Salário para o cargo de Gerente nacional de vendas
CBO 1423-20 > Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Gerente nacional de vendas - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Elaboram planos estratégicos das áreas de comercialização, marketing e comunicação para empresas agroindustriais, industriais, de comercialização e serviços em geral, implementam atividades e coordenam sua execução, assessoram a diretoria e setores da empresa. Na área de atuação, gerenciam recursos humanos, administram recursos materiais e financeiros e promovem condições de segurança, saúde, preservação ambiental e qualidade. Atuam no processo de decisão politica, participam da formulação de políticas públicas, elaboram e estabelecem estratégias de relações governamentais, analisam os riscos regulatórios ou normativos e defendem os interesses dos representados.

Quanto ganha um Gerente nacional de vendas

Um Gerente nacional de vendas trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.064,13 e R$ 18.266,38, com a média salarial de R$ 6.273,19 e o salário mediana em R$ 2.944,50 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Gerente nacional de vendas

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 6.273,19 75.278,26 1.568,30 29,08
1º Quartil 2.064,13 24.769,60 516,03 9,57
Salário Mediana 2.944,50 35.334,00 736,13 13,65
3º Quartil 13.930,72 167.168,67 3.482,68 64,57
Teto Salarial 18.266,38 219.196,58 4.566,60 84,66


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de Áreas de apoio
        • Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 2.499 - 34.714 12.661,12 2.498,81 9.314,50 28.659,77 34.713,57
Rio de Janeiro - RJ 1.657 - 20.162 6.217,29 1.656,75 2.758,80 16.646,15 20.162,32
Barueri - SP 2.106 - 26.875 8.628,76 2.106,22 4.500,00 22.188,53 26.875,41
Belo Horizonte - MG 1.684 - 14.743 4.940,17 1.683,61 2.750,00 12.171,85 14.742,92
Fortaleza - CE 1.532 - 7.829 3.135,99 1.532,35 2.172,50 6.463,76 7.829,10
Campinas - SP 1.744 - 23.763 7.813,72 1.744,05 3.708,00 19.618,93 23.763,04
Curitiba - PR 1.905 - 19.756 6.402,28 1.904,87 3.250,00 16.310,31 19.755,54
Brasília - DF 1.606 - 17.413 5.676,18 1.605,90 2.857,00 14.376,36 17.413,07
Goiânia - GO 1.626 - 14.626 4.751,13 1.625,61 2.500,00 12.075,53 14.626,24
Recife - PE 1.643 - 11.196 3.993,75 1.643,44 2.400,00 9.243,67 11.196,21
Salvador - BA 1.597 - 11.502 4.111,34 1.597,27 2.553,00 9.496,09 11.501,95
Porto Alegre - RS 1.846 - 15.060 5.240,56 1.846,49 3.000,00 12.433,72 15.060,10
Cuiabá - MT 1.565 - 10.796 4.172,02 1.565,05 2.964,00 8.913,16 10.795,89
São Bernardo do Campo - SP 2.280 - 19.668 6.952,58 2.280,49 5.369,00 16.238,04 19.668,00
Ribeirão Preto - SP 2.165 - 20.613 6.687,13 2.165,25 3.300,00 17.017,99 20.612,70
Teresina - PI 1.484 - 5.798 2.444,46 1.484,29 1.618,00 4.787,18 5.798,38
Manaus - AM 1.532 - 10.792 3.726,10 1.531,83 2.083,00 8.910,03 10.792,09
Guarulhos - SP 2.031 - 23.121 7.554,50 2.030,53 3.551,00 19.089,14 23.121,34
Contagem - MG 1.660 - 13.433 4.873,11 1.660,09 3.200,00 11.090,55 13.433,21
São Luís - MA 1.511 - 6.708 2.817,61 1.510,56 2.121,23 5.538,42 6.708,30


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 2.132 - 28.903 9.588,60 2.131,77 5.029,00 23.862,39 28.902,84
Minas Gerais 1.583 - 12.340 4.261,05 1.583,20 2.500,00 10.188,15 12.340,19
Rio de Janeiro 1.622 - 16.301 5.128,45 1.621,79 2.500,00 13.457,93 16.300,65
Paraná 1.825 - 14.336 4.825,86 1.824,55 2.618,50 11.835,72 14.335,78
Santa Catarina 1.853 - 12.727 4.549,96 1.852,79 2.721,00 10.507,48 12.726,97
Rio Grande do Sul 1.748 - 12.798 4.499,83 1.747,56 2.600,00 10.566,01 12.797,86
Ceará 1.490 - 7.869 3.103,95 1.489,52 2.118,00 6.497,02 7.869,38
Goiás 1.545 - 13.553 4.461,73 1.545,19 2.500,00 11.189,10 13.552,57
Bahia 1.560 - 10.005 3.721,01 1.559,93 2.500,00 8.260,05 10.004,82
Pernambuco 1.558 - 9.810 3.588,87 1.558,08 2.223,00 8.099,26 9.810,06
Mato Grosso 1.544 - 12.904 4.414,56 1.544,42 2.500,00 10.653,59 12.903,95
Espírito Santo 1.622 - 10.666 3.993,19 1.621,87 2.500,00 8.805,55 10.665,54
Distrito Federal 1.606 - 17.413 5.676,18 1.605,90 2.857,00 14.376,36 17.413,07
Pará 1.510 - 7.828 3.088,54 1.509,79 2.091,00 6.463,12 7.828,32
Maranhão 1.501 - 6.724 2.829,05 1.500,60 2.100,00 5.551,60 6.724,27
Mato Grosso do Sul 1.601 - 10.766 3.881,37 1.600,75 2.316,00 8.888,38 10.765,88
Piauí 1.464 - 5.869 2.450,12 1.464,07 1.618,00 4.845,75 5.869,32
Rio Grande do Norte 1.480 - 5.973 2.697,17 1.479,83 2.118,00 4.931,36 5.973,01
Paraíba 1.490 - 7.628 3.066,77 1.490,08 2.167,50 6.297,73 7.628,00
Amazonas 1.507 - 10.750 3.682,22 1.506,75 2.040,00 8.875,63 10.750,43
Rondônia 1.532 - 7.622 3.084,83 1.532,13 2.300,00 6.292,54 7.621,72
Alagoas 1.513 - 7.043 3.072,01 1.513,16 2.355,74 5.814,70 7.042,94
Sergipe 1.520 - 6.653 2.883,28 1.520,46 2.151,00 5.492,40 6.652,56
Tocantins 1.464 - 8.658 3.305,97 1.463,97 2.160,00 7.147,73 8.657,55
Roraima 1.503 - 4.365 2.247,30 1.503,17 1.800,00 3.604,13 4.365,44
Amapá 1.492 - 6.194 2.693,89 1.492,39 2.000,00 5.113,98 6.194,20
Acre 1.458 - 5.035 2.449,94 1.457,86 2.052,00 4.156,52 5.034,50


Principais locais de trabalho

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação exercem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados com carteira assinada. Atuam em equipes de trabalho sob supervisão ocasional, desenvolvem o trabalho em ambientes fechados, em períodos diurnos. Podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Essas ocupações são exercidas por profissionais com escolaridade de nível superior, do ensino regular ou cursos superiores de tecnologia (tecnólogos). O tempo requerido para o exercício pleno das funções é de quatro a cinco anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Gerente nacional de vendas

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação devem:

  • elaborar plano estratégico das Áreas de negócios e /ou relacionamentos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • coordenar atividades de negócios e relacionamentos;
  • implantar ações de relações públicas e ouvidoria;
  • assessorar diretoria e setores da organização;
  • atuar em processo de decisão politica;
  • implementar atividades de negócios e relacionamentos;
  • gerenciar recursos humanos;
  • administrar recursos materiais e financeiros;

  • Atividades

    • liderar pessoas;
    • participar de campanhas institucionais e /ou publicitárias;
    • implementar serviços de atendimento a clientes;
    • participar da formulação de políticas públicas;
    • mediar conflitos;
    • participar de políticas e procedimentos de comunicação;
    • participar da elaboração de projetos educacionais;
    • estabelecer políticas e procedimentos de comunicação;
    • dar suporte na elaboração do plano estratégico da organização;
    • monitorar ações governamentais ( executivo, legislativo e judiciário)com potencial impacto setorial e institucional;
    • solicitar notas técnicas as áreas competentes;
    • formular plano de incentivos;
    • avaliar alternativas de soluções;
    • coordenar serviços de atendimento a clientes;
    • demonstrar capacidade de síntese;
    • participar de programas e ações de fidelização dos clientes;
    • monitorar relacionamento com clientes internos e externos;
    • realizar escuta ativa;
    • gerir lucratividade;
    • trabalhar em equipe;
    • mapear processo de decisão;
    • realizar ações para ampliação de participação no mercado;
    • agir com empatia;
    • estabelecer diálogo;
    • assessorar diretoria e setores na participação em eventos;
    • elaborar estratégia de relações governamentais;
    • sugerir eventos ( feiras, convenções , congressos, seminários);
    • determinar faixas de preços para comercialização;
    • captar recursos;
    • saber ouvir;
    • demonstrar criatividade;
    • negociar com clientes;
    • contratar serviços de terceiros;
    • delegar atribuições;
    • avaliar nível de satisfação da equipe;
    • elaborar perfil de tomador de decisão, influenciadores e interessados;
    • analisar risco regulatório/normativo;
    • planejar campanhas de vendas;
    • checar informações para divulgação;
    • identificar necessidade de contratação de pessoal;
    • demonstrar visão sistêmica;
    • administrar conflitos entre partes;
    • detectar necessidades de capacitação profissional;
    • entrevistar candidatos;
    • planejar ações para promoção da imagem institucional;
    • planejar campanhas publicitárias;
    • defender os interesses do representado no processo decisório;
    • monitorar mídias;
    • pensar estrategicamente;
    • coordenar execução de campanhas publicitárias e promoções;
    • gerenciar equipes;
    • criar programas e ações de fidelização de clientes;
    • pesquisar comportamentos, opiniões e hábitos;
    • otimizar custos e recursos;
    • analisar demanda do cliente;
    • planejar ação de mitigação de risco regulatório/normativo;
    • monitorar participação da empresa e de produtos no mercado;
    • detectar expectativas e necessidades;
    • informar ao interessado a agenda de trabalho dos órgãos envolvidos;
    • realizar estudo de viabilidade;
    • elaborar peças e documentos para fundamentar defesa;
    • estabelecer metas e indicadores de desempenho;
    • definir perfis profissionais;
    • relacionar-se com a mídia, órgãos governamentais, entidades de classe e associações, entre outros;
    • analisar contexto;
    • identificar necessidade de recursos;
    • analisar fatores econômico-financeiros;
    • elaborar relatórios;
    • analisar impacto normativo;
    • analisar demanda reclamatória;
    • sugerir proposições legislativas/normativas;
    • demonstrar capacidade de raciocínio analítico;
    • implementar campanhas institucionais e publicitárias;
    • analisar tendências do mercado;
    • acompanhar atuação da concorrência;
    • redigir comunicados, requisitos, normas e/ou procedimentos;
    • assessorar nos contatos com diversos públicos das relações da organização;
    • gerir nível de satisfação do cliente;
    • revisar planos;
    • implementar ações de divulgação da imagem institucional (público interno e externo);
    • representar empresa publicamente;
    • analisar a demanda regulatória do interessado;
    • gerir riscos regulatórios/ normativos;
    • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
    • dar retorno aos públicos (feedback);
    • demonstrar habilidades comunicativas;
    • demonstrar flexibilidade;
    • gerenciar remanejamentos;
    • examinar currículos;
    • analisar cenários;
    • negociar com partes interessadas;
    • sugerir melhorias dos serviços de atendimento a clientes;
    • demonstrar capacidade de abstração;
    • realizar campanhas de vendas;
    • subsidiar desenvolvimento e/ou melhorias de processos;
    • atender a auditoria interna e externa;
    • elaborar perfis (parlamentares e autoridades);
    • cobrar ações;
    • monitorar metas e indicadores de desempenho;
    • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
    • estabelecer estratégia de relação governamental;
    • encaminhar solicitações aos responsáveis;
    • subsidiar desenvolvimento de novos produtos;
    • planejar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • monitorar contratos;
    • analisar fatores políticos e sociais;
    • negociar condições e prioridades de projetos;
    • acompanhar questões públicas (leis, decretos, opinião pública);
    • recomendar doações e/ou patrocínios;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • realizar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • avaliar desempenho;
    • monitorar a execução de serviços de terceiros;
    • listar atividades de cargos / funções;
    • autorizar pagamentos;
    • estabelecer política comercial;
    • cobrar resultados da equipe;
    • assistir clientes nas atividades de comercialização e marketing;
    • pesquisar mercado;
    • sugerir políticas e procedimentos de comunicação;
    • dimensionar equipe;
    • elaborar recomendações de ações e soluções;
    • avaliar desempenho da mídia quanto a campanhas publicitárias e/ou imagem institucional, reputação corporativa;
    • tomar decisões;
    • organizar agenda de reuniões e de trabalho dos órgãos envolvidos no processo de decisão política;
    • elaborar orçamentos;
    • dar suporte na elaboração das metas orçamentárias;
    • administrar orçamentos;
    • planejar racionalização do uso de recursos;
    • demonstrar capacidade de organização;
    • assessorar nos contatos com a imprensa;


    Setores que mais contratam Gerente nacional de vendas no mercado de trabalho

    • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Comércio varejista de calçados
    • Comércio varejista de artigos de óptica
    • Comércio varejista de móveis
    • Comércio a varejo de automóveis, camionetas e utilitários novos
    • Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação
    • Comércio varejista de materiais de construção em geral
    • Comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal
    • Atividades de teleatendimento




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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