Salário para o cargo de Professor universitário de metodologia do ensino
CBO 2345-20 > Professores na área de formação pedagógica do ensino superior

Professor universitário de metodologia do ensino - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Ensinam, articulando o processo de ensino-aprendizagem na formação de profissionais da educação, planejam atividades relativas a cursos e pesquisas, realizam pesquisas científicas sobre o campo educacional, supervisionam formação pedagógica em estágios, orientam alunos, avaliam o trabalho acadêmico científico, coordenam atividades de ensino, pesquisa e extensão. Produzem material de trabalho, prestam atendimento às demandas da comunidade na área da educação escolar e não-escolar (educação formal e informal), participam de atividades administrativas, atualizam-se na área e comunicam-se oralmente e por escrito.

Quanto ganha um Professor universitário de metodologia do ensino

Um Professor universitário de metodologia do ensino trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.292,76 e R$ 13.399,64, com a média salarial de R$ 5.373,20 e o salário mediana em R$ 3.745,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor universitário de metodologia do ensino

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 5.373,20 64.478,40 1.343,30 43,76
1º Quartil 2.292,76 27.513,13 573,19 18,67
Salário Mediana 3.745,00 44.940,00 936,25 30,50
3º Quartil 10.219,14 122.629,63 2.554,78 83,22
Teto Salarial 13.399,64 160.795,65 3.349,91 109,12


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino superior
        • Professores na área de formação pedagógica do ensino superior

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Belo Horizonte - MG 1.483 - 6.317 2.637,65 1.483,18 1.902,00 5.215,42 6.317,07
São Paulo - SP 2.189 - 16.747 7.933,16 2.189,33 9.202,00 13.826,67 16.747,27
Salvador - BA 1.873 - 8.706 3.950,45 1.872,87 3.392,00 7.187,76 8.706,04
Curitiba - PR 2.623 - 13.599 6.874,58 2.623,48 7.260,00 11.227,52 13.599,11
Brasília - DF 2.177 - 21.104 8.260,19 2.176,80 5.969,00 17.423,93 21.104,39
Rio de Janeiro - RJ 2.458 - 16.485 6.595,69 2.458,33 5.030,00 13.610,00 16.484,84
São Bernardo do Campo - SP 3.703 - 17.120 8.609,78 3.703,36 8.800,00 14.134,68 17.120,35
Recife - PE 2.526 - 8.619 4.815,36 2.525,69 4.672,00 7.116,13 8.619,27
Campo Grande - MS 2.366 - 19.596 7.463,32 2.366,46 4.671,00 16.178,40 19.595,76
Londrina - PR 2.238 - 9.598 5.677,78 2.237,99 6.358,00 7.924,50 9.598,40
Manaus - AM 1.793 - 8.628 3.903,89 1.792,54 3.027,00 7.122,93 8.627,50
Maringá - PR 1.431 - 5.037 2.714,72 1.431,00 2.863,00 4.158,32 5.036,69
Lauro de Freitas - BA 2.236 - 12.600 5.900,06 2.236,38 7.194,00 10.402,90 12.600,30
João Pessoa - PB 3.626 - 9.017 5.189,08 3.625,61 4.740,00 7.444,64 9.017,18
Americana - SP 1.740 - 5.946 2.816,25 1.740,17 2.292,00 4.909,05 5.945,98
Campinas - SP 1.757 - 12.055 4.943,88 1.756,60 3.083,40 9.952,97 12.055,33
Mogi das Cruzes - SP 1.517 - 12.389 5.669,09 1.517,02 4.436,00 10.228,12 12.388,60
Maceió - AL 1.915 - 9.361 4.361,43 1.915,00 4.125,00 7.728,83 9.361,40
Ipatinga - MG 2.075 - 15.471 7.553,23 2.075,33 10.357,00 12.772,91 15.470,94
Ribeirão Preto - SP 1.783 - 14.409 5.214,20 1.783,11 3.592,00 11.895,86 14.408,62


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.931 - 14.950 6.322,71 1.930,58 4.831,50 12.342,98 14.950,18
Minas Gerais 1.537 - 11.192 3.862,32 1.536,89 2.196,00 9.239,86 11.191,59
Paraná 1.945 - 11.514 5.196,85 1.944,66 4.375,00 9.506,39 11.514,43
Bahia 1.862 - 9.696 4.322,56 1.861,69 3.397,00 8.004,76 9.695,60
Santa Catarina 1.744 - 10.637 4.395,35 1.744,39 3.768,00 8.781,85 10.636,84
Rio de Janeiro 2.035 - 13.897 5.548,64 2.034,59 3.869,50 11.473,12 13.896,59
Rio Grande do Sul 2.101 - 12.482 6.452,78 2.100,89 7.162,00 10.305,62 12.482,48
Pernambuco 1.854 - 12.140 5.344,36 1.854,24 4.672,00 10.022,66 12.139,74
Mato Grosso 1.723 - 12.097 4.911,82 1.722,62 3.401,00 9.987,07 12.096,64
Distrito Federal 2.177 - 21.104 8.260,19 2.176,80 5.969,00 17.423,93 21.104,39
Mato Grosso do Sul 2.173 - 18.305 6.772,27 2.172,61 3.985,00 15.112,66 18.304,90
Goiás 1.956 - 15.340 5.872,28 1.955,54 4.107,00 12.664,50 15.339,62
Maranhão 1.758 - 11.291 4.520,41 1.757,84 3.308,00 9.321,75 11.290,78
Paraíba 2.645 - 8.381 4.624,78 2.645,34 4.696,00 6.919,55 8.381,17
Amazonas 1.859 - 8.833 4.383,74 1.858,78 3.833,50 7.292,68 8.833,12
Pará 1.549 - 11.170 4.936,94 1.548,55 3.412,00 9.222,42 11.170,47
Espírito Santo 1.819 - 14.961 6.139,75 1.819,07 4.075,50 12.352,11 14.961,24
Alagoas 1.941 - 9.449 4.531,18 1.941,42 4.439,00 7.800,83 9.448,60
Rondônia 2.269 - 9.459 6.259,35 2.268,75 7.466,80 7.809,24 9.458,79
Ceará 1.598 - 12.157 4.519,37 1.597,75 2.885,00 10.036,81 12.156,89
Tocantins 3.463 - 25.520 9.312,59 3.462,63 6.311,00 21.069,11 25.519,54
Sergipe 2.015 - 8.486 3.886,09 2.015,36 3.077,00 7.005,87 8.485,72
Piauí 2.528 - 11.595 7.363,94 2.528,47 9.112,00 9.572,89 11.594,98
Rio Grande do Norte 2.773 - 7.742 4.476,47 2.772,89 4.455,00 6.391,44 7.741,51
Acre 1.776 - 10.455 4.084,43 1.775,86 2.055,00 8.631,63 10.454,89
Amapá 2.250 - 13.703 6.110,81 2.250,00 3.838,00 11.313,20 13.702,89
Roraima 1.567 - 6.470 3.094,15 1.567,00 2.874,00 5.341,33 6.469,58


Principais locais de trabalho

Professores na área de formação pedagógica do ensino superior exercem suas funções em instituições cujas atividades referem-se a ensino superior, cultura e pesquisa. Desenvolvem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, organizam-se em equipes de trabalho, atuam com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários irregulares. Algumas vezes, podem trabalhar em posições desconfortáveis durante períodos de tempo.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores na área de formação pedagógica do ensino superior

Os ocupações requerem, no mínimo, o ensino superior completo, sendo importante a posse de títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. Dos titulares das ocupações espera-se que tenham experiência anterior de, pelo menos, cinco anos.


