Quanto ganha um Psicopedagogo
Um Psicopedagogo trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.126,08 e R$ 5.951,82, com a média salarial de R$ 3.092,04 e o salário mediana em R$ 2.900,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.
Salário Mensal | Salário Anual | Salário Por Semana | Salário Por Hora | |
Média Salarial | 3.092,04 | 37.104,42 | 773,01 | 18,64 |
1º Quartil | 2.126,08 | 25.513,00 | 531,52 | 12,81 |
Salário Mediana | 2.900,00 | 34.800,00 | 725,00 | 17,48 |
3º Quartil | 4.539,11 | 54.469,31 | 1.134,78 | 27,36 |
Teto Salarial | 5.951,82 | 71.421,79 | 1.487,95 | 35,87 |
Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais do ensino
- Outros profissionais do ensino não classificados anteriormente
- Programadores, avaliadores e orientadores de ensino
Cargos relacionados:
- Coordenador auxiliar de curso
- Coordenador de orientação pedagógica
- Coordenador de disciplina e área de estudo
- Auxiliar de supervisor escolar
- Coordenador pedagógico
- Orientador profissional
- Orientador de ensino
- Coordenador de ensino
- Professor de orientação educacional
- Auxiliar de coordenação de ensino fundamental de primeira a quarta séries
- Orientador de disciplina e área de estudo
- Orientador educacional
Salários nas cidades que mais contratam
Cidade | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
São Paulo - SP | 1.631 - 8.183 | 3.848,19 | 1.630,97 | 3.545,00 | 6.756,13 | 8.183,23 |
Recife - PE | 1.696 - 6.540 | 3.098,58 | 1.696,13 | 2.500,00 | 5.399,73 | 6.540,32 |
Rio de Janeiro - RJ | 1.754 - 5.626 | 3.134,70 | 1.753,52 | 3.158,00 | 4.644,81 | 5.625,93 |
Brasília - DF | 2.208 - 5.871 | 3.325,20 | 2.208,22 | 3.016,00 | 4.847,25 | 5.871,13 |
Salvador - BA | 1.796 - 5.470 | 3.032,29 | 1.796,15 | 3.010,00 | 4.516,15 | 5.470,09 |
Belém - PA | 2.152 - 4.495 | 2.962,44 | 2.152,38 | 2.940,00 | 3.711,00 | 4.494,87 |
São Luís - MA | 1.923 - 4.531 | 2.560,40 | 1.923,33 | 2.160,00 | 3.741,00 | 4.531,21 |
Porto Alegre - RS | 2.303 - 6.604 | 3.945,34 | 2.303,45 | 4.522,00 | 5.452,55 | 6.604,29 |
Fortaleza - CE | 1.427 - 4.120 | 2.211,48 | 1.426,55 | 2.000,00 | 3.401,27 | 4.119,72 |
Maceió - AL | 1.477 - 4.195 | 2.312,97 | 1.476,91 | 2.151,00 | 3.463,31 | 4.194,87 |
Niterói - RJ | 2.373 - 4.837 | 3.208,37 | 2.372,54 | 3.197,00 | 3.993,44 | 4.836,98 |
Mossoró - RN | 2.411 - 4.889 | 3.430,76 | 2.410,88 | 3.626,00 | 4.036,01 | 4.888,54 |
Bandeirantes - PR | 2.222 - 4.229 | 2.518,27 | 2.222,00 | 2.222,00 | 3.491,71 | 4.229,27 |
Presidente Prudente - SP | 2.547 - 6.985 | 3.898,89 | 2.546,91 | 3.792,00 | 5.766,76 | 6.984,87 |
Vitoria de Santo Antão - PE | 1.636 - 4.622 | 2.332,80 | 1.636,33 | 1.863,38 | 3.816,00 | 4.622,05 |
São Mateus do Sul - PR | 2.161 - 5.409 | 3.607,19 | 2.161,00 | 4.322,00 | 4.466,00 | 5.409,35 |
São Jose - SC | 3.511 - 6.356 | 4.428,62 | 3.511,00 | 4.444,00 | 5.247,50 | 6.355,93 |
Campinas - SP | 2.520 - 6.791 | 3.577,96 | 2.519,50 | 2.904,00 | 5.606,50 | 6.790,76 |
Aparecida de Goiânia - GO | 2.197 - 2.927 | 2.258,74 | 2.196,80 | 2.222,00 | 2.416,20 | 2.926,57 |
Belo Horizonte - MG | 1.752 - 4.793 | 2.576,32 | 1.752,00 | 2.055,00 | 3.957,08 | 4.792,93 |
Remuneração nos estados
Estado | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
São Paulo | 1.898 - 6.587 | 3.417,91 | 1.898,05 | 3.180,00 | 5.438,33 | 6.587,07 |
Pernambuco | 1.638 - 6.155 | 2.948,75 | 1.638,47 | 2.500,00 | 5.081,30 | 6.154,63 |
Rio de Janeiro | 1.705 - 5.840 | 3.126,67 | 1.705,26 | 3.158,00 | 4.821,70 | 5.840,19 |
Paraná | 1.787 - 5.310 | 2.794,28 | 1.787,41 | 2.330,00 | 4.384,36 | 5.310,46 |
Rio Grande do Sul | 2.041 - 6.197 | 3.494,94 | 2.041,00 | 3.165,40 | 5.116,06 | 6.196,73 |
Minas Gerais | 1.639 - 4.954 | 2.742,37 | 1.638,50 | 2.750,00 | 4.089,76 | 4.953,64 |
Bahia | 1.648 - 5.201 | 2.879,49 | 1.648,45 | 2.844,50 | 4.293,90 | 5.200,90 |
Pará | 1.885 - 5.229 | 3.055,01 | 1.885,00 | 2.940,00 | 4.316,83 | 5.228,68 |
Goiás | 2.017 - 4.535 | 2.754,26 | 2.016,67 | 2.623,00 | 3.743,96 | 4.534,80 |
Maranhão | 1.879 - 4.952 | 2.746,71 | 1.879,10 | 2.398,00 | 4.088,10 | 4.951,63 |
Santa Catarina | 2.072 - 6.903 | 3.960,22 | 2.071,53 | 4.200,00 | 5.699,33 | 6.903,20 |
Ceará | 1.467 - 4.386 | 2.410,33 | 1.467,33 | 2.226,00 | 3.621,33 | 4.386,27 |
Distrito Federal | 2.208 - 5.871 | 3.325,20 | 2.208,22 | 3.016,00 | 4.847,25 | 5.871,13 |
Rio Grande do Norte | 1.581 - 4.681 | 2.884,13 | 1.581,29 | 3.283,00 | 3.864,83 | 4.681,20 |
Alagoas | 1.468 - 4.007 | 2.192,47 | 1.467,73 | 2.000,00 | 3.308,36 | 4.007,19 |
Rondônia | 2.476 - 5.343 | 3.458,51 | 2.476,00 | 3.335,00 | 4.411,22 | 5.343,00 |
Paraíba | 1.811 - 4.011 | 2.404,00 | 1.810,67 | 2.200,00 | 3.311,56 | 4.011,06 |
Mato Grosso | 1.861 - 8.581 | 3.810,13 | 1.860,86 | 2.500,00 | 7.084,71 | 8.581,22 |
Piauí | 1.661 - 4.499 | 2.727,90 | 1.661,07 | 2.945,00 | 3.714,17 | 4.498,71 |
Espírito Santo | 2.117 - 7.394 | 3.625,80 | 2.117,28 | 3.250,00 | 6.104,20 | 7.393,59 |
Amazonas | 1.980 - 5.303 | 3.037,90 | 1.980,00 | 3.088,00 | 4.378,40 | 5.303,25 |
Amapá | 1.712 - 4.918 | 2.837,21 | 1.711,50 | 2.500,00 | 4.060,00 | 4.917,59 |
Mato Grosso do Sul | 1.554 - 5.612 | 2.778,92 | 1.554,33 | 2.500,00 | 4.633,33 | 5.612,03 |
Tocantins | 1.965 - 5.607 | 2.984,00 | 1.965,33 | 2.500,00 | 4.629,00 | 5.606,78 |
Roraima | 1.704 - 4.885 | 2.921,25 | 1.704,00 | 2.987,50 | 4.033,33 | 4.885,29 |
Sergipe | 1.412 - 4.122 | 2.073,45 | 1.412,00 | 1.679,00 | 3.403,00 | 4.121,82 |
Principais locais de trabalho
Programadores, avaliadores e orientadores de ensino atuam em atividades de ensino nas esferas públicas e privadas. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários diurno e noturno. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.
O que é preciso para trabalhar na área dos Programadores, avaliadores e orientadores de ensino
O exercício desse cargo requer curso superior na área de educação ou áreas correlatas. O desempenho pleno das atividades ocorre após três ou quatro anos de exercício profissional.
Funções e atividades do Psicopedagogo
Programadores, avaliadores e orientadores de ensino devem:
Atividades
- organizar reuniões com equipes de trabalho;
- demonstrar flexibilidade;
- analisar a execução do plano de ensino e outros regimes escolares;
- propor ações que favoreçam a maturação da criança;
- assessorar as escolas/instituições;
- dominar a língua portuguesa;
- auto avaliar-se;
- construir sistema de avaliação;
- dimensionar carga horária;
- administrar conflitos;
- avaliar os processos de maturação cognoscitiva, psicomotora, linguística e grafoperceptiva da criança;
- emitir pareceres;
- aprofundar a reflexão sobre currículos e metodologias de ensino;
- coletar diferentes propostas de coordenação, supervisão e orientação como subsídios;
- assessorar as escolas no planejamento e no atendimento à demanda por vagas;
- estimular a transparência na condução dos trabalhos;
- realizar controle de qualidade;
- participar de fóruns: acadêmicos, políticos e culturais;
- administrar conflitos disciplinares entre professores e alunos;
- aprofundar a reflexão sobre o desenvolvimento de crianças, jovens e adultos;
- possibilitar a avaliação da escola pela comunidade;
- detectar eventuais problemas educacionais;
- propor mecanismos de acessibilidade;
- respeitar as diversidades;
- propor soluções para problemas educacionais detectados;
- elaborar atividades;
- demonstrar capacidade de observação;
- definir abordagem de comunicação;
- fornecer subsídios para reflexão das mudanças sociais, políticas, tecnológicas e culturais;
- contextualizar historicamente a escola;
- adequar linguagem textual e imagética;
- entrevistar;
- respeitar a autoria do educador;
- avaliar a implementação de projetos educacionais;
- observar conselhos de classe e de escola;
- pesquisar os avanços do conhecimento científico, artístico, filosófico e tecnológico;
- estimular a participação nas instituições associativas;
- analisar o desempenho das classes;
- criar espaços de participação/interação;
- mediar informações entre autor e equipe de produção;
- reunir-se com conselhos de classe;
- sugerir mudanças no projeto pedagógico;
- promover estudos de caso;
- buscar assessoria para viabilizar o projeto pedagógico/instrucional;
- promover trocas de experiências;
- descrever atividades;
- identificar contexto de aprendizagem;
- validar produto final;
- orientar atividades interdisciplinares;
- criar clima favorável de trabalho;
- mapear conteúdo;
- formar-se continuamente;
- criar mecanismos de usabilidade;
- selecionar bibliografia;
- acompanhar processo de revisão;
- observar o desempenho das classes;
- orientar autor sobre projeto pedagógico/instrucional;
- definir estratégias de ensino;
- publicar experiências pedagógicas;
- divulgar resultados de avaliação;
- atualizar-se continuamente;
- estimular o respeito mútuo;
- elaborar roteiro visual (storyboard);
- avaliar os planos diretores;
- avaliar o desempenho das classes/turmas;
- valorizar experiências pedagógicas significativas;
- propor alocação de recursos (humanos, financeiros, materiais e tecnológicos);
- promover o estabelecimento de relações que favoreçam a significação do docente, do discente, da instituição escolar e da família;
- traçar objetivos educacionais;
- estudar continuamente;
- mapear competências;
- organizar encontro de educandos;
- estimular o senso crítico;
- elaborar relatórios;
- administrar a progressão da aprendizagem;
- formar equipes de trabalho;
- verificar o cumprimento das metas;
- estimular a participação dos diferentes sujeitos;
- criar mecanismos de participação/interação;
- aprofundar a reflexão sobre as teorias da aprendizagem;
- articular a ação conjunta da escola com as instituições de proteção à criança e ao adolescente;
- organizar encontros, congressos e seminários;
- definir processos de avaliação;
- equalizar informações;
- garantir a integridade instrucional;
- participar da elaboração e reelaboração de regimentos escolares;
- analisar as reuniões de conselho de classe e de escola;
- administrar recursos de trabalho;
- compreender o contexto;
- produzir material de apoio pedagógico;
- assegurar-se da consonância da concepção de avaliação com os princípios do projeto pedagógico;
- divulgar deliberações;
- levantar necessidades educacionais e sociais;
- emitir pareceres para autorização de escolas particulares;
- validar material revisado;
- demonstrar criatividade;
- acompanhar equipe de produção;
- planejar ações de operacionalização;
- estimular valores estéticos;
- participar da criação do projeto gráfico;
- desenvolver a autoestima;
- compatibilizar carga horária por atividades;
- avaliar o desempenho profissional dos educadores;
- divulgar experiências pedagógicas;
- intermediar conflitos entre a escola e a família;
- demonstrar proatividade;
- levantar recursos materiais, humanos e financeiros;
- respeitar a autonomia do educador;
- roteirizar material;
- explicitar os princípios norteadores do projeto pedagógico;
- organizar os espaços e os mecanismos de participação/interação;
- criar espaços para o exercício da diversidade;
- avaliar o processo de ensino e de aprendizagem;
- intervir na aplicação de medidas disciplinares;
- pesquisar práticas educativas;
- participar das avaliações externas;
- estimular a criatividade;
- elaborar textos de orientação;
- interagir com os pais;
- registrar a produção do conhecimento sobre a prática educacional;
- analisar resultados das avaliações;
- estabelecer sintonia entre a política educacional do país e o projeto pedagógico da escola;
- elaborar objetivos;
- definir mídias;
- aplicar sanções disciplinares em consonância com o regimento escolar;
- construir instrumentos de avaliação;
- contribuir para que as decisões expressem o coletivo;
- socializar informações;
- orientar equipe de produção;
- acompanhar a produção dos alunos;
- expressar-se com clareza;
- selecionar referencial teórico;
- planejar reuniões com equipes de trabalho;
- estimular a solidariedade;
- participar da avaliação proposta pela instituição;
- articular a ação da escola com outras instituições;
- acompanhar o desenvolvimento do trabalho docente/autor;
- sistematizar registros administrativos e pedagógicos;
- avaliar a instituição escolar;
- demonstrar versatilidade;
- estruturar os tempos pedagógicos;
- criar e recriar normas de convivência e procedimentos de trabalho coletivo;
- participar de cursos, seminários e congressos;
- traçar metas educacionais;
- valorizar a participação das famílias e dos alunos no projeto pedagógico;
- coordenar reuniões;
- olhar com intencionalidade pedagógica;
- descrever estrutura do ambiente de aprendizagem;
- interpretar as relações que possibilitam ou impossibilitam a emergência dos processos ensinar;
- propor estratégias de participação/interação;
- administrar tempo;
- elaborar projetos de recuperação de aprendizagem;
- identificar público alvo;
- assessorar o trabalho docente;
- trabalhar em equipe;
- respeitar a alteridade;
- traçar cronograma de execução;
- estimular a cooperação;
- visitar rotineiramente as escolas;
- fiscalizar o cumprimento da legislação e do projeto pedagógico;
- identificar os princípios norteadores da escola/instituição;
- promover cursos, oficinas e orientação técnica na escola e inter escolas;
- dimensionar os problemas;
- acompanhar a trajetória escolar do aluno;
- estimular o senso de justiça;
- observar o processo de trabalho em salas de aula;
- caracterizar o perfil dos alunos;
- definir escopo;
- organizar grupos de estudos;
- estabelecer sintonia entre as teorias de aprendizagem e as modalidades de ensino;
- fornecer subsídios teóricos;
- administrar a demanda por vagas;
- coordenar projetos e atividades de recuperação da aprendizagem;
Setores que mais contratam Psicopedagogo no mercado de trabalho
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Atividades de psicologia e psicanálise
- Ensino fundamental
- Educação infantil - pré-escola
- Administração pública em geral
- Atividades de fisioterapia
- Serviços de assistência social sem alojamento
- Atividades de apoio à educação, exceto caixas escolares
- Ensino médio
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br