Salário para o cargo de Psicopedagogo
CBO 2394-25 > Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

Psicopedagogo - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Implementam, avaliam, coordenam e planejam o desenvolvimento de projetos pedagógicos/instrucionais nas modalidades de ensino presencial e/ou a distância, aplicando metodologias e técnicas para facilitar o processo de ensino e aprendizagem. Atuam em cursos acadêmicos e/ou corporativos em todos os níveis de ensino para atender as necessidades dos alunos, acompanhando e avaliando os processos educacionais. Viabilizam o trabalho coletivo, criando e organizando mecanismos de participação em programas e projetos educacionais, facilitando o processo comunicativo entre a comunidade escolar e as associações a ela vinculadas.

Quanto ganha um Psicopedagogo

Um Psicopedagogo trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.126,08 e R$ 5.951,82, com a média salarial de R$ 3.092,04 e o salário mediana em R$ 2.900,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Psicopedagogo

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.092,04 37.104,42 773,01 18,64
1º Quartil 2.126,08 25.513,00 531,52 12,81
Salário Mediana 2.900,00 34.800,00 725,00 17,48
3º Quartil 4.539,11 54.469,31 1.134,78 27,36
Teto Salarial 5.951,82 71.421,79 1.487,95 35,87


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Outros profissionais do ensino não classificados anteriormente
        • Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.631 - 8.183 3.848,19 1.630,97 3.545,00 6.756,13 8.183,23
Recife - PE 1.696 - 6.540 3.098,58 1.696,13 2.500,00 5.399,73 6.540,32
Rio de Janeiro - RJ 1.754 - 5.626 3.134,70 1.753,52 3.158,00 4.644,81 5.625,93
Brasília - DF 2.208 - 5.871 3.325,20 2.208,22 3.016,00 4.847,25 5.871,13
Salvador - BA 1.796 - 5.470 3.032,29 1.796,15 3.010,00 4.516,15 5.470,09
Belém - PA 2.152 - 4.495 2.962,44 2.152,38 2.940,00 3.711,00 4.494,87
São Luís - MA 1.923 - 4.531 2.560,40 1.923,33 2.160,00 3.741,00 4.531,21
Porto Alegre - RS 2.303 - 6.604 3.945,34 2.303,45 4.522,00 5.452,55 6.604,29
Fortaleza - CE 1.427 - 4.120 2.211,48 1.426,55 2.000,00 3.401,27 4.119,72
Maceió - AL 1.477 - 4.195 2.312,97 1.476,91 2.151,00 3.463,31 4.194,87
Niterói - RJ 2.373 - 4.837 3.208,37 2.372,54 3.197,00 3.993,44 4.836,98
Mossoró - RN 2.411 - 4.889 3.430,76 2.410,88 3.626,00 4.036,01 4.888,54
Bandeirantes - PR 2.222 - 4.229 2.518,27 2.222,00 2.222,00 3.491,71 4.229,27
Presidente Prudente - SP 2.547 - 6.985 3.898,89 2.546,91 3.792,00 5.766,76 6.984,87
Vitoria de Santo Antão - PE 1.636 - 4.622 2.332,80 1.636,33 1.863,38 3.816,00 4.622,05
São Mateus do Sul - PR 2.161 - 5.409 3.607,19 2.161,00 4.322,00 4.466,00 5.409,35
São Jose - SC 3.511 - 6.356 4.428,62 3.511,00 4.444,00 5.247,50 6.355,93
Campinas - SP 2.520 - 6.791 3.577,96 2.519,50 2.904,00 5.606,50 6.790,76
Aparecida de Goiânia - GO 2.197 - 2.927 2.258,74 2.196,80 2.222,00 2.416,20 2.926,57
Belo Horizonte - MG 1.752 - 4.793 2.576,32 1.752,00 2.055,00 3.957,08 4.792,93


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.898 - 6.587 3.417,91 1.898,05 3.180,00 5.438,33 6.587,07
Pernambuco 1.638 - 6.155 2.948,75 1.638,47 2.500,00 5.081,30 6.154,63
Rio de Janeiro 1.705 - 5.840 3.126,67 1.705,26 3.158,00 4.821,70 5.840,19
Paraná 1.787 - 5.310 2.794,28 1.787,41 2.330,00 4.384,36 5.310,46
Rio Grande do Sul 2.041 - 6.197 3.494,94 2.041,00 3.165,40 5.116,06 6.196,73
Minas Gerais 1.639 - 4.954 2.742,37 1.638,50 2.750,00 4.089,76 4.953,64
Bahia 1.648 - 5.201 2.879,49 1.648,45 2.844,50 4.293,90 5.200,90
Pará 1.885 - 5.229 3.055,01 1.885,00 2.940,00 4.316,83 5.228,68
Goiás 2.017 - 4.535 2.754,26 2.016,67 2.623,00 3.743,96 4.534,80
Maranhão 1.879 - 4.952 2.746,71 1.879,10 2.398,00 4.088,10 4.951,63
Santa Catarina 2.072 - 6.903 3.960,22 2.071,53 4.200,00 5.699,33 6.903,20
Ceará 1.467 - 4.386 2.410,33 1.467,33 2.226,00 3.621,33 4.386,27
Distrito Federal 2.208 - 5.871 3.325,20 2.208,22 3.016,00 4.847,25 5.871,13
Rio Grande do Norte 1.581 - 4.681 2.884,13 1.581,29 3.283,00 3.864,83 4.681,20
Alagoas 1.468 - 4.007 2.192,47 1.467,73 2.000,00 3.308,36 4.007,19
Rondônia 2.476 - 5.343 3.458,51 2.476,00 3.335,00 4.411,22 5.343,00
Paraíba 1.811 - 4.011 2.404,00 1.810,67 2.200,00 3.311,56 4.011,06
Mato Grosso 1.861 - 8.581 3.810,13 1.860,86 2.500,00 7.084,71 8.581,22
Piauí 1.661 - 4.499 2.727,90 1.661,07 2.945,00 3.714,17 4.498,71
Espírito Santo 2.117 - 7.394 3.625,80 2.117,28 3.250,00 6.104,20 7.393,59
Amazonas 1.980 - 5.303 3.037,90 1.980,00 3.088,00 4.378,40 5.303,25
Amapá 1.712 - 4.918 2.837,21 1.711,50 2.500,00 4.060,00 4.917,59
Mato Grosso do Sul 1.554 - 5.612 2.778,92 1.554,33 2.500,00 4.633,33 5.612,03
Tocantins 1.965 - 5.607 2.984,00 1.965,33 2.500,00 4.629,00 5.606,78
Roraima 1.704 - 4.885 2.921,25 1.704,00 2.987,50 4.033,33 4.885,29
Sergipe 1.412 - 4.122 2.073,45 1.412,00 1.679,00 3.403,00 4.121,82


Principais locais de trabalho

Programadores, avaliadores e orientadores de ensino atuam em atividades de ensino nas esferas públicas e privadas. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários diurno e noturno. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

O exercício desse cargo requer curso superior na área de educação ou áreas correlatas. O desempenho pleno das atividades ocorre após três ou quatro anos de exercício profissional.


Funções e atividades do Psicopedagogo

Programadores, avaliadores e orientadores de ensino devem:

  • desenvolver projeto pedagógico/instrucional;
  • comunicar-se;
  • elaborar projeto instrucional;
  • viabilizar o trabalho coletivo;
  • promover a formação contínua dos profissionais;
  • coordenar a (re) construção do projeto pedagógico/instrucional;
  • avaliar o desenvolvimento do projeto pedagógico/instrucional;
  • demonstrar competências pessoais;
  • implementar a execução do projeto pedagógico/instrucional;

  • Atividades

    • organizar reuniões com equipes de trabalho;
    • demonstrar flexibilidade;
    • analisar a execução do plano de ensino e outros regimes escolares;
    • propor ações que favoreçam a maturação da criança;
    • assessorar as escolas/instituições;
    • dominar a língua portuguesa;
    • auto avaliar-se;
    • construir sistema de avaliação;
    • dimensionar carga horária;
    • administrar conflitos;
    • avaliar os processos de maturação cognoscitiva, psicomotora, linguística e grafoperceptiva da criança;
    • emitir pareceres;
    • aprofundar a reflexão sobre currículos e metodologias de ensino;
    • coletar diferentes propostas de coordenação, supervisão e orientação como subsídios;
    • assessorar as escolas no planejamento e no atendimento à demanda por vagas;
    • estimular a transparência na condução dos trabalhos;
    • realizar controle de qualidade;
    • participar de fóruns: acadêmicos, políticos e culturais;
    • administrar conflitos disciplinares entre professores e alunos;
    • aprofundar a reflexão sobre o desenvolvimento de crianças, jovens e adultos;
    • possibilitar a avaliação da escola pela comunidade;
    • detectar eventuais problemas educacionais;
    • propor mecanismos de acessibilidade;
    • respeitar as diversidades;
    • propor soluções para problemas educacionais detectados;
    • elaborar atividades;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • definir abordagem de comunicação;
    • fornecer subsídios para reflexão das mudanças sociais, políticas, tecnológicas e culturais;
    • contextualizar historicamente a escola;
    • adequar linguagem textual e imagética;
    • entrevistar;
    • respeitar a autoria do educador;
    • avaliar a implementação de projetos educacionais;
    • observar conselhos de classe e de escola;
    • pesquisar os avanços do conhecimento científico, artístico, filosófico e tecnológico;
    • estimular a participação nas instituições associativas;
    • analisar o desempenho das classes;
    • criar espaços de participação/interação;
    • mediar informações entre autor e equipe de produção;
    • reunir-se com conselhos de classe;
    • sugerir mudanças no projeto pedagógico;
    • promover estudos de caso;
    • buscar assessoria para viabilizar o projeto pedagógico/instrucional;
    • promover trocas de experiências;
    • descrever atividades;
    • identificar contexto de aprendizagem;
    • validar produto final;
    • orientar atividades interdisciplinares;
    • criar clima favorável de trabalho;
    • mapear conteúdo;
    • formar-se continuamente;
    • criar mecanismos de usabilidade;
    • selecionar bibliografia;
    • acompanhar processo de revisão;
    • observar o desempenho das classes;
    • orientar autor sobre projeto pedagógico/instrucional;
    • definir estratégias de ensino;
    • publicar experiências pedagógicas;
    • divulgar resultados de avaliação;
    • atualizar-se continuamente;
    • estimular o respeito mútuo;
    • elaborar roteiro visual (storyboard);
    • avaliar os planos diretores;
    • avaliar o desempenho das classes/turmas;
    • valorizar experiências pedagógicas significativas;
    • propor alocação de recursos (humanos, financeiros, materiais e tecnológicos);
    • promover o estabelecimento de relações que favoreçam a significação do docente, do discente, da instituição escolar e da família;
    • traçar objetivos educacionais;
    • estudar continuamente;
    • mapear competências;
    • organizar encontro de educandos;
    • estimular o senso crítico;
    • elaborar relatórios;
    • administrar a progressão da aprendizagem;
    • formar equipes de trabalho;
    • verificar o cumprimento das metas;
    • estimular a participação dos diferentes sujeitos;
    • criar mecanismos de participação/interação;
    • aprofundar a reflexão sobre as teorias da aprendizagem;
    • articular a ação conjunta da escola com as instituições de proteção à criança e ao adolescente;
    • organizar encontros, congressos e seminários;
    • definir processos de avaliação;
    • equalizar informações;
    • garantir a integridade instrucional;
    • participar da elaboração e reelaboração de regimentos escolares;
    • analisar as reuniões de conselho de classe e de escola;
    • administrar recursos de trabalho;
    • compreender o contexto;
    • produzir material de apoio pedagógico;
    • assegurar-se da consonância da concepção de avaliação com os princípios do projeto pedagógico;
    • divulgar deliberações;
    • levantar necessidades educacionais e sociais;
    • emitir pareceres para autorização de escolas particulares;
    • validar material revisado;
    • demonstrar criatividade;
    • acompanhar equipe de produção;
    • planejar ações de operacionalização;
    • estimular valores estéticos;
    • participar da criação do projeto gráfico;
    • desenvolver a autoestima;
    • compatibilizar carga horária por atividades;
    • avaliar o desempenho profissional dos educadores;
    • divulgar experiências pedagógicas;
    • intermediar conflitos entre a escola e a família;
    • demonstrar proatividade;
    • levantar recursos materiais, humanos e financeiros;
    • respeitar a autonomia do educador;
    • roteirizar material;
    • explicitar os princípios norteadores do projeto pedagógico;
    • organizar os espaços e os mecanismos de participação/interação;
    • criar espaços para o exercício da diversidade;
    • avaliar o processo de ensino e de aprendizagem;
    • intervir na aplicação de medidas disciplinares;
    • pesquisar práticas educativas;
    • participar das avaliações externas;
    • estimular a criatividade;
    • elaborar textos de orientação;
    • interagir com os pais;
    • registrar a produção do conhecimento sobre a prática educacional;
    • analisar resultados das avaliações;
    • estabelecer sintonia entre a política educacional do país e o projeto pedagógico da escola;
    • elaborar objetivos;
    • definir mídias;
    • aplicar sanções disciplinares em consonância com o regimento escolar;
    • construir instrumentos de avaliação;
    • contribuir para que as decisões expressem o coletivo;
    • socializar informações;
    • orientar equipe de produção;
    • acompanhar a produção dos alunos;
    • expressar-se com clareza;
    • selecionar referencial teórico;
    • planejar reuniões com equipes de trabalho;
    • estimular a solidariedade;
    • participar da avaliação proposta pela instituição;
    • articular a ação da escola com outras instituições;
    • acompanhar o desenvolvimento do trabalho docente/autor;
    • sistematizar registros administrativos e pedagógicos;
    • avaliar a instituição escolar;
    • demonstrar versatilidade;
    • estruturar os tempos pedagógicos;
    • criar e recriar normas de convivência e procedimentos de trabalho coletivo;
    • participar de cursos, seminários e congressos;
    • traçar metas educacionais;
    • valorizar a participação das famílias e dos alunos no projeto pedagógico;
    • coordenar reuniões;
    • olhar com intencionalidade pedagógica;
    • descrever estrutura do ambiente de aprendizagem;
    • interpretar as relações que possibilitam ou impossibilitam a emergência dos processos ensinar;
    • propor estratégias de participação/interação;
    • administrar tempo;
    • elaborar projetos de recuperação de aprendizagem;
    • identificar público alvo;
    • assessorar o trabalho docente;
    • trabalhar em equipe;
    • respeitar a alteridade;
    • traçar cronograma de execução;
    • estimular a cooperação;
    • visitar rotineiramente as escolas;
    • fiscalizar o cumprimento da legislação e do projeto pedagógico;
    • identificar os princípios norteadores da escola/instituição;
    • promover cursos, oficinas e orientação técnica na escola e inter escolas;
    • dimensionar os problemas;
    • acompanhar a trajetória escolar do aluno;
    • estimular o senso de justiça;
    • observar o processo de trabalho em salas de aula;
    • caracterizar o perfil dos alunos;
    • definir escopo;
    • organizar grupos de estudos;
    • estabelecer sintonia entre as teorias de aprendizagem e as modalidades de ensino;
    • fornecer subsídios teóricos;
    • administrar a demanda por vagas;
    • coordenar projetos e atividades de recuperação da aprendizagem;


    Setores que mais contratam Psicopedagogo no mercado de trabalho

    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Atividades de psicologia e psicanálise
    • Ensino fundamental
    • Educação infantil - pré-escola
    • Administração pública em geral
    • Atividades de fisioterapia
    • Serviços de assistência social sem alojamento
    • Atividades de apoio à educação, exceto caixas escolares
    • Ensino médio
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque: