Categorias profissionais do cargo
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
- Gerentes
- Gerentes de produção e operações
- Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.
O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica
Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Sapateiro (comércio varejista)
Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:
- estruturar equipes de trabalho;
- atender aos clientes;
- gerir recursos materiais e financeiros;
- promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
- assessorar diretoria e setores da empresa;
- demonstrar competências pessoais;
- gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
- planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
- administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
Atividades
- informar funcionários sobre seus desempenhos;
- promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
- acompanhar a execução orçamentária;
- participar de reuniões;
- ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
- entrevistar candidatos;
- monitorar o andamento de projetos;
- zelar pela organização do local de trabalho;
- identificar necessidade de contratação de pessoal;
- exercer liderança;
- atender agentes de fiscalização;
- controlar o cumprimento de normas;
- divulgar mercadorias e serviços;
- administrar horas trabalhadas, horas extras;
- orientar clientes;
- designar equipe para projeto;
- medir resultados de treinamento;
- representar a empresa;
- fazer orçamentos;
- gerir custos;
- revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
- gerenciar contratos de serviços;
- buscar atualização profissional;
- formular incentivos de produtividade;
- demonstrar motivação;
- resolver reclamações de clientes;
- encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
- coordenar inventário de mercadorias para balanço;
- gerir investimentos;
- gerir estoques;
- administrar conflitos entre funcionários;
- elaborar normas e instruções;
- qualificar fornecedores;
- definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
- propor compra de novos itens;
- otimizar o espaço físico da loja (modulação);
- recepcionar mercadorias;
- acompanhar rotinas administrativas;
- planejar compras e locações;
- planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
- transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
- providenciar integração de funcionários;
- elaborar plano de investimentos;
- planejar racionalização do uso de recursos;
- programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
- agir com dinamismo;
- estabelecer escala de férias e de folgas;
- estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
- providenciar contratação e desligamento de funcionários;
- detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
- analisar tendências do mercado;
- promover funcionários;
- planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
- cooperar na definição de projetos;
- realizar reuniões com a equipe;
- implantar técnicas de vendas;
- organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
- definir perfil do consumidor final;
- definir estratégias de terceirização;
- examinar currículos;
- delegar atribuições;
- apreciar inovações organizacionais;
- operar equipamentos de informática;
- implementar reciclagem de funcionários;
- captar recursos;
- evidenciar equilíbrio emocional;
- autorizar pagamentos e recebimentos;
- supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
- estimular a motivação das equipes;
- expressar-se oralmente;
- inspecionar as condições das mercadorias expostas;
- prover ações de preservação ambiental;
- mediar relação entre funcionário e empresa;
- exercitar a autonomia;
- argumentar com convicção (persuasão);
- liberar mercadorias para entrega;
- expressar-se gestualmente;
- definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
- demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
- avaliar nível de satisfação das equipes;
- supervisionar os serviços de reparação e consertos;
- manter apresentação pessoal;
- pesquisar a satisfação dos clientes;
- avaliar desempenho;
- administrar remanejamentos;
- gerir compras;
- averiguar comportamento dos concorrentes;
- recomendar promoção de funcionários;
- estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
- contratar serviços;
- transferir numerário para o banco;
- negociar preços e condições de pagamento;
- cobrar resultados;
- instruir subordinados;
- administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
- opinar sobre condições e prioridades de projetos;
- promover programas prevencionistas;
- acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
- remanejar leiaute;
- determinar perfis profissionais;
- prestar assistência social aos funcionários;
- colaborar na definição de epi e epc;
Setores que mais contratam Sapateiro (comércio varejista) no mercado de trabalho
- Supermercados
- Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
- Hipermercados
- Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
- Minimercados, mercearias e armazéns
- Comércio varejista de plantas e flores naturais
- Locação de mão-de-obra temporária
- Comércio varejista de materiais de construção em geral
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Comércio varejista de hortifrutigranjeiros
- Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
- Comércio varejista de calçados
- Restaurantes e similares
- Peixaria
- Padaria e confeitaria com predominância de revenda
- Comércio varejista de outros produtos
- Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
- Comércio varejista de bebidas
- Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
- Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos