Salário para o cargo de Analista de estudos de mercado
CBO 1423-35 > Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Analista de estudos de mercado - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Elaboram planos estratégicos das áreas de comercialização, marketing e comunicação para empresas agroindustriais, industriais, de comercialização e serviços em geral, implementam atividades e coordenam sua execução, assessoram a diretoria e setores da empresa. Na área de atuação, gerenciam recursos humanos, administram recursos materiais e financeiros e promovem condições de segurança, saúde, preservação ambiental e qualidade. Atuam no processo de decisão politica, participam da formulação de políticas públicas, elaboram e estabelecem estratégias de relações governamentais, analisam os riscos regulatórios ou normativos e defendem os interesses dos representados.

Quanto ganha um Analista de estudos de mercado

Um Analista de estudos de mercado trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.485,08 e R$ 10.116,05, com a média salarial de R$ 4.494,93 e o salário mediana em R$ 3.535,85 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Analista de estudos de mercado

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 4.494,93 53.939,22 1.123,73 21,06
1º Quartil 2.485,08 29.820,98 621,27 11,64
Salário Mediana 3.535,85 42.430,14 883,96 16,57
3º Quartil 7.714,93 92.579,18 1.928,73 36,14
Teto Salarial 10.116,05 121.392,60 2.529,01 47,39


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de Áreas de apoio
        • Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 2.455 - 12.913 5.775,95 2.455,33 4.968,00 10.660,73 12.912,59
Rio de Janeiro - RJ 2.229 - 11.526 5.083,43 2.228,67 4.200,00 9.515,85 11.525,88
Belo Horizonte - MG 1.997 - 8.926 4.161,69 1.997,02 3.500,00 7.369,09 8.925,67
Curitiba - PR 2.191 - 9.779 4.424,23 2.190,77 3.603,00 8.073,87 9.779,31
Barueri - SP 2.419 - 12.513 5.585,41 2.418,88 4.685,50 10.330,70 12.512,85
Porto Alegre - RS 2.273 - 9.931 4.566,60 2.273,31 3.894,00 8.199,23 9.931,15
Goiânia - GO 1.835 - 6.726 3.307,86 1.834,91 2.892,00 5.553,30 6.726,33
Brasília - DF 1.843 - 9.739 4.148,19 1.842,97 3.288,50 8.040,98 9.739,48
Campinas - SP 2.241 - 10.595 4.745,88 2.241,11 3.969,00 8.747,10 10.594,75
Fortaleza - CE 1.749 - 6.661 3.276,88 1.748,83 2.993,00 5.499,29 6.660,91
Florianópolis - SC 2.256 - 9.900 4.514,68 2.255,64 3.712,00 8.173,88 9.900,44
Recife - PE 1.740 - 6.255 3.104,90 1.740,36 2.687,50 5.164,39 6.255,27
Osasco - SP 2.750 - 16.171 7.097,84 2.750,43 5.721,00 13.350,53 16.170,56
Joinville - SC 2.135 - 8.758 4.106,75 2.135,14 3.494,50 7.230,78 8.758,14
Maringá - PR 1.797 - 6.186 3.070,12 1.796,58 2.600,00 5.107,52 6.186,38
Ribeirão Preto - SP 2.057 - 7.636 3.784,80 2.057,44 3.294,50 6.304,52 7.636,22
Londrina - PR 1.843 - 5.654 2.912,69 1.842,66 2.500,00 4.668,00 5.654,02
Blumenau - SC 2.030 - 7.739 3.782,05 2.029,65 3.328,00 6.389,69 7.739,38
Guarulhos - SP 2.189 - 8.459 4.146,04 2.188,88 3.600,00 6.983,74 8.458,92
Salvador - BA 1.777 - 7.271 3.476,71 1.776,71 3.000,00 6.002,76 7.270,72


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 2.179 - 11.995 5.217,46 2.178,93 4.273,00 9.903,21 11.995,06
Minas Gerais 1.733 - 8.056 3.643,40 1.733,28 3.000,00 6.650,92 8.055,79
Paraná 1.920 - 8.391 3.804,87 1.920,05 3.087,00 6.927,56 8.390,87
Santa Catarina 1.959 - 7.731 3.696,35 1.958,96 3.200,00 6.382,70 7.730,92
Rio de Janeiro 2.003 - 10.815 4.688,20 2.003,11 3.841,50 8.928,97 10.815,04
Rio Grande do Sul 1.925 - 8.209 3.857,21 1.924,64 3.300,00 6.777,81 8.209,49
Goiás 1.787 - 6.787 3.305,90 1.787,09 2.884,00 5.603,79 6.787,48
Ceará 1.717 - 6.941 3.319,59 1.716,92 2.895,50 5.730,46 6.940,91
Pernambuco 1.683 - 6.086 3.027,70 1.682,92 2.628,50 5.024,87 6.086,27
Distrito Federal 1.843 - 9.739 4.148,19 1.842,97 3.288,50 8.040,98 9.739,48
Espírito Santo 1.833 - 6.902 3.380,61 1.833,22 3.000,00 5.697,96 6.901,54
Bahia 1.625 - 6.639 3.154,58 1.625,37 2.800,00 5.480,80 6.638,51
Mato Grosso 1.742 - 9.451 4.040,70 1.742,49 3.200,00 7.802,79 9.450,97
Pará 1.611 - 5.788 2.905,86 1.611,34 2.640,00 4.778,40 5.787,74
Mato Grosso do Sul 1.623 - 5.672 2.893,97 1.622,52 2.500,00 4.683,19 5.672,42
Amazonas 1.720 - 5.719 3.005,70 1.719,68 2.780,00 4.721,41 5.718,71
Paraíba 1.477 - 4.680 2.402,84 1.476,89 2.050,50 3.863,58 4.679,69
Rio Grande do Norte 1.577 - 4.692 2.547,10 1.576,77 2.500,00 3.873,68 4.691,92
Alagoas 1.639 - 6.587 3.256,95 1.639,06 2.824,00 5.438,17 6.586,88
Rondônia 1.495 - 4.522 2.345,86 1.494,77 2.000,00 3.733,14 4.521,69
Maranhão 1.519 - 7.235 3.110,48 1.519,47 2.500,00 5.972,91 7.234,56
Sergipe 1.562 - 6.273 3.001,94 1.561,82 2.660,00 5.179,03 6.273,00
Piauí 1.621 - 5.194 2.699,04 1.621,16 2.500,00 4.288,29 5.194,11
Tocantins 1.626 - 5.737 3.025,36 1.626,25 2.941,00 4.736,88 5.737,45
Amapá 1.412 - 3.835 2.016,20 1.412,00 1.800,00 3.166,33 3.835,16
Acre 1.412 - 5.807 2.743,18 1.412,00 2.500,00 4.794,25 5.806,94
Roraima 1.437 - 8.689 3.279,20 1.437,14 2.023,00 7.174,11 8.689,50


Principais locais de trabalho

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação exercem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados com carteira assinada. Atuam em equipes de trabalho sob supervisão ocasional, desenvolvem o trabalho em ambientes fechados, em períodos diurnos. Podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Essas ocupações são exercidas por profissionais com escolaridade de nível superior, do ensino regular ou cursos superiores de tecnologia (tecnólogos). O tempo requerido para o exercício pleno das funções é de quatro a cinco anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Analista de estudos de mercado

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação devem:

  • implantar ações de relações públicas e ouvidoria;
  • atuar em processo de decisão politica;
  • coordenar atividades de negócios e relacionamentos;
  • implementar atividades de negócios e relacionamentos;
  • gerenciar recursos humanos;
  • assessorar diretoria e setores da organização;
  • administrar recursos materiais e financeiros;
  • elaborar plano estratégico das Áreas de negócios e /ou relacionamentos;
  • demonstrar competências pessoais;

  • Atividades

    • elaborar perfil de tomador de decisão, influenciadores e interessados;
    • defender os interesses do representado no processo decisório;
    • examinar currículos;
    • participar da formulação de políticas públicas;
    • monitorar mídias;
    • analisar a demanda regulatória do interessado;
    • demonstrar capacidade de raciocínio analítico;
    • participar de programas e ações de fidelização dos clientes;
    • dimensionar equipe;
    • analisar demanda reclamatória;
    • tomar decisões;
    • realizar ações para ampliação de participação no mercado;
    • solicitar notas técnicas as áreas competentes;
    • estabelecer metas e indicadores de desempenho;
    • checar informações para divulgação;
    • acompanhar atuação da concorrência;
    • encaminhar solicitações aos responsáveis;
    • identificar necessidade de contratação de pessoal;
    • definir perfis profissionais;
    • realizar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • realizar escuta ativa;
    • monitorar a execução de serviços de terceiros;
    • planejar ação de mitigação de risco regulatório/normativo;
    • negociar com clientes;
    • contratar serviços de terceiros;
    • representar empresa publicamente;
    • determinar faixas de preços para comercialização;
    • analisar risco regulatório/normativo;
    • demonstrar capacidade de organização;
    • analisar impacto normativo;
    • demonstrar capacidade de abstração;
    • atender a auditoria interna e externa;
    • recomendar doações e/ou patrocínios;
    • mapear processo de decisão;
    • autorizar pagamentos;
    • monitorar participação da empresa e de produtos no mercado;
    • otimizar custos e recursos;
    • sugerir eventos ( feiras, convenções , congressos, seminários);
    • administrar conflitos entre partes;
    • analisar demanda do cliente;
    • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
    • assistir clientes nas atividades de comercialização e marketing;
    • informar ao interessado a agenda de trabalho dos órgãos envolvidos;
    • trabalhar em equipe;
    • acompanhar questões públicas (leis, decretos, opinião pública);
    • estabelecer diálogo;
    • assessorar nos contatos com a imprensa;
    • analisar fatores econômico-financeiros;
    • entrevistar candidatos;
    • sugerir proposições legislativas/normativas;
    • participar de campanhas institucionais e /ou publicitárias;
    • liderar pessoas;
    • avaliar desempenho da mídia quanto a campanhas publicitárias e/ou imagem institucional, reputação corporativa;
    • detectar necessidades de capacitação profissional;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • monitorar relacionamento com clientes internos e externos;
    • cobrar resultados da equipe;
    • identificar necessidade de recursos;
    • demonstrar capacidade de síntese;
    • planejar campanhas publicitárias;
    • implementar serviços de atendimento a clientes;
    • subsidiar desenvolvimento de novos produtos;
    • estabelecer políticas e procedimentos de comunicação;
    • assessorar nos contatos com diversos públicos das relações da organização;
    • revisar planos;
    • realizar campanhas de vendas;
    • demonstrar visão sistêmica;
    • analisar tendências do mercado;
    • gerir lucratividade;
    • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
    • planejar racionalização do uso de recursos;
    • administrar orçamentos;
    • elaborar perfis (parlamentares e autoridades);
    • dar retorno aos públicos (feedback);
    • gerenciar equipes;
    • realizar estudo de viabilidade;
    • monitorar contratos;
    • elaborar estratégia de relações governamentais;
    • detectar expectativas e necessidades;
    • relacionar-se com a mídia, órgãos governamentais, entidades de classe e associações, entre outros;
    • implementar ações de divulgação da imagem institucional (público interno e externo);
    • participar da elaboração de projetos educacionais;
    • estabelecer estratégia de relação governamental;
    • gerenciar remanejamentos;
    • implementar campanhas institucionais e publicitárias;
    • demonstrar criatividade;
    • monitorar ações governamentais ( executivo, legislativo e judiciário)com potencial impacto setorial e institucional;
    • negociar condições e prioridades de projetos;
    • organizar agenda de reuniões e de trabalho dos órgãos envolvidos no processo de decisão política;
    • demonstrar habilidades comunicativas;
    • analisar fatores políticos e sociais;
    • gerir nível de satisfação do cliente;
    • elaborar recomendações de ações e soluções;
    • avaliar desempenho;
    • elaborar orçamentos;
    • coordenar serviços de atendimento a clientes;
    • saber ouvir;
    • avaliar alternativas de soluções;
    • agir com empatia;
    • formular plano de incentivos;
    • pesquisar mercado;
    • assessorar diretoria e setores na participação em eventos;
    • estabelecer política comercial;
    • planejar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • sugerir melhorias dos serviços de atendimento a clientes;
    • pensar estrategicamente;
    • avaliar nível de satisfação da equipe;
    • mediar conflitos;
    • elaborar peças e documentos para fundamentar defesa;
    • planejar campanhas de vendas;
    • pesquisar comportamentos, opiniões e hábitos;
    • participar de políticas e procedimentos de comunicação;
    • gerir riscos regulatórios/ normativos;
    • elaborar relatórios;
    • analisar contexto;
    • negociar com partes interessadas;
    • coordenar execução de campanhas publicitárias e promoções;
    • listar atividades de cargos / funções;
    • redigir comunicados, requisitos, normas e/ou procedimentos;
    • planejar ações para promoção da imagem institucional;
    • dar suporte na elaboração das metas orçamentárias;
    • captar recursos;
    • demonstrar flexibilidade;
    • criar programas e ações de fidelização de clientes;
    • subsidiar desenvolvimento e/ou melhorias de processos;
    • sugerir políticas e procedimentos de comunicação;
    • dar suporte na elaboração do plano estratégico da organização;
    • monitorar metas e indicadores de desempenho;
    • cobrar ações;
    • delegar atribuições;
    • analisar cenários;


    Setores que mais contratam Analista de estudos de mercado no mercado de trabalho

    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Agências de publicidade
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
    • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários
    • Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica
    • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis
    • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
    • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
    • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Chargista
    Artistas visuais, desenhistas industriais e conservadores-restauradores de bens culturais

    Chargista