Salário para o cargo de Docente de ensino superior na área de orientação educacional
CBO 2345-10 > Professores na área de formação pedagógica do ensino superior

Docente de ensino superior na área de orientação educacional - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Ensinam, articulando o processo de ensino-aprendizagem na formação de profissionais da educação, planejam atividades relativas a cursos e pesquisas, realizam pesquisas científicas sobre o campo educacional, supervisionam formação pedagógica em estágios, orientam alunos, avaliam o trabalho acadêmico científico, coordenam atividades de ensino, pesquisa e extensão. Produzem material de trabalho, prestam atendimento às demandas da comunidade na área da educação escolar e não-escolar (educação formal e informal), participam de atividades administrativas, atualizam-se na área e comunicam-se oralmente e por escrito.

Quanto ganha um Docente de ensino superior na área de orientação educacional

Um Docente de ensino superior na área de orientação educacional trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 3.366,31 e R$ 14.927,38, com a média salarial de R$ 7.097,15 e o salário mediana em R$ 6.824,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao CAGED, RAIS e IBGE.


Faixas salariais do cargo de Docente de ensino superior na área de orientação educacional

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 7.097,15 85.165,80 1.774,29 44,36
1º Quartil 3.366,31 40.395,72 841,58 21,04
Salário Mediana 6.824,00 81.888,00 1.706,00 42,65
3º Quartil 12.324,15 147.889,80 3.081,04 77,03
Teto Salarial 14.927,38 179.128,56 3.731,85 93,30


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino superior
        • Professores na área de formação pedagógica do ensino superior

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Professores na área de formação pedagógica do ensino superior exercem suas funções em instituições cujas atividades referem-se a ensino superior, cultura e pesquisa. Desenvolvem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, organizam-se em equipes de trabalho, atuam com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários irregulares. Algumas vezes, podem trabalhar em posições desconfortáveis durante períodos de tempo.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores na área de formação pedagógica do ensino superior

Os ocupações requerem, no mínimo, o ensino superior completo, sendo importante a posse de títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. Dos titulares das ocupações espera-se que tenham experiência anterior de, pelo menos, cinco anos.


Funções e atividades do Docente de ensino superior na área de orientação educacional

Professores na área de formação pedagógica do ensino superior devem:

  • participar de atividades administrativas;
  • atualizar-se na Área;
  • comunicar-se;
  • realizar pesquisas científicas sobre o campo educacional;
  • demonstrar competências pessoais;
  • supervisionar formação pedagógica em estágios;
  • avaliar o trabalho acadêmico científico;
  • prestar atendimento Às demandas da comunidade, na Área da educação escolar e não escolar;
  • orientar alunos;
  • coordenar atividades de ensino, pesquisa e extensão;
  • produzir material de trabalho;
  • planejar atividades relativas a cursos e pesquisas;
  • ensinar, articulando o processo de ensino-aprendizagem na formação de profissionais da educação;

Atividades

  • planejar visitas a instituições, para pesquisa e observação da prática pedagógica;
  • coordenar áreas, disciplinas e turmas;
  • planejar os ambientes de aprendizagem;
  • problematizar a realidade educacional, para orientação de práticas pedagógicas;
  • integrar equipe para o desenvolvimento de softwares e materiais mediáticos;
  • orientar alunos sobre campos de estágio;
  • avaliar currículos de alunos;
  • analisar implicações do uso de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino;
  • participar de comissões;
  • estabelecer relações com os órgãos de fomento;
  • compromissar-se social e politicamente;
  • participar de associações de classe;
  • sugerir composição de bancas examinadoras;
  • integrar equipe para o desenvolvimento de homepage;
  • exercer cargos de representação;
  • avaliar planos de ação pedagógica;
  • estudar formas de interação presentes nas situações semipresenciais e virtuais de educação;
  • atuar em banca examinadora docente e discente;
  • estudar a produção científica da área;
  • proporcionar situações de ensino-aprendizagem diversificadas aos alunos;
  • supervisionar desenvolvimento de projetos de intervenção em realidades educacionais (escolar ou não);
  • desenvolver habilidades na relação ensino-aprendizagem;
  • organizar coletâneas;
  • participar de associações científicas;
  • analisar pesquisas educacionais;
  • avaliar a própria prática de pesquisa;
  • dominar a língua portuguesa;
  • coordenar projetos de extensão;
  • atuar em debates;
  • exercer cargos de direção;
  • realizar eventos;
  • mediar a relação do estagiário com a instituição;
  • supervisionar a elaboração de relatórios de estágio dos alunos;
  • estudar propostas e políticas educacionais;
  • prever fontes de financiamento;
  • estabelecer relações com instituições e organizações da sociedade;
  • realizar revisão da literatura na área;
  • sistematizar dados e materiais de pesquisa;
  • coordenar estágios;
  • produzir instrumentos de avaliação;
  • planejar pesquisas;
  • prestar assessoria a órgãos públicos;
  • desenvolver propostas de avaliação;
  • participar de atividades culturais;
  • estabelecer relações com as instâncias hierárquicas da instituição;
  • planejar a produção de materiais didáticos;
  • avaliar cursos;
  • produzir textos para uso pedagógico;
  • gerenciar projetos;
  • orientar a reflexão sobre a prática educativa dos alunos nos estágios;
  • desenvolver atividades interativas;
  • produzir artigos para divulgação;
  • atribuir notas e conceitos;
  • orientar monitores;
  • elaborar programas e cronogramas;
  • produzir transparências;
  • redigir publicações científicas;
  • avaliar trabalhos científicos;
  • planejar estágios;
  • estudar outros idiomas;
  • elaborar projetos de pesquisas científicas, individualmente e em grupo;
  • avaliar o desempenho dos alunos;
  • avaliar projetos de extensão;
  • utilizar diferentes instrumentos de avaliação;
  • desenvolver atitudes na relação ensino-aprendizagem;
  • avaliar projetos de pesquisa;
  • mapear campos para estágio;
  • dominar conhecimentos básicos de outros idiomas;
  • orientar os projetos de pesquisa para a obtenção de títulos acadêmicos;
  • participar de reuniões;
  • avaliar políticas educacionais;
  • analisar dados e materiais de pesquisa;
  • orientar os alunos sobre procedimentos teórico-metodológicos;
  • ministrar cursos para atendimento às demandas externas;
  • coordenar convênios;
  • estudar a legislação educacional;
  • demonstrar postura ética;
  • treinar auxiliares de pesquisa;
  • avaliar material didático;
  • planejar eventos e seminários;
  • demonstrar postura crítica;
  • promover situações de ensino-aprendizagem a partir de fontes diversificadas de conhecimento;
  • prestar consultoria em ensino, pesquisa e extensão sobre a prática pedagógica;
  • coletar dados e materiais para pesquisa;
  • sistematizar conteúdos;
  • orientar alunos de iniciação científica;
  • produzir cartazes;
  • discutir as práticas pedagógicas dos alunos;
  • avaliar o andamento e o resultado das prestações de serviços;
  • discutir abordagens metodológicas, na elaboração de pesquisa educacional;
  • estudar a constituição de profissões no campo educacional;
  • avaliar currículos e propostas pedagógicas;
  • atuar em projetos de extensão;
  • coordenar equipes de trabalho;
  • orientar o planejamento do cronograma de trabalho dos alunos;
  • supervisionar a elaboração de planos e projetos de estágio;
  • coordenar projetos pedagógicos;
  • ler textos e relatórios produzidos pelos alunos;
  • estudar implicações do uso de tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino;
  • participar de congressos e eventos científicos;
  • desenvolver situações de ensino-aprendizagem, com base na heterogeneidade dos alunos;
  • planejar aulas;
  • coordenar eventos;
  • trabalhar com diferentes formas de interação humana;
  • planejar projetos de extensão;
  • analisar os problemas da realidade brasileira;
  • discutir com alunos as diferentes teorias e práticas do campo educacional;
  • auto avaliar-se;
  • coordenar reuniões;
  • produzir vídeos;
  • planejar utilização de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino;
  • produzir hipertextos;
  • estudar diferentes formas de comunicação;
  • atuar em comissões editoriais;
  • redigir relatórios de pesquisa;
  • atuar no processo de seleção de alunos e professores;
  • participar de colegiados;
  • dialogar com os alunos;
  • elaborar projetos de extensão;
  • prever a utilização de recursos para o trabalho pedagógico;
  • preencher relatórios de atividades;
  • coordenar cursos;
  • trabalhar em equipe;
  • discutir resultados de avaliação;
  • organizar publicações;
  • indicar fontes e procedimentos para o desenvolvimento do trabalho;
  • constituir grupos de pesquisa;
  • coordenar pesquisas;
  • avaliar o desenvolvimento das aulas;
  • realizar cursos de formação acadêmica (especialização, mestrado, doutorado etc.);
  • colaborar em comissões de avaliação;
  • produzir planos de cursos e de aulas;
  • dialogar com os professores da instituição;
  • atender alunos, individualmente e em grupo;
  • divulgar resultados de pesquisas;
  • planejar projetos de intervenção pedagógica;
  • problematizar a realidade educacional, para produção de novos conhecimentos;
  • orientar a elaboração de pesquisas dos alunos;
  • coordenar grupos de pesquisa;
  • programar cursos para atendimento a demandas externas;
  • elaborar pareceres;
  • acompanhar experiências dos alunos em contextos de aprendizagem escolar e não escolar;
  • gerenciar convênios;
  • dialogar com as entidades representativas;
  • proferir palestras;


Setores que mais contratam Docente de ensino superior na área de orientação educacional no mercado de trabalho

  • Educação superior - graduação
  • Educação profissional de nível tecnológico
  • Educação superior - graduação e pós-graduação
  • Outras atividades de ensino
  • Limpeza em prédios e em domicílios
  • Educação superior - pós-graduação e extensão
  • Atividades de apoio à educação
  • Educação profissional de nível técnico
  • Ensino fundamental
  • Educação infantil - creche
  • Administração pública em geral
  • Educação infantil - pré-escola
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Ensino médio
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Atividades de organizações religiosas




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