Salário para o cargo de Supervisor de andar
CBO 5101-15 > Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

Supervisor de andar - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios, treinam funcionários em hospedagem, transportes e alimentação e coordenam equipes de trabalho. Atendem clientes em hotéis, bilheterias e restaurantes, avaliam o desempenho de funcionários, a execução de serviços e relatórios de operação e de avaliação. Verificam manutenção de instalações, equipamentos e utensílios e preparam alimentos e bebidas.

Quanto ganha um Supervisor de andar

Um Supervisor de andar trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.820,67 e R$ 4.182,74, com a média salarial de R$ 2.359,28 e o salário mediana em R$ 2.175,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Supervisor de andar

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.359,28 28.311,39 589,82 10,84
1º Quartil 1.820,67 21.848,01 455,17 8,36
Salário Mediana 2.175,00 26.100,00 543,75 9,99
3º Quartil 3.189,94 38.279,23 797,48 14,65
Teto Salarial 4.182,74 50.192,87 1.045,68 19,21


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
    • Trabalhadores dos serviços
      • Supervisores dos serviços
        • Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.795 - 4.508 2.568,59 1.795,41 2.338,00 3.722,21 4.508,45
Rio de Janeiro - RJ 1.500 - 4.270 2.339,83 1.500,31 2.204,50 3.525,54 4.270,23
Salvador - BA 1.585 - 4.294 2.351,07 1.585,03 2.195,00 3.545,12 4.293,96
Belo Horizonte - MG 1.552 - 4.384 2.405,96 1.552,42 2.299,00 3.619,75 4.384,35
Foz do Iguaçu - PR 2.016 - 3.548 2.471,52 2.016,08 2.500,00 2.929,30 3.548,06
Natal - RN 1.466 - 2.425 1.694,98 1.465,64 1.662,00 2.002,34 2.425,29
Brasília - DF 1.807 - 4.134 2.569,55 1.806,91 2.440,50 3.413,36 4.134,37
Goiânia - GO 1.689 - 3.258 2.094,04 1.689,03 1.949,00 2.689,58 3.257,71
Maceió - AL 1.685 - 3.531 2.277,32 1.684,91 2.200,00 2.914,91 3.530,63
Porto Seguro - BA 1.773 - 3.124 2.095,28 1.772,50 2.014,00 2.579,10 3.123,88
Porto Alegre - RS 1.644 - 3.238 2.098,26 1.644,11 2.057,00 2.673,67 3.238,43
Ipojuca - PE 1.775 - 3.879 2.644,00 1.774,63 3.000,00 3.202,50 3.878,96
Curitiba - PR 1.755 - 3.436 2.249,03 1.754,63 2.208,50 2.837,13 3.436,41
São Luís - MA 1.523 - 2.900 1.862,64 1.522,75 1.720,00 2.393,88 2.899,53
Olímpia - SP 2.637 - 3.825 2.893,10 2.637,00 2.856,00 3.158,29 3.825,41
Recife - PE 1.776 - 7.503 3.073,81 1.775,71 2.193,76 6.194,57 7.503,05
Taboão da Serra - SP 1.762 - 2.266 1.836,11 1.762,29 1.871,00 1.871,00 2.266,21
Fortaleza - CE 1.484 - 3.613 1.920,61 1.484,00 1.590,00 2.983,20 3.613,34
Florianópolis - SC 1.849 - 3.877 2.435,57 1.848,80 2.393,00 3.201,20 3.877,39
Balneário Camboriú - SC 2.092 - 3.440 2.499,86 2.092,00 2.484,00 2.840,20 3.440,14


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.800 - 4.411 2.544,79 1.800,32 2.337,00 3.641,77 4.411,02
Rio de Janeiro 1.546 - 4.196 2.333,26 1.545,78 2.200,00 3.463,85 4.195,52
Bahia 1.599 - 3.572 2.124,13 1.599,31 1.970,00 2.949,44 3.572,45
Minas Gerais 1.611 - 4.088 2.322,32 1.610,71 2.160,00 3.375,35 4.088,32
Paraná 1.858 - 3.567 2.384,21 1.858,17 2.377,00 2.945,07 3.567,15
Santa Catarina 1.883 - 3.489 2.343,77 1.882,79 2.300,00 2.880,33 3.488,75
Rio Grande do Sul 1.678 - 3.372 2.144,42 1.677,70 2.057,00 2.783,70 3.371,70
Pernambuco 1.668 - 5.460 2.751,79 1.668,11 2.278,37 4.507,68 5.459,84
Goiás 1.651 - 3.215 2.065,72 1.650,90 1.987,00 2.654,50 3.215,21
Rio Grande do Norte 1.474 - 2.650 1.750,23 1.474,17 1.662,00 2.187,81 2.649,94
Alagoas 1.676 - 3.499 2.220,49 1.675,50 2.200,00 2.888,58 3.498,74
Distrito Federal 1.807 - 4.134 2.569,55 1.806,91 2.440,50 3.413,36 4.134,37
Ceará 1.486 - 3.452 1.914,16 1.485,60 1.668,00 2.849,85 3.451,82
Mato Grosso 1.425 - 2.797 1.714,32 1.425,22 1.500,00 2.309,22 2.797,00
Maranhão 1.523 - 2.900 1.871,24 1.522,75 1.731,00 2.393,88 2.899,53
Pará 1.652 - 6.426 2.906,88 1.652,33 2.341,11 5.304,97 6.425,54
Espírito Santo 1.982 - 4.909 2.661,02 1.982,20 2.310,00 4.052,90 4.908,99
Amazonas 1.619 - 3.526 2.257,56 1.618,50 2.250,00 2.911,00 3.525,89
Paraíba 1.452 - 2.586 1.684,69 1.452,25 1.500,00 2.135,00 2.585,98
Mato Grosso do Sul 1.518 - 4.144 2.251,00 1.518,33 1.900,00 3.421,67 4.144,43
Sergipe 1.412 - 2.677 1.718,14 1.412,00 1.650,00 2.210,00 2.676,82
Tocantins 1.822 - 2.604 2.084,40 1.822,00 2.150,00 2.150,00 2.604,14


Principais locais de trabalho

Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios trabalham em empresas de transporte, turismo, hotelaria, alimentação, condomínios de edifícios e em departamentos de serviços de apoio de empresas públicas e privadas, dentre outras. São trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam em ambientes fechados, a céu aberto ou em veículos, em subterrâneos, em rodízio de turnos e horários irregulares, sob supervisão ocasional. Em algumas das atividades podem estar expostos a ruído intenso e sujeitos à pressão ocasionadora de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

O exercício desse cargo requer, no mínimo, escolaridade de nível médio incompleto e curso qualificação profissional de duzentas a quatrocentas horas-aula. O acesso à função de supervisão ocorre após um ou dois anos de experiência na área. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Supervisor de andar

Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios devem:

  • preparar alimentos e bebidas;
  • elaborar relatórios de operação e de avaliação;
  • treinar funcionários em hospedagem, alimentação e transportes;
  • demonstrar competências pessoais;
  • avaliar desempenho de funcionários;
  • avaliar execução de serviços;
  • verificar manutenção de instalações, equipamentos e utensílios;
  • atender clientes em bilheterias, hotéis e restaurantes;
  • planejar rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios;
  • coordenar equipe de trabalho;

  • Atividades

    • instruir funcionário sobre normas e regulamentos da empresa;
    • determinar parâmetros para avaliação de execução de tarefas;
    • pesquisar receitas de preparo de bebidas;
    • demonstrar iniciativa na resolução de problemas;
    • definir trajetórias para condutores e maquinistas;
    • examinar produtos, segundo validade de utilização;
    • manter-se atualizado;
    • degustar alimentos e bebidas;
    • distribuir funcionários em setores;
    • programar uso de equipamentos em hotéis e restaurantes;
    • elaborar normas para treinamento de funcionários;
    • supervisionar segurança do prédio;
    • supervisionar locais de armazenamento e acondicionamento dos produtos;
    • avaliar comportamento dos porteiros com os moradores;
    • executar preparação de alimentos e bebidas;
    • registrar ocorrências nos setores;
    • delegar responsabilidade aos funcionários;
    • tratar clientes e subordinados com cortesia;
    • providenciar reparos de equipamentos e instalações;
    • participar no planejamento das atividades de manutenção de hotéis e restaurantes;
    • criar receitas de preparo de bebidas;
    • escolher matéria-prima;
    • verificar resultado dos serviços de manutenção, dedetização e desratização;
    • coletar dados sobre operação de reservas;
    • controlar emissão de comandas;
    • liderar equipe;
    • propor treinamento externo para funcionários;
    • distribuir a utilização de equipamentos em bilheterias, hotéis e restaurantes;
    • manter boa postura pessoal;
    • avaliar novos equipamentos e utensílios;
    • intermediar informações entre equipe e superiores;
    • controlar preparação dos alimentos;
    • coletar dados sobre venda de bilhetes;
    • planejar cardápios de bebidas;
    • atender reclamações;
    • verificar funcionamento de equipamentos em sistemas de transportes;
    • supervisionar guarda de valores;
    • orientar pedido do cliente;
    • avaliar tempo, qualidade na entrega dos produtos e serviços aos clientes;
    • orientar execução dos serviços;
    • providenciar atividades de capacitação;
    • criar receitas de preparo de alimentos;
    • verificar estado das instalações;
    • calcular custo de alimentos e bebidas;
    • estabelecer escala de horários e folgas de funcionários;
    • demonstrar agilidade;
    • executar preparação de bebidas;
    • elaborar relatório de avarias dos equipamentos do serviço de transporte;
    • avaliar tempo e qualidade na realização de tarefas;
    • demonstrar bom senso;
    • examinar padrão de arrumação dos quartos;
    • encaminhar clientes;
    • determinar parâmetros de avaliação de comportamento de funcionários;
    • verificar funcionamento de equipamentos;
    • analisar opiniões dos clientes sobre produtos e serviços;
    • avaliar funcionários para promoções;
    • controlar recebimento de mercadorias e valores;
    • elaborar relatório sobre avaliação de cardápio;
    • planejar operações de transporte para situações emergenciais;
    • estabelecer rotinas de passagem de turnos;
    • manter bons hábitos de higiene;
    • organizar treinamento para execução de novos serviços;
    • gerar relatório sobre procedimentos de bilheterias;
    • motivar funcionários;
    • acompanhar visitações;
    • solicitar autoavaliação dos funcionários;
    • finalizar pratos e bebidas;
    • registrar pedido do cliente;
    • realizar reuniões de avaliação de funcionários;
    • avaliar qualidade e apresentação dos pratos;
    • participar de programas de treinamento;
    • operacionalizar a grade horária de transportes, bilheterias e portaria;
    • acomodar clientes;
    • recepcionar clientes;
    • controlar consumo de matérias-primas e insumos;
    • elaborar cronogramas de execução de tarefas;
    • dimensionar equipe de trabalho;
    • avaliar comportamento do funcionário com o cliente;
    • acompanhar plano de manutenção preventiva no serviço de transporte;
    • simular atividades para aprendizagem;
    • controlar uso de uniformes e equipamentos de proteção individual;
    • conferir parâmetros de avaliação de segurança do serviço de transporte;
    • examinar preparação de ambientes (quartos, salão de atendimento de restaurantes e outros);
    • planejar operações para datas especiais;
    • definir funções da equipe de trabalho;
    • realizar triagem de peças de roupas e utensílios para descarte ou reparo;
    • elaborar relatório sobre nível de satisfação do cliente;
    • sugerir produtos ou serviços de acordo com a clientela;
    • atribuir tarefas aos funcionários;
    • elaborar relatório sobre quebra e reposição de materiais;
    • elaborar relatório sobre situação de ocupação do quarto;
    • demonstrar atitudes inovadoras;
    • demonstrar senso de organização;
    • supervisionar horários de portaria;
    • detectar necessidades de treinamento ou reciclagem;
    • organizar treinamento para uso de novos equipamentos e produtos;
    • finalizar atendimento ao cliente;
    • executar trabalho de subordinados;
    • programar abastecimento dos setores;
    • descrever procedimentos de execução dos serviços;
    • adequar equipe a situações atípicas;
    • coletar dados sobre desempenho de funcionários;
    • controlar venda de bilhetes;
    • pesquisar preços de produtos;
    • promover venda de produtos e serviços em restaurantes e hotéis;
    • sugerir atualização de equipamentos;
    • supervisionar acesso às bilheterias;
    • acompanhar a aprendizagem dos novos funcionários;
    • conferir parâmetros de avaliação de regularidade do serviço de transporte;
    • implementar sanções disciplinares;
    • pesquisar receitas de preparo de alimentos;
    • supervisionar higiene pessoal dos funcionários;
    • aplicar normas do condomínio;
    • controlar guarda de bilhetes;
    • elaborar relatório estatístico de vendas dos restaurantes;
    • conferir parâmetros de avaliação da limpeza do serviço de transporte;
    • elaborar relatório sobre perdas de matérias-primas de alimentos e bebidas;
    • conferir parâmetros de avaliação da espera do serviço de transporte;


    Setores que mais contratam Supervisor de andar no mercado de trabalho

    • Hotéis
    • Condomínios prediais
    • Limpeza em prédios e em domicílios
    • Serviços combinados para apoio a edifícios, exceto condomínios prediais
    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Motéis
    • Gestão e administração da propriedade imobiliária
    • Restaurantes e similares
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Locação de mão-de-obra temporária




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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