Quanto ganha um Professor de ensino superior na área de orientação educacional
Um Professor de ensino superior na área de orientação educacional trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 3.366,31 e R$ 14.927,38, com a média salarial de R$ 7.097,15 e o salário mediana em R$ 6.824,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao CAGED, RAIS e IBGE.
Salário Mensal | Salário Anual | Salário Por Semana | Salário Por Hora | |
Média Salarial | 7.097,15 | 85.165,80 | 1.774,29 | 44,36 |
1º Quartil | 3.366,31 | 40.395,72 | 841,58 | 21,04 |
Salário Mediana | 6.824,00 | 81.888,00 | 1.706,00 | 42,65 |
3º Quartil | 12.324,15 | 147.889,80 | 3.081,04 | 77,03 |
Teto Salarial | 14.927,38 | 179.128,56 | 3.731,85 | 93,30 |
Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais do ensino
- Professores do ensino superior
- Professores na área de formação pedagógica do ensino superior
Cargos relacionados:
- Professor universitário na área de didática
- Professor de ensino superior na área de pesquisa educacional
- Professor universitário de metodologia do ensino
- Professor de ensino superior na área de prática de ensino
- Professor de ensino superior na área de estágio supervisionado
- Professor de ensino superior na área de prática de ensino e estágio supervisionado
- Professor de ensino superior na área de metodologia da pesquisa
- Professor universitário na área de prática de ensino
- Professor universitário na área de orientação educacional
- Docente de ensino superior na área de orientação educacional
- Professor de pesquisa educacional (ensino superior)
- Professor de didática (ensino superior)
Principais locais de trabalho
Professores na área de formação pedagógica do ensino superior exercem suas funções em instituições cujas atividades referem-se a ensino superior, cultura e pesquisa. Desenvolvem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, organizam-se em equipes de trabalho, atuam com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários irregulares. Algumas vezes, podem trabalhar em posições desconfortáveis durante períodos de tempo.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores na área de formação pedagógica do ensino superior
Os ocupações requerem, no mínimo, o ensino superior completo, sendo importante a posse de títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. Dos titulares das ocupações espera-se que tenham experiência anterior de, pelo menos, cinco anos.
Funções e atividades do Professor de ensino superior na área de orientação educacional
Professores na área de formação pedagógica do ensino superior devem:
- coordenar atividades de ensino, pesquisa e extensão;
- realizar pesquisas científicas sobre o campo educacional;
- supervisionar formação pedagógica em estágios;
- ensinar, articulando o processo de ensino-aprendizagem na formação de profissionais da educação;
- produzir material de trabalho;
- prestar atendimento Às demandas da comunidade, na Área da educação escolar e não escolar;
- comunicar-se;
- participar de atividades administrativas;
- atualizar-se na Área;
- planejar atividades relativas a cursos e pesquisas;
- avaliar o trabalho acadêmico científico;
- demonstrar competências pessoais;
- orientar alunos;
Atividades
- produzir artigos para divulgação;
- discutir abordagens metodológicas, na elaboração de pesquisa educacional;
- dialogar com os alunos;
- coordenar cursos;
- proporcionar situações de ensino-aprendizagem diversificadas aos alunos;
- avaliar o andamento e o resultado das prestações de serviços;
- estudar a legislação educacional;
- planejar a produção de materiais didáticos;
- estabelecer relações com os órgãos de fomento;
- orientar os alunos sobre procedimentos teórico-metodológicos;
- participar de congressos e eventos científicos;
- participar de reuniões;
- avaliar projetos de extensão;
- participar de colegiados;
- elaborar pareceres;
- atribuir notas e conceitos;
- mapear campos para estágio;
- compromissar-se social e politicamente;
- elaborar projetos de extensão;
- estudar a produção científica da área;
- ler textos e relatórios produzidos pelos alunos;
- discutir resultados de avaliação;
- produzir textos para uso pedagógico;
- planejar aulas;
- programar cursos para atendimento a demandas externas;
- gerenciar projetos;
- planejar os ambientes de aprendizagem;
- realizar eventos;
- orientar os projetos de pesquisa para a obtenção de títulos acadêmicos;
- avaliar cursos;
- analisar os problemas da realidade brasileira;
- planejar projetos de intervenção pedagógica;
- realizar cursos de formação acadêmica (especialização, mestrado, doutorado etc.);
- planejar projetos de extensão;
- avaliar projetos de pesquisa;
- supervisionar a elaboração de relatórios de estágio dos alunos;
- planejar pesquisas;
- coletar dados e materiais para pesquisa;
- participar de comissões;
- realizar revisão da literatura na área;
- coordenar reuniões;
- trabalhar com diferentes formas de interação humana;
- divulgar resultados de pesquisas;
- orientar a reflexão sobre a prática educativa dos alunos nos estágios;
- produzir hipertextos;
- sistematizar conteúdos;
- produzir vídeos;
- coordenar eventos;
- produzir planos de cursos e de aulas;
- analisar pesquisas educacionais;
- mediar a relação do estagiário com a instituição;
- avaliar currículos de alunos;
- avaliar trabalhos científicos;
- exercer cargos de direção;
- dialogar com as entidades representativas;
- prestar assessoria a órgãos públicos;
- redigir publicações científicas;
- sistematizar dados e materiais de pesquisa;
- planejar visitas a instituições, para pesquisa e observação da prática pedagógica;
- sugerir composição de bancas examinadoras;
- analisar dados e materiais de pesquisa;
- avaliar currículos e propostas pedagógicas;
- estudar formas de interação presentes nas situações semipresenciais e virtuais de educação;
- dominar a língua portuguesa;
- orientar monitores;
- atuar em debates;
- ministrar cursos para atendimento às demandas externas;
- elaborar projetos de pesquisas científicas, individualmente e em grupo;
- supervisionar a elaboração de planos e projetos de estágio;
- coordenar equipes de trabalho;
- estudar implicações do uso de tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino;
- atender alunos, individualmente e em grupo;
- coordenar convênios;
- coordenar projetos pedagógicos;
- estabelecer relações com as instâncias hierárquicas da instituição;
- planejar utilização de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino;
- supervisionar desenvolvimento de projetos de intervenção em realidades educacionais (escolar ou não);
- promover situações de ensino-aprendizagem a partir de fontes diversificadas de conhecimento;
- atuar no processo de seleção de alunos e professores;
- acompanhar experiências dos alunos em contextos de aprendizagem escolar e não escolar;
- atuar em banca examinadora docente e discente;
- produzir transparências;
- coordenar projetos de extensão;
- organizar publicações;
- prever a utilização de recursos para o trabalho pedagógico;
- preencher relatórios de atividades;
- prever fontes de financiamento;
- avaliar material didático;
- coordenar estágios;
- integrar equipe para o desenvolvimento de softwares e materiais mediáticos;
- avaliar o desempenho dos alunos;
- dialogar com os professores da instituição;
- gerenciar convênios;
- participar de atividades culturais;
- produzir instrumentos de avaliação;
- treinar auxiliares de pesquisa;
- estudar outros idiomas;
- planejar estágios;
- coordenar grupos de pesquisa;
- colaborar em comissões de avaliação;
- indicar fontes e procedimentos para o desenvolvimento do trabalho;
- demonstrar postura ética;
- discutir as práticas pedagógicas dos alunos;
- avaliar planos de ação pedagógica;
- desenvolver habilidades na relação ensino-aprendizagem;
- constituir grupos de pesquisa;
- atuar em comissões editoriais;
- orientar alunos sobre campos de estágio;
- trabalhar em equipe;
- exercer cargos de representação;
- estudar diferentes formas de comunicação;
- desenvolver atitudes na relação ensino-aprendizagem;
- orientar a elaboração de pesquisas dos alunos;
- avaliar políticas educacionais;
- atuar em projetos de extensão;
- desenvolver propostas de avaliação;
- auto avaliar-se;
- elaborar programas e cronogramas;
- avaliar o desenvolvimento das aulas;
- orientar o planejamento do cronograma de trabalho dos alunos;
- orientar alunos de iniciação científica;
- produzir cartazes;
- coordenar pesquisas;
- estudar a constituição de profissões no campo educacional;
- coordenar áreas, disciplinas e turmas;
- problematizar a realidade educacional, para orientação de práticas pedagógicas;
- problematizar a realidade educacional, para produção de novos conhecimentos;
- estudar propostas e políticas educacionais;
- discutir com alunos as diferentes teorias e práticas do campo educacional;
- integrar equipe para o desenvolvimento de homepage;
- utilizar diferentes instrumentos de avaliação;
- organizar coletâneas;
- participar de associações de classe;
- desenvolver situações de ensino-aprendizagem, com base na heterogeneidade dos alunos;
- desenvolver atividades interativas;
- planejar eventos e seminários;
- avaliar a própria prática de pesquisa;
- estabelecer relações com instituições e organizações da sociedade;
- redigir relatórios de pesquisa;
- proferir palestras;
- participar de associações científicas;
- dominar conhecimentos básicos de outros idiomas;
- demonstrar postura crítica;
- prestar consultoria em ensino, pesquisa e extensão sobre a prática pedagógica;
- analisar implicações do uso de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino;
Setores que mais contratam Professor de ensino superior na área de orientação educacional no mercado de trabalho
- Educação superior - graduação
- Educação profissional de nível tecnológico
- Educação superior - graduação e pós-graduação
- Outras atividades de ensino
- Limpeza em prédios e em domicílios
- Educação superior - pós-graduação e extensão
- Atividades de apoio à educação
- Educação profissional de nível técnico
- Ensino fundamental
- Educação infantil - creche
- Administração pública em geral
- Educação infantil - pré-escola
- Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
- Ensino médio
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Serviços de assistência social sem alojamento
- Atividades de organizações religiosas