Categorias profissionais do cargo
- Trabalhadores de serviços administrativos
- Trabalhadores de atendimento ao público
- Trabalhadores de informações ao público
- Recepcionistas
Cargos relacionados:
- Agente de tráfego
- Encarregado da recepção
- Recepcionista caixa
- Recepcionista vendedor de passagens aéreas
- Recepcionista auxiliar de secretária
- Recepcionista atendente
- Recepcionista bilíngüe
- Recepcionista de hospital
- Atendente de consultório médico
- Auxiliar de recepção
- Atendente de clínica médica
- Guest relations
Principais locais de trabalho
Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.
O que é preciso para trabalhar na área dos Recepcionistas
Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Recepcionista de empresa de navegação aérea
Recepcionistas devem:
- agendar serviços;
- comunicar-se;
- planejar o cotidiano;
- prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
- organizar informações a serem prestadas;
- observar normas internas de segurança;
- fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;
- responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;
- recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
- demonstrar competências pessoais;
Atividades
- propor associação de programas de fidelidade;
- demonstrar interesse;
- propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
- distribuir malotes;
- transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
- demonstrar conhecimentos de informática;
- demonstrar senso de organização;
- verificar cadastro e reserva;
- controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes;
- cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
- dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros;
- conferir documentos com identificação;
- retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
- enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes;
- anotar telefonemas e recados;
- imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia;
- interagir com os outros departamentos;
- participar de reuniões na troca de turnos;
- circular informações internas;
- encaminhar o cliente para os diversos setores;
- organizar malotes;
- imprimir relatórios de controle;
- demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
- comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
- demonstrar espírito de equipe;
- demonstrar entusiasmo;
- efetuar acertos em contas;
- atender o cliente com informações precisas;
- transmitir recados e fax;
- notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
- consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
- demonstrar pró atividade;
- confirmar se o cliente possui programa de milhagem;
- providenciar solicitações de reservas especiais;
- transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações;
- consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
- coordenar equipe;
- oferecer auxílio para a bagagem;
- demonstrar autonomia;
- auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
- cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
- identificar o espaço físico da empresa;
- demonstrar paciência;
- demonstrar eficiência;
- emitir notas fiscais e recibos;
- fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
- demonstrar iniciativa;
- auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários;
- anunciar a chegada do cliente;
- acolher o cliente e passageiro;
- requerer o número da funcional do visitado para a entrada do visitante;
- averiguar horário de saída dos grupos;
- pré-cadastrar o cliente;
- averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo;
- demonstrar empatia;
- auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc.;
- demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
- demonstrar respeito mútuo;
- agendar reservas / consultas dos clientes;
- agir com bom senso;
- fornecer informações meteorológicas;
- entregar o crachá de visitante na entrada;
- ouvir com atenção;
- organizar materiais de trabalho;
- receber pagamentos;
- consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
- conferir idoneidade dos clientes;
- acionar alarme de segurança em caso de assalto;
- guardar volumes de prestadores de serviços;
Setores que mais contratam Recepcionista de empresa de navegação aérea no mercado de trabalho
- Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
- Atividades de atendimento hospitalar
- Atividades de condicionamento físico
- Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Locação de mão-de-obra temporária
- Limpeza em prédios e em domicílios
- Hotéis
- Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza
- Cabeleireiros
- Laboratórios clínicos
- Restaurantes e similares
- Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
- Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
- Serviços combinados para apoio a edifícios
- Serviços de diagnóstico por imagem com uso de radiação ionizante
- Atividades veterinárias
- Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
- Atividades de teleatendimento
- Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas