Categorias profissionais do cargo
- Trabalhadores de serviços administrativos
- Trabalhadores de atendimento ao público
- Trabalhadores de informações ao público
- Recepcionistas
Cargos relacionados:
- Recepcionista telefonista
- Recepcionista de seguro saúde
- Recepcionista de consultório médico ou dentário
- Recepcionista de banco
- Atendente de clínica veterinária
- Atendente de clínica médica
- Atendente de seguro saúde
- Recepcionista bilíngüe
- Recepcionista secretária
- Recepcionista de hospital
- Recepcionista de hotel
- Recepcionista
Principais locais de trabalho
Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.
O que é preciso para trabalhar na área dos Recepcionistas
Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Recepcionista auxiliar de secretária
Recepcionistas devem:
- comunicar-se;
- responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;
- organizar informações a serem prestadas;
- planejar o cotidiano;
- recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
- observar normas internas de segurança;
- demonstrar competências pessoais;
- fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;
- prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
- agendar serviços;
Atividades
- demonstrar iniciativa;
- demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
- entregar o crachá de visitante na entrada;
- organizar materiais de trabalho;
- efetuar acertos em contas;
- confirmar se o cliente possui programa de milhagem;
- dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros;
- receber pagamentos;
- consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
- demonstrar paciência;
- demonstrar espírito de equipe;
- requerer o número da funcional do visitado para a entrada do visitante;
- transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações;
- demonstrar eficiência;
- transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
- transmitir recados e fax;
- conferir documentos com identificação;
- demonstrar autonomia;
- agendar reservas / consultas dos clientes;
- atender o cliente com informações precisas;
- fornecer informações meteorológicas;
- fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
- propor associação de programas de fidelidade;
- auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
- demonstrar senso de organização;
- demonstrar empatia;
- propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
- demonstrar respeito mútuo;
- distribuir malotes;
- emitir notas fiscais e recibos;
- organizar malotes;
- auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc.;
- identificar o espaço físico da empresa;
- coordenar equipe;
- demonstrar conhecimentos de informática;
- encaminhar o cliente para os diversos setores;
- demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
- agir com bom senso;
- guardar volumes de prestadores de serviços;
- demonstrar pró atividade;
- providenciar solicitações de reservas especiais;
- auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários;
- cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
- interagir com os outros departamentos;
- verificar cadastro e reserva;
- participar de reuniões na troca de turnos;
- comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
- conferir idoneidade dos clientes;
- anotar telefonemas e recados;
- pré-cadastrar o cliente;
- controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes;
- imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia;
- cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
- imprimir relatórios de controle;
- acolher o cliente e passageiro;
- oferecer auxílio para a bagagem;
- circular informações internas;
- consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
- notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
- consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
- demonstrar interesse;
- ouvir com atenção;
- retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
- averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo;
- acionar alarme de segurança em caso de assalto;
- anunciar a chegada do cliente;
- demonstrar entusiasmo;
- averiguar horário de saída dos grupos;
- enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes;
Setores que mais contratam Recepcionista auxiliar de secretária no mercado de trabalho
- Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
- Atividades de atendimento hospitalar
- Atividades de condicionamento físico
- Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Locação de mão-de-obra temporária
- Limpeza em prédios e em domicílios
- Hotéis
- Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza
- Cabeleireiros
- Laboratórios clínicos
- Restaurantes e similares
- Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
- Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
- Serviços combinados para apoio a edifícios
- Serviços de diagnóstico por imagem com uso de radiação ionizante
- Atividades veterinárias
- Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
- Atividades de teleatendimento
- Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas