Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais do ensino
- Outros profissionais do ensino não classificados anteriormente
- Programadores, avaliadores e orientadores de ensino
Cargos relacionados:
- Auxiliar de orientação educacional
- Supervisor pedagógico
- Auxiliar de orientação pedagógica em educação fundamental de primeira a quarta séries
- Coordenador pedagógico
- Orientador de ensino
- Professor de orientação educacional
- Auxiliar de orientação pedagógica
- Coordenador de disciplina e área de estudo
- Professor de técnicas e recursos audiovisuais
- Pedagogo
- Auxiliar de supervisor escolar
- Supervisor educacional
Principais locais de trabalho
Programadores, avaliadores e orientadores de ensino atuam em atividades de ensino nas esferas públicas e privadas. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários diurno e noturno. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.
O que é preciso para trabalhar na área dos Programadores, avaliadores e orientadores de ensino
O exercício desse cargo requer curso superior na área de educação ou áreas correlatas. O desempenho pleno das atividades ocorre após três ou quatro anos de exercício profissional.
Funções e atividades do Psicopedagogo
Programadores, avaliadores e orientadores de ensino devem:
- implementar a execução do projeto pedagógico/instrucional;
- viabilizar o trabalho coletivo;
- demonstrar competências pessoais;
- avaliar o desenvolvimento do projeto pedagógico/instrucional;
- promover a formação contínua dos profissionais;
- comunicar-se;
- coordenar a (re) construção do projeto pedagógico/instrucional;
Atividades
- demonstrar flexibilidade;
- avaliar os processos de maturação cognoscitiva, psicomotora, linguística e grafoperceptiva da criança;
- interpretar as relações que possibilitam ou impossibilitam a emergência dos processos ensinar;
- estudar continuamente;
- criar espaços de participação/interação;
- aprofundar a reflexão sobre as teorias da aprendizagem;
- propor ações que favoreçam a maturação da criança;
- traçar objetivos educacionais;
- avaliar o processo de ensino e de aprendizagem;
- planejar reuniões com equipes de trabalho;
- construir instrumentos de avaliação;
- olhar com intencionalidade pedagógica;
- organizar reuniões com equipes de trabalho;
- participar da avaliação proposta pela instituição;
- divulgar experiências pedagógicas;
- estimular o respeito mútuo;
- atualizar-se continuamente;
- demonstrar versatilidade;
- emitir pareceres;
- planejar ações de operacionalização;
- avaliar o desempenho profissional dos educadores;
- participar da elaboração e reelaboração de regimentos escolares;
- detectar eventuais problemas educacionais;
- analisar a execução do plano de ensino e outros regimes escolares;
- pesquisar práticas educativas;
- promover o estabelecimento de relações que favoreçam a significação do docente, do discente, da instituição escolar e da família;
- demonstrar criatividade;
- criar mecanismos de participação/interação;
- acompanhar o desenvolvimento do trabalho docente/autor;
- assessorar o trabalho docente;
- sugerir mudanças no projeto pedagógico;
- estimular o senso de justiça;
- administrar conflitos disciplinares entre professores e alunos;
- acompanhar a produção dos alunos;
- propor soluções para problemas educacionais detectados;
- interagir com os pais;
- visitar rotineiramente as escolas;
- organizar encontros, congressos e seminários;
- administrar tempo;
- respeitar a autoria do educador;
- participar de fóruns: acadêmicos, políticos e culturais;
- articular a ação conjunta da escola com as instituições de proteção à criança e ao adolescente;
- estimular a participação dos diferentes sujeitos;
- fornecer subsídios teóricos;
- participar de cursos, seminários e congressos;
- compreender o contexto;
- avaliar a implementação de projetos educacionais;
- criar clima favorável de trabalho;
- observar o processo de trabalho em salas de aula;
- avaliar a instituição escolar;
- estimular a criatividade;
- selecionar bibliografia;
- dominar a língua portuguesa;
- valorizar experiências pedagógicas significativas;
- trabalhar em equipe;
- acompanhar a trajetória escolar do aluno;
- divulgar deliberações;
- intermediar conflitos entre a escola e a família;
- formar-se continuamente;
- demonstrar proatividade;
- articular a ação da escola com outras instituições;
- respeitar as diversidades;
- demonstrar capacidade de observação;
- expressar-se com clareza;
- criar espaços para o exercício da diversidade;
- criar e recriar normas de convivência e procedimentos de trabalho coletivo;
- sistematizar registros administrativos e pedagógicos;
- aprofundar a reflexão sobre currículos e metodologias de ensino;
- contextualizar historicamente a escola;
- estimular a cooperação;
- elaborar relatórios;
- promover estudos de caso;
- registrar a produção do conhecimento sobre a prática educacional;
- pesquisar os avanços do conhecimento científico, artístico, filosófico e tecnológico;
- avaliar os planos diretores;
- administrar a progressão da aprendizagem;
- assessorar as escolas/instituições;
- socializar informações;
- estimular valores estéticos;
- elaborar textos de orientação;
- respeitar a alteridade;
- promover trocas de experiências;
- publicar experiências pedagógicas;
- dimensionar os problemas;
- administrar conflitos;
- coletar diferentes propostas de coordenação, supervisão e orientação como subsídios;
- organizar grupos de estudos;
- estabelecer sintonia entre as teorias de aprendizagem e as modalidades de ensino;
- reunir-se com conselhos de classe;
- estimular a transparência na condução dos trabalhos;
- auto avaliar-se;
- selecionar referencial teórico;
- entrevistar;
- promover cursos, oficinas e orientação técnica na escola e inter escolas;
- respeitar a autonomia do educador;
- fornecer subsídios para reflexão das mudanças sociais, políticas, tecnológicas e culturais;
- desenvolver a autoestima;
- coordenar projetos e atividades de recuperação da aprendizagem;
- aprofundar a reflexão sobre o desenvolvimento de crianças, jovens e adultos;
- coordenar reuniões;
- divulgar resultados de avaliação;
- organizar encontro de educandos;
- valorizar a participação das famílias e dos alunos no projeto pedagógico;
- orientar atividades interdisciplinares;
- estimular o senso crítico;
- estimular a solidariedade;
Setores que mais contratam Psicopedagogo no mercado de trabalho
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Atividades de psicologia e psicanálise
- Ensino fundamental
- Educação infantil - pré-escola
- Serviços de assistência social sem alojamento
- Administração pública em geral
- Atividades de fisioterapia
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Atividades de apoio à educação
- Atividades de terapia ocupacional
- Ensino médio
- Atividades de apoio à gestão de saúde
- Educação superior - graduação e pós-graduação
- Atividades de fonoaudiologia
- Planos de saúde
- Limpeza em prédios e em domicílios
- Educação infantil - creche
- Outras atividades de ensino
- Atividades de atendimento hospitalar
- Atividade médica ambulatorial restrita a consultas