Salário para o cargo de Gerente de crédito rural
CBO 1417-30 > Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Gerente de crédito rural - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Comercializam produtos e serviços financeiros, implementam processos operacionais, planejam processos de operações bancárias, coordenam o desenvolvimento e a implantação de produtos, serviços e processos, gerenciam pessoas, traçam plano diretor para áreas de crédito, produtos e comercialização, administram recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros, comunicam-se, oralmente e por escrito, divulgando e consolidando informações, normas e procedimentos, campanhas de vendas, interagindo com pessoas e conduzindo reuniões.

Quanto ganha um Gerente de crédito rural

Um Gerente de crédito rural trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 3.407,25 e R$ 19.533,13, com a média salarial de R$ 7.437,03 e o salário mediana em R$ 4.318,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Gerente de crédito rural

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 7.437,03 89.244,40 1.859,26 35,62
1º Quartil 3.407,25 40.887,00 851,81 16,32
Salário Mediana 4.318,00 51.816,00 1.079,50 20,68
3º Quartil 14.896,80 178.761,55 3.724,20 71,35
Teto Salarial 19.533,13 234.397,51 4.883,28 93,56


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Santa Catarina 3.433 - 23.605 7.679,31 3.432,67 4.318,00 19.488,33 23.604,85
Minas Gerais 2.146 - 15.975 6.685,00 2.146,00 5.714,50 13.189,00 15.974,91
Rondônia 3.906 - 7.954 4.655,00 3.906,00 3.906,00 6.567,00 7.954,15
São Paulo 3.671 - 24.458 12.175,07 3.671,00 12.852,00 20.193,00 24.458,37


Principais locais de trabalho

Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira desenvolvem suas atividades em empresas de intermediações financeiras e são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Atuam como gestores de equipes de trabalho e, geralmente, trabalham no período diurno. Desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, sob supervisão ocasional. Pela própria característica da função, podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Essas ocupações são exercidas por profissionais com nível superior, acrescida de cursos básicos de qualificação, com mais de quatrocentas horas. O tempo de experiência profissional requerido para o exercício pleno da função é de um a dois anos para gerente de agência e mais de cinco anos para as demais ocupações.


Funções e atividades do Gerente de crédito rural

Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • gerenciar pessoas;
  • comercializar produtos e serviços financeiros;
  • implementar processos operacionais;
  • coordenar desenvolvimento e implantação de produtos, serviços e processos;
  • planejar processos de operações bancárias;
  • comunicar-se;
  • administrar recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros;
  • traçar plano diretor para Áreas de crédito, produtos e comercialização;

  • Atividades

    • desenvolver processos de análise de informações de crédito;
    • demonstrar liderança;
    • definir canais de distribuição (agências, internet, terminais eletrônicos);
    • obter aprovação interna de produtos, serviços e processos;
    • aprovar taxas e tarifas;
    • conduzir reuniões com equipe;
    • respeitar valores da instituição;
    • divulgar normas e procedimentos;
    • interagir com demais áreas do banco;
    • recomendar ações de marketing e vendas;
    • estabelecer objetivos e metas;
    • autorizar pagamento de serviços terceirizados;
    • selecionar pessoas;
    • negociar taxas, prazos, formas de pagamento, tarifas e valores;
    • sugerir promoção de pessoal;
    • examinar operações gerenciais;
    • analisar mercado e concorrência;
    • divulgar campanhas de vendas;
    • solicitar compra de equipamentos;
    • programar férias da equipe;
    • participar de projetos da instituição;
    • consolidar informações gerenciais;
    • garantir o cumprimento de políticas legais, administrativas e financeiras;
    • controlar execução de serviços de terceiros;
    • demonstrar capacidade de conviver com situações adversas;
    • adequar perfil ocupacional à função;
    • estabelecer indicadores de resultados;
    • autorizar manutenção de sistemas informatizados;
    • definir atribuições para cada cargo;
    • demonstrar visão gerencial;
    • otimizar fluxo de trabalho;
    • acompanhar formalização de operações;
    • prever impactos de normas internas e externas;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • subsidiar desenvolvimento de produtos e serviços;
    • definir estrutura organizacional da área;
    • coordenar processo de revisão de crédito;
    • estipular políticas por produto;
    • ajustar parâmetros operacionais;
    • monitorar qualidade da carteira de crédito;
    • analisar desempenho econômico-financeiro de clientes (pf e pj);
    • detectar riscos inerentes ao processo operacional;
    • avaliar riscos inerentes ao produto;
    • participar do comitê operacional e de produtos;
    • demonstrar raciocínio analítico;
    • programar desenvolvimento de equipes;
    • mensurar composição dos ativos do banco;
    • atribuir perfil de acesso aos sistemas;
    • coordenar equipes;
    • coordenar processos de recuperação de crédito;
    • revisar plano diretor;
    • conferir documentação, na negociação de cartas de crédito;
    • solucionar reclamações de clientes;
    • elaborar orçamento da área;
    • propor alteração de rating ou score para clientes;
    • comunicar alterações de taxas e tarifas ao bacen e a clientes;
    • motivar equipes;
    • demonstrar flexibilidade;
    • classificar clientes (rating e score);
    • demonstrar pensamento estruturado;
    • participar de comitê de crédito;
    • monitorar recuperação de crédito;
    • reconhecer nichos de mercado;
    • dispensar pessoas;
    • solicitar manutenção de sistemas informatizados;
    • controlar orçamento da área;
    • estudar sugestões de clientes;
    • executar políticas de manutenção de clientes;
    • identificar necessidade de melhoria em produtos e serviços;
    • delegar atribuições;
    • submeter contratos de produtos à validação do jurídico;
    • repassar informações ao bacen (banco central) e demais órgãos públicos;
    • desenvolver processos de prospecção de clientes;
    • validar contratos de produtos com compliance;
    • demonstrar percepção (feeling);
    • gerir processos de crédito;
    • promover interação da equipe;
    • contratar serviços terceirizados;
    • reestudar políticas operacionais e de crédito;
    • demonstrar poder de decisão;
    • incrementar resultados;
    • conferir autenticidade de informações;
    • estabelecer prioridades;
    • checar aplicação do crédito na finalidade;
    • avaliar potencial de pessoal da equipe;
    • demonstrar persuasão;
    • remanejar pessoal;
    • especificar condições e fluxos operacionais;
    • homologar piloto de produtos, serviços e processos;
    • desenvolver modelos estatísticos de análise de crédito;
    • identificar necessidade de cliente;
    • analisar dossiê de operações de câmbio;
    • executar consultas de crédito;
    • assegurar padrões de atendimento;
    • administrar conflitos;
    • fomentar prospecção de clientes;
    • adaptar produtos, serviços e processos às mudanças de legislação e normas;
    • instruir processos de cobrança e recuperação de crédito;
    • montar estratégias de exigibilidade e aplicações;
    • visitar clientes;
    • submeter plano diretor à aprovação superior;
    • controlar custos;
    • obter conformidade legal de produtos e serviços;
    • participar das comissões febraban, abecip;
    • propor remuneração de pessoal;
    • demonstrar segurança;
    • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
    • analisar evolução de inadimplência das carteiras;
    • promover treinamento e desenvolvimento de equipes;
    • realizar avaliação cruzada de desempenho;
    • implementar políticas internas e externas;
    • liberar pagamentos em moeda estrangeira e nacional;
    • determinar perfil de ocupações;
    • divulgar objetivos e metas da área;
    • verificar enquadramento de garantias;
    • reciclar-se profissionalmente;
    • atender auditoria interna e externa;


    Setores que mais contratam Gerente de crédito rural no mercado de trabalho

    • Cooperativas de crédito mútuo
    • Comércio atacadista de café em grão
    • Criação de bovinos para corte
    • Criação de bovinos para leite
    • Cultivo de cana-de-açúcar
    • Cultivo de café
    • Bancos cooperativos
    • Fabricação de óleos vegetais em bruto, exceto óleo de milho
    • Testes e análises técnicas
    • Criação de aves, exceto galináceos




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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