Funções e atividades do Professor universitário de metodologia do ensino

Professores na área de formação pedagógica do ensino superior devem:

  • coordenar atividades de ensino, pesquisa e extensão;
  • produzir material de trabalho;
  • realizar pesquisas científicas sobre o campo educacional;
  • comunicar-se;
  • demonstrar competências pessoais;
  • orientar alunos;
  • ensinar, articulando o processo de ensino-aprendizagem na formação de profissionais da educação;
  • planejar atividades relativas a cursos e pesquisas;
  • participar de atividades administrativas;
  • supervisionar formação pedagógica em estágios;
  • atualizar-se na Área;
  • avaliar o trabalho acadêmico científico;
  • prestar atendimento Às demandas da comunidade, na Área da educação escolar e não escolar;

  • Atividades

    • estudar a legislação educacional;
    • avaliar currículos de alunos;
    • dominar conhecimentos básicos de outros idiomas;
    • avaliar projetos de pesquisa;
    • coordenar projetos de extensão;
    • atuar em debates;
    • avaliar a própria prática de pesquisa;
    • coordenar projetos pedagógicos;
    • acompanhar experiências dos alunos em contextos de aprendizagem escolar e não escolar;
    • redigir publicações científicas;
    • estudar implicações do uso de tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino;
    • atuar em comissões editoriais;
    • dialogar com as entidades representativas;
    • auto avaliar-se;
    • produzir hipertextos;
    • integrar equipe para o desenvolvimento de homepage;
    • elaborar projetos de extensão;
    • coletar dados e materiais para pesquisa;
    • discutir abordagens metodológicas, na elaboração de pesquisa educacional;
    • atuar em banca examinadora docente e discente;
    • avaliar políticas educacionais;
    • planejar a produção de materiais didáticos;
    • planejar visitas a instituições, para pesquisa e observação da prática pedagógica;
    • mediar a relação do estagiário com a instituição;
    • atender alunos, individualmente e em grupo;
    • orientar alunos de iniciação científica;
    • elaborar pareceres;
    • supervisionar a elaboração de relatórios de estágio dos alunos;
    • coordenar grupos de pesquisa;
    • analisar implicações do uso de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino;
    • coordenar convênios;
    • avaliar o desempenho dos alunos;
    • sistematizar conteúdos;
    • estudar diferentes formas de comunicação;
    • problematizar a realidade educacional, para produção de novos conhecimentos;
    • participar de comissões;
    • coordenar reuniões;
    • realizar cursos de formação acadêmica (especialização, mestrado, doutorado etc.);
    • estudar a produção científica da área;
    • proferir palestras;
    • coordenar cursos;
    • estudar a constituição de profissões no campo educacional;
    • trabalhar com diferentes formas de interação humana;
    • utilizar diferentes instrumentos de avaliação;
    • orientar a elaboração de pesquisas dos alunos;
    • avaliar o desenvolvimento das aulas;
    • produzir textos para uso pedagógico;
    • exercer cargos de representação;
    • planejar utilização de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino;
    • avaliar projetos de extensão;
    • trabalhar em equipe;
    • participar de atividades culturais;
    • produzir transparências;
    • realizar revisão da literatura na área;
    • avaliar trabalhos científicos;
    • estabelecer relações com instituições e organizações da sociedade;
    • sugerir composição de bancas examinadoras;
    • orientar os alunos sobre procedimentos teórico-metodológicos;
    • promover situações de ensino-aprendizagem a partir de fontes diversificadas de conhecimento;
    • estudar formas de interação presentes nas situações semipresenciais e virtuais de educação;
    • estudar outros idiomas;
    • supervisionar desenvolvimento de projetos de intervenção em realidades educacionais (escolar ou não);
    • orientar o planejamento do cronograma de trabalho dos alunos;
    • compromissar-se social e politicamente;
    • coordenar eventos;
    • orientar alunos sobre campos de estágio;
    • produzir instrumentos de avaliação;
    • discutir as práticas pedagógicas dos alunos;
    • colaborar em comissões de avaliação;
    • elaborar projetos de pesquisas científicas, individualmente e em grupo;
    • planejar os ambientes de aprendizagem;
    • avaliar cursos;
    • programar cursos para atendimento a demandas externas;
    • planejar projetos de intervenção pedagógica;
    • avaliar material didático;
    • planejar pesquisas;
    • estabelecer relações com os órgãos de fomento;
    • organizar coletâneas;
    • proporcionar situações de ensino-aprendizagem diversificadas aos alunos;
    • produzir artigos para divulgação;
    • ler textos e relatórios produzidos pelos alunos;
    • prestar consultoria em ensino, pesquisa e extensão sobre a prática pedagógica;
    • redigir relatórios de pesquisa;
    • prever fontes de financiamento;
    • desenvolver situações de ensino-aprendizagem, com base na heterogeneidade dos alunos;
    • orientar monitores;
    • atribuir notas e conceitos;
    • estudar propostas e políticas educacionais;
    • organizar publicações;
    • dialogar com os professores da instituição;
    • desenvolver habilidades na relação ensino-aprendizagem;
    • orientar os projetos de pesquisa para a obtenção de títulos acadêmicos;
    • constituir grupos de pesquisa;
    • problematizar a realidade educacional, para orientação de práticas pedagógicas;
    • integrar equipe para o desenvolvimento de softwares e materiais mediáticos;
    • coordenar áreas, disciplinas e turmas;
    • exercer cargos de direção;
    • ministrar cursos para atendimento às demandas externas;
    • sistematizar dados e materiais de pesquisa;
    • gerenciar projetos;
    • participar de reuniões;
    • treinar auxiliares de pesquisa;
    • produzir vídeos;
    • discutir com alunos as diferentes teorias e práticas do campo educacional;
    • participar de congressos e eventos científicos;
    • planejar estágios;
    • analisar dados e materiais de pesquisa;
    • gerenciar convênios;
    • produzir planos de cursos e de aulas;
    • participar de associações científicas;
    • produzir cartazes;
    • estabelecer relações com as instâncias hierárquicas da instituição;
    • coordenar pesquisas;
    • mapear campos para estágio;
    • elaborar programas e cronogramas;
    • desenvolver atitudes na relação ensino-aprendizagem;
    • discutir resultados de avaliação;
    • coordenar equipes de trabalho;
    • analisar pesquisas educacionais;
    • avaliar planos de ação pedagógica;
    • orientar a reflexão sobre a prática educativa dos alunos nos estágios;
    • realizar eventos;
    • prestar assessoria a órgãos públicos;
    • planejar aulas;
    • atuar no processo de seleção de alunos e professores;
    • participar de colegiados;
    • desenvolver propostas de avaliação;
    • supervisionar a elaboração de planos e projetos de estágio;
    • preencher relatórios de atividades;
    • analisar os problemas da realidade brasileira;
    • participar de associações de classe;
    • planejar eventos e seminários;
    • demonstrar postura ética;
    • avaliar currículos e propostas pedagógicas;
    • avaliar o andamento e o resultado das prestações de serviços;
    • demonstrar postura crítica;
    • coordenar estágios;
    • desenvolver atividades interativas;
    • planejar projetos de extensão;
    • dialogar com os alunos;
    • divulgar resultados de pesquisas;
    • prever a utilização de recursos para o trabalho pedagógico;
    • indicar fontes e procedimentos para o desenvolvimento do trabalho;
    • atuar em projetos de extensão;
    • dominar a língua portuguesa;


    Setores que mais contratam Professor universitário de metodologia do ensino no mercado de trabalho

    • Educação superior - graduação e pós-graduação
    • Educação superior - graduação
    • Atividades de apoio à educação, exceto caixas escolares
    • Educação superior - pós-graduação e extensão
    • Ensino fundamental
    • Outras atividades de ensino
    • Educação infantil - pré-escola
    • Ensino médio
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Outras sociedades de participação, exceto holdings




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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