Categorias profissionais do cargo
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- Professores do ensino superior
- Professores na área de formação pedagógica do ensino superior
Cargos relacionados:
- Professor universitário na área de didática
- Professor de ensino superior na área de prática de ensino
- Professor de ensino superior na área de pesquisa educacional
- Docente de ensino superior na área de didática
- Docente de ensino superior na área de pesquisa educacional
- Professor universitário na área de pesquisa educacional
- Professor universitário em metodologia de pesquisa em educação
- Docente de ensino superior na área de orientação educacional
- Professor de ensino superior na área de didática
- Professor universitário de metodologia do ensino
- Professor de ensino superior na área de orientação educacional
- Professor de ensino superior na área de metodologia da pesquisa em educação
Principais locais de trabalho
Professores na área de formação pedagógica do ensino superior exercem suas funções em instituições cujas atividades referem-se a ensino superior, cultura e pesquisa. Desenvolvem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, organizam-se em equipes de trabalho, atuam com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários irregulares. Algumas vezes, podem trabalhar em posições desconfortáveis durante períodos de tempo.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores na área de formação pedagógica do ensino superior
Os ocupações requerem, no mínimo, o ensino superior completo, sendo importante a posse de títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. Dos titulares das ocupações espera-se que tenham experiência anterior de, pelo menos, cinco anos.
Funções e atividades do Professor universitário na área de orientação educacional
Professores na área de formação pedagógica do ensino superior devem:
- ensinar, articulando o processo de ensino-aprendizagem na formação de profissionais da educação;
- realizar pesquisas científicas sobre o campo educacional;
- planejar atividades relativas a cursos e pesquisas;
- prestar atendimento Às demandas da comunidade, na Área da educação escolar e não escolar;
- supervisionar formação pedagógica em estágios;
- avaliar o trabalho acadêmico científico;
- participar de atividades administrativas;
- demonstrar competências pessoais;
- produzir material de trabalho;
- comunicar-se;
- coordenar atividades de ensino, pesquisa e extensão;
- atualizar-se na Área;
- orientar alunos;
Atividades
- acompanhar experiências dos alunos em contextos de aprendizagem escolar e não escolar;
- prestar assessoria a órgãos públicos;
- preencher relatórios de atividades;
- planejar pesquisas;
- estudar diferentes formas de comunicação;
- planejar os ambientes de aprendizagem;
- constituir grupos de pesquisa;
- analisar pesquisas educacionais;
- participar de associações científicas;
- orientar os projetos de pesquisa para a obtenção de títulos acadêmicos;
- avaliar currículos de alunos;
- integrar equipe para o desenvolvimento de homepage;
- trabalhar com diferentes formas de interação humana;
- mapear campos para estágio;
- problematizar a realidade educacional, para produção de novos conhecimentos;
- dialogar com as entidades representativas;
- avaliar políticas educacionais;
- avaliar projetos de pesquisa;
- discutir resultados de avaliação;
- avaliar o desenvolvimento das aulas;
- produzir planos de cursos e de aulas;
- dominar a língua portuguesa;
- coordenar convênios;
- supervisionar a elaboração de relatórios de estágio dos alunos;
- atuar em debates;
- compromissar-se social e politicamente;
- coordenar pesquisas;
- analisar dados e materiais de pesquisa;
- orientar monitores;
- coordenar equipes de trabalho;
- sistematizar dados e materiais de pesquisa;
- desenvolver atitudes na relação ensino-aprendizagem;
- produzir vídeos;
- coordenar cursos;
- estudar formas de interação presentes nas situações semipresenciais e virtuais de educação;
- estudar implicações do uso de tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino;
- orientar a reflexão sobre a prática educativa dos alunos nos estágios;
- mediar a relação do estagiário com a instituição;
- avaliar material didático;
- planejar visitas a instituições, para pesquisa e observação da prática pedagógica;
- planejar projetos de extensão;
- atuar em projetos de extensão;
- estabelecer relações com os órgãos de fomento;
- produzir hipertextos;
- auto avaliar-se;
- coordenar grupos de pesquisa;
- orientar os alunos sobre procedimentos teórico-metodológicos;
- coletar dados e materiais para pesquisa;
- elaborar pareceres;
- coordenar projetos de extensão;
- desenvolver situações de ensino-aprendizagem, com base na heterogeneidade dos alunos;
- prestar consultoria em ensino, pesquisa e extensão sobre a prática pedagógica;
