Categorias profissionais do cargo
- Trabalhadores de serviços administrativos
- Trabalhadores de atendimento ao público
- Trabalhadores de informações ao público
- Recepcionistas
Cargos relacionados:
- Recepcionista atendente
- Recepcionista de banco
- Guest relations
- Funcionário de setor de informação
- Recepcionista auxiliar de secretária
- Recepcionista telefonista
- Recepcionista de consultório médico ou dentário
- Recepcionista caixa
- Atendente de seguro saúde
- Atendente de clínica veterinária
- Recepcionista bilíngüe
- Recepcionista vendedor de passagens aéreas
Principais locais de trabalho
Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.
O que é preciso para trabalhar na área dos Recepcionistas
Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Recepcionista de empresa de navegação aérea
Recepcionistas devem:
- planejar o cotidiano;
- prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
- fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;
- recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
- responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;
- demonstrar competências pessoais;
- agendar serviços;
- organizar informações a serem prestadas;
- comunicar-se;
- observar normas internas de segurança;
Atividades
- coordenar equipe;
- cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
- anotar telefonemas e recados;
- retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
- consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
- agendar reservas / consultas dos clientes;
- emitir notas fiscais e recibos;
- acionar alarme de segurança em caso de assalto;
- organizar malotes;
- demonstrar autonomia;
- oferecer auxílio para a bagagem;
- organizar materiais de trabalho;
- anunciar a chegada do cliente;
- imprimir relatórios de controle;
- auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc.;
- averiguar horário de saída dos grupos;
- demonstrar conhecimentos de informática;
- auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
- dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros;
- imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia;
- efetuar acertos em contas;
- ouvir com atenção;
- fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
- distribuir malotes;
- verificar cadastro e reserva;
- guardar volumes de prestadores de serviços;
- participar de reuniões na troca de turnos;
- demonstrar espírito de equipe;
- comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
- agir com bom senso;
- atender o cliente com informações precisas;
- demonstrar interesse;
- pré-cadastrar o cliente;
- interagir com os outros departamentos;
- circular informações internas;
- propor associação de programas de fidelidade;
- notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
- transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
- enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes;
- fornecer informações meteorológicas;
- propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
- conferir documentos com identificação;
- receber pagamentos;
- demonstrar senso de organização;
- transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações;
- auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários;
- entregar o crachá de visitante na entrada;
- confirmar se o cliente possui programa de milhagem;
- demonstrar paciência;
- averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo;
- transmitir recados e fax;
- demonstrar empatia;
- demonstrar iniciativa;
- requerer o número da funcional do visitado para a entrada do visitante;
- consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
- controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes;
- demonstrar respeito mútuo;
- demonstrar pró atividade;
- conferir idoneidade dos clientes;
- consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
- demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
- identificar o espaço físico da empresa;
- encaminhar o cliente para os diversos setores;
- providenciar solicitações de reservas especiais;
- acolher o cliente e passageiro;
- demonstrar entusiasmo;
- demonstrar eficiência;
- demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
- cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
Setores que mais contratam Recepcionista de empresa de navegação aérea no mercado de trabalho
- Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
- Atividades de atendimento hospitalar
- Atividades de condicionamento físico
- Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Locação de mão-de-obra temporária
- Limpeza em prédios e em domicílios
- Hotéis
- Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza
- Cabeleireiros
- Laboratórios clínicos
- Restaurantes e similares
- Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
- Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
- Serviços combinados para apoio a edifícios
- Serviços de diagnóstico por imagem com uso de radiação ionizante
- Atividades veterinárias
- Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
- Atividades de teleatendimento
- Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas