Categorias profissionais do cargo
- Trabalhadores de serviços administrativos
- Trabalhadores de atendimento ao público
- Trabalhadores de informações ao público
- Recepcionistas
Cargos relacionados:
- Recepcionista de consultório médico ou dentário
- Recepcionista vendedor de passagens aéreas
- Recepcionista de crediário
- Atendente de clínica veterinária
- Atendente de seguro saúde
- Recepcionista de hospital
- Atendente de consultório veterinário
- Recepcionista caixa
- Auxiliar de recepção
- Funcionário de setor de informação
- Recepcionista de seguro saúde
- Recepcionista secretária
Principais locais de trabalho
Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.
O que é preciso para trabalhar na área dos Recepcionistas
Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Recepcionista auxiliar de secretária
Recepcionistas devem:
- observar normas internas de segurança;
- comunicar-se;
- fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;
- organizar informações a serem prestadas;
- demonstrar competências pessoais;
- agendar serviços;
- planejar o cotidiano;
- responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;
- recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
- prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
Atividades
- averiguar horário de saída dos grupos;
- agir com bom senso;
- transmitir recados e fax;
- notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
- cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
- averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo;
- transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
- auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc.;
- receber pagamentos;
- distribuir malotes;
- circular informações internas;
- controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes;
- propor associação de programas de fidelidade;
- pré-cadastrar o cliente;
- consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
- demonstrar eficiência;
- encaminhar o cliente para os diversos setores;
- confirmar se o cliente possui programa de milhagem;
- demonstrar pró atividade;
- consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
- conferir documentos com identificação;
- demonstrar conhecimentos de informática;
- dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros;
- consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
- demonstrar empatia;
- propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
- demonstrar entusiasmo;
- demonstrar espírito de equipe;
- demonstrar autonomia;
- comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
- agendar reservas / consultas dos clientes;
- verificar cadastro e reserva;
- entregar o crachá de visitante na entrada;
- interagir com os outros departamentos;
- imprimir relatórios de controle;
- anotar telefonemas e recados;
- oferecer auxílio para a bagagem;
- retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
- enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes;
- organizar materiais de trabalho;
- auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
- ouvir com atenção;
- cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
- acolher o cliente e passageiro;
- atender o cliente com informações precisas;
- imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia;
- demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
- demonstrar iniciativa;
- demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
- requerer o número da funcional do visitado para a entrada do visitante;
- fornecer informações meteorológicas;
- demonstrar paciência;
- acionar alarme de segurança em caso de assalto;
- coordenar equipe;
- fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
- transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações;
- efetuar acertos em contas;
- conferir idoneidade dos clientes;
- providenciar solicitações de reservas especiais;
- identificar o espaço físico da empresa;
- anunciar a chegada do cliente;
- demonstrar senso de organização;
- participar de reuniões na troca de turnos;
- guardar volumes de prestadores de serviços;
- demonstrar interesse;
- auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários;
- organizar malotes;
- demonstrar respeito mútuo;
- emitir notas fiscais e recibos;
Setores que mais contratam Recepcionista auxiliar de secretária no mercado de trabalho
- Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
- Atividades de atendimento hospitalar
- Atividades de condicionamento físico
- Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Locação de mão-de-obra temporária
- Limpeza em prédios e em domicílios
- Hotéis
- Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza
- Cabeleireiros
- Laboratórios clínicos
- Restaurantes e similares
- Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
- Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
- Serviços combinados para apoio a edifícios
- Serviços de diagnóstico por imagem com uso de radiação ionizante
- Atividades veterinárias
- Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
- Atividades de teleatendimento
- Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas