Salário para o cargo de Supervisor pedagógico
CBO 2394-30 > Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

Supervisor pedagógico - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Implementam, avaliam, coordenam e planejam o desenvolvimento de projetos pedagógicos/instrucionais nas modalidades de ensino presencial e/ou a distância, aplicando metodologias e técnicas para facilitar o processo de ensino e aprendizagem. Atuam em cursos acadêmicos e/ou corporativos em todos os níveis de ensino para atender as necessidades dos alunos, acompanhando e avaliando os processos educacionais. Viabilizam o trabalho coletivo, criando e organizando mecanismos de participação em programas e projetos educacionais, facilitando o processo comunicativo entre a comunidade escolar e as associações a ela vinculadas.

Quanto ganha um Supervisor pedagógico

Um Supervisor pedagógico trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.016,32 e R$ 8.159,23, com a média salarial de R$ 3.608,94 e o salário mediana em R$ 2.712,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Supervisor pedagógico

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.608,94 43.307,25 902,23 18,83
1º Quartil 2.016,32 24.195,89 504,08 10,52
Salário Mediana 2.712,00 32.544,00 678,00 14,15
3º Quartil 6.222,58 74.670,95 1.555,64 32,46
Teto Salarial 8.159,23 97.910,79 2.039,81 42,57


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Outros profissionais do ensino não classificados anteriormente
        • Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 2.322 - 11.498 5.253,93 2.322,34 4.715,00 9.492,99 11.498,19
Indaial - SC 2.344 - 3.820 2.730,35 2.343,54 2.712,00 3.154,15 3.820,40
Rio de Janeiro - RJ 1.583 - 9.234 3.829,87 1.583,11 2.923,50 7.623,88 9.234,27
Recife - PE 1.566 - 4.938 2.575,87 1.566,45 2.420,00 4.076,49 4.937,56
Fortaleza - CE 1.874 - 7.751 3.701,56 1.874,15 3.000,00 6.399,20 7.750,90
Belo Horizonte - MG 2.118 - 10.485 4.678,94 2.118,35 3.805,57 8.656,25 10.484,71
Brasília - DF 1.505 - 9.489 3.811,16 1.504,92 2.579,00 7.833,95 9.488,72
Salvador - BA 1.866 - 5.248 2.834,84 1.865,77 2.205,00 4.333,03 5.248,30
Manaus - AM 1.510 - 7.156 3.078,78 1.510,47 2.073,00 5.908,01 7.155,96
Taubaté - SP 2.040 - 5.995 3.483,06 2.040,13 3.350,00 4.949,69 5.995,21
Goiânia - GO 1.513 - 5.937 2.784,77 1.513,40 2.300,00 4.901,80 5.937,21
Porto Alegre - RS 1.771 - 10.133 3.982,44 1.770,81 2.621,00 8.365,51 10.132,56
Curitiba - PR 1.771 - 7.692 3.609,22 1.771,31 2.800,00 6.350,23 7.691,59
Aracaju - SE 1.856 - 4.944 2.801,34 1.855,63 2.545,00 4.081,45 4.943,57
Uberlândia - MG 1.552 - 4.086 2.177,48 1.552,08 2.100,00 3.373,46 4.086,04
Batatais - SP 2.293 - 3.843 2.615,92 2.293,25 2.584,00 3.172,89 3.843,10
São Luís - MA 1.789 - 8.174 3.802,00 1.788,60 3.000,00 6.748,16 8.173,57
Montes Claros - MG 1.850 - 6.834 3.578,23 1.849,75 3.349,50 5.642,00 6.833,76
Florianópolis - SC 1.908 - 11.675 4.974,20 1.908,17 3.959,00 9.639,26 11.675,36
Contagem - MG 1.655 - 7.887 3.330,10 1.654,56 2.500,00 6.511,32 7.886,70


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.726 - 9.862 4.229,81 1.726,23 3.394,00 8.142,41 9.862,34
Minas Gerais 1.634 - 7.870 3.426,47 1.634,08 2.719,50 6.497,64 7.870,14
Santa Catarina 2.237 - 8.794 3.981,65 2.236,62 2.712,00 7.259,99 8.793,52
Rio de Janeiro 1.555 - 8.854 3.554,28 1.554,57 2.534,00 7.309,78 8.853,82
Pernambuco 1.523 - 5.494 2.648,71 1.522,67 2.327,28 4.535,97 5.494,10
Ceará 1.759 - 7.620 3.623,78 1.759,02 3.000,00 6.291,37 7.620,29
Rio Grande do Sul 1.836 - 9.483 4.183,96 1.835,58 3.113,00 7.829,55 9.483,39
Paraná 1.571 - 6.733 2.994,73 1.570,70 2.320,50 5.558,85 6.733,05
Bahia 1.746 - 6.118 2.986,92 1.746,40 2.205,00 5.050,75 6.117,62
Goiás 1.435 - 6.073 2.669,25 1.434,58 1.821,00 5.013,87 6.072,95
Distrito Federal 1.505 - 9.489 3.811,16 1.504,92 2.579,00 7.833,95 9.488,72
Espírito Santo 1.675 - 10.486 4.292,36 1.674,62 3.400,00 8.657,06 10.485,69
Amazonas 1.527 - 7.157 3.151,98 1.526,56 2.130,00 5.908,57 7.156,63
Maranhão 1.801 - 7.915 3.910,64 1.800,60 3.141,00 6.534,42 7.914,69
Paraíba 1.564 - 6.081 2.839,23 1.563,65 2.294,00 5.020,29 6.080,73
Pará 1.412 - 5.111 2.363,75 1.412,00 1.988,50 4.219,35 5.110,61
Sergipe 1.827 - 4.944 2.780,40 1.827,40 2.530,00 4.081,45 4.943,57
Mato Grosso 2.106 - 16.352 6.032,80 2.106,08 3.750,00 13.499,99 16.351,59
Rio Grande do Norte 1.804 - 6.320 3.156,94 1.803,74 2.460,00 5.218,10 6.320,32
Rondônia 1.678 - 5.580 3.115,54 1.677,91 2.796,00 4.606,90 5.580,02
Piauí 1.634 - 5.157 2.793,09 1.633,75 2.348,00 4.257,38 5.156,66
Mato Grosso do Sul 1.810 - 5.332 2.982,74 1.809,88 2.825,00 4.402,38 5.332,29
Acre 1.534 - 5.762 3.137,26 1.534,19 3.296,00 4.757,14 5.761,99
Alagoas 1.463 - 5.757 2.597,05 1.462,60 2.114,00 4.753,40 5.757,46
Tocantins 1.732 - 6.247 3.403,39 1.731,60 3.672,50 5.157,96 6.247,48
Roraima 1.444 - 4.233 2.336,68 1.443,50 2.236,00 3.494,50 4.232,64
Amapá 1.412 - 4.504 2.181,62 1.412,00 1.412,00 3.718,67 4.504,16


Principais locais de trabalho

Programadores, avaliadores e orientadores de ensino atuam em atividades de ensino nas esferas públicas e privadas. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários diurno e noturno. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

O exercício desse cargo requer curso superior na área de educação ou áreas correlatas. O desempenho pleno das atividades ocorre após três ou quatro anos de exercício profissional.


Funções e atividades do Supervisor pedagógico

Programadores, avaliadores e orientadores de ensino devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • avaliar o desenvolvimento do projeto pedagógico/instrucional;
  • promover a formação contínua dos profissionais;
  • viabilizar o trabalho coletivo;
  • comunicar-se;
  • implementar a execução do projeto pedagógico/instrucional;
  • desenvolver projeto pedagógico/instrucional;
  • coordenar a (re) construção do projeto pedagógico/instrucional;
  • elaborar projeto instrucional;

