Salário para o cargo de Professor de ensino superior na área de orientação educacional
CBO 2345-10 > Professores na área de formação pedagógica do ensino superior

Professor de ensino superior na área de orientação educacional - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Ensinam, articulando o processo de ensino-aprendizagem na formação de profissionais da educação, planejam atividades relativas a cursos e pesquisas, realizam pesquisas científicas sobre o campo educacional, supervisionam formação pedagógica em estágios, orientam alunos, avaliam o trabalho acadêmico científico, coordenam atividades de ensino, pesquisa e extensão. Produzem material de trabalho, prestam atendimento às demandas da comunidade na área da educação escolar e não-escolar (educação formal e informal), participam de atividades administrativas, atualizam-se na área e comunicam-se oralmente e por escrito.

Quanto ganha um Professor de ensino superior na área de orientação educacional

Um Professor de ensino superior na área de orientação educacional trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 3.366,31 e R$ 14.927,38, com a média salarial de R$ 7.097,15 e o salário mediana em R$ 6.824,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao CAGED, RAIS e IBGE.


Faixas salariais do cargo de Professor de ensino superior na área de orientação educacional

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 7.097,15 85.165,80 1.774,29 44,36
1º Quartil 3.366,31 40.395,72 841,58 21,04
Salário Mediana 6.824,00 81.888,00 1.706,00 42,65
3º Quartil 12.324,15 147.889,80 3.081,04 77,03
Teto Salarial 14.927,38 179.128,56 3.731,85 93,30


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino superior
        • Professores na área de formação pedagógica do ensino superior

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Professores na área de formação pedagógica do ensino superior exercem suas funções em instituições cujas atividades referem-se a ensino superior, cultura e pesquisa. Desenvolvem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, organizam-se em equipes de trabalho, atuam com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários irregulares. Algumas vezes, podem trabalhar em posições desconfortáveis durante períodos de tempo.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores na área de formação pedagógica do ensino superior

Os ocupações requerem, no mínimo, o ensino superior completo, sendo importante a posse de títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. Dos titulares das ocupações espera-se que tenham experiência anterior de, pelo menos, cinco anos.


Funções e atividades do Professor de ensino superior na área de orientação educacional

Professores na área de formação pedagógica do ensino superior devem:

  • coordenar atividades de ensino, pesquisa e extensão;
  • realizar pesquisas científicas sobre o campo educacional;
  • supervisionar formação pedagógica em estágios;
  • ensinar, articulando o processo de ensino-aprendizagem na formação de profissionais da educação;
  • produzir material de trabalho;
  • prestar atendimento Às demandas da comunidade, na Área da educação escolar e não escolar;
  • comunicar-se;
  • participar de atividades administrativas;
  • atualizar-se na Área;
  • planejar atividades relativas a cursos e pesquisas;
  • avaliar o trabalho acadêmico científico;
  • demonstrar competências pessoais;
  • orientar alunos;

Atividades

  • produzir artigos para divulgação;
  • discutir abordagens metodológicas, na elaboração de pesquisa educacional;
  • dialogar com os alunos;
  • coordenar cursos;
  • proporcionar situações de ensino-aprendizagem diversificadas aos alunos;
  • avaliar o andamento e o resultado das prestações de serviços;
  • estudar a legislação educacional;
  • planejar a produção de materiais didáticos;
  • estabelecer relações com os órgãos de fomento;
  • orientar os alunos sobre procedimentos teórico-metodológicos;
  • participar de congressos e eventos científicos;
  • participar de reuniões;
  • avaliar projetos de extensão;
  • participar de colegiados;
  • elaborar pareceres;
  • atribuir notas e conceitos;
  • mapear campos para estágio;
  • compromissar-se social e politicamente;
  • elaborar projetos de extensão;
  • estudar a produção científica da área;
  • ler textos e relatórios produzidos pelos alunos;
  • discutir resultados de avaliação;
  • produzir textos para uso pedagógico;
  • planejar aulas;
  • programar cursos para atendimento a demandas externas;
  • gerenciar projetos;
  • planejar os ambientes de aprendizagem;
  • realizar eventos;
  • orientar os projetos de pesquisa para a obtenção de títulos acadêmicos;
  • avaliar cursos;
  • analisar os problemas da realidade brasileira;
  • planejar projetos de intervenção pedagógica;
  • realizar cursos de formação acadêmica (especialização, mestrado, doutorado etc.);
  • planejar projetos de extensão;
  • avaliar projetos de pesquisa;
  • supervisionar a elaboração de relatórios de estágio dos alunos;
  • planejar pesquisas;
  • coletar dados e materiais para pesquisa;
  • participar de comissões;
  • realizar revisão da literatura na área;
  • coordenar reuniões;
  • trabalhar com diferentes formas de interação humana;
  • divulgar resultados de pesquisas;
  • orientar a reflexão sobre a prática educativa dos alunos nos estágios;
  • produzir hipertextos;
  • sistematizar conteúdos;
  • produzir vídeos;
  • coordenar eventos;
  • produzir planos de cursos e de aulas;
  • analisar pesquisas educacionais;
  • mediar a relação do estagiário com a instituição;
  • avaliar currículos de alunos;
  • avaliar trabalhos científicos;
  • exercer cargos de direção;
  • dialogar com as entidades representativas;
  • prestar assessoria a órgãos públicos;
  • redigir publicações científicas;
  • sistematizar dados e materiais de pesquisa;
  • planejar visitas a instituições, para pesquisa e observação da prática pedagógica;
  • sugerir composição de bancas examinadoras;
  • analisar dados e materiais de pesquisa;
  • avaliar currículos e propostas pedagógicas;
  • estudar formas de interação presentes nas situações semipresenciais e virtuais de educação;
  • dominar a língua portuguesa;
  • orientar monitores;
  • atuar em debates;
  • ministrar cursos para atendimento às demandas externas;
  • elaborar projetos de pesquisas científicas, individualmente e em grupo;
  • supervisionar a elaboração de planos e projetos de estágio;
  • coordenar equipes de trabalho;
  • estudar implicações do uso de tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino;
  • atender alunos, individualmente e em grupo;
  • coordenar convênios;
  • coordenar projetos pedagógicos;
  • estabelecer relações com as instâncias hierárquicas da instituição;
  • planejar utilização de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino;
  • supervisionar desenvolvimento de projetos de intervenção em realidades educacionais (escolar ou não);
  • promover situações de ensino-aprendizagem a partir de fontes diversificadas de conhecimento;
  • atuar no processo de seleção de alunos e professores;
  • acompanhar experiências dos alunos em contextos de aprendizagem escolar e não escolar;
  • atuar em banca examinadora docente e discente;
  • produzir transparências;
  • coordenar projetos de extensão;
  • organizar publicações;
  • prever a utilização de recursos para o trabalho pedagógico;
  • preencher relatórios de atividades;
  • prever fontes de financiamento;
  • avaliar material didático;
  • coordenar estágios;
  • integrar equipe para o desenvolvimento de softwares e materiais mediáticos;
  • avaliar o desempenho dos alunos;
  • dialogar com os professores da instituição;
  • gerenciar convênios;
  • participar de atividades culturais;
  • produzir instrumentos de avaliação;
  • treinar auxiliares de pesquisa;
  • estudar outros idiomas;
  • planejar estágios;
  • coordenar grupos de pesquisa;
  • colaborar em comissões de avaliação;
  • indicar fontes e procedimentos para o desenvolvimento do trabalho;
  • demonstrar postura ética;
  • discutir as práticas pedagógicas dos alunos;
  • avaliar planos de ação pedagógica;
  • desenvolver habilidades na relação ensino-aprendizagem;
  • constituir grupos de pesquisa;
  • atuar em comissões editoriais;
  • orientar alunos sobre campos de estágio;
  • trabalhar em equipe;
  • exercer cargos de representação;
  • estudar diferentes formas de comunicação;
  • desenvolver atitudes na relação ensino-aprendizagem;
  • orientar a elaboração de pesquisas dos alunos;
  • avaliar políticas educacionais;
  • atuar em projetos de extensão;
  • desenvolver propostas de avaliação;
  • auto avaliar-se;
  • elaborar programas e cronogramas;
  • avaliar o desenvolvimento das aulas;
  • orientar o planejamento do cronograma de trabalho dos alunos;
  • orientar alunos de iniciação científica;
  • produzir cartazes;
  • coordenar pesquisas;
  • estudar a constituição de profissões no campo educacional;
  • coordenar áreas, disciplinas e turmas;
  • problematizar a realidade educacional, para orientação de práticas pedagógicas;
  • problematizar a realidade educacional, para produção de novos conhecimentos;
  • estudar propostas e políticas educacionais;
  • discutir com alunos as diferentes teorias e práticas do campo educacional;
  • integrar equipe para o desenvolvimento de homepage;
  • utilizar diferentes instrumentos de avaliação;
  • organizar coletâneas;
  • participar de associações de classe;
  • desenvolver situações de ensino-aprendizagem, com base na heterogeneidade dos alunos;
  • desenvolver atividades interativas;
  • planejar eventos e seminários;
  • avaliar a própria prática de pesquisa;
  • estabelecer relações com instituições e organizações da sociedade;
  • redigir relatórios de pesquisa;
  • proferir palestras;
  • participar de associações científicas;
  • dominar conhecimentos básicos de outros idiomas;
  • demonstrar postura crítica;
  • prestar consultoria em ensino, pesquisa e extensão sobre a prática pedagógica;
  • analisar implicações do uso de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino;


Setores que mais contratam Professor de ensino superior na área de orientação educacional no mercado de trabalho

  • Educação superior - graduação
  • Educação profissional de nível tecnológico
  • Educação superior - graduação e pós-graduação
  • Outras atividades de ensino
  • Limpeza em prédios e em domicílios
  • Educação superior - pós-graduação e extensão
  • Atividades de apoio à educação
  • Educação profissional de nível técnico
  • Ensino fundamental
  • Educação infantil - creche
  • Administração pública em geral
  • Educação infantil - pré-escola
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Ensino médio
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Atividades de organizações religiosas




Profissões em Destaque:

Salário para o cargo de Cartunista
Artistas visuais, desenhistas industriais e conservadores-restauradores de bens culturais

Cartunista

Salário para o cargo de Astrônomo
Profissionais das ciências atmosféricas e espaciais e de astronomia

Astrônomo