Salário para o cargo de Gerente de pensionato
CBO 1415-20 > Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação

Gerente de pensionato - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Gerenciam e promovem produtos e serviços em empresas de turismo, de hospedagem e de alimentação. Coordenam áreas operacionais de alojamento, alimentação, recreação e lazer em hotéis, pousadas, pensões, restaurantes e bares. Administram recursos humanos e financeiros, executam rotinas administrativas e prestam assessoria.

Quanto ganha um Gerente de pensionato

Um Gerente de pensionato trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.799,90 e R$ 5.897,63, com a média salarial de R$ 2.786,16 e o salário mediana em R$ 2.088,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Gerente de pensionato

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.786,16 33.433,90 696,54 12,90
1º Quartil 1.799,90 21.598,80 449,97 8,33
Salário Mediana 2.088,00 25.056,00 522,00 9,67
3º Quartil 4.497,79 53.973,45 1.124,45 20,82
Teto Salarial 5.897,63 70.771,61 1.474,41 27,30


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 2.040 - 16.500 5.136,22 2.040,00 2.800,00 13.622,50 16.499,98
Angra dos Reis - RJ 1.786 - 6.056 2.634,83 1.786,00 2.115,50 5.000,00 6.056,15
São Pedro da Aldeia - RJ 1.803 - 2.385 1.836,20 1.803,00 1.803,00 1.969,00 2.384,91


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.821 - 9.554 3.655,14 1.821,40 2.562,50 7.888,20 9.554,42
Rio de Janeiro 1.753 - 4.983 2.447,67 1.753,00 2.000,00 4.114,17 4.983,20
Minas Gerais 1.519 - 4.293 2.230,36 1.518,67 2.000,00 3.544,57 4.293,29
Paraná 1.764 - 6.541 2.921,50 1.764,33 2.272,00 5.400,00 6.540,64
Rio Grande do Sul 1.477 - 2.810 1.797,50 1.477,00 1.723,00 2.320,00 2.810,05
Bahia 1.919 - 5.774 2.824,78 1.919,00 2.500,00 4.767,00 5.773,93
Espírito Santo 1.610 - 5.131 2.410,20 1.610,00 1.954,00 4.236,00 5.130,77
Santa Catarina 1.844 - 10.303 3.698,20 1.844,00 2.214,00 8.506,00 10.302,72


Principais locais de trabalho

Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação esses trabalhadores atuam nas áreas ligadas a alimentação e alojamento, turismo,transportes e viagens, atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada que trabalham com supervisão permanente, em ambientes fechados ou a céu aberto, em horários diurnos ou noturnos, e se organizam em equipe. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação

Os requisitos de acesso a essas ocupações variam conforme o porte e tipo de estabelecimento. Como requisito mínimo tem-se o ensino médio, mais experiência de um a dois anos na área. Há empresas que demandam profissionais formados em escolas técnicas profissionalizantes ou em curso superior na área de hotelaria e turismo. Devido ao grande crescimento do setor e para atender à demanda há atualmente no mercado de trabalho profissionais formados em cursos superiores de tecnologia.


Funções e atividades do Gerente de pensionato

Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação devem:

  • administrar Área de alimentos e bebidas;
  • promover vendas de produtos e serviços;
  • administrar recursos financeiros;
  • coordenar Áreas operacionais de hotéis e restaurantes;
  • prestar assessoria;
  • gerenciar compras;
  • administrar pessoal;
  • demonstrar competências pessoais;
  • executar rotinas administrativas;
  • gerenciar serviços em agências de turismo, hotéis e restaurantes;

