Categorias profissionais do cargo
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- Professores na área de formação pedagógica do ensino superior
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- Docente do ensino superior na área de prática de ensino
- Professor de ensino superior na área de metodologia da pesquisa
- Docente de ensino superior na área de pesquisa educacional
- Docente de ensino superior na área de orientação educacional
- Professor universitário na área de prática de ensino
- Professor de prática de ensino (ensino superior)
- Professor de ensino superior na área de prática de ensino
Principais locais de trabalho
Professores na área de formação pedagógica do ensino superior exercem suas funções em instituições cujas atividades referem-se a ensino superior, cultura e pesquisa. Desenvolvem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, organizam-se em equipes de trabalho, atuam com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários irregulares. Algumas vezes, podem trabalhar em posições desconfortáveis durante períodos de tempo.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores na área de formação pedagógica do ensino superior
Os ocupações requerem, no mínimo, o ensino superior completo, sendo importante a posse de títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. Dos titulares das ocupações espera-se que tenham experiência anterior de, pelo menos, cinco anos.
Funções e atividades do Professor de ensino superior na área de estágio supervisionado
Professores na área de formação pedagógica do ensino superior devem:
- planejar atividades relativas a cursos e pesquisas;
- atualizar-se na Área;
- demonstrar competências pessoais;
- realizar pesquisas científicas sobre o campo educacional;
- comunicar-se;
- coordenar atividades de ensino, pesquisa e extensão;
- participar de atividades administrativas;
- supervisionar formação pedagógica em estágios;
- avaliar o trabalho acadêmico científico;
- ensinar, articulando o processo de ensino-aprendizagem na formação de profissionais da educação;
- produzir material de trabalho;
- orientar alunos;
- prestar atendimento Às demandas da comunidade, na Área da educação escolar e não escolar;
Atividades
- prever fontes de financiamento;
- estudar outros idiomas;
- atender alunos, individualmente e em grupo;
- proporcionar situações de ensino-aprendizagem diversificadas aos alunos;
- prestar consultoria em ensino, pesquisa e extensão sobre a prática pedagógica;
- avaliar o andamento e o resultado das prestações de serviços;
- planejar aulas;
- integrar equipe para o desenvolvimento de homepage;
- participar de reuniões;
- participar de congressos e eventos científicos;
- atuar em banca examinadora docente e discente;
- redigir relatórios de pesquisa;
- gerenciar convênios;
- realizar cursos de formação acadêmica (especialização, mestrado, doutorado etc.);
- estabelecer relações com instituições e organizações da sociedade;
- elaborar pareceres;
- atribuir notas e conceitos;
- coletar dados e materiais para pesquisa;
- atuar em projetos de extensão;
- planejar visitas a instituições, para pesquisa e observação da prática pedagógica;
- orientar a reflexão sobre a prática educativa dos alunos nos estágios;
- planejar utilização de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino;
- elaborar projetos de pesquisas científicas, individualmente e em grupo;
- prever a utilização de recursos para o trabalho pedagógico;
- participar de colegiados;
- problematizar a realidade educacional, para orientação de práticas pedagógicas;
- coordenar equipes de trabalho;
- auto avaliar-se;
- realizar eventos;
- avaliar a própria prática de pesquisa;
- analisar dados e materiais de pesquisa;
- trabalhar com diferentes formas de interação humana;
- divulgar resultados de pesquisas;
- realizar revisão da literatura na área;
- planejar eventos e seminários;
- acompanhar experiências dos alunos em contextos de aprendizagem escolar e não escolar;
- estudar a produção científica da área;
- trabalhar em equipe;
- estudar formas de interação presentes nas situações semipresenciais e virtuais de educação;
- colaborar em comissões de avaliação;
- desenvolver habilidades na relação ensino-aprendizagem;
- discutir as práticas pedagógicas dos alunos;
- estudar propostas e políticas educacionais;
- avaliar o desempenho dos alunos;
- planejar os ambientes de aprendizagem;
- integrar equipe para o desenvolvimento de softwares e materiais mediáticos;
- orientar o planejamento do cronograma de trabalho dos alunos;
- produzir transparências;
- ministrar cursos para atendimento às demandas externas;
- coordenar projetos pedagógicos;
- discutir abordagens metodológicas, na elaboração de pesquisa educacional;
- produzir planos de cursos e de aulas;
- desenvolver situações de ensino-aprendizagem, com base na heterogeneidade dos alunos;
- analisar pesquisas educacionais;
- estudar a constituição de profissões no campo educacional;
- avaliar planos de ação pedagógica;
- mapear campos para estágio;
- supervisionar a elaboração de relatórios de estágio dos alunos;
- coordenar grupos de pesquisa;
- proferir palestras;
- coordenar reuniões;
- coordenar áreas, disciplinas e turmas;
- orientar os alunos sobre procedimentos teórico-metodológicos;
- coordenar projetos de extensão;
- demonstrar postura ética;
- planejar projetos de intervenção pedagógica;
- avaliar políticas educacionais;
- preencher relatórios de atividades;
- dialogar com os professores da instituição;
- planejar projetos de extensão;
- participar de associações científicas;
- prestar assessoria a órgãos públicos;
- avaliar projetos de extensão;
- dialogar com os alunos;
- exercer cargos de representação;
- participar de atividades culturais;
- constituir grupos de pesquisa;
- participar de associações de classe;
- mediar a relação do estagiário com a instituição;
- produzir textos para uso pedagógico;
- avaliar trabalhos científicos;
- estabelecer relações com os órgãos de fomento;
- programar cursos para atendimento a demandas externas;
- coordenar convênios;
- participar de comissões;
- atuar em comissões editoriais;
- dominar a língua portuguesa;
- desenvolver atividades interativas;
- discutir resultados de avaliação;
- produzir hipertextos;
- desenvolver propostas de avaliação;
- coordenar cursos;
- organizar publicações;
- coordenar estágios;
- orientar monitores;
- indicar fontes e procedimentos para o desenvolvimento do trabalho;
- promover situações de ensino-aprendizagem a partir de fontes diversificadas de conhecimento;
- produzir cartazes;
- avaliar projetos de pesquisa;
- elaborar projetos de extensão;
- estudar implicações do uso de tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino;
- produzir instrumentos de avaliação;
- redigir publicações científicas;
- sistematizar dados e materiais de pesquisa;
- estudar diferentes formas de comunicação;
- sugerir composição de bancas examinadoras;
- estudar a legislação educacional;
- supervisionar desenvolvimento de projetos de intervenção em realidades educacionais (escolar ou não);
- ler textos e relatórios produzidos pelos alunos;
- demonstrar postura crítica;
- planejar pesquisas;
- estabelecer relações com as instâncias hierárquicas da instituição;
- atuar no processo de seleção de alunos e professores;
- treinar auxiliares de pesquisa;
- planejar estágios;
- orientar os projetos de pesquisa para a obtenção de títulos acadêmicos;
- supervisionar a elaboração de planos e projetos de estágio;
- avaliar currículos e propostas pedagógicas;
- elaborar programas e cronogramas;
- orientar alunos sobre campos de estágio;
- produzir artigos para divulgação;
- planejar a produção de materiais didáticos;
- orientar a elaboração de pesquisas dos alunos;
- utilizar diferentes instrumentos de avaliação;
- dominar conhecimentos básicos de outros idiomas;
- exercer cargos de direção;
- desenvolver atitudes na relação ensino-aprendizagem;
- avaliar o desenvolvimento das aulas;
- avaliar cursos;
- avaliar material didático;
- analisar os problemas da realidade brasileira;
- atuar em debates;
- avaliar currículos de alunos;
- discutir com alunos as diferentes teorias e práticas do campo educacional;
- sistematizar conteúdos;
- analisar implicações do uso de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino;
- dialogar com as entidades representativas;
- coordenar pesquisas;
- produzir vídeos;
- organizar coletâneas;
- gerenciar projetos;
- coordenar eventos;
- compromissar-se social e politicamente;
- orientar alunos de iniciação científica;
- problematizar a realidade educacional, para produção de novos conhecimentos;
Setores que mais contratam Professor de ensino superior na área de estágio supervisionado no mercado de trabalho
- Educação superior - graduação e pós-graduação
- Educação superior - graduação
- Atividades de apoio à educação
- Educação superior - pós-graduação e extensão
- Ensino fundamental
- Outras atividades de ensino
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Educação infantil - pré-escola
- Ensino médio
- Atividades de condicionamento físico
- Outras sociedades de participação
- Atividades de apoio à gestão de saúde
- Educação profissional de nível técnico
- Cursos preparatórios para concursos
- Administração pública em geral
- Atividades de consultoria em gestão empresarial
- Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
- Atividades de organizações religiosas
- Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
- Educação infantil - creche