420,35 5.354,06
Mato Grosso do Sul 1.534 - 6.904 3.458,66 1.534,26 3.594,00 5.699,63 6.903,57
Rondônia 1.455 - 5.742 2.645,83 1.454,71 2.210,00 4.740,75 5.742,14
Paraíba 1.490 - 6.737 2.735,10 1.489,86 1.780,00 5.561,80 6.736,62
Rio Grande do Norte 1.412 - 8.328 3.355,65 1.412,00 2.394,50 6.875,92 8.328,32
Amazonas 1.567 - 5.334 2.659,80 1.566,54 2.200,00 4.404,07 5.334,34
Tocantins 1.931 - 9.452 4.168,72 1.930,88 3.539,00 7.803,55 9.451,89
Alagoas 1.449 - 8.347 3.330,42 1.449,25 2.919,50 6.891,71 8.347,44
Amapá 1.584 - 5.145 2.892,80 1.583,63 2.987,00 4.247,56 5.144,77
Roraima 1.412 - 5.854 2.307,17 1.412,00 1.461,00 4.832,74 5.853,55
Sergipe 1.412 - 5.452 2.627,35 1.412,00 2.500,00 4.501,29 5.452,10
Acre 1.412 - 4.038 1.993,74 1.412,00 1.461,00 3.333,90 4.038,12


Principais locais de trabalho

Programadores, avaliadores e orientadores de ensino atuam em atividades de ensino nas esferas públicas e privadas. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários diurno e noturno. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

O exercício desse cargo requer curso superior na área de educação ou áreas correlatas. O desempenho pleno das atividades ocorre após três ou quatro anos de exercício profissional.


Funções e atividades do Auxiliar de orientação educacional

Programadores, avaliadores e orientadores de ensino devem:

  • avaliar o desenvolvimento do projeto pedagógico/instrucional;
  • desenvolver projeto pedagógico/instrucional;
  • coordenar a (re) construção do projeto pedagógico/instrucional;
  • promover a formação contínua dos profissionais;
  • viabilizar o trabalho coletivo;
  • elaborar projeto instrucional;
  • implementar a execução do projeto pedagógico/instrucional;
  • demonstrar competências pessoais;
  • comunicar-se;

