Salário para o cargo de Docente de ensino superior na área de didática
CBO 2345-05 > Professores na área de formação pedagógica do ensino superior

Docente de ensino superior na área de didática - Descrição, atividades e funções do cargo

Ensinam, articulando o processo de ensino-aprendizagem na formação de profissionais da educação, planejam atividades relativas a cursos e pesquisas, realizam pesquisas científicas sobre o campo educacional, supervisionam formação pedagógica em estágios, orientam alunos, avaliam o trabalho acadêmico científico, coordenam atividades de ensino, pesquisa e extensão. Produzem material de trabalho, prestam atendimento às demandas da comunidade na área da educação escolar e não-escolar (educação formal e informal), participam de atividades administrativas, atualizam-se na área e comunicam-se oralmente e por escrito.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino superior
        • Professores na área de formação pedagógica do ensino superior

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Professores na área de formação pedagógica do ensino superior exercem suas funções em instituições cujas atividades referem-se a ensino superior, cultura e pesquisa. Desenvolvem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, organizam-se em equipes de trabalho, atuam com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários irregulares. Algumas vezes, podem trabalhar em posições desconfortáveis durante períodos de tempo.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores na área de formação pedagógica do ensino superior

Os ocupações requerem, no mínimo, o ensino superior completo, sendo importante a posse de títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. Dos titulares das ocupações espera-se que tenham experiência anterior de, pelo menos, cinco anos.


Funções e atividades do Docente de ensino superior na área de didática

Professores na área de formação pedagógica do ensino superior devem:

  • orientar alunos;
  • planejar atividades relativas a cursos e pesquisas;
  • participar de atividades administrativas;
  • avaliar o trabalho acadêmico científico;
  • coordenar atividades de ensino, pesquisa e extensão;
  • supervisionar formação pedagógica em estágios;
  • demonstrar competências pessoais;
  • atualizar-se na Área;
  • prestar atendimento Às demandas da comunidade, na Área da educação escolar e não escolar;
  • ensinar, articulando o processo de ensino-aprendizagem na formação de profissionais da educação;
  • produzir material de trabalho;
  • comunicar-se;
  • realizar pesquisas científicas sobre o campo educacional;

