Categorias profissionais do cargo
- Trabalhadores de serviços administrativos
- Trabalhadores de atendimento ao público
- Trabalhadores de informações ao público
- Recepcionistas
Cargos relacionados:
- Funcionário de setor de informação
- Auxiliar de recepção
- Recepcionista de consultório médico ou dentário
- Atendente de consultório médico
- Concierge
- Recepcionista de seguro saúde
- Atendente de clínica médica
- Recepcionista vendedor de passagens aéreas
- Recepcionista de hospital
- Atendente de clínica veterinária
- Recepcionista secretária
- Recepcionista de crediário
Principais locais de trabalho
Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.
O que é preciso para trabalhar na área dos Recepcionistas
Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Recepcionista auxiliar de secretária
Recepcionistas devem:
- prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
- observar normas internas de segurança;
- demonstrar competências pessoais;
- recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
- comunicar-se;
- responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;
- agendar serviços;
- planejar o cotidiano;
- fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;
- organizar informações a serem prestadas;
Atividades
- acionar alarme de segurança em caso de assalto;
- ouvir com atenção;
- interagir com os outros departamentos;
- fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
- cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
- conferir idoneidade dos clientes;
- coordenar equipe;
- demonstrar pró atividade;
- propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
- atender o cliente com informações precisas;
- transmitir recados e fax;
- demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
- oferecer auxílio para a bagagem;
- demonstrar paciência;
- entregar o crachá de visitante na entrada;
- participar de reuniões na troca de turnos;
- transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
- demonstrar conhecimentos de informática;
- confirmar se o cliente possui programa de milhagem;
- cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
- verificar cadastro e reserva;
- consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
- demonstrar espírito de equipe;
- anunciar a chegada do cliente;
- requerer o número da funcional do visitado para a entrada do visitante;
- distribuir malotes;
- notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
- acolher o cliente e passageiro;
- controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes;
- receber pagamentos;
- circular informações internas;
- consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
- organizar malotes;
- demonstrar respeito mútuo;
- demonstrar empatia;
- agendar reservas / consultas dos clientes;
- imprimir relatórios de controle;
- demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
- encaminhar o cliente para os diversos setores;
- demonstrar iniciativa;
- dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros;
- conferir documentos com identificação;
- averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo;
- enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes;
- demonstrar eficiência;
- demonstrar interesse;
- agir com bom senso;
- auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
- transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações;
- organizar materiais de trabalho;
- retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
- demonstrar autonomia;
- anotar telefonemas e recados;
- imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia;
- demonstrar entusiasmo;
- pré-cadastrar o cliente;
- auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc.;
- guardar volumes de prestadores de serviços;
- demonstrar senso de organização;
- fornecer informações meteorológicas;
- emitir notas fiscais e recibos;
- auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários;
- averiguar horário de saída dos grupos;
- propor associação de programas de fidelidade;
- efetuar acertos em contas;
- identificar o espaço físico da empresa;
- providenciar solicitações de reservas especiais;
- consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
- comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
Setores que mais contratam Recepcionista auxiliar de secretária no mercado de trabalho
- Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
- Atividades de atendimento hospitalar
- Atividades de condicionamento físico
- Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Locação de mão-de-obra temporária
- Limpeza em prédios e em domicílios
- Hotéis
- Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza
- Cabeleireiros
- Laboratórios clínicos
- Restaurantes e similares
- Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
- Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
- Serviços combinados para apoio a edifícios
- Serviços de diagnóstico por imagem com uso de radiação ionizante
- Atividades veterinárias
- Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
- Atividades de teleatendimento
- Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas