Categorias profissionais do cargo
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
- Gerentes
- Gerentes de produção e operações
- Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.
O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica
Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Vendeiro (comércio varejista)
Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:
- assessorar diretoria e setores da empresa;
- estruturar equipes de trabalho;
- planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
- gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
- administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
- promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
- gerir recursos materiais e financeiros;
- demonstrar competências pessoais;
- atender aos clientes;
Atividades
- medir resultados de treinamento;
- transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
- supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
- acompanhar rotinas administrativas;
- planejar compras e locações;
- administrar remanejamentos;
- argumentar com convicção (persuasão);
- administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
- resolver reclamações de clientes;
- delegar atribuições;
- divulgar mercadorias e serviços;
- supervisionar os serviços de reparação e consertos;
- identificar necessidade de contratação de pessoal;
- pesquisar a satisfação dos clientes;
- planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
- encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
- avaliar desempenho;
- qualificar fornecedores;
- zelar pela organização do local de trabalho;
- fazer orçamentos;
- avaliar nível de satisfação das equipes;
- atender agentes de fiscalização;
- realizar reuniões com a equipe;
- demonstrar motivação;
- monitorar o andamento de projetos;
- gerenciar contratos de serviços;
- administrar horas trabalhadas, horas extras;
- inspecionar as condições das mercadorias expostas;
- providenciar contratação e desligamento de funcionários;
- autorizar pagamentos e recebimentos;
- estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
- implantar técnicas de vendas;
- elaborar normas e instruções;
- manter apresentação pessoal;
- formular incentivos de produtividade;
- remanejar leiaute;
- programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
- definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
- colaborar na definição de epi e epc;
- informar funcionários sobre seus desempenhos;
- analisar tendências do mercado;
- implementar reciclagem de funcionários;
- recepcionar mercadorias;
- recomendar promoção de funcionários;
- agir com dinamismo;
- definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
- otimizar o espaço físico da loja (modulação);
- elaborar plano de investimentos;
- mediar relação entre funcionário e empresa;
- representar a empresa;
- ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
- detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
- negociar preços e condições de pagamento;
- expressar-se gestualmente;
- estabelecer escala de férias e de folgas;
- transferir numerário para o banco;
- orientar clientes;
- gerir investimentos;
- acompanhar a execução orçamentária;
- revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
- providenciar integração de funcionários;
- organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
- participar de reuniões;
- examinar currículos;
- definir perfil do consumidor final;
- liberar mercadorias para entrega;
- coordenar inventário de mercadorias para balanço;
- administrar conflitos entre funcionários;
- designar equipe para projeto;
- exercer liderança;
- planejar racionalização do uso de recursos;
- cooperar na definição de projetos;
- propor compra de novos itens;
- operar equipamentos de informática;
- controlar o cumprimento de normas;
- determinar perfis profissionais;
- estimular a motivação das equipes;
- evidenciar equilíbrio emocional;
- expressar-se oralmente;
- demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
- prestar assistência social aos funcionários;
- prover ações de preservação ambiental;
- entrevistar candidatos;
- gerir compras;
- planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
- promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
- instruir subordinados;
- acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
- gerir estoques;
- opinar sobre condições e prioridades de projetos;
- estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
- definir estratégias de terceirização;
- exercitar a autonomia;
- averiguar comportamento dos concorrentes;
- captar recursos;
- promover programas prevencionistas;
- contratar serviços;
- promover funcionários;
- gerir custos;
- buscar atualização profissional;
- cobrar resultados;
- apreciar inovações organizacionais;
Setores que mais contratam Vendeiro (comércio varejista) no mercado de trabalho
- Supermercados
- Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
- Hipermercados
- Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
- Minimercados, mercearias e armazéns
- Comércio varejista de plantas e flores naturais
- Locação de mão-de-obra temporária
- Comércio varejista de materiais de construção em geral
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Comércio varejista de hortifrutigranjeiros
- Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
- Comércio varejista de calçados
- Restaurantes e similares
- Peixaria
- Padaria e confeitaria com predominância de revenda
- Comércio varejista de outros produtos
- Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
- Comércio varejista de bebidas
- Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
- Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos