Salário para o cargo de Radioperador
CBO 4222-20 > Operadores de telefonia

Radioperador - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Operam equipamentos, atendem, transferem, cadastram e completam chamadas telefônicas locais, nacionais e internacionais, comunicando- se formalmente em português e/ou línguas estrangeiras. Auxiliam o cliente, fornecendo informações e prestando serviços gerais. Podem treinar funcionários e avaliar a qualidade de atendimento do operador, identificando pontos de melhoria.

Quanto ganha um Radioperador

Um Radioperador trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.670,12 e R$ 5.176,02, com a média salarial de R$ 2.533,99 e o salário mediana em R$ 1.946,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Radioperador

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.533,99 30.407,88 633,50 12,72
1º Quartil 1.670,12 20.041,46 417,53 8,38
Salário Mediana 1.946,00 23.352,00 486,50 9,77
3º Quartil 3.947,46 47.369,48 986,86 19,82
Teto Salarial 5.176,02 62.112,28 1.294,01 25,98


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Operadores de telefonia

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro - RJ 1.761 - 6.641 3.694,68 1.761,47 3.873,00 5.482,51 6.640,58
Macaé - RJ 2.864 - 6.164 4.014,73 2.863,67 4.345,00 5.089,35 6.164,38
São Paulo - SP 1.596 - 2.821 1.852,74 1.596,34 1.688,00 2.329,16 2.821,15
Vitoria - ES 2.161 - 4.530 2.880,04 2.160,54 2.824,00 3.740,23 4.530,27
Alfredo Chaves - ES 4.345 - 5.263 4.345,00 4.345,00 4.345,00 4.345,00 5.262,79
São Bernardo do Campo - SP 1.837 - 2.620 1.921,95 1.837,00 1.837,00 2.163,19 2.620,12
Porto Alegre - RS 1.460 - 2.570 1.777,26 1.459,85 1.854,00 2.122,14 2.570,40
Curitiba - PR 1.412 - 2.549 1.666,07 1.412,00 1.452,67 2.104,17 2.548,63
Maceió - AL 1.481 - 2.444 1.730,40 1.480,78 1.559,00 2.018,00 2.444,26
Belo Horizonte - MG 1.412 - 2.574 1.618,41 1.412,00 1.508,00 2.125,00 2.573,86
Florianópolis - SC 2.148 - 3.067 2.420,69 2.148,43 2.503,00 2.532,10 3.066,96
Capão da Canoa - RS 1.723 - 2.246 1.796,91 1.723,00 1.854,00 1.854,00 2.245,62
Aracaju - SE 1.412 - 2.733 1.646,20 1.412,00 1.412,00 2.256,63 2.733,29
Cotia - SP 1.837 - 2.440 1.880,71 1.837,00 1.837,00 2.014,50 2.440,02
Cascavel - PR 1.637 - 2.540 1.835,38 1.636,57 1.768,00 2.097,00 2.539,95
Serra - ES 1.878 - 2.482 1.984,88 1.877,96 2.049,00 2.049,00 2.481,81
Novo Hamburgo - RS 1.723 - 3.487 2.038,08 1.723,00 1.854,00 2.878,83 3.486,93
São José dos Campos - SP 1.553 - 2.970 1.769,87 1.553,00 1.553,00 2.452,38 2.970,40
Itaguaí - RJ 1.500 - 2.493 1.762,73 1.500,00 1.832,00 2.058,40 2.493,20
Sapucaia do Sul - RS 1.796 - 2.224 1.824,10 1.796,00 1.832,00 1.836,40 2.224,30


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro 2.020 - 6.284 3.674,48 2.020,13 3.873,00 5.188,38 6.284,32
São Paulo 1.584 - 3.169 1.960,48 1.584,09 1.837,00 2.616,63 3.169,34
Espírito Santo 1.892 - 5.270 3.116,39 1.891,91 2.824,00 4.351,18 5.270,28
Rio Grande do Sul 1.646 - 2.613 1.866,73 1.646,41 1.854,00 2.157,00 2.612,62
Minas Gerais 1.412 - 2.195 1.529,12 1.412,00 1.413,00 1.811,88 2.194,60
Paraná 1.412 - 2.757 1.813,40 1.412,00 1.768,00 2.276,26 2.757,08
Santa Catarina 1.521 - 3.531 2.209,54 1.520,52 2.472,00 2.915,43 3.531,25
Alagoas 1.472 - 2.444 1.717,29 1.471,50 1.559,00 2.018,00 2.444,26
Sergipe 1.412 - 2.733 1.646,20 1.412,00 1.412,00 2.256,63 2.733,29
Mato Grosso 1.660 - 2.711 1.898,82 1.659,71 1.830,00 2.238,29 2.711,08
Pernambuco 1.989 - 6.391 3.894,52 1.989,00 4.555,00 5.276,60 6.391,18
Goiás 1.412 - 3.401 1.843,43 1.412,00 1.587,00 2.807,62 3.400,68
Distrito Federal 1.554 - 3.127 1.962,91 1.553,69 1.819,84 2.581,50 3.126,79
Bahia 1.711 - 7.711 3.190,73 1.711,00 3.000,00 6.366,00 7.710,69
Mato Grosso do Sul 1.412 - 2.751 1.664,73 1.412,00 1.500,00 2.271,00 2.750,70
Pará 1.900 - 5.243 3.147,78 1.900,00 3.481,00 4.329,00 5.243,41
Ceará 1.412 - 3.309 2.543,51 1.412,00 2.732,14 2.732,14 3.309,25


Principais locais de trabalho

Operadores de telefonia os trabalhadores dessas ocupações têm vínculo de trabalho assalariado, com carteira assinada. Atuam, predominantemente, em empresas de saúde, serviços sociais, correios e telecomunicações. Trabalham com supervisão, em ambientes fechados, revezamento de turnos, com compromisso de manter sigilo. O trabalho é exercido sob pressão e exposto a ruído intenso, levando a situação de estresse. Os trabalhadores estão sujeitos a lesões buco-maxilar-auditivas e por esforços repetitivos. A transferência de funções de telefonistas para sistemas automatizados de mensagens, bem como a migração para outras ocupações, como telemarketing, tendem a diminuir o emprego nessa ocupação.


O que é preciso para trabalhar na área dos Operadores de telefonia

Essas ocupações são exercidas por trabalhadores com escolaridade de nível médio, exceto a telefonista para a qual é requerido, no mínimo, o ensino fundamental. A formação profissional ocorre com a prática de um a dois anos, no local de trabalho. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Radioperador

Operadores de telefonia devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • treinar funcionários;
  • operar equipamentos;
  • monitorar atendimentos;
  • elaborar escalas de trabalho;
  • prestar serviços;
  • fornecer informações;
  • comunicar-se;
  • atender o cliente;
  • cadastrar informações;

  • Atividades

    • elaborar gráficos de desempenho;
    • informar fuso-horário;
    • completar chamadas nacionais e internacionais;
    • demonstrar segurança;
    • demonstrar objetividade;
    • identificar necessidades do cliente;
    • replicar informações da empresa aos funcionários;
    • retransmitir mensagens;
    • monitorar tempo de atendimento;
    • orientar trajeto do motorista;
    • intermediar transmissão de informações entre motorista e cliente;
    • demonstrar cordialidade;
    • averiguar números solicitados no exterior;
    • preencher boleto de tarifa;
    • identificar tipo de chamada;
    • informar alteração de número telefônico;
    • adequar o tom de voz;
    • manter sigilo;
    • remanejar dias e turnos de trabalho conforme fluxo de ligações;
    • elaborar revezamento;
    • identificar origem da chamada;
    • informar códigos de área nacionais e internacionais;
    • digitar teclados;
    • pesquisar banco de dados telefônico;
    • orientar funcionários sobre mudanças de procedimento;
    • operar pabx;
    • acionar despertador automático;
    • controlar frequência de funcionários;
    • redigir ordens de serviço;
    • gravar informações;
    • informar ramais;
    • demonstrar agilidade;
    • transferir chamadas internas e externas;
    • cadastrar números de telefones;
    • digitar mensagem;
    • participar de cursos específicos;
    • cadastrar telefone e ramais de empresas;
    • direcionar cliente a outros serviços;
    • acompanhar ligação;
    • intermediar ligação entre surdo e ouvinte;
    • demonstrar respeito com o cliente;
    • informar números de telefones nacionais e internacionais;
    • bloquear ligações;
    • reorientar práticas de trabalho (reciclagem);
    • saudar o cliente;
    • atualizar cadastro;
    • enviar mensagens;
    • operar plataforma de atendimento telefônico;
    • despertar hóspedes pelo telefone;
    • registrar reclamações de trote;
    • identificar código de serviço na tela do computador;
    • demonstrar paciência;
    • conservar equipamentos de trabalho;
    • demonstrar entusiasmo;
    • responder a questionários de avaliação interna;
    • lançar ligações manualmente;
    • ler mensagem para cliente;
    • pronunciar-se claramente;
    • preencher livros de ocorrências diárias;
    • avaliar qualidade de atendimento do operador;
    • atentar para comunicados na tela do computador;
    • enviar correio eletrônico;
    • consultar banco de dados de procedimentos via internet;
    • preencher bilhete;
    • elaborar relatórios mensais;
    • solicitar auxílio de operadoras internacionais;
    • especificar atendimentos diários;
    • demonstrar autocontrole;
    • propor medidas corretivas;
    • simular situações reais;
    • demonstrar prontidão;
    • atualizar painel de informações de eventos;
    • escutar atentamente (saber ouvir);
    • sugerir agenda de folgas;
    • fazer monitoria ativa;
    • atualizar código de grupo;
    • identificar-se (nome do atendente);
    • informar endereços da empresa e filiais;
    • informar horário de atendimento;
    • dominar o idioma inglês;
    • interpretar mensagem do cliente;
    • cadastrar telefone e ramal de funcionários;
    • transmitir normas de atendimento padrão;
    • informar números de telefones internos;
    • informar tarifas;
    • anotar recados;
    • encaminhar reclamações ao supervisor;
    • completar ligações terra-bordo e bordo-terra;
    • higienizar equipamentos de trabalho;
    • programar mensagem;
    • otimizar distribuição de operadores;
    • consultar terminal de informações;
    • demonstrar imparcialidade;
    • informar sobre eventos e cursos;
    • transmitir informações corretamente;
    • pesquisar normas para ligações internacionais (info);
    • difundir alerta aos funcionários;
    • redimensionar escala de trabalho para feriados e datas especiais;
    • registrar pendências de informações;
    • retornar contato com cliente;
    • trocar senha do cliente;
    • pesquisar restrições do telefone;
    • demonstrar capacidade de assimilação;
    • demonstrar pontualidade;
    • identificar pontos de melhoria;
    • acessar códigos;
    • sondar tipo de solicitação de serviço;
    • responder questionários mensais sobre procedimentos operacionais;
    • falar formalmente;
    • verificar cumprimento das normas de atendimento;
    • acompanhar execução dos trabalhos;
    • permutar dias e turnos de trabalho;
    • interceptar ligações;
    • ouvir o cliente;
    • localizar pessoas;
    • analisar fluxo diário de ligações;
    • informar procedimentos de chamadas ddd e ddi;
    • comunicar-se em outros idiomas;
    • programar pabx;
    • verificar diariamente correio eletrônico;
    • agendar chamadas com intérprete;
    • relatar informações de troca de turno;
    • transmitir recados;
    • documentar serviços prestados;
    • monitorar tempo de pausa;
    • instruir funcionários sobre sistemas operacionais;
    • informar valor de ligações concluídas via operador;
    • localizar veículo mais próximo do usuário;
    • orientar novos funcionários sobre normas internas da empresa;
    • viabilizar descanso de onze horas;
    • atualizar painel de procedimentos;
    • consultar código de grupo;


    Setores que mais contratam Radioperador no mercado de trabalho

    • Serviços combinados para apoio a edifícios, exceto condomínios prediais
    • Manutenção e reparação de outras máquinas e equipamentos para usos industriais não especificados anteriormente
    • Atividades de apoio à extração de petróleo e gás natural
    • Uti móvel
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Atividades técnicas relacionadas à engenharia e arquitetura
    • Obras de montagem industrial
    • Serviços móveis de atendimento a urgências, exceto por uti móvel
    • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
    • Seleção e agenciamento de mão-de-obra




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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