Quanto ganha um Professor de ensino superior na área de metodologia da pesquisa em educação
Um Professor de ensino superior na área de metodologia da pesquisa em educação trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 4.187,13 e R$ 21.395,82, com a média salarial de R$ 9.535,36 e o salário mediana em R$ 7.992,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao CAGED, RAIS e IBGE.
Salário Mensal | Salário Anual | Salário Por Semana | Salário Por Hora | |
Média Salarial | 9.535,36 | 114.424,32 | 2.383,84 | 59,60 |
1º Quartil | 4.187,13 | 50.245,56 | 1.046,78 | 26,17 |
Salário Mediana | 7.992,00 | 95.904,00 | 1.998,00 | 49,95 |
3º Quartil | 17.664,54 | 211.974,48 | 4.416,14 | 110,40 |
Teto Salarial | 21.395,82 | 256.749,84 | 5.348,96 | 133,72 |
Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais do ensino
- Professores do ensino superior
- Professores na área de formação pedagógica do ensino superior
Cargos relacionados:
- Professor de ensino superior na área de prática de ensino e estágio supervisionado
- Professor de ensino superior na área de orientação educacional
- Professor universitário na área de pesquisa educacional
- Professor de ensino superior na área de pesquisa educacional
- Professor universitário de metodologia do ensino
- Professor de didática (ensino superior)
- Professor de prática de ensino (ensino superior)
- Professor universitário na área de prática de ensino
- Docente do ensino superior na área de prática de ensino
- Professor de pesquisa educacional (ensino superior)
- Professor de ensino superior na área de metodologia da pesquisa
- Docente de ensino superior na área de orientação educacional
Principais locais de trabalho
Professores na área de formação pedagógica do ensino superior exercem suas funções em instituições cujas atividades referem-se a ensino superior, cultura e pesquisa. Desenvolvem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, organizam-se em equipes de trabalho, atuam com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários irregulares. Algumas vezes, podem trabalhar em posições desconfortáveis durante períodos de tempo.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores na área de formação pedagógica do ensino superior
Os ocupações requerem, no mínimo, o ensino superior completo, sendo importante a posse de títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. Dos titulares das ocupações espera-se que tenham experiência anterior de, pelo menos, cinco anos.
Funções e atividades do Professor de ensino superior na área de metodologia da pesquisa em educação
Professores na área de formação pedagógica do ensino superior devem:
- supervisionar formação pedagógica em estágios;
- comunicar-se;
- atualizar-se na Área;
- produzir material de trabalho;
- ensinar, articulando o processo de ensino-aprendizagem na formação de profissionais da educação;
- demonstrar competências pessoais;
- realizar pesquisas científicas sobre o campo educacional;
- avaliar o trabalho acadêmico científico;
- orientar alunos;
- prestar atendimento Às demandas da comunidade, na Área da educação escolar e não escolar;
- coordenar atividades de ensino, pesquisa e extensão;
- planejar atividades relativas a cursos e pesquisas;
- participar de atividades administrativas;
Atividades
- ler textos e relatórios produzidos pelos alunos;
- redigir relatórios de pesquisa;
- avaliar trabalhos científicos;
- realizar eventos;
- planejar visitas a instituições, para pesquisa e observação da prática pedagógica;
- participar de atividades culturais;
- desenvolver propostas de avaliação;
- realizar revisão da literatura na área;
- produzir planos de cursos e de aulas;
- avaliar planos de ação pedagógica;
- discutir resultados de avaliação;
- integrar equipe para o desenvolvimento de homepage;
- planejar utilização de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino;
- produzir cartazes;
- prever a utilização de recursos para o trabalho pedagógico;
- avaliar o andamento e o resultado das prestações de serviços;
- estudar diferentes formas de comunicação;
- analisar dados e materiais de pesquisa;
- planejar os ambientes de aprendizagem;
- proporcionar situações de ensino-aprendizagem diversificadas aos alunos;
- atender alunos, individualmente e em grupo;
- participar de colegiados;
- indicar fontes e procedimentos para o desenvolvimento do trabalho;
- estabelecer relações com as instâncias hierárquicas da instituição;
- avaliar o desempenho dos alunos;
- participar de comissões;
- prever fontes de financiamento;
- promover situações de ensino-aprendizagem a partir de fontes diversificadas de conhecimento;
- produzir instrumentos de avaliação;
- exercer cargos de direção;
- orientar os projetos de pesquisa para a obtenção de títulos acadêmicos;
- sistematizar dados e materiais de pesquisa;
- desenvolver atividades interativas;
- estudar implicações do uso de tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino;
- gerenciar convênios;
- avaliar projetos de extensão;
- avaliar currículos e propostas pedagógicas;
- produzir hipertextos;
- planejar projetos de intervenção pedagógica;
- coletar dados e materiais para pesquisa;
- supervisionar desenvolvimento de projetos de intervenção em realidades educacionais (escolar ou não);
- orientar o planejamento do cronograma de trabalho dos alunos;
- coordenar grupos de pesquisa;
- planejar pesquisas;
- estudar outros idiomas;
- realizar cursos de formação acadêmica (especialização, mestrado, doutorado etc.);
- avaliar o desenvolvimento das aulas;
- preencher relatórios de atividades;
- coordenar áreas, disciplinas e turmas;
- orientar a reflexão sobre a prática educativa dos alunos nos estágios;
- prestar assessoria a órgãos públicos;
- proferir palestras;
- planejar eventos e seminários;
- treinar auxiliares de pesquisa;
- colaborar em comissões de avaliação;
- planejar projetos de extensão;
- desenvolver situações de ensino-aprendizagem, com base na heterogeneidade dos alunos;
- atuar no processo de seleção de alunos e professores;
- produzir vídeos;
- desenvolver habilidades na relação ensino-aprendizagem;
- desenvolver atitudes na relação ensino-aprendizagem;
- participar de associações científicas;
- atuar em projetos de extensão;
- atuar em banca examinadora docente e discente;
- discutir com alunos as diferentes teorias e práticas do campo educacional;
- analisar pesquisas educacionais;
- produzir artigos para divulgação;
- planejar aulas;
- planejar a produção de materiais didáticos;
- supervisionar a elaboração de relatórios de estágio dos alunos;
- problematizar a realidade educacional, para produção de novos conhecimentos;
- coordenar eventos;
- produzir textos para uso pedagógico;
- demonstrar postura ética;
- orientar os alunos sobre procedimentos teórico-metodológicos;
- sistematizar conteúdos;
- atribuir notas e conceitos;
- utilizar diferentes instrumentos de avaliação;
- avaliar políticas educacionais;
- constituir grupos de pesquisa;
- trabalhar em equipe;
- dominar conhecimentos básicos de outros idiomas;
- organizar coletâneas;
- avaliar projetos de pesquisa;
- divulgar resultados de pesquisas;
- estudar a constituição de profissões no campo educacional;
- integrar equipe para o desenvolvimento de softwares e materiais mediáticos;
- analisar os problemas da realidade brasileira;
- produzir transparências;
- demonstrar postura crítica;
- coordenar projetos pedagógicos;
- avaliar a própria prática de pesquisa;
- participar de associações de classe;
- elaborar programas e cronogramas;
- coordenar projetos de extensão;
- gerenciar projetos;
- elaborar projetos de extensão;
- dialogar com os alunos;
- redigir publicações científicas;
- avaliar currículos de alunos;
- elaborar projetos de pesquisas científicas, individualmente e em grupo;
- estudar formas de interação presentes nas situações semipresenciais e virtuais de educação;
- avaliar material didático;
- ministrar cursos para atendimento às demandas externas;
- coordenar convênios;
- discutir abordagens metodológicas, na elaboração de pesquisa educacional;
- avaliar cursos;
- organizar publicações;
- orientar alunos de iniciação científica;
- coordenar cursos;
- estudar a produção científica da área;
- problematizar a realidade educacional, para orientação de práticas pedagógicas;
- dialogar com os professores da instituição;
- trabalhar com diferentes formas de interação humana;
- orientar a elaboração de pesquisas dos alunos;
- coordenar pesquisas;
- analisar implicações do uso de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino;
- auto avaliar-se;
- participar de congressos e eventos científicos;
- exercer cargos de representação;
- orientar monitores;
- estabelecer relações com os órgãos de fomento;
- compromissar-se social e politicamente;
- atuar em comissões editoriais;
- dialogar com as entidades representativas;
- atuar em debates;
- dominar a língua portuguesa;
- prestar consultoria em ensino, pesquisa e extensão sobre a prática pedagógica;
- estudar propostas e políticas educacionais;
- elaborar pareceres;
- sugerir composição de bancas examinadoras;
- coordenar equipes de trabalho;
- discutir as práticas pedagógicas dos alunos;
- programar cursos para atendimento a demandas externas;
- estabelecer relações com instituições e organizações da sociedade;
- participar de reuniões;
- coordenar reuniões;
- estudar a legislação educacional;
Setores que mais contratam Professor de ensino superior na área de metodologia da pesquisa em educação no mercado de trabalho
- Educação superior - graduação e pós-graduação
- Educação superior - graduação
- Outras atividades de ensino
- Atividades de apoio à educação
- Locação de mão-de-obra temporária
- Educação profissional de nível técnico
- Educação superior - pós-graduação e extensão
- Ensino fundamental
- Pesquisa e desenvolvimento experimental em ciências físicas e naturais
- Ensino médio