  • Atividades

    • definir fornecedores;
    • alocar recursos;
    • participar na avaliação da política de marketing;
    • atender auditorias;
    • supervisionar estoque de alimentos e bebidas;
    • definir produtos, serviços e preços;
    • coordenar atividade de armazenamento de alimentos e bebidas;
    • participar da promoção de ações sociais;
    • supervisionar serviços de governança;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • controlar reposição de uniformes;
    • supervisionar controle de validade de alimentos e bebidas;
    • avaliar relatórios de atividades financeiras;
    • controlar padrões de alimentos e bebidas;
    • definir políticas de divulgação e vendas de produtos e serviços;
    • participar da elaboração de normas e procedimentos;
    • coordenar execução de obras;
    • supervisionar atividades de recreação e lazer;
    • elaborar orçamento;
    • propor investimentos;
    • supervisionar qualidade de alimentos e bebidas;
    • pesquisar novas receitas;
    • montar pacotes (turísticos, lazer, gastronômicos, feiras e eventos);
    • monitorar treinamento de funcionários;
    • participar na elaboração do plano estratégico;
    • representar empresa em atividades e eventos sociais, comunitários e o;
    • elaborar relatórios gerenciais;
    • definir prioridades de execução dos serviços;
    • degustar alimentos e bebidas;
    • definir critérios de seleção de pessoal;
    • tomar decisões;
    • supervisionar serviços de eventos;
    • acompanhar fluxo de caixa;
    • administrar andamento de questões trabalhistas;
    • controlar inventários;
    • supervisionar serviços de recepção;
    • relacionar-se com a mídia;
    • elaborar cardápio;
    • demonstrar senso de organização;
    • programar serviços de manutenção de equipamentos e instalações;
    • aprovar escalas de serviços, férias e treinamento;
    • analisar previsões de mercado;
    • definir benefícios aos funcionários;
    • controlar qualidade dos serviços;
    • decidir sobre admissão, demissão e promoção de funcionários;
    • definir programação de atividades de lazer, recreação e eventos;
    • inspecionar apresentação pessoal dos funcionários;
    • promover reuniões da equipe;
    • participar da elaboração de políticas de cargos e salários;
    • acompanhar aplicações financeiras;
    • atender fiscalizações;
    • definir padrões de produtos e serviços em restaurantes;
    • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
    • propor reformas de instalações;
    • supervisionar serviços de apoio (manutenção, segurança, informática);
    • controlar estoque do almoxarifado;
    • identificar segmentos de turismo;
    • verificar arrumação de salões;
    • coordenar logística para recebimento de produtos;
    • controlar desperdícios;
    • liderar equipes;
    • atender fornecedores;
    • criar planos de incentivo;
    • definir parcerias com outras empresas;
    • supervisionar serviços de reservas;
    • participar na elaboração de roteiros turísticos e gastronômicos;
    • tratar sugestões e reclamações de clientes;
    • demonstrar dinamismo;
    • participar na definição da política financeira da empresa;
    • autorizar compras;
    • negociar com fornecedores (qualidade, preços, prazos de entrega e de pagamento;
    • definir equipes de trabalho;
    • participar na elaboração de planos de emergência;
    • avaliar relatórios de desempenho;
    • montar cadastro de fornecedores;
    • administrar conflitos;
    • avaliar destinos, produtos e serviços prestados;
    • definir políticas de atendimento a clientes;
    • medir satisfação do cliente;
    • definir padrões de serviços em hotéis;
    • supervisionar preparação de receitas;
    • assumir responsabilidade;
    • avaliar necessidade treinamento;
    • fomentar parcerias com órgãos públicos e privados;
    • elaborar carta de bebidas;
    • motivar equipes;
    • controlar documentação;
    • demonstrar fluência verbal;
    • definir critérios de avaliação dos serviços;
    • avaliar produtos e serviços adquiridos;
    • viabilizar treinamento;


    Setores que mais contratam Gerente de pensionato no mercado de trabalho

    • Hotéis
    • Outros alojamentos não especificados anteriormente
    • Motéis
    • Instituições de longa permanência para idosos
    • Pensões (alojamento)
    • Albergues assistenciais
    • Serviços de assistência social sem alojamento
    • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Apart-hotéis




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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