Salário para o cargo de Recepcionista auxiliar de secretária
CBO 4221-05 > Recepcionistas

Recepcionista auxiliar de secretária - Descrição, atividades e funções do cargo

Recepcionam e prestam serviços de apoio a clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, prestam atendimento telefônico e fornecem informações em escritórios, consultórios, hoteis, hospitais, bancos, aeroportos e outros estabelecimentos, marcam entrevistas ou consultas e recebem clientes ou visitantes, averiguam suas necessidades e dirigem ao lugar ou a pessoa procurados, agendam serviços, reservam (hotéis e passagens) e indicam acomodações em hotéis e estabelecimentos similares, observam normas internas de segurança, conferindo documentos e idoneidade dos clientes e notificando seguranças sobre presenças estranhas, fecham contas e estadas de clientes. Organizam informações e planejam o trabalho do cotidiano.

Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Recepcionistas

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.


O que é preciso para trabalhar na área dos Recepcionistas

Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Recepcionista auxiliar de secretária

Recepcionistas devem:

  • agendar serviços;
  • comunicar-se;
  • organizar informações a serem prestadas;
  • prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
  • planejar o cotidiano;
  • fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;
  • demonstrar competências pessoais;
  • recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
  • observar normas internas de segurança;
  • responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;

Atividades

  • demonstrar paciência;
  • transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
  • agir com bom senso;
  • emitir notas fiscais e recibos;
  • dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros;
  • efetuar acertos em contas;
  • demonstrar interesse;
  • demonstrar conhecimentos de informática;
  • organizar malotes;
  • demonstrar pró atividade;
  • fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
  • averiguar horário de saída dos grupos;
  • demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
  • organizar materiais de trabalho;
  • transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações;
  • interagir com os outros departamentos;
  • pré-cadastrar o cliente;
  • coordenar equipe;
  • demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
  • fornecer informações meteorológicas;
  • consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
  • agendar reservas / consultas dos clientes;
  • distribuir malotes;
  • identificar o espaço físico da empresa;
  • auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc.;
  • imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia;
  • confirmar se o cliente possui programa de milhagem;
  • enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes;
  • consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
  • cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
  • retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
  • requerer o número da funcional do visitado para a entrada do visitante;
  • conferir idoneidade dos clientes;
  • imprimir relatórios de controle;
  • encaminhar o cliente para os diversos setores;
  • participar de reuniões na troca de turnos;
  • oferecer auxílio para a bagagem;
  • demonstrar respeito mútuo;
  • acionar alarme de segurança em caso de assalto;
  • circular informações internas;
  • providenciar solicitações de reservas especiais;
  • acolher o cliente e passageiro;
  • guardar volumes de prestadores de serviços;
  • demonstrar eficiência;
  • auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários;
  • entregar o crachá de visitante na entrada;
  • anunciar a chegada do cliente;
  • consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
  • demonstrar entusiasmo;
  • propor associação de programas de fidelidade;
  • anotar telefonemas e recados;
  • cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
  • averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo;
  • atender o cliente com informações precisas;
  • demonstrar autonomia;
  • demonstrar espírito de equipe;
  • ouvir com atenção;
  • notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
  • receber pagamentos;
  • propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
  • demonstrar iniciativa;
  • conferir documentos com identificação;
  • transmitir recados e fax;
  • comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
  • controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes;
  • demonstrar senso de organização;
  • demonstrar empatia;
  • verificar cadastro e reserva;
  • auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;


Setores que mais contratam Recepcionista auxiliar de secretária no mercado de trabalho

  • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
  • Atividades de atendimento hospitalar
  • Atividades de condicionamento físico
  • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Limpeza em prédios e em domicílios
  • Hotéis
  • Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza
  • Cabeleireiros
  • Laboratórios clínicos
  • Restaurantes e similares
  • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
  • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
  • Serviços combinados para apoio a edifícios
  • Serviços de diagnóstico por imagem com uso de radiação ionizante
  • Atividades veterinárias
  • Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
  • Atividades de teleatendimento
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas




Profissões em Destaque: