Categorias profissionais do cargo
- Trabalhadores de serviços administrativos
- Trabalhadores de atendimento ao público
- Trabalhadores de informações ao público
- Recepcionistas
Cargos relacionados:
- Recepcionista de empresa de navegação aérea
- Recepcionista de banco
- Atendente de seguro saúde
- Recepcionista
- Encarregado da recepção
- Atendente de consultório veterinário
- Atendente de consultório médico
- Recepcionista bilíngüe
- Agente de tráfego
- Funcionário de setor de informação
- Recepcionista secretária
- Recepcionista de consultório médico ou dentário
Principais locais de trabalho
Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.
O que é preciso para trabalhar na área dos Recepcionistas
Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Recepcionista auxiliar de secretária
Recepcionistas devem:
- recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
- observar normas internas de segurança;
- comunicar-se;
- planejar o cotidiano;
- demonstrar competências pessoais;
- organizar informações a serem prestadas;
- prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
- fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;
- agendar serviços;
- responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;
Atividades
- retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
- demonstrar iniciativa;
- organizar materiais de trabalho;
- demonstrar paciência;
- pré-cadastrar o cliente;
- entregar o crachá de visitante na entrada;
- agir com bom senso;
- auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
- interagir com os outros departamentos;
- averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo;
- imprimir relatórios de controle;
- demonstrar senso de organização;
- demonstrar espírito de equipe;
- propor associação de programas de fidelidade;
- agendar reservas / consultas dos clientes;
- consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
- efetuar acertos em contas;
- imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia;
- organizar malotes;
- enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes;
- fornecer informações meteorológicas;
- circular informações internas;
- acionar alarme de segurança em caso de assalto;
- cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
- dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros;
- comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
- transmitir recados e fax;
- participar de reuniões na troca de turnos;
- controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes;
- receber pagamentos;
- cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
- propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
- auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários;
- demonstrar autonomia;
- providenciar solicitações de reservas especiais;
- atender o cliente com informações precisas;
- auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc.;
- demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
- anunciar a chegada do cliente;
- conferir documentos com identificação;
- demonstrar empatia;
- averiguar horário de saída dos grupos;
- requerer o número da funcional do visitado para a entrada do visitante;
- demonstrar pró atividade;
- identificar o espaço físico da empresa;
- consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
- fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
- transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
- notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
- verificar cadastro e reserva;
- conferir idoneidade dos clientes;
- acolher o cliente e passageiro;
- emitir notas fiscais e recibos;
- consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
- demonstrar conhecimentos de informática;
- confirmar se o cliente possui programa de milhagem;
- demonstrar entusiasmo;
- coordenar equipe;
- demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
- encaminhar o cliente para os diversos setores;
- anotar telefonemas e recados;
- demonstrar respeito mútuo;
- guardar volumes de prestadores de serviços;
- transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações;
- distribuir malotes;
- demonstrar interesse;
- ouvir com atenção;
- oferecer auxílio para a bagagem;
- demonstrar eficiência;
Setores que mais contratam Recepcionista auxiliar de secretária no mercado de trabalho
- Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
- Atividades de atendimento hospitalar
- Atividades de condicionamento físico
- Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Locação de mão-de-obra temporária
- Limpeza em prédios e em domicílios
- Hotéis
- Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza
- Cabeleireiros
- Laboratórios clínicos
- Restaurantes e similares
- Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
- Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
- Serviços combinados para apoio a edifícios
- Serviços de diagnóstico por imagem com uso de radiação ionizante
- Atividades veterinárias
- Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
- Atividades de teleatendimento
- Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas