Salário para o cargo de Docente do ensino superior na área de prática de ensino
CBO 2345-20 > Professores na área de formação pedagógica do ensino superior

Docente do ensino superior na área de prática de ensino - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Ensinam, articulando o processo de ensino-aprendizagem na formação de profissionais da educação, planejam atividades relativas a cursos e pesquisas, realizam pesquisas científicas sobre o campo educacional, supervisionam formação pedagógica em estágios, orientam alunos, avaliam o trabalho acadêmico científico, coordenam atividades de ensino, pesquisa e extensão. Produzem material de trabalho, prestam atendimento às demandas da comunidade na área da educação escolar e não-escolar (educação formal e informal), participam de atividades administrativas, atualizam-se na área e comunicam-se oralmente e por escrito.

Quanto ganha um Docente do ensino superior na área de prática de ensino

Um Docente do ensino superior na área de prática de ensino trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.175,76 e R$ 11.997,11, com a média salarial de R$ 5.107,23 e o salário mediana em R$ 3.330,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao CAGED, RAIS e IBGE.


Faixas salariais do cargo de Docente do ensino superior na área de prática de ensino

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 5.107,23 61.286,76 1.276,81 44,41
1º Quartil 2.175,76 26.109,12 543,94 18,92
Salário Mediana 3.330,00 39.960,00 832,50 28,96
3º Quartil 9.904,90 118.858,80 2.476,23 86,13
Teto Salarial 11.997,11 143.965,32 2.999,28 104,32


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino superior
        • Professores na área de formação pedagógica do ensino superior

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Professores na área de formação pedagógica do ensino superior exercem suas funções em instituições cujas atividades referem-se a ensino superior, cultura e pesquisa. Desenvolvem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, organizam-se em equipes de trabalho, atuam com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários irregulares. Algumas vezes, podem trabalhar em posições desconfortáveis durante períodos de tempo.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores na área de formação pedagógica do ensino superior

Os ocupações requerem, no mínimo, o ensino superior completo, sendo importante a posse de títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. Dos titulares das ocupações espera-se que tenham experiência anterior de, pelo menos, cinco anos.


Funções e atividades do Docente do ensino superior na área de prática de ensino

Professores na área de formação pedagógica do ensino superior devem:

  • realizar pesquisas científicas sobre o campo educacional;
  • supervisionar formação pedagógica em estágios;
  • planejar atividades relativas a cursos e pesquisas;
  • atualizar-se na Área;
  • ensinar, articulando o processo de ensino-aprendizagem na formação de profissionais da educação;
  • prestar atendimento Às demandas da comunidade, na Área da educação escolar e não escolar;
  • comunicar-se;
  • demonstrar competências pessoais;
  • produzir material de trabalho;
  • coordenar atividades de ensino, pesquisa e extensão;
  • participar de atividades administrativas;
  • avaliar o trabalho acadêmico científico;
  • orientar alunos;

