Salário para o cargo de Professor de ensino superior na área de prática de ensino
CBO 2345-20 > Professores na área de formação pedagógica do ensino superior

Professor de ensino superior na área de prática de ensino - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Ensinam, articulando o processo de ensino-aprendizagem na formação de profissionais da educação, planejam atividades relativas a cursos e pesquisas, realizam pesquisas científicas sobre o campo educacional, supervisionam formação pedagógica em estágios, orientam alunos, avaliam o trabalho acadêmico científico, coordenam atividades de ensino, pesquisa e extensão. Produzem material de trabalho, prestam atendimento às demandas da comunidade na área da educação escolar e não-escolar (educação formal e informal), participam de atividades administrativas, atualizam-se na área e comunicam-se oralmente e por escrito.

Quanto ganha um Professor de ensino superior na área de prática de ensino

Um Professor de ensino superior na área de prática de ensino trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.292,76 e R$ 13.399,64, com a média salarial de R$ 5.373,20 e o salário mediana em R$ 3.745,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de ensino superior na área de prática de ensino

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 5.373,20 64.478,40 1.343,30 43,76
1º Quartil 2.292,76 27.513,13 573,19 18,67
Salário Mediana 3.745,00 44.940,00 936,25 30,50
3º Quartil 10.219,14 122.629,63 2.554,78 83,22
Teto Salarial 13.399,64 160.795,65 3.349,91 109,12


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino superior
        • Professores na área de formação pedagógica do ensino superior

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Belo Horizonte - MG 1.483 - 6.317 2.637,65 1.483,18 1.902,00 5.215,42 6.317,07
São Paulo - SP 2.189 - 16.747 7.933,16 2.189,33 9.202,00 13.826,67 16.747,27
Salvador - BA 1.873 - 8.706 3.950,45 1.872,87 3.392,00 7.187,76 8.706,04
Curitiba - PR 2.623 - 13.599 6.874,58 2.623,48 7.260,00 11.227,52 13.599,11
Brasília - DF 2.177 - 21.104 8.260,19 2.176,80 5.969,00 17.423,93 21.104,39
Rio de Janeiro - RJ 2.458 - 16.485 6.595,69 2.458,33 5.030,00 13.610,00 16.484,84
São Bernardo do Campo - SP 3.703 - 17.120 8.609,78 3.703,36 8.800,00 14.134,68 17.120,35
Recife - PE 2.526 - 8.619 4.815,36 2.525,69 4.672,00 7.116,13 8.619,27
Campo Grande - MS 2.366 - 19.596 7.463,32 2.366,46 4.671,00 16.178,40 19.595,76
Londrina - PR 2.238 - 9.598 5.677,78 2.237,99 6.358,00 7.924,50 9.598,40
Manaus - AM 1.793 - 8.628 3.903,89 1.792,54 3.027,00 7.122,93 8.627,50
Maringá - PR 1.431 - 5.037 2.714,72 1.431,00 2.863,00 4.158,32 5.036,69
Lauro de Freitas - BA 2.236 - 12.600 5.900,06 2.236,38 7.194,00 10.402,90 12.600,30
João Pessoa - PB 3.626 - 9.017 5.189,08 3.625,61 4.740,00 7.444,64 9.017,18
Americana - SP 1.740 - 5.946 2.816,25 1.740,17 2.292,00 4.909,05 5.945,98
Campinas - SP 1.757 - 12.055 4.943,88 1.756,60 3.083,40 9.952,97 12.055,33
Mogi das Cruzes - SP 1.517 - 12.389 5.669,09 1.517,02 4.436,00 10.228,12 12.388,60
Maceió - AL 1.915 - 9.361 4.361,43 1.915,00 4.125,00 7.728,83 9.361,40
Ipatinga - MG 2.075 - 15.471 7.553,23 2.075,33 10.357,00 12.772,91 15.470,94
Ribeirão Preto - SP 1.783 - 14.409 5.214,20 1.783,11 3.592,00 11.895,86 14.408,62


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.931 - 14.950 6.322,71 1.930,58 4.831,50 12.342,98 14.950,18
Minas Gerais 1.537 - 11.192 3.862,32 1.536,89 2.196,00 9.239,86 11.191,59
Paraná 1.945 - 11.514 5.196,85 1.944,66 4.375,00 9.506,39 11.514,43
Bahia 1.862 - 9.696 4.322,56 1.861,69 3.397,00 8.004,76 9.695,60
Santa Catarina 1.744 - 10.637 4.395,35 1.744,39 3.768,00 8.781,85 10.636,84
Rio de Janeiro 2.035 - 13.897 5.548,64 2.034,59 3.869,50 11.473,12 13.896,59
Rio Grande do Sul 2.101 - 12.482 6.452,78 2.100,89 7.162,00 10.305,62 12.482,48
Pernambuco 1.854 - 12.140 5.344,36 1.854,24 4.672,00 10.022,66 12.139,74
Mato Grosso 1.723 - 12.097 4.911,82 1.722,62 3.401,00 9.987,07 12.096,64
Distrito Federal 2.177 - 21.104 8.260,19 2.176,80 5.969,00 17.423,93 21.104,39
Mato Grosso do Sul 2.173 - 18.305 6.772,27 2.172,61 3.985,00 15.112,66 18.304,90
Goiás 1.956 - 15.340 5.872,28 1.955,54 4.107,00 12.664,50 15.339,62
Maranhão 1.758 - 11.291 4.520,41 1.757,84 3.308,00 9.321,75 11.290,78
Paraíba 2.645 - 8.381 4.624,78 2.645,34 4.696,00 6.919,55 8.381,17
Amazonas 1.859 - 8.833 4.383,74 1.858,78 3.833,50 7.292,68 8.833,12
Pará 1.549 - 11.170 4.936,94 1.548,55 3.412,00 9.222,42 11.170,47
Espírito Santo 1.819 - 14.961 6.139,75 1.819,07 4.075,50 12.352,11 14.961,24
Alagoas 1.941 - 9.449 4.531,18 1.941,42 4.439,00 7.800,83 9.448,60
Rondônia 2.269 - 9.459 6.259,35 2.268,75 7.466,80 7.809,24 9.458,79
Ceará 1.598 - 12.157 4.519,37 1.597,75 2.885,00 10.036,81 12.156,89
Tocantins 3.463 - 25.520 9.312,59 3.462,63 6.311,00 21.069,11 25.519,54
Sergipe 2.015 - 8.486 3.886,09 2.015,36 3.077,00 7.005,87 8.485,72
Piauí 2.528 - 11.595 7.363,94 2.528,47 9.112,00 9.572,89 11.594,98
Rio Grande do Norte 2.773 - 7.742 4.476,47 2.772,89 4.455,00 6.391,44 7.741,51
Acre 1.776 - 10.455 4.084,43 1.775,86 2.055,00 8.631,63 10.454,89
Amapá 2.250 - 13.703 6.110,81 2.250,00 3.838,00 11.313,20 13.702,89
Roraima 1.567 - 6.470 3.094,15 1.567,00 2.874,00 5.341,33 6.469,58


Principais locais de trabalho

Professores na área de formação pedagógica do ensino superior exercem suas funções em instituições cujas atividades referem-se a ensino superior, cultura e pesquisa. Desenvolvem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, organizam-se em equipes de trabalho, atuam com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários irregulares. Algumas vezes, podem trabalhar em posições desconfortáveis durante períodos de tempo.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores na área de formação pedagógica do ensino superior

Os ocupações requerem, no mínimo, o ensino superior completo, sendo importante a posse de títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. Dos titulares das ocupações espera-se que tenham experiência anterior de, pelo menos, cinco anos.


Funções e atividades do Professor de ensino superior na área de prática de ensino

Professores na área de formação pedagógica do ensino superior devem:

  • coordenar atividades de ensino, pesquisa e extensão;
  • planejar atividades relativas a cursos e pesquisas;
  • supervisionar formação pedagógica em estágios;
  • produzir material de trabalho;
  • prestar atendimento Às demandas da comunidade, na Área da educação escolar e não escolar;
  • demonstrar competências pessoais;
  • participar de atividades administrativas;
  • atualizar-se na Área;
  • realizar pesquisas científicas sobre o campo educacional;
  • ensinar, articulando o processo de ensino-aprendizagem na formação de profissionais da educação;
  • avaliar o trabalho acadêmico científico;
  • orientar alunos;
  • comunicar-se;

  • Atividades

    • planejar os ambientes de aprendizagem;
    • avaliar o desempenho dos alunos;
    • problematizar a realidade educacional, para orientação de práticas pedagógicas;
    • coordenar reuniões;
    • analisar implicações do uso de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino;
    • avaliar trabalhos científicos;
    • prestar assessoria a órgãos públicos;
    • gerenciar projetos;
    • coordenar grupos de pesquisa;
    • atribuir notas e conceitos;
    • trabalhar com diferentes formas de interação humana;
    • avaliar cursos;
    • divulgar resultados de pesquisas;
    • orientar os alunos sobre procedimentos teórico-metodológicos;
    • estudar a constituição de profissões no campo educacional;
    • estudar outros idiomas;
    • indicar fontes e procedimentos para o desenvolvimento do trabalho;
    • programar cursos para atendimento a demandas externas;
    • elaborar programas e cronogramas;
    • dialogar com as entidades representativas;
    • produzir cartazes;
    • exercer cargos de representação;
    • estabelecer relações com as instâncias hierárquicas da instituição;
    • coordenar pesquisas;
    • elaborar pareceres;
    • elaborar projetos de extensão;
    • participar de comissões;
    • compromissar-se social e politicamente;
    • integrar equipe para o desenvolvimento de softwares e materiais mediáticos;
    • estudar a legislação educacional;
    • coordenar projetos pedagógicos;
    • estabelecer relações com instituições e organizações da sociedade;
    • coordenar estágios;
    • dialogar com os professores da instituição;
    • acompanhar experiências dos alunos em contextos de aprendizagem escolar e não escolar;
    • desenvolver situações de ensino-aprendizagem, com base na heterogeneidade dos alunos;
    • mediar a relação do estagiário com a instituição;
    • atuar no processo de seleção de alunos e professores;
    • demonstrar postura crítica;
    • supervisionar desenvolvimento de projetos de intervenção em realidades educacionais (escolar ou não);
    • coordenar equipes de trabalho;
    • planejar projetos de extensão;
    • avaliar material didático;
    • participar de reuniões;
    • auto avaliar-se;
    • planejar a produção de materiais didáticos;
    • coordenar eventos;
    • avaliar currículos e propostas pedagógicas;
    • avaliar o andamento e o resultado das prestações de serviços;
    • trabalhar em equipe;
    • atuar em projetos de extensão;
    • participar de colegiados;
    • supervisionar a elaboração de planos e projetos de estágio;
    • sistematizar dados e materiais de pesquisa;
    • redigir publicações científicas;
    • planejar eventos e seminários;
    • desenvolver propostas de avaliação;
    • discutir as práticas pedagógicas dos alunos;
    • coordenar cursos;
    • produzir instrumentos de avaliação;
    • coletar dados e materiais para pesquisa;
    • realizar revisão da literatura na área;
    • realizar cursos de formação acadêmica (especialização, mestrado, doutorado etc.);
    • proporcionar situações de ensino-aprendizagem diversificadas aos alunos;
    • planejar visitas a instituições, para pesquisa e observação da prática pedagógica;
    • desenvolver atividades interativas;
    • orientar monitores;
    • avaliar projetos de pesquisa;
    • produzir textos para uso pedagógico;
    • planejar utilização de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino;
    • supervisionar a elaboração de relatórios de estágio dos alunos;
    • orientar alunos sobre campos de estágio;
    • discutir resultados de avaliação;
    • integrar equipe para o desenvolvimento de homepage;
    • sugerir composição de bancas examinadoras;
    • sistematizar conteúdos;
    • problematizar a realidade educacional, para produção de novos conhecimentos;
    • demonstrar postura ética;
    • avaliar políticas educacionais;
    • elaborar projetos de pesquisas científicas, individualmente e em grupo;
    • prestar consultoria em ensino, pesquisa e extensão sobre a prática pedagógica;
    • ministrar cursos para atendimento às demandas externas;
    • produzir planos de cursos e de aulas;
    • atuar em banca examinadora docente e discente;
    • produzir hipertextos;
    • proferir palestras;
    • estudar implicações do uso de tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino;
    • produzir vídeos;
    • participar de atividades culturais;
    • estudar formas de interação presentes nas situações semipresenciais e virtuais de educação;
    • participar de associações científicas;
    • planejar pesquisas;
    • mapear campos para estágio;
    • coordenar convênios;
    • orientar a reflexão sobre a prática educativa dos alunos nos estágios;
    • ler textos e relatórios produzidos pelos alunos;
    • planejar projetos de intervenção pedagógica;
    • prever a utilização de recursos para o trabalho pedagógico;
    • orientar alunos de iniciação científica;
    • gerenciar convênios;
    • colaborar em comissões de avaliação;
    • exercer cargos de direção;
    • constituir grupos de pesquisa;
    • atuar em comissões editoriais;
    • planejar estágios;
    • planejar aulas;
    • coordenar projetos de extensão;
    • produzir artigos para divulgação;
    • redigir relatórios de pesquisa;
    • estabelecer relações com os órgãos de fomento;
    • analisar dados e materiais de pesquisa;
    • analisar os problemas da realidade brasileira;
    • participar de congressos e eventos científicos;
    • avaliar o desenvolvimento das aulas;
    • orientar os projetos de pesquisa para a obtenção de títulos acadêmicos;
    • avaliar a própria prática de pesquisa;
    • discutir abordagens metodológicas, na elaboração de pesquisa educacional;
    • prever fontes de financiamento;
    • estudar propostas e políticas educacionais;
    • desenvolver atitudes na relação ensino-aprendizagem;
    • produzir transparências;
    • avaliar projetos de extensão;
    • treinar auxiliares de pesquisa;
    • dominar a língua portuguesa;
    • analisar pesquisas educacionais;
    • estudar diferentes formas de comunicação;
    • orientar a elaboração de pesquisas dos alunos;
    • discutir com alunos as diferentes teorias e práticas do campo educacional;
    • preencher relatórios de atividades;
    • orientar o planejamento do cronograma de trabalho dos alunos;
    • participar de associações de classe;
    • atuar em debates;
    • atender alunos, individualmente e em grupo;
    • estudar a produção científica da área;
    • organizar coletâneas;
    • organizar publicações;
    • dominar conhecimentos básicos de outros idiomas;
    • avaliar currículos de alunos;
    • dialogar com os alunos;
    • coordenar áreas, disciplinas e turmas;
    • utilizar diferentes instrumentos de avaliação;
    • desenvolver habilidades na relação ensino-aprendizagem;
    • avaliar planos de ação pedagógica;
    • realizar eventos;
    • promover situações de ensino-aprendizagem a partir de fontes diversificadas de conhecimento;


    Setores que mais contratam Professor de ensino superior na área de prática de ensino no mercado de trabalho

    • Educação superior - graduação e pós-graduação
    • Educação superior - graduação
    • Atividades de apoio à educação, exceto caixas escolares
    • Educação superior - pós-graduação e extensão
    • Ensino fundamental
    • Outras atividades de ensino
    • Educação infantil - pré-escola
    • Ensino médio
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Outras sociedades de participação, exceto holdings




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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