Salário para o cargo de Professor universitário em metodologia de pesquisa em educação
CBO 2345-15 > Professores na área de formação pedagógica do ensino superior

Professor universitário em metodologia de pesquisa em educação - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Ensinam, articulando o processo de ensino-aprendizagem na formação de profissionais da educação, planejam atividades relativas a cursos e pesquisas, realizam pesquisas científicas sobre o campo educacional, supervisionam formação pedagógica em estágios, orientam alunos, avaliam o trabalho acadêmico científico, coordenam atividades de ensino, pesquisa e extensão. Produzem material de trabalho, prestam atendimento às demandas da comunidade na área da educação escolar e não-escolar (educação formal e informal), participam de atividades administrativas, atualizam-se na área e comunicam-se oralmente e por escrito.

Quanto ganha um Professor universitário em metodologia de pesquisa em educação

Um Professor universitário em metodologia de pesquisa em educação trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 3.905,64 e R$ 20.971,77, com a média salarial de R$ 8.769,14 e o salário mediana em R$ 7.421,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor universitário em metodologia de pesquisa em educação

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 8.769,14 105.229,67 2.192,28 58,75
1º Quartil 3.905,64 46.867,62 976,41 26,17
Salário Mediana 7.421,00 89.052,00 1.855,25 49,72
3º Quartil 15.993,97 191.927,60 3.998,49 107,16
Teto Salarial 20.971,77 251.661,23 5.242,94 140,51


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino superior
        • Professores na área de formação pedagógica do ensino superior

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 5.681 - 24.695 12.423,33 5.680,85 10.606,00 20.388,53 24.695,20
Maringá - PR 1.651 - 22.047 7.621,85 1.650,63 4.321,00 18.202,32 22.047,19
Votuporanga - SP 4.994 - 20.689 9.477,10 4.994,46 7.992,00 17.080,77 20.688,74
Campinas - SP 5.657 - 22.216 10.311,75 5.656,60 8.825,00 18.341,80 22.216,14
Rio de Janeiro - RJ 1.696 - 19.086 8.762,38 1.696,33 9.227,00 15.757,33 19.085,75
Curitiba - PR 5.785 - 17.159 10.397,69 5.785,40 11.112,00 14.166,36 17.158,72
Joinville - SC 4.617 - 17.007 9.178,23 4.617,20 9.658,00 14.040,80 17.006,64
Aracaju - SE 2.107 - 17.540 6.463,84 2.106,50 5.676,00 14.480,75 17.539,52
Balsas - MA 1.501 - 3.401 2.045,00 1.500,50 1.995,00 2.807,75 3.400,83
Caxias do Sul - RS 1.429 - 7.250 2.805,73 1.429,00 1.834,00 5.985,33 7.249,62
Barueri - SP 6.282 - 18.151 10.373,93 6.282,33 8.825,00 14.986,00 18.151,49
Blumenau - SC 9.290 - 11.703 9.529,14 9.290,00 9.662,00 9.662,00 11.702,90
Sorocaba - SP 6.616 - 13.835 7.885,42 6.616,00 6.751,50 11.422,67 13.835,48
Salvador - BA 8.133 - 28.327 14.363,92 8.133,33 13.000,00 23.387,00 28.327,04
Uberlândia - MG 2.739 - 3.450 2.768,73 2.739,00 2.739,00 2.848,00 3.449,58
Saquarema - RJ 8.658 - 26.746 13.305,20 8.658,00 10.377,00 22.081,50 26.745,78
Canindé de São Francisco - SE 4.730 - 7.638 5.679,22 4.730,00 5.676,00 6.306,00 7.638,02
São Bernardo do Campo - SP 2.103 - 6.302 3.518,91 2.103,00 3.209,00 5.203,14 6.302,20
Porto Alegre - RS 1.486 - 13.908 4.340,69 1.486,00 2.046,78 11.482,50 13.907,95
Cachoeira - BA 1.711 - 7.560 3.076,71 1.711,00 2.360,00 6.242,00 7.560,50


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 4.895 - 23.733 11.062,30 4.895,50 9.843,00 19.593,74 23.732,52
Paraná 1.772 - 21.076 8.258,45 1.771,84 8.104,40 17.400,43 21.075,93
Santa Catarina 3.284 - 14.663 8.088,54 3.283,73 9.290,00 12.105,90 14.663,03
Rio de Janeiro 1.863 - 21.469 9.791,51 1.863,33 10.377,00 17.724,56 21.468,51
Rio Grande do Sul 1.429 - 8.450 2.999,29 1.429,00 1.798,00 6.976,38 8.449,99
Minas Gerais 2.472 - 21.952 6.664,00 2.472,43 3.690,00 18.123,71 21.951,99
Bahia 1.549 - 21.138 7.205,43 1.548,71 3.324,50 17.451,57 21.137,87
Sergipe 2.490 - 13.328 6.211,64 2.489,71 5.676,00 11.003,86 13.328,20
Maranhão 1.528 - 4.970 2.360,12 1.528,28 1.995,00 4.103,67 4.970,48
Distrito Federal 3.673 - 14.611 6.591,80 3.673,00 5.685,00 12.063,00 14.611,07
Goiás 5.703 - 10.659 6.941,80 5.703,00 5.703,00 8.800,00 10.658,82


Principais locais de trabalho

Professores na área de formação pedagógica do ensino superior exercem suas funções em instituições cujas atividades referem-se a ensino superior, cultura e pesquisa. Desenvolvem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, organizam-se em equipes de trabalho, atuam com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários irregulares. Algumas vezes, podem trabalhar em posições desconfortáveis durante períodos de tempo.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores na área de formação pedagógica do ensino superior

Os ocupações requerem, no mínimo, o ensino superior completo, sendo importante a posse de títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. Dos titulares das ocupações espera-se que tenham experiência anterior de, pelo menos, cinco anos.


Funções e atividades do Professor universitário em metodologia de pesquisa em educação

Professores na área de formação pedagógica do ensino superior devem:

  • coordenar atividades de ensino, pesquisa e extensão;
  • comunicar-se;
  • participar de atividades administrativas;
  • atualizar-se na Área;
  • avaliar o trabalho acadêmico científico;
  • orientar alunos;
  • supervisionar formação pedagógica em estágios;
  • demonstrar competências pessoais;
  • ensinar, articulando o processo de ensino-aprendizagem na formação de profissionais da educação;
  • realizar pesquisas científicas sobre o campo educacional;
  • planejar atividades relativas a cursos e pesquisas;
  • prestar atendimento Às demandas da comunidade, na Área da educação escolar e não escolar;
  • produzir material de trabalho;

