Salário para o cargo de Professor universitário na área de pesquisa educacional
CBO 2345-15 > Professores na área de formação pedagógica do ensino superior

Professor universitário na área de pesquisa educacional - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Ensinam, articulando o processo de ensino-aprendizagem na formação de profissionais da educação, planejam atividades relativas a cursos e pesquisas, realizam pesquisas científicas sobre o campo educacional, supervisionam formação pedagógica em estágios, orientam alunos, avaliam o trabalho acadêmico científico, coordenam atividades de ensino, pesquisa e extensão. Produzem material de trabalho, prestam atendimento às demandas da comunidade na área da educação escolar e não-escolar (educação formal e informal), participam de atividades administrativas, atualizam-se na área e comunicam-se oralmente e por escrito.

Quanto ganha um Professor universitário na área de pesquisa educacional

Um Professor universitário na área de pesquisa educacional trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 4.187,13 e R$ 21.395,82, com a média salarial de R$ 9.535,36 e o salário mediana em R$ 7.992,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao CAGED, RAIS e IBGE.


Faixas salariais do cargo de Professor universitário na área de pesquisa educacional

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 9.535,36 114.424,32 2.383,84 59,60
1º Quartil 4.187,13 50.245,56 1.046,78 26,17
Salário Mediana 7.992,00 95.904,00 1.998,00 49,95
3º Quartil 17.664,54 211.974,48 4.416,14 110,40
Teto Salarial 21.395,82 256.749,84 5.348,96 133,72


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino superior
        • Professores na área de formação pedagógica do ensino superior

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Professores na área de formação pedagógica do ensino superior exercem suas funções em instituições cujas atividades referem-se a ensino superior, cultura e pesquisa. Desenvolvem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, organizam-se em equipes de trabalho, atuam com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários irregulares. Algumas vezes, podem trabalhar em posições desconfortáveis durante períodos de tempo.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores na área de formação pedagógica do ensino superior

Os ocupações requerem, no mínimo, o ensino superior completo, sendo importante a posse de títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. Dos titulares das ocupações espera-se que tenham experiência anterior de, pelo menos, cinco anos.


Funções e atividades do Professor universitário na área de pesquisa educacional

Professores na área de formação pedagógica do ensino superior devem:

  • atualizar-se na Área;
  • planejar atividades relativas a cursos e pesquisas;
  • supervisionar formação pedagógica em estágios;
  • demonstrar competências pessoais;
  • avaliar o trabalho acadêmico científico;
  • participar de atividades administrativas;
  • prestar atendimento Às demandas da comunidade, na Área da educação escolar e não escolar;
  • produzir material de trabalho;
  • realizar pesquisas científicas sobre o campo educacional;
  • coordenar atividades de ensino, pesquisa e extensão;
  • orientar alunos;
  • ensinar, articulando o processo de ensino-aprendizagem na formação de profissionais da educação;
  • comunicar-se;

Atividades

  • demonstrar postura crítica;
  • integrar equipe para o desenvolvimento de softwares e materiais mediáticos;
  • prestar consultoria em ensino, pesquisa e extensão sobre a prática pedagógica;
  • discutir as práticas pedagógicas dos alunos;
  • desenvolver propostas de avaliação;
  • analisar pesquisas educacionais;
  • coletar dados e materiais para pesquisa;
  • avaliar o desenvolvimento das aulas;
  • problematizar a realidade educacional, para orientação de práticas pedagógicas;
  • estudar diferentes formas de comunicação;
  • avaliar políticas educacionais;
  • planejar a produção de materiais didáticos;
  • avaliar trabalhos científicos;
  • avaliar o andamento e o resultado das prestações de serviços;
  • estudar propostas e políticas educacionais;
  • organizar coletâneas;
  • supervisionar a elaboração de relatórios de estágio dos alunos;
  • estudar implicações do uso de tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino;
  • avaliar a própria prática de pesquisa;
  • ler textos e relatórios produzidos pelos alunos;
  • produzir artigos para divulgação;
  • organizar publicações;
  • orientar monitores;
  • produzir transparências;
  • coordenar equipes de trabalho;
  • atribuir notas e conceitos;
  • proporcionar situações de ensino-aprendizagem diversificadas aos alunos;
  • exercer cargos de direção;
  • produzir hipertextos;
  • coordenar projetos pedagógicos;
  • participar de colegiados;
  • problematizar a realidade educacional, para produção de novos conhecimentos;
  • discutir com alunos as diferentes teorias e práticas do campo educacional;
  • estudar a legislação educacional;
  • dialogar com os alunos;
  • elaborar projetos de extensão;
  • coordenar projetos de extensão;
  • sistematizar conteúdos;
  • supervisionar desenvolvimento de projetos de intervenção em realidades educacionais (escolar ou não);
  • analisar implicações do uso de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino;
  • avaliar o desempenho dos alunos;
  • prestar assessoria a órgãos públicos;
  • orientar alunos de iniciação científica;
  • preencher relatórios de atividades;
  • planejar eventos e seminários;
  • planejar pesquisas;
  • desenvolver habilidades na relação ensino-aprendizagem;
  • treinar auxiliares de pesquisa;
  • sistematizar dados e materiais de pesquisa;
  • auto avaliar-se;
  • estudar a constituição de profissões no campo educacional;
  • estabelecer relações com os órgãos de fomento;
  • prever a utilização de recursos para o trabalho pedagógico;
  • produzir cartazes;
  • redigir relatórios de pesquisa;
  • prever fontes de financiamento;
  • coordenar pesquisas;
  • orientar a reflexão sobre a prática educativa dos alunos nos estágios;
  • elaborar projetos de pesquisas científicas, individualmente e em grupo;
  • gerenciar projetos;
  • planejar visitas a instituições, para pesquisa e observação da prática pedagógica;
  • coordenar grupos de pesquisa;
  • divulgar resultados de pesquisas;
  • participar de congressos e eventos científicos;
  • avaliar planos de ação pedagógica;
  • coordenar convênios;
  • programar cursos para atendimento a demandas externas;
  • compromissar-se social e politicamente;
  • orientar os projetos de pesquisa para a obtenção de títulos acadêmicos;
  • avaliar projetos de pesquisa;
  • avaliar material didático;
  • coordenar eventos;
  • atuar em comissões editoriais;
  • planejar projetos de intervenção pedagógica;
  • estudar outros idiomas;
  • atuar no processo de seleção de alunos e professores;
  • coordenar cursos;
  • atuar em debates;
  • produzir vídeos;
  • utilizar diferentes instrumentos de avaliação;
  • estudar formas de interação presentes nas situações semipresenciais e virtuais de educação;
  • realizar revisão da literatura na área;
  • participar de atividades culturais;
  • desenvolver atividades interativas;
  • trabalhar em equipe;
  • trabalhar com diferentes formas de interação humana;
  • produzir planos de cursos e de aulas;
  • analisar os problemas da realidade brasileira;
  • avaliar currículos e propostas pedagógicas;
  • atuar em projetos de extensão;
  • orientar a elaboração de pesquisas dos alunos;
  • proferir palestras;
  • dialogar com as entidades representativas;
  • analisar dados e materiais de pesquisa;
  • planejar os ambientes de aprendizagem;
  • ministrar cursos para atendimento às demandas externas;
  • estudar a produção científica da área;
  • elaborar programas e cronogramas;
  • constituir grupos de pesquisa;
  • realizar cursos de formação acadêmica (especialização, mestrado, doutorado etc.);
  • estabelecer relações com as instâncias hierárquicas da instituição;
  • estabelecer relações com instituições e organizações da sociedade;
  • dominar a língua portuguesa;
  • orientar o planejamento do cronograma de trabalho dos alunos;
  • produzir textos para uso pedagógico;
  • desenvolver situações de ensino-aprendizagem, com base na heterogeneidade dos alunos;
  • participar de comissões;
  • demonstrar postura ética;
  • desenvolver atitudes na relação ensino-aprendizagem;
  • sugerir composição de bancas examinadoras;
  • colaborar em comissões de avaliação;
  • planejar projetos de extensão;
  • gerenciar convênios;
  • discutir abordagens metodológicas, na elaboração de pesquisa educacional;
  • coordenar áreas, disciplinas e turmas;
  • atuar em banca examinadora docente e discente;
  • orientar os alunos sobre procedimentos teórico-metodológicos;
  • avaliar projetos de extensão;
  • promover situações de ensino-aprendizagem a partir de fontes diversificadas de conhecimento;
  • discutir resultados de avaliação;
  • indicar fontes e procedimentos para o desenvolvimento do trabalho;
  • atender alunos, individualmente e em grupo;
  • planejar aulas;
  • produzir instrumentos de avaliação;
  • dialogar com os professores da instituição;
  • realizar eventos;
  • participar de associações de classe;
  • avaliar currículos de alunos;
  • integrar equipe para o desenvolvimento de homepage;
  • exercer cargos de representação;
  • redigir publicações científicas;
  • avaliar cursos;
  • elaborar pareceres;
  • participar de reuniões;
  • coordenar reuniões;
  • dominar conhecimentos básicos de outros idiomas;
  • participar de associações científicas;
  • planejar utilização de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino;


Setores que mais contratam Professor universitário na área de pesquisa educacional no mercado de trabalho

  • Educação superior - graduação e pós-graduação
  • Educação superior - graduação
  • Outras atividades de ensino
  • Atividades de apoio à educação
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Educação profissional de nível técnico
  • Educação superior - pós-graduação e extensão
  • Ensino fundamental
  • Pesquisa e desenvolvimento experimental em ciências físicas e naturais
  • Ensino médio




Profissões em Destaque: