Salário para o cargo de Docente de ensino superior na área de pesquisa educacional
CBO 2345-15 > Professores na área de formação pedagógica do ensino superior

Docente de ensino superior na área de pesquisa educacional - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Ensinam, articulando o processo de ensino-aprendizagem na formação de profissionais da educação, planejam atividades relativas a cursos e pesquisas, realizam pesquisas científicas sobre o campo educacional, supervisionam formação pedagógica em estágios, orientam alunos, avaliam o trabalho acadêmico científico, coordenam atividades de ensino, pesquisa e extensão. Produzem material de trabalho, prestam atendimento às demandas da comunidade na área da educação escolar e não-escolar (educação formal e informal), participam de atividades administrativas, atualizam-se na área e comunicam-se oralmente e por escrito.

Quanto ganha um Docente de ensino superior na área de pesquisa educacional

Um Docente de ensino superior na área de pesquisa educacional trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 3.905,64 e R$ 20.971,77, com a média salarial de R$ 8.769,14 e o salário mediana em R$ 7.421,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Docente de ensino superior na área de pesquisa educacional

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 8.769,14 105.229,67 2.192,28 58,75
1º Quartil 3.905,64 46.867,62 976,41 26,17
Salário Mediana 7.421,00 89.052,00 1.855,25 49,72
3º Quartil 15.993,97 191.927,60 3.998,49 107,16
Teto Salarial 20.971,77 251.661,23 5.242,94 140,51


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino superior
        • Professores na área de formação pedagógica do ensino superior

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 5.681 - 24.695 12.423,33 5.680,85 10.606,00 20.388,53 24.695,20
Maringá - PR 1.651 - 22.047 7.621,85 1.650,63 4.321,00 18.202,32 22.047,19
Votuporanga - SP 4.994 - 20.689 9.477,10 4.994,46 7.992,00 17.080,77 20.688,74
Campinas - SP 5.657 - 22.216 10.311,75 5.656,60 8.825,00 18.341,80 22.216,14
Rio de Janeiro - RJ 1.696 - 19.086 8.762,38 1.696,33 9.227,00 15.757,33 19.085,75
Curitiba - PR 5.785 - 17.159 10.397,69 5.785,40 11.112,00 14.166,36 17.158,72
Joinville - SC 4.617 - 17.007 9.178,23 4.617,20 9.658,00 14.040,80 17.006,64
Aracaju - SE 2.107 - 17.540 6.463,84 2.106,50 5.676,00 14.480,75 17.539,52
Balsas - MA 1.501 - 3.401 2.045,00 1.500,50 1.995,00 2.807,75 3.400,83
Caxias do Sul - RS 1.429 - 7.250 2.805,73 1.429,00 1.834,00 5.985,33 7.249,62
Barueri - SP 6.282 - 18.151 10.373,93 6.282,33 8.825,00 14.986,00 18.151,49
Blumenau - SC 9.290 - 11.703 9.529,14 9.290,00 9.662,00 9.662,00 11.702,90
Sorocaba - SP 6.616 - 13.835 7.885,42 6.616,00 6.751,50 11.422,67 13.835,48
Salvador - BA 8.133 - 28.327 14.363,92 8.133,33 13.000,00 23.387,00 28.327,04
Uberlândia - MG 2.739 - 3.450 2.768,73 2.739,00 2.739,00 2.848,00 3.449,58
Saquarema - RJ 8.658 - 26.746 13.305,20 8.658,00 10.377,00 22.081,50 26.745,78
Canindé de São Francisco - SE 4.730 - 7.638 5.679,22 4.730,00 5.676,00 6.306,00 7.638,02
São Bernardo do Campo - SP 2.103 - 6.302 3.518,91 2.103,00 3.209,00 5.203,14 6.302,20
Porto Alegre - RS 1.486 - 13.908 4.340,69 1.486,00 2.046,78 11.482,50 13.907,95
Cachoeira - BA 1.711 - 7.560 3.076,71 1.711,00 2.360,00 6.242,00 7.560,50


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 4.895 - 23.733 11.062,30 4.895,50 9.843,00 19.593,74 23.732,52
Paraná 1.772 - 21.076 8.258,45 1.771,84 8.104,40 17.400,43 21.075,93
Santa Catarina 3.284 - 14.663 8.088,54 3.283,73 9.290,00 12.105,90 14.663,03
Rio de Janeiro 1.863 - 21.469 9.791,51 1.863,33 10.377,00 17.724,56 21.468,51
Rio Grande do Sul 1.429 - 8.450 2.999,29 1.429,00 1.798,00 6.976,38 8.449,99
Minas Gerais 2.472 - 21.952 6.664,00 2.472,43 3.690,00 18.123,71 21.951,99
Bahia 1.549 - 21.138 7.205,43 1.548,71 3.324,50 17.451,57 21.137,87
Sergipe 2.490 - 13.328 6.211,64 2.489,71 5.676,00 11.003,86 13.328,20
Maranhão 1.528 - 4.970 2.360,12 1.528,28 1.995,00 4.103,67 4.970,48
Distrito Federal 3.673 - 14.611 6.591,80 3.673,00 5.685,00 12.063,00 14.611,07
Goiás 5.703 - 10.659 6.941,80 5.703,00 5.703,00 8.800,00 10.658,82


Principais locais de trabalho

Professores na área de formação pedagógica do ensino superior exercem suas funções em instituições cujas atividades referem-se a ensino superior, cultura e pesquisa. Desenvolvem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, organizam-se em equipes de trabalho, atuam com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários irregulares. Algumas vezes, podem trabalhar em posições desconfortáveis durante períodos de tempo.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores na área de formação pedagógica do ensino superior

Os ocupações requerem, no mínimo, o ensino superior completo, sendo importante a posse de títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. Dos titulares das ocupações espera-se que tenham experiência anterior de, pelo menos, cinco anos.


Funções e atividades do Docente de ensino superior na área de pesquisa educacional

Professores na área de formação pedagógica do ensino superior devem:

  • coordenar atividades de ensino, pesquisa e extensão;
  • realizar pesquisas científicas sobre o campo educacional;
  • produzir material de trabalho;
  • supervisionar formação pedagógica em estágios;
  • ensinar, articulando o processo de ensino-aprendizagem na formação de profissionais da educação;
  • prestar atendimento Às demandas da comunidade, na Área da educação escolar e não escolar;
  • planejar atividades relativas a cursos e pesquisas;
  • comunicar-se;
  • atualizar-se na Área;
  • orientar alunos;
  • participar de atividades administrativas;
  • avaliar o trabalho acadêmico científico;
  • demonstrar competências pessoais;

  • Atividades

    • coordenar estágios;
    • estudar a legislação educacional;
    • produzir transparências;
    • colaborar em comissões de avaliação;
    • supervisionar a elaboração de relatórios de estágio dos alunos;
    • coordenar reuniões;
    • planejar projetos de intervenção pedagógica;
    • elaborar pareceres;
    • estudar outros idiomas;
    • organizar coletâneas;
    • planejar a produção de materiais didáticos;
    • avaliar projetos de pesquisa;
    • produzir vídeos;
    • mediar a relação do estagiário com a instituição;
    • estudar a constituição de profissões no campo educacional;
    • realizar eventos;
    • integrar equipe para o desenvolvimento de softwares e materiais mediáticos;
    • avaliar o desenvolvimento das aulas;
    • atribuir notas e conceitos;
    • orientar alunos de iniciação científica;
    • coordenar pesquisas;
    • planejar utilização de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino;
    • discutir com alunos as diferentes teorias e práticas do campo educacional;
    • produzir artigos para divulgação;
    • coordenar cursos;
    • avaliar políticas educacionais;
    • redigir publicações científicas;
    • desenvolver atitudes na relação ensino-aprendizagem;
    • demonstrar postura ética;
    • auto avaliar-se;
    • atuar em debates;
    • desenvolver propostas de avaliação;
    • sistematizar conteúdos;
    • avaliar material didático;
    • avaliar currículos de alunos;
    • avaliar trabalhos científicos;
    • desenvolver atividades interativas;
    • orientar o planejamento do cronograma de trabalho dos alunos;
    • demonstrar postura crítica;
    • discutir abordagens metodológicas, na elaboração de pesquisa educacional;
    • indicar fontes e procedimentos para o desenvolvimento do trabalho;
    • estudar implicações do uso de tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino;
    • supervisionar a elaboração de planos e projetos de estágio;
    • problematizar a realidade educacional, para orientação de práticas pedagógicas;
    • avaliar o desempenho dos alunos;
    • dominar conhecimentos básicos de outros idiomas;
    • exercer cargos de representação;
    • produzir hipertextos;
    • elaborar projetos de pesquisas científicas, individualmente e em grupo;
    • analisar implicações do uso de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino;
    • gerenciar projetos;
    • prestar consultoria em ensino, pesquisa e extensão sobre a prática pedagógica;
    • coordenar áreas, disciplinas e turmas;
    • produzir textos para uso pedagógico;
    • proferir palestras;
    • produzir cartazes;
    • exercer cargos de direção;
    • elaborar programas e cronogramas;
    • planejar projetos de extensão;
    • orientar alunos sobre campos de estágio;
    • participar de associações de classe;
    • prever a utilização de recursos para o trabalho pedagógico;
    • integrar equipe para o desenvolvimento de homepage;
    • supervisionar desenvolvimento de projetos de intervenção em realidades educacionais (escolar ou não);
    • divulgar resultados de pesquisas;
    • ler textos e relatórios produzidos pelos alunos;
    • coletar dados e materiais para pesquisa;
    • atuar no processo de seleção de alunos e professores;
    • coordenar projetos de extensão;
    • constituir grupos de pesquisa;
    • orientar a reflexão sobre a prática educativa dos alunos nos estágios;
    • coordenar convênios;
    • estudar formas de interação presentes nas situações semipresenciais e virtuais de educação;
    • participar de associações científicas;
    • gerenciar convênios;
    • ministrar cursos para atendimento às demandas externas;
    • participar de reuniões;
    • orientar monitores;
    • promover situações de ensino-aprendizagem a partir de fontes diversificadas de conhecimento;
    • dialogar com os alunos;
    • dominar a língua portuguesa;
    • coordenar equipes de trabalho;
    • produzir instrumentos de avaliação;
    • programar cursos para atendimento a demandas externas;
    • preencher relatórios de atividades;
    • estudar propostas e políticas educacionais;
    • estabelecer relações com as instâncias hierárquicas da instituição;
    • coordenar eventos;
    • participar de atividades culturais;
    • produzir planos de cursos e de aulas;
    • analisar os problemas da realidade brasileira;
    • planejar visitas a instituições, para pesquisa e observação da prática pedagógica;
    • utilizar diferentes instrumentos de avaliação;
    • treinar auxiliares de pesquisa;
    • planejar pesquisas;
    • planejar eventos e seminários;
    • atuar em projetos de extensão;
    • orientar os projetos de pesquisa para a obtenção de títulos acadêmicos;
    • atuar em banca examinadora docente e discente;
    • mapear campos para estágio;
    • coordenar projetos pedagógicos;
    • dialogar com os professores da instituição;
    • orientar a elaboração de pesquisas dos alunos;
    • analisar dados e materiais de pesquisa;
    • estabelecer relações com instituições e organizações da sociedade;
    • elaborar projetos de extensão;
    • participar de colegiados;
    • acompanhar experiências dos alunos em contextos de aprendizagem escolar e não escolar;
    • realizar revisão da literatura na área;
    • avaliar planos de ação pedagógica;
    • planejar estágios;
    • avaliar projetos de extensão;
    • desenvolver situações de ensino-aprendizagem, com base na heterogeneidade dos alunos;
    • redigir relatórios de pesquisa;
    • participar de congressos e eventos científicos;
    • coordenar grupos de pesquisa;
    • avaliar a própria prática de pesquisa;
    • participar de comissões;
    • prestar assessoria a órgãos públicos;
    • avaliar cursos;
    • trabalhar com diferentes formas de interação humana;
    • discutir as práticas pedagógicas dos alunos;
    • trabalhar em equipe;
    • sugerir composição de bancas examinadoras;
    • avaliar o andamento e o resultado das prestações de serviços;
    • desenvolver habilidades na relação ensino-aprendizagem;
    • problematizar a realidade educacional, para produção de novos conhecimentos;
    • estudar a produção científica da área;
    • atuar em comissões editoriais;
    • estabelecer relações com os órgãos de fomento;
    • discutir resultados de avaliação;
    • proporcionar situações de ensino-aprendizagem diversificadas aos alunos;
    • orientar os alunos sobre procedimentos teórico-metodológicos;
    • planejar os ambientes de aprendizagem;
    • prever fontes de financiamento;
    • sistematizar dados e materiais de pesquisa;
    • avaliar currículos e propostas pedagógicas;
    • compromissar-se social e politicamente;
    • dialogar com as entidades representativas;
    • realizar cursos de formação acadêmica (especialização, mestrado, doutorado etc.);
    • analisar pesquisas educacionais;
    • estudar diferentes formas de comunicação;
    • organizar publicações;
    • planejar aulas;
    • atender alunos, individualmente e em grupo;


    Setores que mais contratam Docente de ensino superior na área de pesquisa educacional no mercado de trabalho

    • Educação superior - graduação e pós-graduação
    • Educação superior - graduação
    • Outras atividades de ensino
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Pesquisa e desenvolvimento experimental em ciências físicas e naturais
    • Educação profissional de nível técnico
    • Educação superior - pós-graduação e extensão
    • Ensino médio
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Atividades de apoio à educação, exceto caixas escolares




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Educador social
    Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

    Educador social

    Salário para o cargo de Operador de reator nuclear
    Operadores de instalações de geração e distribuição de energia elétrica, hidráulica, térmica ou nuclear

    Operador de reator nuclear