  • Atividades

    • desenvolver habilidades na relação ensino-aprendizagem;
    • discutir as práticas pedagógicas dos alunos;
    • avaliar projetos de extensão;
    • preencher relatórios de atividades;
    • avaliar o andamento e o resultado das prestações de serviços;
    • atuar em banca examinadora docente e discente;
    • analisar os problemas da realidade brasileira;
    • mapear campos para estágio;
    • coordenar eventos;
    • estudar propostas e políticas educacionais;
    • participar de associações de classe;
    • planejar eventos e seminários;
    • estabelecer relações com instituições e organizações da sociedade;
    • atuar em comissões editoriais;
    • acompanhar experiências dos alunos em contextos de aprendizagem escolar e não escolar;
    • coordenar cursos;
    • participar de colegiados;
    • participar de comissões;
    • estudar outros idiomas;
    • sistematizar dados e materiais de pesquisa;
    • estudar a legislação educacional;
    • elaborar pareceres;
    • estudar diferentes formas de comunicação;
    • produzir transparências;
    • avaliar trabalhos científicos;
    • prever a utilização de recursos para o trabalho pedagógico;
    • prestar assessoria a órgãos públicos;
    • desenvolver propostas de avaliação;
    • supervisionar desenvolvimento de projetos de intervenção em realidades educacionais (escolar ou não);
    • participar de congressos e eventos científicos;
    • orientar os alunos sobre procedimentos teórico-metodológicos;
    • exercer cargos de representação;
    • planejar estágios;
    • realizar revisão da literatura na área;
    • atuar em debates;
    • coordenar projetos pedagógicos;
    • coordenar reuniões;
    • ministrar cursos para atendimento às demandas externas;
    • coordenar estágios;
    • coordenar convênios;
    • trabalhar com diferentes formas de interação humana;
    • colaborar em comissões de avaliação;
    • coordenar projetos de extensão;
    • orientar alunos sobre campos de estágio;
    • discutir abordagens metodológicas, na elaboração de pesquisa educacional;
    • elaborar programas e cronogramas;
    • planejar pesquisas;
    • discutir com alunos as diferentes teorias e práticas do campo educacional;
    • planejar aulas;
    • avaliar currículos e propostas pedagógicas;
    • gerenciar convênios;
    • planejar projetos de extensão;
    • redigir relatórios de pesquisa;
    • produzir artigos para divulgação;
    • estudar a produção científica da área;
    • coordenar pesquisas;
    • sugerir composição de bancas examinadoras;
    • atribuir notas e conceitos;
    • atuar no processo de seleção de alunos e professores;
    • divulgar resultados de pesquisas;
    • redigir publicações científicas;
    • dialogar com as entidades representativas;
    • supervisionar a elaboração de planos e projetos de estágio;
    • analisar pesquisas educacionais;
    • planejar a produção de materiais didáticos;
    • sistematizar conteúdos;
    • auto avaliar-se;
    • orientar o planejamento do cronograma de trabalho dos alunos;
    • produzir vídeos;
    • discutir resultados de avaliação;
    • ler textos e relatórios produzidos pelos alunos;
    • participar de atividades culturais;
    • problematizar a realidade educacional, para orientação de práticas pedagógicas;
    • estudar a constituição de profissões no campo educacional;
    • proporcionar situações de ensino-aprendizagem diversificadas aos alunos;
    • coordenar grupos de pesquisa;
    • estudar implicações do uso de tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino;
    • organizar coletâneas;
    • demonstrar postura crítica;
    • realizar eventos;
    • avaliar cursos;
    • problematizar a realidade educacional, para produção de novos conhecimentos;
    • dialogar com os alunos;
    • treinar auxiliares de pesquisa;
    • avaliar planos de ação pedagógica;
    • analisar implicações do uso de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino;
    • participar de associações científicas;
    • participar de reuniões;
    • produzir instrumentos de avaliação;
    • prever fontes de financiamento;
    • dialogar com os professores da instituição;
    • planejar utilização de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino;
    • orientar os projetos de pesquisa para a obtenção de títulos acadêmicos;
    • orientar monitores;
    • avaliar currículos de alunos;
    • proferir palestras;
    • trabalhar em equipe;
    • produzir hipertextos;
    • planejar os ambientes de aprendizagem;
    • avaliar o desenvolvimento das aulas;
    • coordenar áreas, disciplinas e turmas;
    • coordenar equipes de trabalho;
    • integrar equipe para o desenvolvimento de homepage;
    • orientar a reflexão sobre a prática educativa dos alunos nos estágios;
    • integrar equipe para o desenvolvimento de softwares e materiais mediáticos;
    • planejar projetos de intervenção pedagógica;
    • elaborar projetos de pesquisas científicas, individualmente e em grupo;
    • avaliar material didático;
    • estabelecer relações com os órgãos de fomento;
    • prestar consultoria em ensino, pesquisa e extensão sobre a prática pedagógica;
    • constituir grupos de pesquisa;
    • avaliar políticas educacionais;
    • coletar dados e materiais para pesquisa;
    • desenvolver situações de ensino-aprendizagem, com base na heterogeneidade dos alunos;
    • produzir textos para uso pedagógico;
    • atuar em projetos de extensão;
    • estudar formas de interação presentes nas situações semipresenciais e virtuais de educação;
    • utilizar diferentes instrumentos de avaliação;
    • realizar cursos de formação acadêmica (especialização, mestrado, doutorado etc.);
    • dominar conhecimentos básicos de outros idiomas;
    • estabelecer relações com as instâncias hierárquicas da instituição;
    • avaliar projetos de pesquisa;
    • exercer cargos de direção;
    • supervisionar a elaboração de relatórios de estágio dos alunos;
    • mediar a relação do estagiário com a instituição;
    • orientar alunos de iniciação científica;
    • orientar a elaboração de pesquisas dos alunos;
    • promover situações de ensino-aprendizagem a partir de fontes diversificadas de conhecimento;
    • organizar publicações;
    • demonstrar postura ética;
    • elaborar projetos de extensão;
    • produzir planos de cursos e de aulas;
    • atender alunos, individualmente e em grupo;
    • indicar fontes e procedimentos para o desenvolvimento do trabalho;
    • produzir cartazes;
    • desenvolver atitudes na relação ensino-aprendizagem;
    • analisar dados e materiais de pesquisa;
    • avaliar o desempenho dos alunos;
    • desenvolver atividades interativas;
    • programar cursos para atendimento a demandas externas;
    • gerenciar projetos;
    • avaliar a própria prática de pesquisa;
    • planejar visitas a instituições, para pesquisa e observação da prática pedagógica;
    • dominar a língua portuguesa;
    • compromissar-se social e politicamente;


    Setores que mais contratam Professor universitário em metodologia de pesquisa em educação no mercado de trabalho

    • Educação superior - graduação e pós-graduação
    • Educação superior - graduação
    • Outras atividades de ensino
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Pesquisa e desenvolvimento experimental em ciências físicas e naturais
    • Educação profissional de nível técnico
    • Educação superior - pós-graduação e extensão
    • Ensino médio
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Atividades de apoio à educação, exceto caixas escolares




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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