Atividades

  • preencher relatórios de atividades;
  • proferir palestras;
  • realizar revisão da literatura na área;
  • estabelecer relações com os órgãos de fomento;
  • dialogar com os alunos;
  • participar de congressos e eventos científicos;
  • prever a utilização de recursos para o trabalho pedagógico;
  • produzir transparências;
  • discutir as práticas pedagógicas dos alunos;
  • redigir relatórios de pesquisa;
  • participar de colegiados;
  • atuar no processo de seleção de alunos e professores;
  • participar de atividades culturais;
  • orientar a elaboração de pesquisas dos alunos;
  • ler textos e relatórios produzidos pelos alunos;
  • orientar os projetos de pesquisa para a obtenção de títulos acadêmicos;
  • integrar equipe para o desenvolvimento de softwares e materiais mediáticos;
  • ministrar cursos para atendimento às demandas externas;
  • planejar projetos de extensão;
  • desenvolver atividades interativas;
  • coordenar reuniões;
  • coordenar projetos de extensão;
  • supervisionar a elaboração de relatórios de estágio dos alunos;
  • supervisionar desenvolvimento de projetos de intervenção em realidades educacionais (escolar ou não);
  • planejar utilização de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino;
  • demonstrar postura crítica;
  • organizar coletâneas;
  • desenvolver propostas de avaliação;
  • atuar em projetos de extensão;
  • dominar conhecimentos básicos de outros idiomas;
  • programar cursos para atendimento a demandas externas;
  • orientar a reflexão sobre a prática educativa dos alunos nos estágios;
  • coordenar grupos de pesquisa;
  • coordenar projetos pedagógicos;
  • orientar alunos de iniciação científica;
  • avaliar planos de ação pedagógica;
  • sistematizar dados e materiais de pesquisa;
  • gerenciar projetos;
  • atribuir notas e conceitos;
  • orientar os alunos sobre procedimentos teórico-metodológicos;
  • atuar em banca examinadora docente e discente;
  • redigir publicações científicas;
  • elaborar programas e cronogramas;
  • problematizar a realidade educacional, para produção de novos conhecimentos;
  • avaliar a própria prática de pesquisa;
  • coordenar áreas, disciplinas e turmas;
  • avaliar projetos de extensão;
  • orientar monitores;
  • desenvolver atitudes na relação ensino-aprendizagem;
  • produzir artigos para divulgação;
  • avaliar o desenvolvimento das aulas;
  • coordenar eventos;
  • acompanhar experiências dos alunos em contextos de aprendizagem escolar e não escolar;
  • prestar assessoria a órgãos públicos;
  • divulgar resultados de pesquisas;
  • produzir textos para uso pedagógico;
  • sistematizar conteúdos;
  • planejar projetos de intervenção pedagógica;
  • avaliar projetos de pesquisa;
  • prever fontes de financiamento;
  • avaliar políticas educacionais;
  • planejar pesquisas;
  • estudar a legislação educacional;
  • dialogar com as entidades representativas;
  • produzir planos de cursos e de aulas;
  • estabelecer relações com as instâncias hierárquicas da instituição;
  • coletar dados e materiais para pesquisa;
  • atuar em debates;
  • avaliar currículos de alunos;
  • participar de associações de classe;
  • avaliar material didático;
  • analisar os problemas da realidade brasileira;
  • elaborar projetos de extensão;
  • produzir instrumentos de avaliação;
  • gerenciar convênios;
  • dialogar com os professores da instituição;
  • proporcionar situações de ensino-aprendizagem diversificadas aos alunos;
  • planejar visitas a instituições, para pesquisa e observação da prática pedagógica;
  • avaliar cursos;
  • elaborar projetos de pesquisas científicas, individualmente e em grupo;
  • treinar auxiliares de pesquisa;
  • trabalhar com diferentes formas de interação humana;
  • avaliar o andamento e o resultado das prestações de serviços;
  • coordenar convênios;
  • analisar pesquisas educacionais;
  • desenvolver habilidades na relação ensino-aprendizagem;
  • produzir vídeos;
  • constituir grupos de pesquisa;
  • participar de associações científicas;
  • estudar a constituição de profissões no campo educacional;
  • integrar equipe para o desenvolvimento de homepage;
  • participar de comissões;
  • estudar outros idiomas;
  • estudar implicações do uso de tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino;
  • colaborar em comissões de avaliação;
  • discutir resultados de avaliação;
  • planejar eventos e seminários;
  • realizar eventos;
  • atuar em comissões editoriais;
  • trabalhar em equipe;
  • planejar aulas;
  • estudar diferentes formas de comunicação;
  • dominar a língua portuguesa;
  • demonstrar postura ética;
  • planejar a produção de materiais didáticos;
  • produzir cartazes;
  • exercer cargos de direção;
  • analisar implicações do uso de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino;
  • estabelecer relações com instituições e organizações da sociedade;
  • realizar cursos de formação acadêmica (especialização, mestrado, doutorado etc.);
  • participar de reuniões;
  • orientar o planejamento do cronograma de trabalho dos alunos;
  • estudar propostas e políticas educacionais;
  • utilizar diferentes instrumentos de avaliação;
  • organizar publicações;
  • coordenar pesquisas;
  • coordenar cursos;
  • coordenar equipes de trabalho;
  • prestar consultoria em ensino, pesquisa e extensão sobre a prática pedagógica;
  • sugerir composição de bancas examinadoras;
  • elaborar pareceres;
  • compromissar-se social e politicamente;
  • discutir abordagens metodológicas, na elaboração de pesquisa educacional;
  • promover situações de ensino-aprendizagem a partir de fontes diversificadas de conhecimento;
  • auto avaliar-se;
  • avaliar trabalhos científicos;
  • exercer cargos de representação;
  • indicar fontes e procedimentos para o desenvolvimento do trabalho;
  • desenvolver situações de ensino-aprendizagem, com base na heterogeneidade dos alunos;
  • planejar os ambientes de aprendizagem;
  • produzir hipertextos;
  • estudar a produção científica da área;
  • atender alunos, individualmente e em grupo;
  • discutir com alunos as diferentes teorias e práticas do campo educacional;
  • analisar dados e materiais de pesquisa;
  • avaliar currículos e propostas pedagógicas;
  • problematizar a realidade educacional, para orientação de práticas pedagógicas;
  • estudar formas de interação presentes nas situações semipresenciais e virtuais de educação;
  • avaliar o desempenho dos alunos;


Setores que mais contratam Docente de ensino superior na área de didática no mercado de trabalho

  • Educação superior - graduação e pós-graduação
  • Educação superior - graduação
  • Outras atividades de ensino
  • Educação superior - pós-graduação e extensão
  • Ensino fundamental
  • Educação infantil - pré-escola
  • Pesquisa e desenvolvimento experimental em ciências sociais e humanas
  • Administração pública em geral
  • Ensino médio
  • Educação profissional de nível técnico
  • Educação infantil - creche
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Atividades de atendimento hospitalar
  • Ensino de idiomas
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais




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Artistas visuais, desenhistas industriais e conservadores-restauradores de bens culturais

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