Salário para o cargo de Gerente de departamento de marketing
CBO 1423-15 > Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Gerente de departamento de marketing - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Elaboram planos estratégicos das áreas de comercialização, marketing e comunicação para empresas agroindustriais, industriais, de comercialização e serviços em geral, implementam atividades e coordenam sua execução, assessoram a diretoria e setores da empresa. Na área de atuação, gerenciam recursos humanos, administram recursos materiais e financeiros e promovem condições de segurança, saúde, preservação ambiental e qualidade. Atuam no processo de decisão politica, participam da formulação de políticas públicas, elaboram e estabelecem estratégias de relações governamentais, analisam os riscos regulatórios ou normativos e defendem os interesses dos representados.

Quanto ganha um Gerente de departamento de marketing

Um Gerente de departamento de marketing trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.575,23 e R$ 24.433,88, com a média salarial de R$ 7.775,80 e o salário mediana em R$ 4.805,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Gerente de departamento de marketing

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 7.775,80 93.309,59 1.943,95 36,74
1º Quartil 1.575,23 18.902,72 393,81 7,44
Salário Mediana 4.805,00 57.660,00 1.201,25 22,70
3º Quartil 18.634,32 223.611,82 4.658,58 88,05
Teto Salarial 24.433,88 293.206,52 6.108,47 115,45


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de Áreas de apoio
        • Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 3.146 - 27.551 11.800,66 3.145,55 10.500,00 22.746,25 27.550,94
Rio de Janeiro - RJ 2.030 - 25.325 9.555,78 2.030,08 7.000,00 20.908,38 25.324,86
Fortaleza - CE 1.250 - 8.486 3.049,37 1.249,52 2.000,00 7.005,72 8.485,54
Belo Horizonte - MG 1.531 - 14.523 5.265,01 1.531,25 3.586,00 11.990,68 14.523,47
Curitiba - PR 1.836 - 17.101 6.361,22 1.836,09 4.431,32 14.118,65 17.100,93
Barueri - SP 3.208 - 34.707 13.164,82 3.208,47 10.100,00 28.654,74 34.707,49
Campinas - SP 1.760 - 20.926 7.644,61 1.760,12 5.636,00 17.276,45 20.925,75
Recife - PE 1.385 - 10.895 3.949,57 1.385,37 2.500,00 8.995,33 10.895,41
Porto Alegre - RS 1.865 - 17.870 6.392,52 1.864,64 4.000,00 14.753,23 17.869,56
Brasília - DF 1.447 - 12.207 4.425,38 1.447,03 2.750,00 10.078,19 12.207,01
Osasco - SP 3.676 - 28.893 11.530,12 3.675,85 9.000,00 23.854,25 28.892,98
Goiânia - GO 1.386 - 11.880 4.442,85 1.385,52 3.025,00 9.808,30 11.880,10
Salvador - BA 1.589 - 13.669 4.822,39 1.589,29 3.000,00 11.284,95 13.668,67
Florianópolis - SC 2.080 - 11.144 4.995,31 2.079,90 4.285,86 9.200,34 11.143,73
Maringá - PR 1.371 - 7.161 3.022,14 1.371,34 2.236,40 5.911,98 7.160,76
Sorocaba - SP 1.693 - 19.689 6.229,08 1.692,55 2.900,00 16.255,17 19.688,75
Ribeirão Preto - SP 1.557 - 16.846 5.855,89 1.556,97 3.708,00 13.908,09 16.845,90
São Carlos - SP 2.256 - 14.186 5.154,98 2.255,69 3.486,37 11.712,28 14.186,26
Teresina - PI 1.088 - 3.960 1.945,51 1.088,48 1.661,32 3.269,13 3.959,66
Guarulhos - SP 1.692 - 29.895 10.383,42 1.692,08 6.826,54 24.681,31 29.894,75


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 2.347 - 26.526 10.539,07 2.347,43 8.709,68 21.899,96 26.525,88
Rio de Janeiro 1.702 - 23.864 8.568,84 1.701,81 6.000,00 19.702,43 23.864,18
Minas Gerais 1.325 - 12.468 4.388,23 1.325,40 2.750,00 10.293,35 12.467,62
Paraná 1.534 - 14.700 5.141,05 1.534,43 3.180,00 12.136,68 14.700,30
Ceará 1.177 - 9.100 3.146,62 1.176,84 1.884,42 7.513,42 9.100,48
Santa Catarina 1.560 - 11.232 4.287,71 1.559,62 3.000,00 9.273,45 11.232,28
Rio Grande do Sul 1.543 - 14.195 4.986,20 1.542,69 3.000,80 11.719,32 14.194,79
Pernambuco 1.298 - 10.070 3.530,89 1.298,39 2.000,00 8.314,01 10.070,18
Bahia 1.236 - 9.930 3.670,34 1.235,69 2.500,00 8.198,04 9.929,72
Goiás 1.315 - 11.202 4.248,27 1.315,14 3.000,00 9.248,70 11.202,30
Distrito Federal 1.447 - 12.207 4.425,38 1.447,03 2.750,00 10.078,19 12.207,01
Rio Grande do Norte 1.145 - 4.363 2.051,81 1.144,96 1.595,00 3.602,45 4.363,40
Paraíba 1.185 - 15.510 4.422,73 1.184,67 2.000,00 12.804,97 15.509,76
Piauí 1.077 - 3.770 1.848,67 1.076,91 1.503,48 3.112,81 3.770,33
Espírito Santo 1.366 - 10.030 3.822,27 1.365,54 2.500,00 8.280,56 10.029,66
Maranhão 1.152 - 4.755 2.123,50 1.151,99 1.611,99 3.925,85 4.755,10
Pará 1.266 - 8.401 3.172,79 1.266,32 2.200,00 6.935,76 8.400,80
Mato Grosso 1.242 - 9.039 3.459,70 1.241,55 2.145,00 7.462,87 9.039,26
Mato Grosso do Sul 1.225 - 12.768 4.115,68 1.225,47 2.500,00 10.541,39 12.768,05
Sergipe 1.135 - 8.439 3.040,54 1.134,97 2.000,00 6.967,40 8.439,12
Amazonas 1.292 - 13.755 4.754,34 1.292,36 3.045,00 11.356,20 13.754,97
Alagoas 1.258 - 10.694 3.697,67 1.258,23 2.507,00 8.829,33 10.694,35
Rondônia 1.078 - 6.981 2.631,24 1.078,28 1.500,00 5.763,71 6.981,18
Tocantins 1.137 - 4.964 2.469,71 1.136,93 2.427,19 4.097,97 4.963,59
Roraima 1.201 - 18.168 4.992,94 1.200,67 2.600,00 15.000,00 18.168,45
Amapá 1.175 - 3.948 1.983,64 1.175,08 1.750,00 3.259,48 3.947,98
Acre 1.129 - 4.973 2.224,55 1.128,60 2.011,00 4.105,34 4.972,51


Principais locais de trabalho

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação exercem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados com carteira assinada. Atuam em equipes de trabalho sob supervisão ocasional, desenvolvem o trabalho em ambientes fechados, em períodos diurnos. Podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Essas ocupações são exercidas por profissionais com escolaridade de nível superior, do ensino regular ou cursos superiores de tecnologia (tecnólogos). O tempo requerido para o exercício pleno das funções é de quatro a cinco anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Gerente de departamento de marketing

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • implantar ações de relações públicas e ouvidoria;
  • atuar em processo de decisão politica;
  • elaborar plano estratégico das Áreas de negócios e /ou relacionamentos;
  • coordenar atividades de negócios e relacionamentos;
  • gerenciar recursos humanos;
  • implementar atividades de negócios e relacionamentos;
  • assessorar diretoria e setores da organização;
  • administrar recursos materiais e financeiros;

  • Atividades

    • realizar ações para ampliação de participação no mercado;
    • analisar a demanda regulatória do interessado;
    • cobrar ações;
    • avaliar alternativas de soluções;
    • elaborar recomendações de ações e soluções;
    • dar suporte na elaboração das metas orçamentárias;
    • revisar planos;
    • gerenciar equipes;
    • avaliar nível de satisfação da equipe;
    • sugerir melhorias dos serviços de atendimento a clientes;
    • administrar conflitos entre partes;
    • realizar campanhas de vendas;
    • recomendar doações e/ou patrocínios;
    • estabelecer diálogo;
    • mediar conflitos;
    • demonstrar capacidade de raciocínio analítico;
    • gerir nível de satisfação do cliente;
    • agir com empatia;
    • planejar campanhas publicitárias;
    • analisar demanda reclamatória;
    • definir perfis profissionais;
    • pesquisar mercado;
    • otimizar custos e recursos;
    • dar suporte na elaboração do plano estratégico da organização;
    • acompanhar questões públicas (leis, decretos, opinião pública);
    • monitorar mídias;
    • elaborar peças e documentos para fundamentar defesa;
    • elaborar orçamentos;
    • elaborar perfis (parlamentares e autoridades);
    • estabelecer política comercial;
    • estabelecer políticas e procedimentos de comunicação;
    • criar programas e ações de fidelização de clientes;
    • cobrar resultados da equipe;
    • contratar serviços de terceiros;
    • elaborar estratégia de relações governamentais;
    • mapear processo de decisão;
    • pesquisar comportamentos, opiniões e hábitos;
    • analisar demanda do cliente;
    • participar de políticas e procedimentos de comunicação;
    • detectar expectativas e necessidades;
    • sugerir eventos ( feiras, convenções , congressos, seminários);
    • elaborar perfil de tomador de decisão, influenciadores e interessados;
    • captar recursos;
    • dar retorno aos públicos (feedback);
    • sugerir políticas e procedimentos de comunicação;
    • participar de campanhas institucionais e /ou publicitárias;
    • planejar racionalização do uso de recursos;
    • participar da elaboração de projetos educacionais;
    • monitorar ações governamentais ( executivo, legislativo e judiciário)com potencial impacto setorial e institucional;
    • analisar tendências do mercado;
    • assessorar nos contatos com diversos públicos das relações da organização;
    • demonstrar capacidade de abstração;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • assessorar nos contatos com a imprensa;
    • autorizar pagamentos;
    • analisar contexto;
    • determinar faixas de preços para comercialização;
    • encaminhar solicitações aos responsáveis;
    • participar da formulação de políticas públicas;
    • elaborar relatórios;
    • examinar currículos;
    • realizar estudo de viabilidade;
    • identificar necessidade de contratação de pessoal;
    • demonstrar capacidade de síntese;
    • solicitar notas técnicas as áreas competentes;
    • gerenciar remanejamentos;
    • gerir lucratividade;
    • participar de programas e ações de fidelização dos clientes;
    • coordenar execução de campanhas publicitárias e promoções;
    • subsidiar desenvolvimento e/ou melhorias de processos;
    • realizar escuta ativa;
    • delegar atribuições;
    • sugerir proposições legislativas/normativas;
    • negociar condições e prioridades de projetos;
    • checar informações para divulgação;
    • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
    • acompanhar atuação da concorrência;
    • analisar fatores políticos e sociais;
    • relacionar-se com a mídia, órgãos governamentais, entidades de classe e associações, entre outros;
    • monitorar relacionamento com clientes internos e externos;
    • avaliar desempenho da mídia quanto a campanhas publicitárias e/ou imagem institucional, reputação corporativa;
    • analisar cenários;
    • monitorar metas e indicadores de desempenho;
    • identificar necessidade de recursos;
    • demonstrar criatividade;
    • analisar risco regulatório/normativo;
    • analisar impacto normativo;
    • defender os interesses do representado no processo decisório;
    • negociar com clientes;
    • implementar campanhas institucionais e publicitárias;
    • dimensionar equipe;
    • avaliar desempenho;
    • trabalhar em equipe;
    • monitorar a execução de serviços de terceiros;
    • planejar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • negociar com partes interessadas;
    • demonstrar habilidades comunicativas;
    • atender a auditoria interna e externa;
    • listar atividades de cargos / funções;
    • monitorar contratos;
    • representar empresa publicamente;
    • pensar estrategicamente;
    • redigir comunicados, requisitos, normas e/ou procedimentos;
    • organizar agenda de reuniões e de trabalho dos órgãos envolvidos no processo de decisão política;
    • assistir clientes nas atividades de comercialização e marketing;
    • analisar fatores econômico-financeiros;
    • implementar serviços de atendimento a clientes;
    • subsidiar desenvolvimento de novos produtos;
    • monitorar participação da empresa e de produtos no mercado;
    • estabelecer estratégia de relação governamental;
    • informar ao interessado a agenda de trabalho dos órgãos envolvidos;
    • liderar pessoas;
    • administrar orçamentos;
    • planejar ação de mitigação de risco regulatório/normativo;
    • demonstrar capacidade de organização;
    • detectar necessidades de capacitação profissional;
    • tomar decisões;
    • entrevistar candidatos;
    • planejar ações para promoção da imagem institucional;
    • formular plano de incentivos;
    • demonstrar visão sistêmica;
    • assessorar diretoria e setores na participação em eventos;
    • realizar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários);
    • saber ouvir;
    • estabelecer metas e indicadores de desempenho;
    • implementar ações de divulgação da imagem institucional (público interno e externo);
    • planejar campanhas de vendas;
    • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
    • gerir riscos regulatórios/ normativos;
    • demonstrar flexibilidade;
    • coordenar serviços de atendimento a clientes;


    Setores que mais contratam Gerente de departamento de marketing no mercado de trabalho

    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários
    • Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica
    • Agências de publicidade
    • Comércio atacadista de cosméticos e produtos de perfumaria
    • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
    • Confecção de peças do vestuário, exceto roupas íntimas e as confeccionadas sob medida
    • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Tradutor
    Filólogos, tradutores ,intérpretes

    Tradutor

    Salário para o cargo de Estalageiro
    Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação

    Estalageiro