- planejar a produção de materiais didáticos;
- ler textos e relatórios produzidos pelos alunos;
- supervisionar desenvolvimento de projetos de intervenção em realidades educacionais (escolar ou não);
- supervisionar a elaboração de planos e projetos de estágio;
- avaliar a própria prática de pesquisa;
- estudar outros idiomas;
- planejar projetos de intervenção pedagógica;
- sistematizar conteúdos;
- elaborar programas e cronogramas;
- coordenar reuniões;
- analisar implicações do uso de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino;
- prever a utilização de recursos para o trabalho pedagógico;
- participar de comissões;
- estabelecer relações com as instâncias hierárquicas da instituição;
- discutir as práticas pedagógicas dos alunos;
- exercer cargos de direção;
- participar de associações de classe;
- redigir relatórios de pesquisa;
- avaliar planos de ação pedagógica;
- produzir transparências;
- atribuir notas e conceitos;
- atuar no processo de seleção de alunos e professores;
- demonstrar postura ética;
- dialogar com os alunos;
- orientar a elaboração de pesquisas dos alunos;
- trabalhar em equipe;
- participar de atividades culturais;
- estudar a constituição de profissões no campo educacional;
- sugerir composição de bancas examinadoras;
- utilizar diferentes instrumentos de avaliação;
- problematizar a realidade educacional, para orientação de práticas pedagógicas;
- prever fontes de financiamento;
- desenvolver atividades interativas;
- elaborar projetos de extensão;
- demonstrar postura crítica;
- elaborar projetos de pesquisas científicas, individualmente e em grupo;
- orientar alunos sobre campos de estágio;
- coordenar eventos;
- planejar utilização de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino;
- planejar estágios;
- desenvolver habilidades na relação ensino-aprendizagem;
- treinar auxiliares de pesquisa;
- participar de colegiados;
- redigir publicações científicas;
- estudar a produção científica da área;
- realizar eventos;
- ministrar cursos para atendimento às demandas externas;
- orientar o planejamento do cronograma de trabalho dos alunos;
- atuar em banca examinadora docente e discente;
- analisar os problemas da realidade brasileira;
- integrar equipe para o desenvolvimento de softwares e materiais mediáticos;
- participar de congressos e eventos científicos;
- divulgar resultados de pesquisas;
- promover situações de ensino-aprendizagem a partir de fontes diversificadas de conhecimento;
- discutir com alunos as diferentes teorias e práticas do campo educacional;
- participar de reuniões;
- gerenciar convênios;
- proporcionar situações de ensino-aprendizagem diversificadas aos alunos;
- produzir textos para uso pedagógico;
- produzir artigos para divulgação;
- organizar coletâneas;
- realizar cursos de formação acadêmica (especialização, mestrado, doutorado etc.);
- avaliar currículos e propostas pedagógicas;
- avaliar cursos;
- estudar propostas e políticas educacionais;
- exercer cargos de representação;
- colaborar em comissões de avaliação;
- coordenar áreas, disciplinas e turmas;
- gerenciar projetos;
- coordenar projetos pedagógicos;
- coordenar estágios;
- produzir cartazes;
- desenvolver propostas de avaliação;
- realizar revisão da literatura na área;
- estudar a legislação educacional;
- planejar aulas;
- proferir palestras;
- atuar em comissões editoriais;
- planejar eventos e seminários;
- organizar publicações;
- indicar fontes e procedimentos para o desenvolvimento do trabalho;
- programar cursos para atendimento a demandas externas;
- dialogar com os professores da instituição;
- avaliar trabalhos científicos;
- dominar conhecimentos básicos de outros idiomas;
- discutir abordagens metodológicas, na elaboração de pesquisa educacional;
- avaliar projetos de extensão;
- avaliar o andamento e o resultado das prestações de serviços;
- avaliar o desempenho dos alunos;
- produzir instrumentos de avaliação;
- estabelecer relações com instituições e organizações da sociedade;
- orientar alunos de iniciação científica;
- atender alunos, individualmente e em grupo;
Setores que mais contratam Professor universitário na área de orientação educacional no mercado de trabalho
- Educação superior - graduação
- Educação profissional de nível tecnológico
- Educação superior - graduação e pós-graduação
- Outras atividades de ensino
- Limpeza em prédios e em domicílios
- Educação superior - pós-graduação e extensão
- Atividades de apoio à educação
- Educação profissional de nível técnico
- Ensino fundamental
- Educação infantil - creche
- Administração pública em geral
- Educação infantil - pré-escola
- Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Ensino médio
- Serviços de assistência social sem alojamento
- Atividades de organizações religiosas