Quanto ganha um Instrutor agrícola
Um Instrutor agrícola trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.894,22 e R$ 7.790,42, com a média salarial de R$ 3.402,07 e o salário mediana em R$ 2.537,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.
Salário Mensal | Salário Anual | Salário Por Semana | Salário Por Hora | |
Média Salarial | 3.402,07 | 40.824,86 | 850,52 | 15,94 |
1º Quartil | 1.894,22 | 22.730,65 | 473,56 | 8,88 |
Salário Mediana | 2.537,00 | 30.444,00 | 634,25 | 11,89 |
3º Quartil | 5.941,31 | 71.295,72 | 1.485,33 | 27,84 |
Teto Salarial | 7.790,42 | 93.485,09 | 1.947,61 | 36,50 |
Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais do ensino
- Professores e instrutores do ensino profissional
- Instrutores de ensino profissional
Cargos relacionados:
- Instrutor de ofícios industriais
- Instrutor de treinamentos industriais
- Instrutor de informática
- Instrutor de aprendizagem agropecuária
- Instrutor de treinamento comercial
- Instrutor de aprendizagem em comunicação
- Instrutor de educação profissional industrial
- Instrutor de treinamento agropecuário
- Instrutor de aprendizagem industrial
- Professor instrutor de ensino e aprendizagem agroflorestal
- Instrutor de aprendizagem e treinamento comercial
- Instrutor de aprendizagem e treinamento agropecuário
Salários nas cidades que mais contratam
Cidade | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
São Carlos - SP | 1.542 - 2.770 | 1.775,23 | 1.542,00 | 1.542,00 | 2.287,24 | 2.770,37 |
Nova Mutum - MT | 2.150 - 3.058 | 2.350,00 | 2.150,00 | 2.300,00 | 2.525,00 | 3.058,36 |
Niterói - RJ | 1.741 - 2.390 | 1.855,72 | 1.741,00 | 1.899,00 | 1.973,00 | 2.389,76 |
São Paulo - SP | 2.680 - 22.046 | 6.786,64 | 2.679,50 | 3.490,00 | 18.201,50 | 22.046,20 |
Porto Velho - RO | 1.470 - 11.034 | 7.502,60 | 1.470,00 | 9.110,00 | 9.110,00 | 11.034,31 |
Joinville - SC | 1.844 - 3.270 | 2.139,10 | 1.844,00 | 2.095,50 | 2.700,00 | 3.270,32 |
Santana - BA | 4.420 - 5.354 | 4.420,00 | 4.420,00 | 4.420,00 | 4.420,00 | 5.353,64 |
Sinimbu - RS | 2.000 - 4.244 | 2.629,50 | 2.000,00 | 2.393,00 | 3.504,00 | 4.244,15 |
Brasília - DF | 1.412 - 6.476 | 2.813,50 | 1.412,00 | 2.332,50 | 5.346,50 | 6.475,84 |
Parnaíba - PI | 2.370 - 3.995 | 2.730,57 | 2.370,00 | 2.537,00 | 3.298,00 | 3.994,64 |
Pontal - SP | 3.500 - 4.845 | 3.666,67 | 3.500,00 | 3.500,00 | 4.000,00 | 4.844,92 |
Senhor do Bonfim - BA | 1.700 - 3.073 | 2.118,50 | 1.700,00 | 2.118,50 | 2.537,00 | 3.072,89 |
Rio Brilhante - MS | 3.831 - 5.543 | 3.955,21 | 3.831,00 | 3.831,00 | 4.576,00 | 5.542,59 |
Campinas - SP | 1.600 - 3.513 | 2.580,33 | 1.600,00 | 2.791,00 | 2.900,00 | 3.512,57 |
Cruz das Almas - BA | 16.500 - 19.985 | 16.500,00 | 16.500,00 | 16.500,00 | 16.500,00 | 19.985,30 |
Fortaleza - CE | 1.718 - 2.081 | 1.718,00 | 1.718,00 | 1.718,00 | 1.718,00 | 2.080,89 |
Lençóis Paulista - SP | 2.644 - 6.892 | 3.253,44 | 2.644,00 | 2.644,00 | 5.690,00 | 6.891,90 |
Curitiba - PR | 2.000 - 3.725 | 2.316,60 | 2.000,00 | 2.008,00 | 3.075,00 | 3.724,53 |
Remuneração nos estados
Estado | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
São Paulo | 1.543 - 8.287 | 3.524,93 | 1.542,95 | 2.900,00 | 6.841,77 | 8.286,96 |
Paraná | 1.799 - 6.156 | 2.896,03 | 1.799,00 | 2.236,00 | 5.082,71 | 6.156,34 |
Bahia | 1.979 - 17.895 | 6.084,52 | 1.979,43 | 4.420,00 | 14.774,29 | 17.895,06 |
Mato Grosso | 2.050 - 5.220 | 2.770,24 | 2.050,00 | 2.500,00 | 4.309,33 | 5.219,59 |
Minas Gerais | 1.705 - 7.330 | 3.808,97 | 1.704,80 | 3.639,00 | 6.051,80 | 7.330,12 |
Rondônia | 1.522 - 11.034 | 4.654,22 | 1.522,00 | 2.244,00 | 9.110,00 | 11.034,31 |
Ceará | 1.565 - 4.201 | 2.088,71 | 1.565,00 | 1.718,00 | 3.468,71 | 4.201,41 |
Rio de Janeiro | 1.659 - 2.754 | 1.910,99 | 1.658,75 | 1.899,00 | 2.274,00 | 2.754,34 |
Rio Grande do Sul | 1.841 - 5.283 | 2.720,29 | 1.841,33 | 2.213,50 | 4.361,67 | 5.282,98 |
Piauí | 1.412 - 3.995 | 2.335,00 | 1.412,00 | 2.537,00 | 3.298,00 | 3.994,64 |
Santa Catarina | 1.844 - 3.270 | 2.139,10 | 1.844,00 | 2.095,50 | 2.700,00 | 3.270,32 |
Mato Grosso do Sul | 3.221 - 6.405 | 4.019,25 | 3.221,00 | 3.831,00 | 5.288,00 | 6.404,98 |
Distrito Federal | 1.412 - 6.476 | 2.813,50 | 1.412,00 | 2.332,50 | 5.346,50 | 6.475,84 |
Goiás | 1.706 - 4.641 | 2.864,93 | 1.706,00 | 2.837,00 | 3.831,23 | 4.640,50 |
Pernambuco | 1.890 - 3.634 | 2.491,67 | 1.890,00 | 2.537,00 | 3.000,00 | 3.633,69 |
Principais locais de trabalho
Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.
O que é preciso para trabalhar na área dos Instrutores de ensino profissional
O exercício desse cargo requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.
Funções e atividades do Instrutor agrícola
Instrutores de ensino profissional devem:
Atividades
- demonstrar tolerância e paciência;
- preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques;
- criar situações de trabalho em equipe;
- demonstrar capacidade de trabalho em equipe;
- tomar parte na organização do currículo escolar;
- criar situações interativas com o mercado de trabalho;
- sistematizar a legislação na sua área;
- testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem;
- confeccionar apostilas para apoio às aulas;
- criar situações para revisão e incorporação de valores éticos;
- demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas;
- confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas;
- fixar critérios de avaliação dos alunos;
- preencher relatórios de participação em atividades externas e internas;
- consultar manual do equipamento para manutenção;
- adequar material pedagógico;
- sistematizar as normas técnicas;
- selecionar material pedagógico;
- promover intercâmbios institucionais;
- encaminhar alunos para atendimentos específicos;
- desenvolver práticas quanto à preservação do meio ambiente;
- desenvolver práticas quanto às normas de segurança e à higiene;
- projetar experiências e exercícios para aprendizagem e ensino;
- desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho;
- tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes);
- programar a utilização de materiais de consumo, equipamentos e instrumentos;
- demonstrar flexibilidade;
- ensinar procedimentos e técnicas de trabalho;
- limpar os equipamentos;
- desenvolver estratégias que promovam interdisciplinaridade;
- estabelecer referenciais de avaliação;
- definir metodologias e técnicas de ensino;
- identificar características e interesses pessoais dos alunos;
- utilizar referenciais de avaliação normatizados;
- dialogar com os alunos;
- criar situações operacionais de atividades;
- demonstrar liderança;
- dialogar com membros e instituições da comunidade;
- demonstrar criatividade;
- prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho;
- coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação;
- revisar material pedagógico;
- preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem;
- demonstrar capacidade de organização;
- ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda;
- efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas;
- registrar ocorrências de manutenção de equipamentos;
- organizar exposições dos produtos elaborados na escola;
- criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho;
- desenvolver projetos de trabalho e seminários com os alunos;
- orientar os alunos;
- controlar o estoque de peças de reposição;
- verificar o estado dos equipamentos de segurança;
- sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho;
- avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação;
- direcionar o conhecimento acumulado para o exercício de uma profissão;
- preencher diários de classe ou similares;
- sistematizar os termos técnicos da área;
- corrigir trabalhos, provas, exercícios;
- dialogar com outros setores ou unidades da escola;
- registrar controles de estoque;
- sistematizar as mudanças dos processos de trabalho;
- participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola;
- pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho;
- auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso;
- prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários;
- organizar exposições de produtos;
- programar a utilização de material didático-pedagógico;
- revisar as metodologias e técnicas de ensino;
- investigar diferentes recursos didáticos;
- realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço;
- conferir a execução da manutenção;
