Categorias profissionais do cargo
- Trabalhadores de serviços administrativos
- Trabalhadores de atendimento ao público
- Trabalhadores de informações ao público
- Recepcionistas
Cargos relacionados:
- Recepcionista de empresa de navegação aérea
- Atendente de seguro saúde
- Encarregado da recepção
- Recepcionista de consultório médico ou dentário
- Recepcionista secretária
- Recepcionista
- Recepcionista caixa
- Recepcionista de crediário
- Recepcionista atendente
- Funcionário de setor de informação
- Atendente de clínica veterinária
- Guest relations
Principais locais de trabalho
Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.
O que é preciso para trabalhar na área dos Recepcionistas
Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Recepcionista auxiliar de secretária
Recepcionistas devem:
- fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;
- agendar serviços;
- demonstrar competências pessoais;
- observar normas internas de segurança;
- planejar o cotidiano;
- recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
- responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;
- prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
- comunicar-se;
- organizar informações a serem prestadas;
Atividades
- demonstrar interesse;
- consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
- demonstrar conhecimentos de informática;
- coordenar equipe;
- conferir documentos com identificação;
- demonstrar espírito de equipe;
- interagir com os outros departamentos;
- demonstrar respeito mútuo;
- auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários;
- demonstrar entusiasmo;
- propor associação de programas de fidelidade;
- imprimir relatórios de controle;
- demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
- fornecer informações meteorológicas;
- verificar cadastro e reserva;
- auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc.;
- transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações;
- enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes;
- acolher o cliente e passageiro;
- propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
- agir com bom senso;
- averiguar horário de saída dos grupos;
- imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia;
- anunciar a chegada do cliente;
- distribuir malotes;
- organizar materiais de trabalho;
- acionar alarme de segurança em caso de assalto;
- controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes;
- demonstrar empatia;
- comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
- auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
- circular informações internas;
- participar de reuniões na troca de turnos;
- agendar reservas / consultas dos clientes;
- consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
- organizar malotes;
- atender o cliente com informações precisas;
- oferecer auxílio para a bagagem;
- demonstrar senso de organização;
- demonstrar paciência;
- pré-cadastrar o cliente;
- cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
- identificar o espaço físico da empresa;
- transmitir recados e fax;
- dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros;
- anotar telefonemas e recados;
- cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
- ouvir com atenção;
- averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo;
- receber pagamentos;
- transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
- providenciar solicitações de reservas especiais;
- demonstrar pró atividade;
- requerer o número da funcional do visitado para a entrada do visitante;
- demonstrar autonomia;
- conferir idoneidade dos clientes;
- confirmar se o cliente possui programa de milhagem;
- encaminhar o cliente para os diversos setores;
- demonstrar eficiência;
- efetuar acertos em contas;
- fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
- emitir notas fiscais e recibos;
- guardar volumes de prestadores de serviços;
- entregar o crachá de visitante na entrada;
- retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
- notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
- demonstrar iniciativa;
- demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
- consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
Setores que mais contratam Recepcionista auxiliar de secretária no mercado de trabalho
- Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
- Atividades de atendimento hospitalar
- Atividades de condicionamento físico
- Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Locação de mão-de-obra temporária
- Limpeza em prédios e em domicílios
- Hotéis
- Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza
- Cabeleireiros
- Laboratórios clínicos
- Restaurantes e similares
- Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
- Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
- Serviços combinados para apoio a edifícios
- Serviços de diagnóstico por imagem com uso de radiação ionizante
- Atividades veterinárias
- Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
- Atividades de teleatendimento
- Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas