Categorias profissionais do cargo
- Trabalhadores de serviços administrativos
- Trabalhadores de atendimento ao público
- Trabalhadores de informações ao público
- Recepcionistas
Cargos relacionados:
- Recepcionista de crediário
- Atendente de seguro saúde
- Recepcionista de hospital
- Recepcionista de seguro saúde
- Recepcionista de consultório médico ou dentário
- Guest relations
- Recepcionista
- Agente de tráfego
- Recepcionista secretária
- Atendente de clínica veterinária
- Recepcionista de empresa de navegação aérea
- Recepcionista de hotel
Principais locais de trabalho
Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.
O que é preciso para trabalhar na área dos Recepcionistas
Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Recepcionista auxiliar de secretária
Recepcionistas devem:
- organizar informações a serem prestadas;
- demonstrar competências pessoais;
- observar normas internas de segurança;
- responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;
- prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
- comunicar-se;
- fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;
- recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
- agendar serviços;
- planejar o cotidiano;
Atividades
- demonstrar conhecimentos de informática;
- cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
- comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
- demonstrar respeito mútuo;
- propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
- transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações;
- demonstrar iniciativa;
- demonstrar eficiência;
- efetuar acertos em contas;
- confirmar se o cliente possui programa de milhagem;
- fornecer informações meteorológicas;
- atender o cliente com informações precisas;
- guardar volumes de prestadores de serviços;
- imprimir relatórios de controle;
- imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia;
- auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc.;
- demonstrar interesse;
- receber pagamentos;
- demonstrar empatia;
- circular informações internas;
- ouvir com atenção;
- oferecer auxílio para a bagagem;
- distribuir malotes;
- demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
- coordenar equipe;
- controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes;
- notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
- encaminhar o cliente para os diversos setores;
- transmitir recados e fax;
- demonstrar espírito de equipe;
- requerer o número da funcional do visitado para a entrada do visitante;
- participar de reuniões na troca de turnos;
- enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes;
- pré-cadastrar o cliente;
- demonstrar autonomia;
- organizar malotes;
- acolher o cliente e passageiro;
- auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
- entregar o crachá de visitante na entrada;
- demonstrar entusiasmo;
- conferir documentos com identificação;
- averiguar horário de saída dos grupos;
- anunciar a chegada do cliente;
- demonstrar paciência;
- conferir idoneidade dos clientes;
- agendar reservas / consultas dos clientes;
- cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
- fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
- providenciar solicitações de reservas especiais;
- identificar o espaço físico da empresa;
- organizar materiais de trabalho;
- averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo;
- interagir com os outros departamentos;
- retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
- consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
- transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
- auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários;
- demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
- emitir notas fiscais e recibos;
- anotar telefonemas e recados;
- consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
- agir com bom senso;
- dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros;
- acionar alarme de segurança em caso de assalto;
- demonstrar pró atividade;
- propor associação de programas de fidelidade;
- demonstrar senso de organização;
- consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
- verificar cadastro e reserva;
Setores que mais contratam Recepcionista auxiliar de secretária no mercado de trabalho
- Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
- Atividades de atendimento hospitalar
- Atividades de condicionamento físico
- Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Locação de mão-de-obra temporária
- Limpeza em prédios e em domicílios
- Hotéis
- Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza
- Cabeleireiros
- Laboratórios clínicos
- Restaurantes e similares
- Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
- Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
- Serviços combinados para apoio a edifícios
- Serviços de diagnóstico por imagem com uso de radiação ionizante
- Atividades veterinárias
- Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
- Atividades de teleatendimento
- Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas