Categorias profissionais do cargo
- Trabalhadores de serviços administrativos
- Trabalhadores de atendimento ao público
- Trabalhadores de informações ao público
- Recepcionistas
Cargos relacionados:
- Auxiliar de recepção
- Recepcionista de crediário
- Recepcionista de empresa de navegação aérea
- Recepcionista vendedor de passagens aéreas
- Recepcionista de hospital
- Concierge
- Recepcionista atendente
- Atendente de consultório veterinário
- Recepcionista de seguro saúde
- Recepcionista bilíngüe
- Atendente de seguro saúde
- Recepcionista telefonista
Principais locais de trabalho
Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.
O que é preciso para trabalhar na área dos Recepcionistas
Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Recepcionista auxiliar de secretária
Recepcionistas devem:
- planejar o cotidiano;
- demonstrar competências pessoais;
- observar normas internas de segurança;
- responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros;
- fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes;
- comunicar-se;
- recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros;
- agendar serviços;
- organizar informações a serem prestadas;
- prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros;
Atividades
- demonstrar interesse;
- averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo;
- demonstrar espírito de equipe;
- imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia;
- demonstrar conhecimentos de informática;
- transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações;
- entregar o crachá de visitante na entrada;
- demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro;
- organizar materiais de trabalho;
- anotar telefonemas e recados;
- acolher o cliente e passageiro;
- distribuir malotes;
- interagir com os outros departamentos;
- consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos;
- receber pagamentos;
- transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados;
- demonstrar autonomia;
- demonstrar paciência;
- cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes;
- agendar reservas / consultas dos clientes;
- efetuar acertos em contas;
- coordenar equipe;
- ouvir com atenção;
- identificar o espaço físico da empresa;
- conferir documentos com identificação;
- emitir notas fiscais e recibos;
- conferir idoneidade dos clientes;
- encaminhar o cliente para os diversos setores;
- demonstrar eficiência;
- cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros;
- comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva;
- enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes;
- consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa;
- fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes;
- controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes;
- providenciar solicitações de reservas especiais;
- consultar catálogo de produtos e serviços da empresa;
- demonstrar pró atividade;
- demonstrar entusiasmo;
- auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc.;
- fornecer informações meteorológicas;
- agir com bom senso;
- propor associação de programas de fidelidade;
- auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários;
- pré-cadastrar o cliente;
- demonstrar empatia;
- confirmar se o cliente possui programa de milhagem;
- participar de reuniões na troca de turnos;
- demonstrar iniciativa;
- organizar malotes;
- demonstrar senso de organização;
- guardar volumes de prestadores de serviços;
- demonstrar respeito mútuo;
- requerer o número da funcional do visitado para a entrada do visitante;
- oferecer auxílio para a bagagem;
- verificar cadastro e reserva;
- notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas;
- propiciar informações gerais por telefone interna e externamente;
- anunciar a chegada do cliente;
- transmitir recados e fax;
- dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros;
- acionar alarme de segurança em caso de assalto;
- demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes;
- retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos;
- circular informações internas;
- auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção;
- atender o cliente com informações precisas;
- averiguar horário de saída dos grupos;
- imprimir relatórios de controle;
Setores que mais contratam Recepcionista auxiliar de secretária no mercado de trabalho
- Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
- Atividades de atendimento hospitalar
- Atividades de condicionamento físico
- Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Locação de mão-de-obra temporária
- Limpeza em prédios e em domicílios
- Hotéis
- Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza
- Cabeleireiros
- Laboratórios clínicos
- Restaurantes e similares
- Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
- Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
- Serviços combinados para apoio a edifícios
- Serviços de diagnóstico por imagem com uso de radiação ionizante
- Atividades veterinárias
- Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
- Atividades de teleatendimento
- Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas