Salário para o cargo de Recepcionista auxiliar de secretária
CBO 4221-05 > Recepcionistas

Recepcionista auxiliar de secretária - Descrição, atividades e funções do cargo

Recepcionam e prestam serviços de apoio a clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, prestam atendimento telefônico e fornecem informações em escritórios, consultórios, hoteis, hospitais, bancos, aeroportos e outros estabelecimentos, marcam entrevistas ou consultas e recebem clientes ou visitantes, averiguam suas necessidades e dirigem ao lugar ou a pessoa procurados, agendam serviços, reservam (hotéis e passagens) e indicam acomodações em hotéis e estabelecimentos similares, observam normas internas de segurança, conferindo documentos e idoneidade dos clientes e notificando seguranças sobre presenças estranhas, fecham contas e estadas de clientes. Organizam informações e planejam o trabalho do cotidiano.

Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Recepcionistas

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.


O que é preciso para trabalhar na área dos Recepcionistas

Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Recepcionista auxiliar de secretária

Recepcionistas devem:

  • recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
  • responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;
  • comunicar-se;
  • fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;
  • demonstrar competências pessoais;
  • planejar o cotidiano;
  • agendar serviços;
  • prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
  • organizar informações a serem prestadas;
  • observar normas internas de segurança;

Atividades

  • anunciar a chegada do cliente;
  • demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
  • transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
  • conferir documentos com identificação;
  • demonstrar pró atividade;
  • auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
  • auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários;
  • transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações;
  • propor associação de programas de fidelidade;
  • demonstrar empatia;
  • coordenar equipe;
  • retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
  • organizar materiais de trabalho;
  • demonstrar espírito de equipe;
  • verificar cadastro e reserva;
  • dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros;
  • auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc.;
  • guardar volumes de prestadores de serviços;
  • cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
  • demonstrar senso de organização;
  • acionar alarme de segurança em caso de assalto;
  • requerer o número da funcional do visitado para a entrada do visitante;
  • confirmar se o cliente possui programa de milhagem;
  • encaminhar o cliente para os diversos setores;
  • averiguar horário de saída dos grupos;
  • cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
  • transmitir recados e fax;
  • interagir com os outros departamentos;
  • consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
  • emitir notas fiscais e recibos;
  • entregar o crachá de visitante na entrada;
  • receber pagamentos;
  • demonstrar autonomia;
  • pré-cadastrar o cliente;
  • consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
  • imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia;
  • oferecer auxílio para a bagagem;
  • controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes;
  • demonstrar eficiência;
  • distribuir malotes;
  • ouvir com atenção;
  • demonstrar iniciativa;
  • comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
  • demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
  • demonstrar paciência;
  • acolher o cliente e passageiro;
  • averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo;
  • identificar o espaço físico da empresa;
  • demonstrar respeito mútuo;
  • propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
  • imprimir relatórios de controle;
  • fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
  • organizar malotes;
  • demonstrar conhecimentos de informática;
  • demonstrar entusiasmo;
  • providenciar solicitações de reservas especiais;
  • demonstrar interesse;
  • atender o cliente com informações precisas;
  • circular informações internas;
  • agir com bom senso;
  • enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes;
  • conferir idoneidade dos clientes;
  • consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
  • fornecer informações meteorológicas;
  • agendar reservas / consultas dos clientes;
  • efetuar acertos em contas;
  • notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
  • participar de reuniões na troca de turnos;
  • anotar telefonemas e recados;


Setores que mais contratam Recepcionista auxiliar de secretária no mercado de trabalho

  • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
  • Atividades de atendimento hospitalar
  • Atividades de condicionamento físico
  • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Limpeza em prédios e em domicílios
  • Hotéis
  • Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza
  • Cabeleireiros
  • Laboratórios clínicos
  • Restaurantes e similares
  • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
  • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
  • Serviços combinados para apoio a edifícios
  • Serviços de diagnóstico por imagem com uso de radiação ionizante
  • Atividades veterinárias
  • Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
  • Atividades de teleatendimento
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas




Profissões em Destaque: