Salário para o cargo de Professor universitário na área de prática de ensino
CBO 2345-20 > Professores na área de formação pedagógica do ensino superior

Professor universitário na área de prática de ensino - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Ensinam, articulando o processo de ensino-aprendizagem na formação de profissionais da educação, planejam atividades relativas a cursos e pesquisas, realizam pesquisas científicas sobre o campo educacional, supervisionam formação pedagógica em estágios, orientam alunos, avaliam o trabalho acadêmico científico, coordenam atividades de ensino, pesquisa e extensão. Produzem material de trabalho, prestam atendimento às demandas da comunidade na área da educação escolar e não-escolar (educação formal e informal), participam de atividades administrativas, atualizam-se na área e comunicam-se oralmente e por escrito.

Quanto ganha um Professor universitário na área de prática de ensino

Um Professor universitário na área de prática de ensino trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.292,76 e R$ 13.399,64, com a média salarial de R$ 5.373,20 e o salário mediana em R$ 3.745,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor universitário na área de prática de ensino

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 5.373,20 64.478,40 1.343,30 43,76
1º Quartil 2.292,76 27.513,13 573,19 18,67
Salário Mediana 3.745,00 44.940,00 936,25 30,50
3º Quartil 10.219,14 122.629,63 2.554,78 83,22
Teto Salarial 13.399,64 160.795,65 3.349,91 109,12


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino superior
        • Professores na área de formação pedagógica do ensino superior

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Belo Horizonte - MG 1.483 - 6.317 2.637,65 1.483,18 1.902,00 5.215,42 6.317,07
São Paulo - SP 2.189 - 16.747 7.933,16 2.189,33 9.202,00 13.826,67 16.747,27
Salvador - BA 1.873 - 8.706 3.950,45 1.872,87 3.392,00 7.187,76 8.706,04
Curitiba - PR 2.623 - 13.599 6.874,58 2.623,48 7.260,00 11.227,52 13.599,11
Brasília - DF 2.177 - 21.104 8.260,19 2.176,80 5.969,00 17.423,93 21.104,39
Rio de Janeiro - RJ 2.458 - 16.485 6.595,69 2.458,33 5.030,00 13.610,00 16.484,84
São Bernardo do Campo - SP 3.703 - 17.120 8.609,78 3.703,36 8.800,00 14.134,68 17.120,35
Recife - PE 2.526 - 8.619 4.815,36 2.525,69 4.672,00 7.116,13 8.619,27
Campo Grande - MS 2.366 - 19.596 7.463,32 2.366,46 4.671,00 16.178,40 19.595,76
Londrina - PR 2.238 - 9.598 5.677,78 2.237,99 6.358,00 7.924,50 9.598,40
Manaus - AM 1.793 - 8.628 3.903,89 1.792,54 3.027,00 7.122,93 8.627,50
Maringá - PR 1.431 - 5.037 2.714,72 1.431,00 2.863,00 4.158,32 5.036,69
Lauro de Freitas - BA 2.236 - 12.600 5.900,06 2.236,38 7.194,00 10.402,90 12.600,30
João Pessoa - PB 3.626 - 9.017 5.189,08 3.625,61 4.740,00 7.444,64 9.017,18
Americana - SP 1.740 - 5.946 2.816,25 1.740,17 2.292,00 4.909,05 5.945,98
Campinas - SP 1.757 - 12.055 4.943,88 1.756,60 3.083,40 9.952,97 12.055,33
Mogi das Cruzes - SP 1.517 - 12.389 5.669,09 1.517,02 4.436,00 10.228,12 12.388,60
Maceió - AL 1.915 - 9.361 4.361,43 1.915,00 4.125,00 7.728,83 9.361,40
Ipatinga - MG 2.075 - 15.471 7.553,23 2.075,33 10.357,00 12.772,91 15.470,94
Ribeirão Preto - SP 1.783 - 14.409 5.214,20 1.783,11 3.592,00 11.895,86 14.408,62


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.931 - 14.950 6.322,71 1.930,58 4.831,50 12.342,98 14.950,18
Minas Gerais 1.537 - 11.192 3.862,32 1.536,89 2.196,00 9.239,86 11.191,59
Paraná 1.945 - 11.514 5.196,85 1.944,66 4.375,00 9.506,39 11.514,43
Bahia 1.862 - 9.696 4.322,56 1.861,69 3.397,00 8.004,76 9.695,60
Santa Catarina 1.744 - 10.637 4.395,35 1.744,39 3.768,00 8.781,85 10.636,84
Rio de Janeiro 2.035 - 13.897 5.548,64 2.034,59 3.869,50 11.473,12 13.896,59
Rio Grande do Sul 2.101 - 12.482 6.452,78 2.100,89 7.162,00 10.305,62 12.482,48
Pernambuco 1.854 - 12.140 5.344,36 1.854,24 4.672,00 10.022,66 12.139,74
Mato Grosso 1.723 - 12.097 4.911,82 1.722,62 3.401,00 9.987,07 12.096,64
Distrito Federal 2.177 - 21.104 8.260,19 2.176,80 5.969,00 17.423,93 21.104,39
Mato Grosso do Sul 2.173 - 18.305 6.772,27 2.172,61 3.985,00 15.112,66 18.304,90
Goiás 1.956 - 15.340 5.872,28 1.955,54 4.107,00 12.664,50 15.339,62
Maranhão 1.758 - 11.291 4.520,41 1.757,84 3.308,00 9.321,75 11.290,78
Paraíba 2.645 - 8.381 4.624,78 2.645,34 4.696,00 6.919,55 8.381,17
Amazonas 1.859 - 8.833 4.383,74 1.858,78 3.833,50 7.292,68 8.833,12
Pará 1.549 - 11.170 4.936,94 1.548,55 3.412,00 9.222,42 11.170,47
Espírito Santo 1.819 - 14.961 6.139,75 1.819,07 4.075,50 12.352,11 14.961,24
Alagoas 1.941 - 9.449 4.531,18 1.941,42 4.439,00 7.800,83 9.448,60
Rondônia 2.269 - 9.459 6.259,35 2.268,75 7.466,80 7.809,24 9.458,79
Ceará 1.598 - 12.157 4.519,37 1.597,75 2.885,00 10.036,81 12.156,89
Tocantins 3.463 - 25.520 9.312,59 3.462,63 6.311,00 21.069,11 25.519,54
Sergipe 2.015 - 8.486 3.886,09 2.015,36 3.077,00 7.005,87 8.485,72
Piauí 2.528 - 11.595 7.363,94 2.528,47 9.112,00 9.572,89 11.594,98
Rio Grande do Norte 2.773 - 7.742 4.476,47 2.772,89 4.455,00 6.391,44 7.741,51
Acre 1.776 - 10.455 4.084,43 1.775,86 2.055,00 8.631,63 10.454,89
Amapá 2.250 - 13.703 6.110,81 2.250,00 3.838,00 11.313,20 13.702,89
Roraima 1.567 - 6.470 3.094,15 1.567,00 2.874,00 5.341,33 6.469,58


Principais locais de trabalho

Professores na área de formação pedagógica do ensino superior exercem suas funções em instituições cujas atividades referem-se a ensino superior, cultura e pesquisa. Desenvolvem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, organizam-se em equipes de trabalho, atuam com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários irregulares. Algumas vezes, podem trabalhar em posições desconfortáveis durante períodos de tempo.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores na área de formação pedagógica do ensino superior

Os ocupações requerem, no mínimo, o ensino superior completo, sendo importante a posse de títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. Dos titulares das ocupações espera-se que tenham experiência anterior de, pelo menos, cinco anos.


Funções e atividades do Professor universitário na área de prática de ensino

Professores na área de formação pedagógica do ensino superior devem:

  • avaliar o trabalho acadêmico científico;
  • orientar alunos;
  • comunicar-se;
  • supervisionar formação pedagógica em estágios;
  • demonstrar competências pessoais;
  • prestar atendimento Às demandas da comunidade, na Área da educação escolar e não escolar;
  • realizar pesquisas científicas sobre o campo educacional;
  • ensinar, articulando o processo de ensino-aprendizagem na formação de profissionais da educação;
  • coordenar atividades de ensino, pesquisa e extensão;
  • planejar atividades relativas a cursos e pesquisas;
  • produzir material de trabalho;
  • atualizar-se na Área;
  • participar de atividades administrativas;

  • Atividades

    • divulgar resultados de pesquisas;
    • participar de reuniões;
    • integrar equipe para o desenvolvimento de softwares e materiais mediáticos;
    • estudar a produção científica da área;
    • mapear campos para estágio;
    • estabelecer relações com os órgãos de fomento;
    • indicar fontes e procedimentos para o desenvolvimento do trabalho;
    • problematizar a realidade educacional, para orientação de práticas pedagógicas;
    • atuar em comissões editoriais;
    • orientar a reflexão sobre a prática educativa dos alunos nos estágios;
    • proferir palestras;
    • produzir artigos para divulgação;
    • realizar cursos de formação acadêmica (especialização, mestrado, doutorado etc.);
    • sistematizar dados e materiais de pesquisa;
    • participar de comissões;
    • analisar pesquisas educacionais;
    • orientar alunos sobre campos de estágio;
    • elaborar projetos de pesquisas científicas, individualmente e em grupo;
    • estudar outros idiomas;
    • produzir transparências;
    • estabelecer relações com instituições e organizações da sociedade;
    • avaliar projetos de pesquisa;
    • ministrar cursos para atendimento às demandas externas;
    • avaliar políticas educacionais;
    • coordenar grupos de pesquisa;
    • acompanhar experiências dos alunos em contextos de aprendizagem escolar e não escolar;
    • avaliar trabalhos científicos;
    • redigir relatórios de pesquisa;
    • dominar a língua portuguesa;
    • participar de atividades culturais;
    • estudar a legislação educacional;
    • realizar eventos;
    • estudar propostas e políticas educacionais;
    • coordenar cursos;
    • ler textos e relatórios produzidos pelos alunos;
    • orientar os projetos de pesquisa para a obtenção de títulos acadêmicos;
    • coordenar equipes de trabalho;
    • avaliar o desempenho dos alunos;
    • discutir as práticas pedagógicas dos alunos;
    • auto avaliar-se;
    • analisar dados e materiais de pesquisa;
    • planejar aulas;
    • prestar consultoria em ensino, pesquisa e extensão sobre a prática pedagógica;
    • atuar no processo de seleção de alunos e professores;
    • planejar os ambientes de aprendizagem;
    • redigir publicações científicas;
    • analisar os problemas da realidade brasileira;
    • planejar projetos de intervenção pedagógica;
    • planejar estágios;
    • participar de colegiados;
    • coordenar reuniões;
    • avaliar currículos de alunos;
    • gerenciar convênios;
    • planejar projetos de extensão;
    • colaborar em comissões de avaliação;
    • proporcionar situações de ensino-aprendizagem diversificadas aos alunos;
    • estudar formas de interação presentes nas situações semipresenciais e virtuais de educação;
    • coletar dados e materiais para pesquisa;
    • desenvolver atividades interativas;
    • dialogar com as entidades representativas;
    • avaliar planos de ação pedagógica;
    • demonstrar postura crítica;
    • planejar visitas a instituições, para pesquisa e observação da prática pedagógica;
    • organizar coletâneas;
    • atribuir notas e conceitos;
    • avaliar a própria prática de pesquisa;
    • discutir abordagens metodológicas, na elaboração de pesquisa educacional;
    • mediar a relação do estagiário com a instituição;
    • utilizar diferentes instrumentos de avaliação;
    • estudar implicações do uso de tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino;
    • participar de congressos e eventos científicos;
    • atuar em banca examinadora docente e discente;
    • avaliar cursos;
    • orientar os alunos sobre procedimentos teórico-metodológicos;
    • planejar utilização de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino;
    • trabalhar em equipe;
    • coordenar estágios;
    • estudar diferentes formas de comunicação;
    • avaliar currículos e propostas pedagógicas;
    • coordenar projetos de extensão;
    • avaliar o andamento e o resultado das prestações de serviços;
    • avaliar projetos de extensão;
    • desenvolver propostas de avaliação;
    • trabalhar com diferentes formas de interação humana;
    • atender alunos, individualmente e em grupo;
    • programar cursos para atendimento a demandas externas;
    • produzir hipertextos;
    • coordenar pesquisas;
    • coordenar áreas, disciplinas e turmas;
    • organizar publicações;
    • coordenar convênios;
    • promover situações de ensino-aprendizagem a partir de fontes diversificadas de conhecimento;
    • preencher relatórios de atividades;
    • integrar equipe para o desenvolvimento de homepage;
    • dialogar com os alunos;
    • avaliar o desenvolvimento das aulas;
    • discutir resultados de avaliação;
    • sugerir composição de bancas examinadoras;
    • estudar a constituição de profissões no campo educacional;
    • exercer cargos de direção;
    • elaborar pareceres;
    • planejar a produção de materiais didáticos;
    • desenvolver atitudes na relação ensino-aprendizagem;
    • exercer cargos de representação;
    • orientar o planejamento do cronograma de trabalho dos alunos;
    • supervisionar a elaboração de relatórios de estágio dos alunos;
    • participar de associações científicas;
    • atuar em projetos de extensão;
    • coordenar eventos;
    • produzir instrumentos de avaliação;
    • supervisionar desenvolvimento de projetos de intervenção em realidades educacionais (escolar ou não);
    • produzir cartazes;
    • prever fontes de financiamento;
    • atuar em debates;
    • orientar a elaboração de pesquisas dos alunos;
    • elaborar programas e cronogramas;
    • treinar auxiliares de pesquisa;
    • coordenar projetos pedagógicos;
    • realizar revisão da literatura na área;
    • avaliar material didático;
    • compromissar-se social e politicamente;
    • constituir grupos de pesquisa;
    • desenvolver situações de ensino-aprendizagem, com base na heterogeneidade dos alunos;
    • produzir planos de cursos e de aulas;
    • analisar implicações do uso de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino;
    • problematizar a realidade educacional, para produção de novos conhecimentos;
    • prestar assessoria a órgãos públicos;
    • gerenciar projetos;
    • dominar conhecimentos básicos de outros idiomas;
    • orientar alunos de iniciação científica;
    • planejar pesquisas;
    • planejar eventos e seminários;
    • participar de associações de classe;
    • produzir vídeos;
    • elaborar projetos de extensão;
    • estabelecer relações com as instâncias hierárquicas da instituição;
    • dialogar com os professores da instituição;
    • sistematizar conteúdos;
    • produzir textos para uso pedagógico;
    • supervisionar a elaboração de planos e projetos de estágio;
    • prever a utilização de recursos para o trabalho pedagógico;
    • desenvolver habilidades na relação ensino-aprendizagem;
    • discutir com alunos as diferentes teorias e práticas do campo educacional;
    • demonstrar postura ética;
    • orientar monitores;


    Setores que mais contratam Professor universitário na área de prática de ensino no mercado de trabalho

    • Educação superior - graduação e pós-graduação
    • Educação superior - graduação
    • Atividades de apoio à educação, exceto caixas escolares
    • Educação superior - pós-graduação e extensão
    • Ensino fundamental
    • Outras atividades de ensino
    • Educação infantil - pré-escola
    • Ensino médio
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Outras sociedades de participação, exceto holdings




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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