Salário para o cargo de Recepcionista de empresa de navegação aérea
CBO 4221-05 > Recepcionistas

Recepcionista de empresa de navegação aérea - Descrição, atividades e funções do cargo

Recepcionam e prestam serviços de apoio a clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, prestam atendimento telefônico e fornecem informações em escritórios, consultórios, hoteis, hospitais, bancos, aeroportos e outros estabelecimentos, marcam entrevistas ou consultas e recebem clientes ou visitantes, averiguam suas necessidades e dirigem ao lugar ou a pessoa procurados, agendam serviços, reservam (hotéis e passagens) e indicam acomodações em hotéis e estabelecimentos similares, observam normas internas de segurança, conferindo documentos e idoneidade dos clientes e notificando seguranças sobre presenças estranhas, fecham contas e estadas de clientes. Organizam informações e planejam o trabalho do cotidiano.

Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Recepcionistas

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.


O que é preciso para trabalhar na área dos Recepcionistas

Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Recepcionista de empresa de navegação aérea

Recepcionistas devem:

  • organizar informações a serem prestadas;
  • demonstrar competências pessoais;
  • responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;
  • comunicar-se;
  • prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
  • observar normas internas de segurança;
  • recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
  • agendar serviços;
  • planejar o cotidiano;
  • fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;

Atividades

  • ouvir com atenção;
  • pré-cadastrar o cliente;
  • agir com bom senso;
  • averiguar horário de saída dos grupos;
  • demonstrar eficiência;
  • demonstrar autonomia;
  • fornecer informações meteorológicas;
  • distribuir malotes;
  • transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
  • auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
  • demonstrar empatia;
  • participar de reuniões na troca de turnos;
  • controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes;
  • transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações;
  • encaminhar o cliente para os diversos setores;
  • cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
  • fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
  • consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
  • averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo;
  • dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros;
  • auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc.;
  • consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
  • organizar materiais de trabalho;
  • requerer o número da funcional do visitado para a entrada do visitante;
  • demonstrar respeito mútuo;
  • organizar malotes;
  • demonstrar paciência;
  • imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia;
  • coordenar equipe;
  • verificar cadastro e reserva;
  • imprimir relatórios de controle;
  • guardar volumes de prestadores de serviços;
  • conferir documentos com identificação;
  • retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
  • circular informações internas;
  • acolher o cliente e passageiro;
  • agendar reservas / consultas dos clientes;
  • interagir com os outros departamentos;
  • demonstrar espírito de equipe;
  • propor associação de programas de fidelidade;
  • demonstrar iniciativa;
  • auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários;
  • conferir idoneidade dos clientes;
  • confirmar se o cliente possui programa de milhagem;
  • demonstrar senso de organização;
  • demonstrar entusiasmo;
  • enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes;
  • propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
  • oferecer auxílio para a bagagem;
  • cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
  • efetuar acertos em contas;
  • notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
  • demonstrar pró atividade;
  • anotar telefonemas e recados;
  • transmitir recados e fax;
  • atender o cliente com informações precisas;
  • entregar o crachá de visitante na entrada;
  • emitir notas fiscais e recibos;
  • consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
  • demonstrar interesse;
  • comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
  • demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
  • acionar alarme de segurança em caso de assalto;
  • demonstrar conhecimentos de informática;
  • demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
  • identificar o espaço físico da empresa;
  • providenciar solicitações de reservas especiais;
  • anunciar a chegada do cliente;
  • receber pagamentos;


Setores que mais contratam Recepcionista de empresa de navegação aérea no mercado de trabalho

  • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
  • Atividades de atendimento hospitalar
  • Atividades de condicionamento físico
  • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Limpeza em prédios e em domicílios
  • Hotéis
  • Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza
  • Cabeleireiros
  • Laboratórios clínicos
  • Restaurantes e similares
  • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
  • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
  • Serviços combinados para apoio a edifícios
  • Serviços de diagnóstico por imagem com uso de radiação ionizante
  • Atividades veterinárias
  • Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
  • Atividades de teleatendimento
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas




Profissões em Destaque:

Salário para o cargo de Gerente de pensão
Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação

Gerente de pensão