  • Atividades

    • demonstrar criatividade;
    • definir abordagem de comunicação;
    • avaliar os processos de maturação cognoscitiva, psicomotora, linguística e grafoperceptiva da criança;
    • analisar o desempenho das classes;
    • formar equipes de trabalho;
    • emitir pareceres;
    • avaliar o processo de ensino e de aprendizagem;
    • possibilitar a avaliação da escola pela comunidade;
    • mapear conteúdo;
    • sistematizar registros administrativos e pedagógicos;
    • expressar-se com clareza;
    • publicar experiências pedagógicas;
    • visitar rotineiramente as escolas;
    • avaliar a instituição escolar;
    • planejar reuniões com equipes de trabalho;
    • acompanhar processo de revisão;
    • orientar autor sobre projeto pedagógico/instrucional;
    • acompanhar o desenvolvimento do trabalho docente/autor;
    • orientar atividades interdisciplinares;
    • respeitar a alteridade;
    • planejar ações de operacionalização;
    • fornecer subsídios para reflexão das mudanças sociais, políticas, tecnológicas e culturais;
    • assessorar as escolas no planejamento e no atendimento à demanda por vagas;
    • estimular a participação dos diferentes sujeitos;
    • acompanhar equipe de produção;
    • adequar linguagem textual e imagética;
    • elaborar roteiro visual (storyboard);
    • intervir na aplicação de medidas disciplinares;
    • organizar encontros, congressos e seminários;
    • aprofundar a reflexão sobre o desenvolvimento de crianças, jovens e adultos;
    • orientar equipe de produção;
    • propor soluções para problemas educacionais detectados;
    • estabelecer sintonia entre a política educacional do país e o projeto pedagógico da escola;
    • organizar grupos de estudos;
    • traçar cronograma de execução;
    • construir instrumentos de avaliação;
    • demonstrar flexibilidade;
    • propor ações que favoreçam a maturação da criança;
    • criar mecanismos de usabilidade;
    • administrar conflitos disciplinares entre professores e alunos;
    • promover trocas de experiências;
    • dimensionar os problemas;
    • buscar assessoria para viabilizar o projeto pedagógico/instrucional;
    • compatibilizar carga horária por atividades;
    • estimular a transparência na condução dos trabalhos;
    • coletar diferentes propostas de coordenação, supervisão e orientação como subsídios;
    • contextualizar historicamente a escola;
    • estimular a cooperação;
    • estimular o senso de justiça;
    • assessorar o trabalho docente;
    • propor alocação de recursos (humanos, financeiros, materiais e tecnológicos);
    • participar de cursos, seminários e congressos;
    • respeitar as diversidades;
    • promover o estabelecimento de relações que favoreçam a significação do docente, do discente, da instituição escolar e da família;
    • elaborar textos de orientação;
    • administrar a progressão da aprendizagem;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • olhar com intencionalidade pedagógica;
    • descrever atividades;
    • acompanhar a produção dos alunos;
    • administrar a demanda por vagas;
    • elaborar projetos de recuperação de aprendizagem;
    • assegurar-se da consonância da concepção de avaliação com os princípios do projeto pedagógico;
    • criar e recriar normas de convivência e procedimentos de trabalho coletivo;
    • emitir pareceres para autorização de escolas particulares;
    • participar de fóruns: acadêmicos, políticos e culturais;
    • respeitar a autonomia do educador;
    • participar da avaliação proposta pela instituição;
    • dominar a língua portuguesa;
    • compreender o contexto;
    • registrar a produção do conhecimento sobre a prática educacional;
    • organizar os espaços e os mecanismos de participação/interação;
    • promover estudos de caso;
    • trabalhar em equipe;
    • analisar as reuniões de conselho de classe e de escola;
    • administrar conflitos;
    • elaborar objetivos;
    • participar da criação do projeto gráfico;
    • avaliar o desempenho das classes/turmas;
    • socializar informações;
    • estimular o senso crítico;
    • elaborar relatórios;
    • levantar recursos materiais, humanos e financeiros;
    • fiscalizar o cumprimento da legislação e do projeto pedagógico;
    • validar produto final;
    • divulgar deliberações;
    • organizar reuniões com equipes de trabalho;
    • respeitar a autoria do educador;
    • definir processos de avaliação;
