Categorias profissionais do cargo
- Trabalhadores de serviços administrativos
- Trabalhadores de atendimento ao público
- Trabalhadores de informações ao público
- Recepcionistas
Cargos relacionados:
- Recepcionista auxiliar de secretária
- Agente de tráfego
- Recepcionista caixa
- Encarregado da recepção
- Atendente de clínica veterinária
- Recepcionista de seguro saúde
- Atendente de consultório médico
- Recepcionista atendente
- Recepcionista de hotel
- Recepcionista vendedor de passagens aéreas
- Recepcionista de crediário
- Recepcionista de hospital
Principais locais de trabalho
Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.
O que é preciso para trabalhar na área dos Recepcionistas
Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Recepcionista de empresa de navegação aérea
Recepcionistas devem:
- fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;
- recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
- observar normas internas de segurança;
- responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;
- demonstrar competências pessoais;
- prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
- agendar serviços;
- organizar informações a serem prestadas;
- planejar o cotidiano;
- comunicar-se;
Atividades
- cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
- comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
- conferir documentos com identificação;
- demonstrar pró atividade;
- confirmar se o cliente possui programa de milhagem;
- controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes;
- conferir idoneidade dos clientes;
- consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
- efetuar acertos em contas;
- demonstrar senso de organização;
- identificar o espaço físico da empresa;
- anunciar a chegada do cliente;
- demonstrar conhecimentos de informática;
- notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
- organizar materiais de trabalho;
- ouvir com atenção;
- acolher o cliente e passageiro;
- organizar malotes;
- transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações;
- coordenar equipe;
- consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
- transmitir recados e fax;
- demonstrar interesse;
- dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros;
- verificar cadastro e reserva;
- demonstrar empatia;
- anotar telefonemas e recados;
- auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários;
- demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
- propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
- participar de reuniões na troca de turnos;
- demonstrar respeito mútuo;
- fornecer informações meteorológicas;
- enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes;
- consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
- emitir notas fiscais e recibos;
- demonstrar iniciativa;
- averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo;
- retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
- demonstrar eficiência;
- demonstrar autonomia;
- demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
- demonstrar espírito de equipe;
- entregar o crachá de visitante na entrada;
- distribuir malotes;
- fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
- transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
- pré-cadastrar o cliente;
- atender o cliente com informações precisas;
- imprimir relatórios de controle;
- averiguar horário de saída dos grupos;
- agendar reservas / consultas dos clientes;
- cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
- auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc.;
- providenciar solicitações de reservas especiais;
- auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
- demonstrar entusiasmo;
- imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia;
- encaminhar o cliente para os diversos setores;
- requerer o número da funcional do visitado para a entrada do visitante;
- agir com bom senso;
- acionar alarme de segurança em caso de assalto;
- interagir com os outros departamentos;
- oferecer auxílio para a bagagem;
- propor associação de programas de fidelidade;
- circular informações internas;
- receber pagamentos;
- demonstrar paciência;
- guardar volumes de prestadores de serviços;
Setores que mais contratam Recepcionista de empresa de navegação aérea no mercado de trabalho
- Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
- Atividades de atendimento hospitalar
- Atividades de condicionamento físico
- Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Locação de mão-de-obra temporária
- Limpeza em prédios e em domicílios
- Hotéis
- Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza
- Cabeleireiros
- Laboratórios clínicos
- Restaurantes e similares
- Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
- Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
- Serviços combinados para apoio a edifícios
- Serviços de diagnóstico por imagem com uso de radiação ionizante
- Atividades veterinárias
- Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
- Atividades de teleatendimento
- Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas