Categorias profissionais do cargo
- Trabalhadores de serviços administrativos
- Trabalhadores de atendimento ao público
- Trabalhadores de informações ao público
- Recepcionistas
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.
O que é preciso para trabalhar na área dos Recepcionistas
Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Recepcionista de empresa de navegação aérea
Recepcionistas devem:
- responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;
- agendar serviços;
- observar normas internas de segurança;
- prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
- organizar informações a serem prestadas;
- comunicar-se;
- demonstrar competências pessoais;
- planejar o cotidiano;
- fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;
- recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
Atividades
- fornecer informações meteorológicas;
- interagir com os outros departamentos;
- acolher o cliente e passageiro;
- consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
- ouvir com atenção;
- cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
- controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes;
- demonstrar espírito de equipe;
- comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
- propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
- conferir documentos com identificação;
- consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
- auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc.;
- demonstrar interesse;
- averiguar horário de saída dos grupos;
- atender o cliente com informações precisas;
- demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
- demonstrar empatia;
- enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes;
- transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
- efetuar acertos em contas;
- auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários;
- demonstrar eficiência;
- agendar reservas / consultas dos clientes;
- cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
- oferecer auxílio para a bagagem;
- distribuir malotes;
- pré-cadastrar o cliente;
- demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
- confirmar se o cliente possui programa de milhagem;
- participar de reuniões na troca de turnos;
- fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
- providenciar solicitações de reservas especiais;
- acionar alarme de segurança em caso de assalto;
- consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
- notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
- entregar o crachá de visitante na entrada;
- verificar cadastro e reserva;
- demonstrar entusiasmo;
- demonstrar respeito mútuo;
- anotar telefonemas e recados;
- encaminhar o cliente para os diversos setores;
- propor associação de programas de fidelidade;
- conferir idoneidade dos clientes;
- identificar o espaço físico da empresa;
- imprimir relatórios de controle;
- organizar malotes;
- dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros;
- demonstrar autonomia;
- averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo;
- agir com bom senso;
- transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações;
- demonstrar paciência;
- requerer o número da funcional do visitado para a entrada do visitante;
- coordenar equipe;
- emitir notas fiscais e recibos;
- transmitir recados e fax;
- retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
- imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia;
- circular informações internas;
- guardar volumes de prestadores de serviços;
- demonstrar senso de organização;
- anunciar a chegada do cliente;
- organizar materiais de trabalho;
- demonstrar conhecimentos de informática;
- auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
- demonstrar iniciativa;
- receber pagamentos;
- demonstrar pró atividade;
Setores que mais contratam Recepcionista de empresa de navegação aérea no mercado de trabalho
- Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
- Atividades de atendimento hospitalar
- Atividades de condicionamento físico
- Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Locação de mão-de-obra temporária
- Limpeza em prédios e em domicílios
- Hotéis
- Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza
- Cabeleireiros
- Laboratórios clínicos
- Restaurantes e similares
- Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
- Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
- Serviços combinados para apoio a edifícios
- Serviços de diagnóstico por imagem com uso de radiação ionizante
- Atividades veterinárias
- Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
- Atividades de teleatendimento
- Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas