Salário para o cargo de Proprietário de totó (comércio varejista)
CBO 1414-10 > Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Proprietário de totó (comércio varejista) - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atendem clientes, administram e estruturam equipes de trabalho, gerenciam recursos materiais e financeiros, contratos e projetos, promovem condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessoram a diretoria e setores da empresa.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Proprietário de totó (comércio varejista)

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
  • assessorar diretoria e setores da empresa;
  • gerir recursos materiais e financeiros;
  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
  • planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
  • estruturar equipes de trabalho;
  • administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
  • atender aos clientes;

Atividades

  • remanejar leiaute;
  • cobrar resultados;
  • delegar atribuições;
  • participar de reuniões;
  • cooperar na definição de projetos;
  • opinar sobre condições e prioridades de projetos;
  • detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
  • atender agentes de fiscalização;
  • administrar conflitos entre funcionários;
  • realizar reuniões com a equipe;
  • expressar-se gestualmente;
  • elaborar normas e instruções;
  • argumentar com convicção (persuasão);
  • examinar currículos;
  • medir resultados de treinamento;
  • designar equipe para projeto;
  • recepcionar mercadorias;
  • informar funcionários sobre seus desempenhos;
  • controlar o cumprimento de normas;
  • providenciar integração de funcionários;
  • gerir estoques;
  • pesquisar a satisfação dos clientes;
  • promover programas prevencionistas;
  • colaborar na definição de epi e epc;
  • organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
  • evidenciar equilíbrio emocional;
  • negociar preços e condições de pagamento;
  • implantar técnicas de vendas;
  • estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
  • planejar racionalização do uso de recursos;
  • formular incentivos de produtividade;
  • averiguar comportamento dos concorrentes;
  • captar recursos;
  • definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
  • buscar atualização profissional;
  • prover ações de preservação ambiental;
  • gerenciar contratos de serviços;
  • ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
  • propor compra de novos itens;
  • instruir subordinados;
  • monitorar o andamento de projetos;
  • autorizar pagamentos e recebimentos;
  • definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
  • fazer orçamentos;
  • orientar clientes;
  • inspecionar as condições das mercadorias expostas;
  • supervisionar os serviços de reparação e consertos;
  • administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
  • transferir numerário para o banco;
  • otimizar o espaço físico da loja (modulação);
  • acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
  • expressar-se oralmente;
  • operar equipamentos de informática;
  • exercer liderança;
  • supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
  • analisar tendências do mercado;
  • resolver reclamações de clientes;
  • implementar reciclagem de funcionários;
  • estabelecer escala de férias e de folgas;
  • divulgar mercadorias e serviços;
  • administrar remanejamentos;
  • planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
  • revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
  • providenciar contratação e desligamento de funcionários;
  • entrevistar candidatos;
  • prestar assistência social aos funcionários;
  • definir estratégias de terceirização;
  • liberar mercadorias para entrega;
  • gerir investimentos;
  • acompanhar a execução orçamentária;
  • manter apresentação pessoal;
  • coordenar inventário de mercadorias para balanço;
  • contratar serviços;
  • apreciar inovações organizacionais;
  • qualificar fornecedores;
  • estimular a motivação das equipes;
  • mediar relação entre funcionário e empresa;
  • recomendar promoção de funcionários;
  • administrar horas trabalhadas, horas extras;
  • demonstrar motivação;
  • gerir custos;
  • exercitar a autonomia;
  • planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
  • agir com dinamismo;
  • avaliar desempenho;
  • promover funcionários;
  • avaliar nível de satisfação das equipes;
  • programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
  • acompanhar rotinas administrativas;
  • estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
  • transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
  • identificar necessidade de contratação de pessoal;
  • promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
  • representar a empresa;
  • planejar compras e locações;
  • zelar pela organização do local de trabalho;
  • demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
  • encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
  • elaborar plano de investimentos;
  • definir perfil do consumidor final;
  • determinar perfis profissionais;
  • gerir compras;


Setores que mais contratam Proprietário de totó (comércio varejista) no mercado de trabalho

  • Supermercados
  • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
  • Hipermercados
  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Minimercados, mercearias e armazéns
  • Comércio varejista de plantas e flores naturais
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Comércio varejista de materiais de construção em geral
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Comércio varejista de hortifrutigranjeiros
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Comércio varejista de calçados
  • Restaurantes e similares
  • Peixaria
  • Padaria e confeitaria com predominância de revenda
  • Comércio varejista de outros produtos
  • Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
  • Comércio varejista de bebidas
  • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
  • Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos




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