Categorias profissionais do cargo
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- Professores na área de formação pedagógica do ensino superior
Cargos relacionados:
- Professor de ensino superior na área de estágio supervisionado
- Professor de ensino superior na área de pesquisa educacional
- Professor de ensino superior na área de metodologia da pesquisa
- Professor universitário na área de orientação educacional
- Docente do ensino superior na área de prática de ensino
- Professor de didática (ensino superior)
- Professor universitário na área de pesquisa educacional
- Professor de ensino superior na área de orientação educacional
- Professor de ensino superior na área de prática de ensino e estágio supervisionado
- Professor universitário na área de prática de ensino
- Docente de ensino superior na área de pesquisa educacional
- Professor de ensino superior na área de prática de ensino
Principais locais de trabalho
Professores na área de formação pedagógica do ensino superior exercem suas funções em instituições cujas atividades referem-se a ensino superior, cultura e pesquisa. Desenvolvem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, organizam-se em equipes de trabalho, atuam com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários irregulares. Algumas vezes, podem trabalhar em posições desconfortáveis durante períodos de tempo.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores na área de formação pedagógica do ensino superior
Os ocupações requerem, no mínimo, o ensino superior completo, sendo importante a posse de títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. Dos titulares das ocupações espera-se que tenham experiência anterior de, pelo menos, cinco anos.
Funções e atividades do Docente de ensino superior na área de orientação educacional
Professores na área de formação pedagógica do ensino superior devem:
- participar de atividades administrativas;
- orientar alunos;
- avaliar o trabalho acadêmico científico;
- atualizar-se na Área;
- coordenar atividades de ensino, pesquisa e extensão;
- ensinar, articulando o processo de ensino-aprendizagem na formação de profissionais da educação;
- demonstrar competências pessoais;
- realizar pesquisas científicas sobre o campo educacional;
- comunicar-se;
- produzir material de trabalho;
- prestar atendimento Às demandas da comunidade, na Área da educação escolar e não escolar;
- supervisionar formação pedagógica em estágios;
- planejar atividades relativas a cursos e pesquisas;
Atividades
- planejar estágios;
- avaliar o desempenho dos alunos;
- atribuir notas e conceitos;
- participar de associações científicas;
- avaliar projetos de extensão;
- treinar auxiliares de pesquisa;
- ler textos e relatórios produzidos pelos alunos;
- coordenar grupos de pesquisa;
- promover situações de ensino-aprendizagem a partir de fontes diversificadas de conhecimento;
- discutir resultados de avaliação;
- analisar implicações do uso de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino;
- planejar pesquisas;
- orientar alunos sobre campos de estágio;
- integrar equipe para o desenvolvimento de softwares e materiais mediáticos;
- orientar alunos de iniciação científica;
- trabalhar com diferentes formas de interação humana;
- estabelecer relações com as instâncias hierárquicas da instituição;
- atender alunos, individualmente e em grupo;
- organizar publicações;
- estudar diferentes formas de comunicação;
- planejar aulas;
- participar de congressos e eventos científicos;
- participar de associações de classe;
- ministrar cursos para atendimento às demandas externas;
- trabalhar em equipe;
- avaliar currículos e propostas pedagógicas;
- coletar dados e materiais para pesquisa;
- dominar a língua portuguesa;
- estudar propostas e políticas educacionais;
- desenvolver situações de ensino-aprendizagem, com base na heterogeneidade dos alunos;
- desenvolver atividades interativas;
- produzir instrumentos de avaliação;
- produzir planos de cursos e de aulas;
- coordenar cursos;
- atuar em comissões editoriais;
- sistematizar dados e materiais de pesquisa;
- prever a utilização de recursos para o trabalho pedagógico;
- prestar consultoria em ensino, pesquisa e extensão sobre a prática pedagógica;
- discutir abordagens metodológicas, na elaboração de pesquisa educacional;
- avaliar a própria prática de pesquisa;
- produzir hipertextos;
- prestar assessoria a órgãos públicos;
- avaliar cursos;
- realizar cursos de formação acadêmica (especialização, mestrado, doutorado etc.);
- realizar eventos;
- analisar os problemas da realidade brasileira;
- proferir palestras;
- orientar os alunos sobre procedimentos teórico-metodológicos;
- participar de reuniões;
- avaliar trabalhos científicos;
- avaliar material didático;
- produzir textos para uso pedagógico;
- compromissar-se social e politicamente;
- utilizar diferentes instrumentos de avaliação;
- preencher relatórios de atividades;
- estudar implicações do uso de tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino;
- orientar a reflexão sobre a prática educativa dos alunos nos estágios;
- sistematizar conteúdos;
- produzir transparências;
- participar de comissões;
- problematizar a realidade educacional, para orientação de práticas pedagógicas;
- planejar os ambientes de aprendizagem;
- coordenar pesquisas;
- planejar projetos de intervenção pedagógica;
- auto avaliar-se;
- coordenar eventos;
- exercer cargos de direção;
- produzir cartazes;
- elaborar programas e cronogramas;
- orientar a elaboração de pesquisas dos alunos;
- atuar no processo de seleção de alunos e professores;
- orientar os projetos de pesquisa para a obtenção de títulos acadêmicos;
- orientar monitores;
- coordenar áreas, disciplinas e turmas;
- sugerir composição de bancas examinadoras;
- mapear campos para estágio;
- supervisionar desenvolvimento de projetos de intervenção em realidades educacionais (escolar ou não);
- orientar o planejamento do cronograma de trabalho dos alunos;
- demonstrar postura ética;
- planejar eventos e seminários;
- coordenar equipes de trabalho;
- colaborar em comissões de avaliação;
- planejar utilização de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino;
- indicar fontes e procedimentos para o desenvolvimento do trabalho;
- programar cursos para atendimento a demandas externas;
- avaliar políticas educacionais;
- avaliar o andamento e o resultado das prestações de serviços;
- prever fontes de financiamento;
- planejar projetos de extensão;
- estudar formas de interação presentes nas situações semipresenciais e virtuais de educação;
- mediar a relação do estagiário com a instituição;
- desenvolver habilidades na relação ensino-aprendizagem;
- problematizar a realidade educacional, para produção de novos conhecimentos;
- participar de colegiados;
- desenvolver atitudes na relação ensino-aprendizagem;
- planejar visitas a instituições, para pesquisa e observação da prática pedagógica;
- elaborar projetos de extensão;
- discutir com alunos as diferentes teorias e práticas do campo educacional;
- analisar dados e materiais de pesquisa;
- proporcionar situações de ensino-aprendizagem diversificadas aos alunos;
- coordenar convênios;
- gerenciar projetos;
- dialogar com os alunos;
- exercer cargos de representação;
- estudar a produção científica da área;
- avaliar projetos de pesquisa;
- elaborar projetos de pesquisas científicas, individualmente e em grupo;
- produzir vídeos;
- dialogar com as entidades representativas;
- constituir grupos de pesquisa;
- integrar equipe para o desenvolvimento de homepage;
- supervisionar a elaboração de planos e projetos de estágio;
- desenvolver propostas de avaliação;
- estudar a legislação educacional;
- redigir relatórios de pesquisa;
- atuar em debates;
- coordenar projetos pedagógicos;
- organizar coletâneas;
- estudar outros idiomas;
- coordenar reuniões;
- acompanhar experiências dos alunos em contextos de aprendizagem escolar e não escolar;
- redigir publicações científicas;
- avaliar planos de ação pedagógica;
- dominar conhecimentos básicos de outros idiomas;
- supervisionar a elaboração de relatórios de estágio dos alunos;
- analisar pesquisas educacionais;
- atuar em projetos de extensão;
- realizar revisão da literatura na área;
- divulgar resultados de pesquisas;
- demonstrar postura crítica;
- avaliar o desenvolvimento das aulas;
- estudar a constituição de profissões no campo educacional;
- avaliar currículos de alunos;
- produzir artigos para divulgação;
- estabelecer relações com instituições e organizações da sociedade;
- coordenar estágios;
- estabelecer relações com os órgãos de fomento;
- planejar a produção de materiais didáticos;
- participar de atividades culturais;
- gerenciar convênios;
- discutir as práticas pedagógicas dos alunos;
- elaborar pareceres;
- atuar em banca examinadora docente e discente;
- dialogar com os professores da instituição;
- coordenar projetos de extensão;
Setores que mais contratam Docente de ensino superior na área de orientação educacional no mercado de trabalho
- Educação superior - graduação
- Educação profissional de nível tecnológico
- Educação superior - graduação e pós-graduação
- Outras atividades de ensino
- Limpeza em prédios e em domicílios
- Educação superior - pós-graduação e extensão
- Atividades de apoio à educação
- Educação profissional de nível técnico
- Ensino fundamental
- Educação infantil - creche
- Administração pública em geral
- Educação infantil - pré-escola
- Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Ensino médio
- Serviços de assistência social sem alojamento
- Atividades de organizações religiosas