    • desenvolver a autoestima;
    • interagir com os pais;
    • coordenar reuniões;
    • assessorar as escolas/instituições;
    • traçar objetivos educacionais;
    • dimensionar carga horária;
    • aplicar sanções disciplinares em consonância com o regimento escolar;
    • definir escopo;
    • demonstrar versatilidade;
    • garantir a integridade instrucional;
    • divulgar experiências pedagógicas;
    • auto avaliar-se;
    • interpretar as relações que possibilitam ou impossibilitam a emergência dos processos ensinar;
    • traçar metas educacionais;
    • explicitar os princípios norteadores do projeto pedagógico;
    • entrevistar;
    • selecionar referencial teórico;
    • mediar informações entre autor e equipe de produção;
    • estimular o respeito mútuo;
    • intermediar conflitos entre a escola e a família;
    • divulgar resultados de avaliação;
    • estimular a participação nas instituições associativas;
    • identificar público alvo;
    • avaliar os planos diretores;
    • participar das avaliações externas;
    • valorizar experiências pedagógicas significativas;
    • articular a ação conjunta da escola com as instituições de proteção à criança e ao adolescente;
    • estudar continuamente;
    • analisar a execução do plano de ensino e outros regimes escolares;
    • selecionar bibliografia;
    • atualizar-se continuamente;
    • definir estratégias de ensino;
    • definir mídias;
    • administrar recursos de trabalho;
    • propor estratégias de participação/interação;
    • observar o desempenho das classes;
    • estabelecer sintonia entre as teorias de aprendizagem e as modalidades de ensino;
    • construir sistema de avaliação;
    • levantar necessidades educacionais e sociais;
    • criar espaços de participação/interação;
    • valorizar a participação das famílias e dos alunos no projeto pedagógico;
    • verificar o cumprimento das metas;
    • detectar eventuais problemas educacionais;
    • validar material revisado;
    • pesquisar práticas educativas;
    • organizar encontro de educandos;
    • demonstrar proatividade;
    • acompanhar a trajetória escolar do aluno;
    • estimular a solidariedade;
    • formar-se continuamente;
    • coordenar projetos e atividades de recuperação da aprendizagem;
    • articular a ação da escola com outras instituições;
    • avaliar o desempenho profissional dos educadores;
    • criar espaços para o exercício da diversidade;
    • propor mecanismos de acessibilidade;
    • mapear competências;
    • identificar os princípios norteadores da escola/instituição;
    • promover cursos, oficinas e orientação técnica na escola e inter escolas;
    • estruturar os tempos pedagógicos;
    • descrever estrutura do ambiente de aprendizagem;
    • elaborar atividades;
    • observar o processo de trabalho em salas de aula;
    • roteirizar material;
    • contribuir para que as decisões expressem o coletivo;
    • realizar controle de qualidade;
    • observar conselhos de classe e de escola;
    • estimular valores estéticos;
    • identificar contexto de aprendizagem;
    • aprofundar a reflexão sobre as teorias da aprendizagem;
    • analisar resultados das avaliações;
    • sugerir mudanças no projeto pedagógico;
    • reunir-se com conselhos de classe;
    • criar mecanismos de participação/interação;
    • administrar tempo;
    • estimular a criatividade;
    • pesquisar os avanços do conhecimento científico, artístico, filosófico e tecnológico;
    • avaliar a implementação de projetos educacionais;
    • caracterizar o perfil dos alunos;
    • criar clima favorável de trabalho;
    • participar da elaboração e reelaboração de regimentos escolares;
    • fornecer subsídios teóricos;
    • aprofundar a reflexão sobre currículos e metodologias de ensino;
    • equalizar informações;
    • produzir material de apoio pedagógico;


    Setores que mais contratam Supervisor pedagógico no mercado de trabalho

    • Educação superior - graduação e pós-graduação
    • Ensino fundamental
    • Outras atividades de ensino
    • Educação superior - graduação
    • Educação infantil - pré-escola
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
    • Educação infantil - creche
    • Ensino médio
    • Educação profissional de nível técnico




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Técnico petroquímico
    Técnicos de produção de indústrias químicas, petroquímicas, refino de petróleo, gás

    Técnico petroquímico