Atividades

  • demonstrar postura crítica;
  • ler textos e relatórios produzidos pelos alunos;
  • acompanhar experiências dos alunos em contextos de aprendizagem escolar e não escolar;
  • dialogar com os alunos;
  • divulgar resultados de pesquisas;
  • exercer cargos de direção;
  • orientar monitores;
  • desenvolver atitudes na relação ensino-aprendizagem;
  • indicar fontes e procedimentos para o desenvolvimento do trabalho;
  • auto avaliar-se;
  • atuar em debates;
  • participar de congressos e eventos científicos;
  • participar de atividades culturais;
  • planejar pesquisas;
  • orientar os alunos sobre procedimentos teórico-metodológicos;
  • dialogar com as entidades representativas;
  • planejar visitas a instituições, para pesquisa e observação da prática pedagógica;
  • orientar a reflexão sobre a prática educativa dos alunos nos estágios;
  • atribuir notas e conceitos;
  • avaliar trabalhos científicos;
  • elaborar projetos de pesquisas científicas, individualmente e em grupo;
  • produzir planos de cursos e de aulas;
  • promover situações de ensino-aprendizagem a partir de fontes diversificadas de conhecimento;
  • orientar a elaboração de pesquisas dos alunos;
  • coletar dados e materiais para pesquisa;
  • avaliar cursos;
  • avaliar currículos de alunos;
  • proporcionar situações de ensino-aprendizagem diversificadas aos alunos;
  • desenvolver situações de ensino-aprendizagem, com base na heterogeneidade dos alunos;
  • planejar estágios;
  • constituir grupos de pesquisa;
  • prever a utilização de recursos para o trabalho pedagógico;
  • planejar projetos de intervenção pedagógica;
  • mapear campos para estágio;
  • coordenar cursos;
  • orientar o planejamento do cronograma de trabalho dos alunos;
  • gerenciar projetos;
  • estudar diferentes formas de comunicação;
  • supervisionar a elaboração de planos e projetos de estágio;
  • estudar a constituição de profissões no campo educacional;
  • elaborar pareceres;
  • desenvolver habilidades na relação ensino-aprendizagem;
  • dominar a língua portuguesa;
  • avaliar planos de ação pedagógica;
  • estudar formas de interação presentes nas situações semipresenciais e virtuais de educação;
  • realizar eventos;
  • problematizar a realidade educacional, para produção de novos conhecimentos;
  • preencher relatórios de atividades;
  • coordenar projetos de extensão;
  • avaliar a própria prática de pesquisa;
  • elaborar programas e cronogramas;
  • coordenar áreas, disciplinas e turmas;
  • problematizar a realidade educacional, para orientação de práticas pedagógicas;
  • organizar publicações;
  • organizar coletâneas;
  • coordenar grupos de pesquisa;
  • produzir transparências;
  • compromissar-se social e politicamente;
  • planejar aulas;
  • orientar os projetos de pesquisa para a obtenção de títulos acadêmicos;
  • estudar outros idiomas;
  • discutir resultados de avaliação;
  • coordenar pesquisas;
  • estudar a legislação educacional;
  • treinar auxiliares de pesquisa;
  • analisar dados e materiais de pesquisa;
  • estudar a produção científica da área;
  • produzir artigos para divulgação;
  • desenvolver atividades interativas;
  • planejar os ambientes de aprendizagem;
  • participar de comissões;
  • participar de reuniões;
  • avaliar o desenvolvimento das aulas;
  • sugerir composição de bancas examinadoras;
  • discutir com alunos as diferentes teorias e práticas do campo educacional;
  • atuar em comissões editoriais;
  • supervisionar desenvolvimento de projetos de intervenção em realidades educacionais (escolar ou não);
  • prever fontes de financiamento;
  • prestar consultoria em ensino, pesquisa e extensão sobre a prática pedagógica;
  • avaliar currículos e propostas pedagógicas;
  • mediar a relação do estagiário com a instituição;
  • redigir publicações científicas;
  • proferir palestras;
  • sistematizar dados e materiais de pesquisa;
  • atuar em banca examinadora docente e discente;
  • coordenar reuniões;
  • orientar alunos sobre campos de estágio;
  • dominar conhecimentos básicos de outros idiomas;
  • redigir relatórios de pesquisa;
  • coordenar equipes de trabalho;
  • discutir abordagens metodológicas, na elaboração de pesquisa educacional;
  • produzir textos para uso pedagógico;
  • avaliar material didático;
  • estabelecer relações com instituições e organizações da sociedade;
  • avaliar políticas educacionais;
  • estudar propostas e políticas educacionais;
  • dialogar com os professores da instituição;
  • avaliar projetos de extensão;
  • produzir instrumentos de avaliação;
  • utilizar diferentes instrumentos de avaliação;
  • prestar assessoria a órgãos públicos;
  • planejar utilização de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino;
  • atender alunos, individualmente e em grupo;
  • sistematizar conteúdos;
  • desenvolver propostas de avaliação;
  • trabalhar em equipe;
  • participar de associações de classe;
  • avaliar o andamento e o resultado das prestações de serviços;
  • atuar em projetos de extensão;
  • colaborar em comissões de avaliação;
  • realizar revisão da literatura na área;
  • analisar implicações do uso de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino;
  • avaliar o desempenho dos alunos;
  • trabalhar com diferentes formas de interação humana;
  • planejar eventos e seminários;
  • coordenar estágios;
  • gerenciar convênios;
  • estabelecer relações com as instâncias hierárquicas da instituição;
  • atuar no processo de seleção de alunos e professores;
  • participar de associações científicas;
  • programar cursos para atendimento a demandas externas;
  • produzir vídeos;
  • analisar os problemas da realidade brasileira;
  • estudar implicações do uso de tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino;
  • integrar equipe para o desenvolvimento de softwares e materiais mediáticos;
  • coordenar projetos pedagógicos;
  • participar de colegiados;
  • avaliar projetos de pesquisa;
  • planejar a produção de materiais didáticos;
  • produzir cartazes;
  • coordenar eventos;
  • coordenar convênios;
  • demonstrar postura ética;
  • produzir hipertextos;
  • integrar equipe para o desenvolvimento de homepage;
  • estabelecer relações com os órgãos de fomento;
  • orientar alunos de iniciação científica;
  • ministrar cursos para atendimento às demandas externas;
  • supervisionar a elaboração de relatórios de estágio dos alunos;
  • exercer cargos de representação;
  • planejar projetos de extensão;
  • discutir as práticas pedagógicas dos alunos;
  • realizar cursos de formação acadêmica (especialização, mestrado, doutorado etc.);
  • elaborar projetos de extensão;
  • analisar pesquisas educacionais;


Setores que mais contratam Docente do ensino superior na área de prática de ensino no mercado de trabalho

  • Educação superior - graduação e pós-graduação
  • Educação superior - graduação
  • Atividades de apoio à educação
  • Educação superior - pós-graduação e extensão
  • Ensino fundamental
  • Outras atividades de ensino
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Educação infantil - pré-escola
  • Ensino médio
  • Atividades de condicionamento físico
  • Outras sociedades de participação
  • Atividades de apoio à gestão de saúde
  • Educação profissional de nível técnico
  • Cursos preparatórios para concursos
  • Administração pública em geral
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
  • Atividades de organizações religiosas
  • Educação infantil - creche
  • Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte




Profissões em Destaque:

Salário para o cargo de Educador social de rua
Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

Educador social de rua