Categorias profissionais do cargo
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
- Gerentes
- Gerentes de produção e operações
- Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.
O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica
Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Vendeiro (comércio varejista)
Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:
- assessorar diretoria e setores da empresa;
- gerir recursos materiais e financeiros;
- planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
- administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
- estruturar equipes de trabalho;
- gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
- demonstrar competências pessoais;
- atender aos clientes;
- promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
Atividades
- acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
- programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
- administrar conflitos entre funcionários;
- buscar atualização profissional;
- revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
- promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
- estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
- propor compra de novos itens;
- estimular a motivação das equipes;
- gerenciar contratos de serviços;
- atender agentes de fiscalização;
- argumentar com convicção (persuasão);
- organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
- estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
- planejar racionalização do uso de recursos;
- otimizar o espaço físico da loja (modulação);
- planejar compras e locações;
- controlar o cumprimento de normas;
- providenciar integração de funcionários;
- contratar serviços;
- averiguar comportamento dos concorrentes;
- promover funcionários;
- supervisionar os serviços de reparação e consertos;
- formular incentivos de produtividade;
- planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
- cooperar na definição de projetos;
- examinar currículos;
- fazer orçamentos;
- administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
- resolver reclamações de clientes;
- encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
- divulgar mercadorias e serviços;
- manter apresentação pessoal;
- monitorar o andamento de projetos;
- recomendar promoção de funcionários;
- gerir custos;
- gerir investimentos;
- orientar clientes;
- acompanhar rotinas administrativas;
- demonstrar motivação;
- entrevistar candidatos;
- remanejar leiaute;
- ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
- gerir estoques;
- identificar necessidade de contratação de pessoal;
- apreciar inovações organizacionais;
- promover programas prevencionistas;
- expressar-se gestualmente;
- providenciar contratação e desligamento de funcionários;
- detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
- autorizar pagamentos e recebimentos;
- expressar-se oralmente;
- mediar relação entre funcionário e empresa;
- liberar mercadorias para entrega;
- implantar técnicas de vendas;
- exercitar a autonomia;
- evidenciar equilíbrio emocional;
- informar funcionários sobre seus desempenhos;
- planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
- delegar atribuições;
- avaliar nível de satisfação das equipes;
- prover ações de preservação ambiental;
- recepcionar mercadorias;
- pesquisar a satisfação dos clientes;
- gerir compras;
- analisar tendências do mercado;
- instruir subordinados;
- elaborar plano de investimentos;
- operar equipamentos de informática;
- inspecionar as condições das mercadorias expostas;
- estabelecer escala de férias e de folgas;
- avaliar desempenho;
- coordenar inventário de mercadorias para balanço;
- definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
- supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
- administrar remanejamentos;
- designar equipe para projeto;
- zelar pela organização do local de trabalho;
- definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
- elaborar normas e instruções;
- cobrar resultados;
- acompanhar a execução orçamentária;
- demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
- participar de reuniões;
- medir resultados de treinamento;
- definir estratégias de terceirização;
- agir com dinamismo;
- definir perfil do consumidor final;
- exercer liderança;
- representar a empresa;
- transferir numerário para o banco;
- captar recursos;
- prestar assistência social aos funcionários;
- qualificar fornecedores;
- colaborar na definição de epi e epc;
- determinar perfis profissionais;
- opinar sobre condições e prioridades de projetos;
- administrar horas trabalhadas, horas extras;
- transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
- implementar reciclagem de funcionários;
- realizar reuniões com a equipe;
- negociar preços e condições de pagamento;
Setores que mais contratam Vendeiro (comércio varejista) no mercado de trabalho
- Supermercados
- Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
- Hipermercados
- Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
- Minimercados, mercearias e armazéns
- Comércio varejista de plantas e flores naturais
- Locação de mão-de-obra temporária
- Comércio varejista de materiais de construção em geral
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Comércio varejista de hortifrutigranjeiros
- Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
- Comércio varejista de calçados
- Restaurantes e similares
- Peixaria
- Padaria e confeitaria com predominância de revenda
- Comércio varejista de outros produtos
- Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
- Comércio varejista de bebidas
- Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
- Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos