Salário para o cargo de Supervisor de caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco)
CBO 4201-05 > Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

Supervisor de caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Supervisionam diretamente, lideram e motivam uma equipe de trabalhadores que prestam serviços de atendimento ao público ou coletam informações e documentos, tais como, caixas e bilheteiros, coletadores de apostas e de jogos, recepcionistas, telefonistas e operadores de telemarketing e atendimento, cobradores, entrevistadores e recenseadores, intermediando relações entre clientes e prestadores de serviços e ou funcionários e entre pesquisadores e informantes, planejam e administram o trabalho da equipe, definindo rotinas de trabalho, técnicas de abordagem de clientes e informantes e estratégias para cumprimentos de metas e prazos, identificando prioridades e suprindo materiais e equipamentos para execução dos serviços, bem como o seu desenvolvimento profissional, controlam atividades financeiras.

Quanto ganha um Supervisor de caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco)

Um Supervisor de caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.695,06 e R$ 4.073,13, com a média salarial de R$ 2.223,99 e o salário mediana em R$ 1.939,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Supervisor de caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.223,99 26.687,85 556,00 10,22
1º Quartil 1.695,06 20.340,67 423,76 7,79
Salário Mediana 1.939,00 23.268,00 484,75 8,91
3º Quartil 3.106,34 37.276,08 776,58 14,27
Teto Salarial 4.073,13 48.877,51 1.018,28 18,71


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Supervisores de atendimento ao público
        • Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.892 - 9.410 3.971,28 1.892,42 2.513,50 7.768,64 9.409,61
Belo Horizonte - MG 1.553 - 2.888 1.881,97 1.553,31 1.827,00 2.384,16 2.887,77
Rio de Janeiro - RJ 1.612 - 4.181 2.226,77 1.611,82 1.877,50 3.451,81 4.180,94
Curitiba - PR 1.685 - 3.257 2.086,71 1.685,35 1.972,00 2.689,32 3.257,39
Porto Alegre - RS 1.730 - 3.322 2.101,42 1.729,80 1.945,24 2.742,26 3.321,50
Joinville - SC 1.697 - 2.728 1.839,60 1.697,07 1.706,00 2.252,10 2.727,81
Goiânia - GO 1.489 - 2.929 1.874,83 1.489,14 1.785,00 2.417,95 2.928,69
Brasília - DF 1.412 - 3.999 2.060,16 1.412,00 1.817,00 3.301,82 3.999,27
Salvador - BA 1.512 - 3.198 1.895,54 1.511,86 1.732,00 2.640,61 3.198,38
Campo Grande - MS 1.575 - 3.221 2.053,90 1.575,12 1.949,50 2.659,62 3.221,41
Cascavel - PR 1.925 - 3.344 2.270,99 1.924,50 2.135,00 2.761,12 3.344,35
Maringá - PR 1.838 - 2.989 2.141,70 1.837,68 2.185,00 2.467,73 2.988,99
Fortaleza - CE 1.464 - 2.393 1.638,46 1.463,73 1.556,00 1.976,05 2.393,46
Guarulhos - SP 1.802 - 5.970 2.838,20 1.802,48 2.347,00 4.928,90 5.970,03
Manaus - AM 1.421 - 2.279 1.605,38 1.421,38 1.558,00 1.881,55 2.278,99
Santo André - SP 1.875 - 4.027 2.367,64 1.874,84 2.200,00 3.324,47 4.026,70
Campinas - SP 2.017 - 4.004 2.531,30 2.016,93 2.351,00 3.306,05 4.004,39
São José do Rio Preto - SP 2.055 - 3.904 2.492,39 2.055,33 2.329,00 3.223,50 3.904,40
São Bernardo do Campo - SP 1.949 - 3.911 2.456,30 1.948,82 2.347,00 3.228,65 3.910,63
Londrina - PR 1.826 - 3.611 2.262,48 1.825,50 2.082,00 2.980,88 3.610,53


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.859 - 6.432 2.981,13 1.858,86 2.347,00 5.309,92 6.431,54
Minas Gerais 1.516 - 2.810 1.847,67 1.515,68 1.800,00 2.319,93 2.809,97
Paraná 1.748 - 3.151 2.115,77 1.748,11 2.045,00 2.601,82 3.151,40
Rio de Janeiro 1.561 - 3.510 2.024,95 1.561,09 1.801,81 2.897,86 3.509,97
Santa Catarina 1.693 - 3.651 2.255,15 1.693,25 2.190,00 3.014,38 3.651,11
Rio Grande do Sul 1.718 - 3.239 2.072,05 1.718,03 1.946,00 2.674,44 3.239,36
Goiás 1.488 - 2.916 1.861,56 1.487,91 1.777,00 2.407,69 2.916,27
Bahia 1.475 - 2.693 1.770,54 1.475,09 1.700,00 2.222,95 2.692,51
Mato Grosso 1.473 - 3.484 2.049,48 1.472,52 1.862,00 2.876,58 3.484,20
Espírito Santo 1.611 - 3.106 2.023,26 1.611,28 1.840,00 2.564,39 3.106,06
Pernambuco 1.454 - 2.771 1.750,22 1.454,49 1.608,00 2.287,57 2.770,77
Ceará 1.446 - 2.453 1.649,18 1.445,78 1.571,00 2.025,30 2.453,10
Mato Grosso do Sul 1.525 - 3.290 1.998,41 1.524,76 1.881,00 2.715,87 3.289,54
Distrito Federal 1.412 - 3.999 2.060,16 1.412,00 1.817,00 3.301,82 3.999,27
Rondônia 1.427 - 2.617 1.701,32 1.427,13 1.602,00 2.160,39 2.616,72
Pará 1.475 - 2.658 1.764,30 1.474,88 1.679,00 2.194,46 2.658,00
Amazonas 1.418 - 2.430 1.637,99 1.417,70 1.558,00 2.006,29 2.430,08
Alagoas 1.450 - 3.081 1.805,91 1.449,61 1.587,00 2.543,39 3.080,63
Tocantins 1.521 - 2.688 1.845,99 1.521,39 1.851,00 2.219,26 2.688,04
Roraima 1.412 - 2.377 1.693,86 1.412,00 1.758,00 1.962,29 2.376,79
Rio Grande do Norte 1.412 - 3.339 1.817,38 1.412,00 1.554,50 2.757,07 3.339,45
Maranhão 1.441 - 2.757 1.804,60 1.440,50 1.746,00 2.275,80 2.756,52
Paraíba 1.449 - 3.635 2.020,66 1.449,44 1.773,00 3.001,33 3.635,30
Amapá 1.412 - 2.857 1.687,70 1.412,00 1.447,00 2.359,00 2.857,29
Acre 1.412 - 2.616 1.632,08 1.412,00 1.492,00 2.160,00 2.616,26
Piauí 1.426 - 2.976 1.850,83 1.425,50 1.780,00 2.457,00 2.975,99
Sergipe 1.477 - 2.338 1.625,83 1.477,00 1.512,00 1.929,93 2.337,59


Principais locais de trabalho

Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa atuam em empresas de prestação de serviços de atividades auxiliares da intermediação financeira, atividades recreativas, culturais e desportivas, pesquisa e desenvolvimento, alojamento e alimentação, saúde e serviços sociais, dentre outras. São assalariados com carteira assinada, trabalham em equipe, com supervisão permanente, em ambiente fechado e em horário diurno, o supervisor de coletadores de apostas e de jogos também trabalha à noite e o supervisor de telemarketing e atendimento trabalha atendimentos noturnos e rodízio de turnos. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse. Os supervisor de coletadores de apostas e de jogos, os supervisores de telemarketing e atendimento e o de cobrança podem estar expostos a ruído intenso.


O que é preciso para trabalhar na área dos Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

O exercício desse cargo requer, no mínimo, o ensino médio completo e de um a dois anos de experiência na área supervisionada. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Supervisor de caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco)

Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa devem:

  • avaliar qualidade dos serviços;
  • qualificar equipe de trabalho;
  • controlar atividades financeiras;
  • atender público e informantes;
  • administrar pessoal;
  • demonstrar competências pessoais;
  • planejar trabalho da equipe;
  • supervisionar execução dos serviços;

  • Atividades

    • realizar contatos periódicos com clientes e não-clientes;
    • treinar empregados em novos serviços e tecnologias;
    • distribuir carga de trabalho individual e da equipe;
    • esclarecer dúvidas dos funcionários;
    • informar clientes e informantes sobre providências solicitadas;
    • definir técnicas de abordagem de clientes e informantes;
    • selecionar pessoal;
    • verificar necessidades de novos equipamentos;
    • definir preço de vendas de produtos;
    • identificar falhas do processo de trabalho;
    • propor desligamentos de funcionários;
    • liderar equipe;
    • identificar necessidades de reciclagem de funcionários;
    • encaminhar títulos não pagos para providências de restrições e recuperações de créditos;
    • orçar custos;
    • administrar conflitos entre funcionários;
    • propor fechamento de contratos;
    • agir com desenvoltura;
    • monitorar atendimento telefônico;
    • definir rotinas de trabalho;
    • controlar utilização de máquinas de franquias postais;
    • dimensionar equipe de trabalho;
    • conferir faturas;
    • atuar com dinamismo;
    • manifestar reconhecimento pelo desempenho do funcionário ou da equipe;
    • propor novos serviços aos clientes;
    • promover reuniões;
    • suprir materiais e equipamentos para execução dos serviços;
    • negociar pagamentos com devedores;
    • prestar informações ao público e informantes;
    • elaborar cronograma de trabalho;
    • definir recursos de trabalho;
    • definir estratégias para cumprimentos de metas e prazos;
    • estornar valores indevidos ou de cancelamento de serviços;
    • promover rodízio de funções;
    • bloquear prestação de serviços por solicitação ou inadimplência do cliente;
    • agir com ética e atitude profissional;
    • divulgar resultados de pesquisa de satisfação dos clientes;
    • treinar novos funcionários;
    • reconhecer diferenças pessoais;
    • definir alternativas de negociação para retenção do cliente;
    • recolher numerário dos guichês;
    • negociar horários de entradas e saídas, hospedagens e internações;
    • definir perfil para cargos;
    • administrar banco de dados e listagens;
    • relatar falhas do processo de trabalho;
    • avaliar atendimento pessoal ao cliente e informante;
    • elaborar programação de férias;
    • elaborar escalas de trabalho;
    • distribuir numerário para carga inicial de operação do guichê;
    • analisar resultados de pesquisa de satisfação dos clientes;
    • conferir numerário e produtos do caixa;
    • propor penalidades aos funcionários;
    • providenciar deslocamento e hospedagem de clientes em caso de impossibilidade de atendimento;
    • aplicar penalidades aos funcionários;
    • propor limites de crédito para os apostadores;
    • controlar horários de entradas, saídas e absenteísmo;
    • tabular dados;
    • administrar conflitos entre pesquisadores e informantes;
    • supervisionar cumprimento de tarefas e metas estabelecidas;
    • monitorar atendimento via correio eletrônico e postal;
    • avaliar desempenho de sistemas e equipamentos;
    • propor reciclagem de funcionários;
    • rever rotinas de trabalho;
    • administrar conflitos entre funcionários e clientes;
    • expressar-se com fluência verbal;
    • avaliar desempenho dos funcionários;
    • promover atendimento personalizado ao cliente;
    • controlar as emoções;
    • solicitar adiantamentos salariais aos funcionários;
    • acompanhar cumprimento de metas e prazos estabelecidos de trabalho;
    • identificar necessidades dos clientes e não-clientes;
    • demonstrar atitude proativa;
    • inventariar móveis, equipamentos e produtos;
    • estimar volume de trabalho;
    • identificar necessidade de substituição de insumos pesquisados;
    • criar relacionamento interpessoal;
    • reenquadrar funcionários em outra função;
    • providenciar substituição de insumos pesquisados;
    • controlar movimentação de questionários;
    • manter-se atualizado;
    • intermediar conflitos entre áreas internas;
    • identificar prioridades;
    • propor concessão de benefícios de incentivos à funcionários;
    • intermediar relações entre clientes e prestadores de serviços;
    • agir com flexibilidade;
    • liberar acesso de visitantes em casos excepcionais (cartões e ingressos danificados);
    • propor promoções de funcionários;
    • verificar consistência de dados coletados;
    • buscar alternativas de acomodações para pacientes em caso de falta de leitos;
    • providenciar substituição de informantes no painel da pesquisa;
    • constatar necessidade de substituição de informantes no painel da pesquisa;
    • conferir pagamentos de pesquisadores e recenseadores;
    • receber informações para cadastramento de apostadores;
    • controlar ligações telefônicas;
    • solicitar pagamentos de pesquisadores e recenseadores;
    • confrontar dados coletados;
    • criticar questionários preenchidos;
    • emitir relatórios de controle e desempenho;
    • orientar trabalho dos empregados;
    • propor admissões de funcionários;
    • justificar diferenças de caixa;
    • agir com criatividade;
    • relatar necessidades de clientes e não clientes;
    • agir com empatia;
    • analisar relatórios;


    Setores que mais contratam Supervisor de caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco) no mercado de trabalho

    • Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - supermercados
    • Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - minimercados, mercearias e armazéns
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - hipermercados
    • Comércio atacadista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Comércio atacadista de produtos alimentícios em geral
    • Casas lotéricas
    • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
    • Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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