- sistematizar as mudanças tecnológicas;
- estimular os alunos na busca de conhecimento;
- dialogar com os meios de comunicação de massa;
- coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos;
- processar materiais para a utilização em ensino;
- garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem;
- sistematizar a produção científica da área;
- expor ideias e opiniões em reuniões da escola;
- empregar recursos didáticos de acordo com as situações de ensino-aprendizagem;
- preencher planilhas de custo;
- avaliar competências adquiridas anteriormente;
- preparar material didático;
- elaborar cronogramas de manutenção preventiva dos equipamentos e máquinas;
- registrar as tarefas executadas pelos alunos;
- especificar equipamentos para manutenção e reposição;
- preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos;
- demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais;
- auxiliar no processo seletivo de novos instrutores;
- participar da captação de recursos financeiros e físicos;
- comprovar experiência na área específica;
- propor cronograma de atividades pedagógicas;
- propor novos cursos e produtos de acordo com as necessidades da instituição e do mercado;
- negociar projetos e cursos;
- comprovar capacidade de aplicação do conhecimento;
- avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho;
- avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área;
- tomar providências em casos de emergência;
- dialogar com os outros professores;
- executar a manutenção preventiva;
- preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos;
- demonstrar capacidade de atenção para situações de risco;
- demonstrar perseverança;
- identificar novas fontes para atualização;
- divulgar ideias através de projetos de ensino;
- cuidar das condições de segurança e higiene do aluno;
- integrar-se em eventos da área;
- participar de atividades de elaboração do plano de curso;
- participar de ações institucionais com objetivo social;
- programar calendário de atividades para estágios de alunos;
- manusear materiais normatizados ou não-normatizados;
- preparar recursos audiovisuais;
- comprovar certificação das competências;
- promover a exposição e venda de produtos do curso;
- orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo;
- fixar metas educacionais para a escola;
- orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes;
- demonstrar capacidade de aprendizagem;
- demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos;
- elaborar os planos de aula;
- solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
- tomar parte na elaboração do calendário escolar;
- agir eticamente na profissão;
- preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos;
- auto avaliar-se;
- preparar modelos para o ensino e a aprendizagem;
- dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos;
- selecionar recursos didáticos;
- mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente;
- analisar as avaliações;
- desenvolver atividades para troca de experiências profissionais;
- executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
- criar relacionamentos de confiabilidade;
- analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições;
- prestar assessoria técnica à comunidade;
- ministrar palestras para públicos de fora da escola;
- participar de campanhas educativas;
- expressar-se com clareza;
- simular situações atuais de trabalho;
- utilizar comunicação verbal, escrita e corporal;
- demonstrar capacidade de avaliação;
- desenvolver demonstrações de atividades práticas nas aulas;
- comprovar qualificação profissional na área de atuação;
Setores que mais contratam Instrutor agrícola no mercado de trabalho
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Fabricação de açúcar em bruto
- Formação de condutores
- Cultivo de soja
- Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
- Serviços de agronomia e de consultoria às atividades agrícolas e pecuárias
- Cultivo de cana-de-açúcar
- Outras atividades de ensino
- Comércio atacadista de máquinas, aparelhos e equipamentos para uso agropecuário
- Educação profissional de nível técnico
Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br