  • Atividades

    • propor alocação de recursos (humanos, financeiros, materiais e tecnológicos);
    • equalizar informações;
    • assegurar-se da consonância da concepção de avaliação com os princípios do projeto pedagógico;
    • reunir-se com conselhos de classe;
    • levantar recursos materiais, humanos e financeiros;
    • explicitar os princípios norteadores do projeto pedagógico;
    • pesquisar práticas educativas;
    • identificar público alvo;
    • criar clima favorável de trabalho;
    • analisar resultados das avaliações;
    • compreender o contexto;
    • elaborar relatórios;
    • elaborar objetivos;
    • estimular a solidariedade;
    • demonstrar flexibilidade;
    • organizar encontros, congressos e seminários;
    • divulgar deliberações;
    • caracterizar o perfil dos alunos;
    • valorizar experiências pedagógicas significativas;
    • planejar reuniões com equipes de trabalho;
    • participar da criação do projeto gráfico;
    • analisar o desempenho das classes;
    • fornecer subsídios teóricos;
    • formar equipes de trabalho;
    • definir escopo;
    • propor ações que favoreçam a maturação da criança;
    • definir processos de avaliação;
    • definir estratégias de ensino;
    • avaliar o desempenho profissional dos educadores;
    • estimular a participação nas instituições associativas;
    • dominar a língua portuguesa;
    • criar mecanismos de participação/interação;
    • desenvolver a autoestima;
    • emitir pareceres;
    • interpretar as relações que possibilitam ou impossibilitam a emergência dos processos ensinar;
    • definir abordagem de comunicação;
    • construir instrumentos de avaliação;
    • produzir material de apoio pedagógico;
    • respeitar a autonomia do educador;
    • divulgar experiências pedagógicas;
    • organizar encontro de educandos;
    • trabalhar em equipe;
    • estimular a participação dos diferentes sujeitos;
    • promover trocas de experiências;
    • planejar ações de operacionalização;
    • participar da elaboração e reelaboração de regimentos escolares;
    • entrevistar;
    • estabelecer sintonia entre a política educacional do país e o projeto pedagógico da escola;
    • articular a ação conjunta da escola com as instituições de proteção à criança e ao adolescente;
    • detectar eventuais problemas educacionais;
    • validar material revisado;
    • promover cursos, oficinas e orientação técnica na escola e inter escolas;
    • estabelecer sintonia entre as teorias de aprendizagem e as modalidades de ensino;
    • pesquisar os avanços do conhecimento científico, artístico, filosófico e tecnológico;
    • mediar informações entre autor e equipe de produção;
    • organizar reuniões com equipes de trabalho;
    • administrar conflitos;
    • definir mídias;
    • aprofundar a reflexão sobre o desenvolvimento de crianças, jovens e adultos;
    • identificar contexto de aprendizagem;
    • administrar conflitos disciplinares entre professores e alunos;
    • auto avaliar-se;
    • orientar atividades interdisciplinares;
    • interagir com os pais;
    • garantir a integridade instrucional;
    • promover o estabelecimento de relações que favoreçam a significação do docente, do discente, da instituição escolar e da família;
    • articular a ação da escola com outras instituições;
    • descrever atividades;
    • formar-se continuamente;
    • avaliar a instituição escolar;
    • observar conselhos de classe e de escola;
    • participar de cursos, seminários e congressos;
    • mapear conteúdo;
    • respeitar a alteridade;
    • levantar necessidades educacionais e sociais;
    • avaliar o processo de ensino e de aprendizagem;
    • propor soluções para problemas educacionais detectados;
    • selecionar referencial teórico;
    • administrar a progressão da aprendizagem;
    • selecionar bibliografia;
    • estruturar os tempos pedagógicos;
    • contextualizar historicamente a escola;
    • fiscalizar o cumprimento da legislação e do projeto pedagógico;
    • fornecer subsídios para reflexão das mudanças sociais, políticas, tecnológicas e culturais;
    • avaliar o desempenho das classes/turmas;
    • aprofundar a reflexão sobre currículos e metodologias de ensino;
    • estudar continuamente;
    • estimular o senso de justiça;
    • participar da avaliação proposta pela instituição;
    • avaliar a implementação de projetos educacionais;
    • estimular o respeito mútuo;
    • demonstrar criatividade;
    • participar de fóruns: acadêmicos, políticos e culturais;
    • acompanhar o desenvolvimento do trabalho docente/autor;
    • avaliar os processos de maturação cognoscitiva, psicomotora, linguística e grafoperceptiva da criança;
    • elaborar atividades;
    • avaliar os planos diretores;
    • visitar rotineiramente as escolas;
    • analisar as reuniões de conselho de classe e de escola;
    • coordenar reuniões;
    • criar e recriar normas de convivência e procedimentos de trabalho coletivo;
    • acompanhar equipe de produção;
    • estimular valores estéticos;
    • propor estratégias de participação/interação;
    • traçar objetivos educacionais;
    • coordenar projetos e atividades de recuperação da aprendizagem;
    • estimular o senso crítico;
    • administrar a demanda por vagas;
    • publicar experiências pedagógicas;
    • identificar os princípios norteadores da escola/instituição;
    • administrar tempo;
    • criar espaços para o exercício da diversidade;
    • intermediar conflitos entre a escola e a família;
    • criar espaços de participação/interação;
    • demonstrar versatilidade;
    • olhar com intencionalidade pedagógica;
    • estimular a criatividade;
    • compatibilizar carga horária por atividades;
    • expressar-se com clareza;
    • elaborar textos de orientação;
    • estimular a cooperação;
    • observar o processo de trabalho em salas de aula;
    • administrar recursos de trabalho;
    • respeitar as diversidades;
    • assessorar as escolas/instituições;
    • atualizar-se continuamente;
    • realizar controle de qualidade;
    • orientar equipe de produção;
    • organizar os espaços e os mecanismos de participação/interação;
    • sugerir mudanças no projeto pedagógico;
    • validar produto final;
    • acompanhar a produção dos alunos;
    • orientar autor sobre projeto pedagógico/instrucional;
    • emitir pareceres para autorização de escolas particulares;
    • divulgar resultados de avaliação;
    • acompanhar a trajetória escolar do aluno;
    • contribuir para que as decisões expressem o coletivo;
    • dimensionar os problemas;
    • assessorar o trabalho docente;
    • elaborar roteiro visual (storyboard);
    • demonstrar capacidade de observação;
    • construir sistema de avaliação;
    • organizar grupos de estudos;
    • coletar diferentes propostas de coordenação, supervisão e orientação como subsídios;
    • sistematizar registros administrativos e pedagógicos;
    • propor mecanismos de acessibilidade;
    • participar das avaliações externas;
    • aplicar sanções disciplinares em consonância com o regimento escolar;
    • socializar informações;
    • adequar linguagem textual e imagética;
    • promover estudos de caso;
    • descrever estrutura do ambiente de aprendizagem;
    • traçar metas educacionais;
    • elaborar projetos de recuperação de aprendizagem;
    • respeitar a autoria do educador;
    • acompanhar processo de revisão;
    • analisar a execução do plano de ensino e outros regimes escolares;
    • valorizar a participação das famílias e dos alunos no projeto pedagógico;
    • mapear competências;
    • roteirizar material;
    • traçar cronograma de execução;
    • possibilitar a avaliação da escola pela comunidade;
    • registrar a produção do conhecimento sobre a prática educacional;
    • dimensionar carga horária;
    • buscar assessoria para viabilizar o projeto pedagógico/instrucional;
    • criar mecanismos de usabilidade;
    • estimular a transparência na condução dos trabalhos;
    • assessorar as escolas no planejamento e no atendimento à demanda por vagas;
    • observar o desempenho das classes;
    • verificar o cumprimento das metas;
    • aprofundar a reflexão sobre as teorias da aprendizagem;
    • demonstrar proatividade;
    • intervir na aplicação de medidas disciplinares;


    Setores que mais contratam Auxiliar de orientação educacional no mercado de trabalho

    • Educação superior - graduação e pós-graduação
    • Educação superior - graduação
    • Ensino fundamental
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Outras atividades de ensino
    • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
    • Serviços de assistência social sem alojamento
    • Educação infantil - pré-escola
    • Educação infantil - creche
    • Ensino médio




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Estalageiro
    Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação

    Estalageiro