Salário para o cargo de Recepcionista auxiliar de secretária
CBO 4221-05 > Recepcionistas

Recepcionista auxiliar de secretária - Descrição, atividades e funções do cargo

Recepcionam e prestam serviços de apoio a clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, prestam atendimento telefônico e fornecem informações em escritórios, consultórios, hoteis, hospitais, bancos, aeroportos e outros estabelecimentos, marcam entrevistas ou consultas e recebem clientes ou visitantes, averiguam suas necessidades e dirigem ao lugar ou a pessoa procurados, agendam serviços, reservam (hotéis e passagens) e indicam acomodações em hotéis e estabelecimentos similares, observam normas internas de segurança, conferindo documentos e idoneidade dos clientes e notificando seguranças sobre presenças estranhas, fecham contas e estadas de clientes. Organizam informações e planejam o trabalho do cotidiano.

Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Recepcionistas

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.


O que é preciso para trabalhar na área dos Recepcionistas

Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Recepcionista auxiliar de secretária

Recepcionistas devem:

  • recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
  • prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
  • observar normas internas de segurança;
  • planejar o cotidiano;
  • organizar informações a serem prestadas;
  • responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;
  • demonstrar competências pessoais;
  • fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;
  • agendar serviços;
  • comunicar-se;

Atividades

  • demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
  • atender o cliente com informações precisas;
  • organizar materiais de trabalho;
  • entregar o crachá de visitante na entrada;
  • demonstrar conhecimentos de informática;
  • encaminhar o cliente para os diversos setores;
  • transmitir recados e fax;
  • fornecer informações meteorológicas;
  • organizar malotes;
  • demonstrar interesse;
  • acolher o cliente e passageiro;
  • demonstrar autonomia;
  • consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
  • conferir documentos com identificação;
  • auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
  • anotar telefonemas e recados;
  • agir com bom senso;
  • demonstrar entusiasmo;
  • distribuir malotes;
  • demonstrar respeito mútuo;
  • fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
  • conferir idoneidade dos clientes;
  • verificar cadastro e reserva;
  • dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros;
  • requerer o número da funcional do visitado para a entrada do visitante;
  • demonstrar pró atividade;
  • averiguar horário de saída dos grupos;
  • ouvir com atenção;
  • emitir notas fiscais e recibos;
  • comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
  • propor associação de programas de fidelidade;
  • controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes;
  • averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo;
  • circular informações internas;
  • demonstrar espírito de equipe;
  • demonstrar senso de organização;
  • demonstrar eficiência;
  • cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
  • oferecer auxílio para a bagagem;
  • demonstrar iniciativa;
  • transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações;
  • imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia;
  • coordenar equipe;
  • pré-cadastrar o cliente;
  • consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
  • agendar reservas / consultas dos clientes;
  • cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
  • demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
  • imprimir relatórios de controle;
  • participar de reuniões na troca de turnos;
  • receber pagamentos;
  • efetuar acertos em contas;
  • propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
  • confirmar se o cliente possui programa de milhagem;
  • consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
  • acionar alarme de segurança em caso de assalto;
  • identificar o espaço físico da empresa;
  • retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
  • transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
  • enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes;
  • anunciar a chegada do cliente;
  • auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc.;
  • demonstrar paciência;
  • notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
  • auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários;
  • providenciar solicitações de reservas especiais;
  • interagir com os outros departamentos;
  • guardar volumes de prestadores de serviços;
  • demonstrar empatia;


Setores que mais contratam Recepcionista auxiliar de secretária no mercado de trabalho

  • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
  • Atividades de atendimento hospitalar
  • Atividades de condicionamento físico
  • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Limpeza em prédios e em domicílios
  • Hotéis
  • Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza
  • Cabeleireiros
  • Laboratórios clínicos
  • Restaurantes e similares
  • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
  • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
  • Serviços combinados para apoio a edifícios
  • Serviços de diagnóstico por imagem com uso de radiação ionizante
  • Atividades veterinárias
  • Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
  • Atividades de teleatendimento
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas




Profissões em Destaque: