Salário para o cargo de Sapateiro (comércio varejista)
CBO 1414-10 > Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Sapateiro (comércio varejista) - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atendem clientes, administram e estruturam equipes de trabalho, gerenciam recursos materiais e financeiros, contratos e projetos, promovem condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessoram a diretoria e setores da empresa.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

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Principais locais de trabalho

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Sapateiro (comércio varejista)

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:

  • gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
  • assessorar diretoria e setores da empresa;
  • estruturar equipes de trabalho;
  • atender aos clientes;
  • administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
  • demonstrar competências pessoais;
  • gerir recursos materiais e financeiros;
  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
  • planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;

Atividades

  • realizar reuniões com a equipe;
  • providenciar integração de funcionários;
  • definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
  • operar equipamentos de informática;
  • revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
  • entrevistar candidatos;
  • pesquisar a satisfação dos clientes;
  • coordenar inventário de mercadorias para balanço;
  • contratar serviços;
  • elaborar plano de investimentos;
  • mediar relação entre funcionário e empresa;
  • administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
  • gerir estoques;
  • definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
  • designar equipe para projeto;
  • avaliar nível de satisfação das equipes;
  • agir com dinamismo;
  • promover programas prevencionistas;
  • prover ações de preservação ambiental;
  • captar recursos;
  • inspecionar as condições das mercadorias expostas;
  • evidenciar equilíbrio emocional;
  • medir resultados de treinamento;
  • autorizar pagamentos e recebimentos;
  • recepcionar mercadorias;
  • remanejar leiaute;
  • supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
  • manter apresentação pessoal;
  • gerenciar contratos de serviços;
  • orientar clientes;
  • definir perfil do consumidor final;
  • cobrar resultados;
  • qualificar fornecedores;
  • estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
  • apreciar inovações organizacionais;
  • zelar pela organização do local de trabalho;
  • ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
  • gerir custos;
  • planejar racionalização do uso de recursos;
  • estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
  • providenciar contratação e desligamento de funcionários;
  • planejar compras e locações;
  • instruir subordinados;
  • liberar mercadorias para entrega;
  • analisar tendências do mercado;
  • formular incentivos de produtividade;
  • acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
  • administrar horas trabalhadas, horas extras;
  • estabelecer escala de férias e de folgas;
  • argumentar com convicção (persuasão);
  • representar a empresa;
  • exercer liderança;
  • acompanhar rotinas administrativas;
  • averiguar comportamento dos concorrentes;
  • controlar o cumprimento de normas;
  • expressar-se gestualmente;
  • buscar atualização profissional;
  • informar funcionários sobre seus desempenhos;
  • identificar necessidade de contratação de pessoal;
  • programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
  • colaborar na definição de epi e epc;
  • supervisionar os serviços de reparação e consertos;
  • avaliar desempenho;
  • gerir compras;
  • acompanhar a execução orçamentária;
  • examinar currículos;
  • transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
  • determinar perfis profissionais;
  • gerir investimentos;
  • cooperar na definição de projetos;
  • administrar remanejamentos;
  • delegar atribuições;
  • demonstrar motivação;
  • definir estratégias de terceirização;
  • monitorar o andamento de projetos;
  • encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
  • otimizar o espaço físico da loja (modulação);
  • detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
  • exercitar a autonomia;
  • implantar técnicas de vendas;
  • resolver reclamações de clientes;
  • estimular a motivação das equipes;
  • recomendar promoção de funcionários;
  • organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
  • participar de reuniões;
  • propor compra de novos itens;
  • opinar sobre condições e prioridades de projetos;
  • negociar preços e condições de pagamento;
  • promover funcionários;
  • transferir numerário para o banco;
  • planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
  • divulgar mercadorias e serviços;
  • elaborar normas e instruções;
  • promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
  • expressar-se oralmente;
  • demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
  • administrar conflitos entre funcionários;
  • prestar assistência social aos funcionários;
  • implementar reciclagem de funcionários;
  • fazer orçamentos;
  • planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
  • atender agentes de fiscalização;


Setores que mais contratam Sapateiro (comércio varejista) no mercado de trabalho

  • Supermercados
  • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
  • Hipermercados
  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Minimercados, mercearias e armazéns
  • Comércio varejista de plantas e flores naturais
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Comércio varejista de materiais de construção em geral
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Comércio varejista de hortifrutigranjeiros
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Comércio varejista de calçados
  • Restaurantes e similares
  • Peixaria
  • Padaria e confeitaria com predominância de revenda
  • Comércio varejista de outros produtos
  • Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
  • Comércio varejista de bebidas
  • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
  • Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos




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