Quanto ganha um Professor universitário na área de pesquisa educacional
Um Professor universitário na área de pesquisa educacional trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 4.187,13 e R$ 21.395,82, com a média salarial de R$ 9.535,36 e o salário mediana em R$ 7.992,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao CAGED, RAIS e IBGE.
Salário Mensal | Salário Anual | Salário Por Semana | Salário Por Hora | |
Média Salarial | 9.535,36 | 114.424,32 | 2.383,84 | 59,60 |
1º Quartil | 4.187,13 | 50.245,56 | 1.046,78 | 26,17 |
Salário Mediana | 7.992,00 | 95.904,00 | 1.998,00 | 49,95 |
3º Quartil | 17.664,54 | 211.974,48 | 4.416,14 | 110,40 |
Teto Salarial | 21.395,82 | 256.749,84 | 5.348,96 | 133,72 |
Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais do ensino
- Professores do ensino superior
- Professores na área de formação pedagógica do ensino superior
Cargos relacionados:
- Professor de ensino superior na área de estágio supervisionado
- Professor de ensino superior na área de metodologia da pesquisa
- Professor universitário de estágio supervisionado
- Professor universitário na área de orientação educacional
- Docente de ensino superior na área de orientação educacional
- Professor de pesquisa educacional (ensino superior)
- Professor de prática de ensino (ensino superior)
- Professor universitário de metodologia do ensino
- Professor de ensino superior na área de pesquisa educacional
- Docente de ensino superior na área de pesquisa educacional
- Docente de ensino superior na área de didática
- Professor universitário em metodologia de pesquisa em educação
Principais locais de trabalho
Professores na área de formação pedagógica do ensino superior exercem suas funções em instituições cujas atividades referem-se a ensino superior, cultura e pesquisa. Desenvolvem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, organizam-se em equipes de trabalho, atuam com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários irregulares. Algumas vezes, podem trabalhar em posições desconfortáveis durante períodos de tempo.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores na área de formação pedagógica do ensino superior
Os ocupações requerem, no mínimo, o ensino superior completo, sendo importante a posse de títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. Dos titulares das ocupações espera-se que tenham experiência anterior de, pelo menos, cinco anos.
Funções e atividades do Professor universitário na área de pesquisa educacional
Professores na área de formação pedagógica do ensino superior devem:
- atualizar-se na Área;
- planejar atividades relativas a cursos e pesquisas;
- supervisionar formação pedagógica em estágios;
- demonstrar competências pessoais;
- avaliar o trabalho acadêmico científico;
- participar de atividades administrativas;
- prestar atendimento Às demandas da comunidade, na Área da educação escolar e não escolar;
- produzir material de trabalho;
- realizar pesquisas científicas sobre o campo educacional;
- coordenar atividades de ensino, pesquisa e extensão;
- orientar alunos;
- ensinar, articulando o processo de ensino-aprendizagem na formação de profissionais da educação;
- comunicar-se;
Atividades
- demonstrar postura crítica;
- integrar equipe para o desenvolvimento de softwares e materiais mediáticos;
- prestar consultoria em ensino, pesquisa e extensão sobre a prática pedagógica;
- discutir as práticas pedagógicas dos alunos;
- desenvolver propostas de avaliação;
- analisar pesquisas educacionais;
- coletar dados e materiais para pesquisa;
- avaliar o desenvolvimento das aulas;
- problematizar a realidade educacional, para orientação de práticas pedagógicas;
- estudar diferentes formas de comunicação;
- avaliar políticas educacionais;
- planejar a produção de materiais didáticos;
- avaliar trabalhos científicos;
- avaliar o andamento e o resultado das prestações de serviços;
- estudar propostas e políticas educacionais;
- organizar coletâneas;
- supervisionar a elaboração de relatórios de estágio dos alunos;
- estudar implicações do uso de tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino;
- avaliar a própria prática de pesquisa;
- ler textos e relatórios produzidos pelos alunos;
- produzir artigos para divulgação;
- organizar publicações;
- orientar monitores;
- produzir transparências;
- coordenar equipes de trabalho;
- atribuir notas e conceitos;
- proporcionar situações de ensino-aprendizagem diversificadas aos alunos;
- exercer cargos de direção;
- produzir hipertextos;
- coordenar projetos pedagógicos;
- participar de colegiados;
- problematizar a realidade educacional, para produção de novos conhecimentos;
- discutir com alunos as diferentes teorias e práticas do campo educacional;
- estudar a legislação educacional;
- dialogar com os alunos;
- elaborar projetos de extensão;
- coordenar projetos de extensão;
- sistematizar conteúdos;
- supervisionar desenvolvimento de projetos de intervenção em realidades educacionais (escolar ou não);
- analisar implicações do uso de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino;
- avaliar o desempenho dos alunos;
- prestar assessoria a órgãos públicos;
- orientar alunos de iniciação científica;
- preencher relatórios de atividades;
- planejar eventos e seminários;
- planejar pesquisas;
- desenvolver habilidades na relação ensino-aprendizagem;
- treinar auxiliares de pesquisa;
- sistematizar dados e materiais de pesquisa;
- auto avaliar-se;
- estudar a constituição de profissões no campo educacional;
- estabelecer relações com os órgãos de fomento;
- prever a utilização de recursos para o trabalho pedagógico;
- produzir cartazes;
- redigir relatórios de pesquisa;
- prever fontes de financiamento;
- coordenar pesquisas;
- orientar a reflexão sobre a prática educativa dos alunos nos estágios;
- elaborar projetos de pesquisas científicas, individualmente e em grupo;
- gerenciar projetos;
- planejar visitas a instituições, para pesquisa e observação da prática pedagógica;
- coordenar grupos de pesquisa;
- divulgar resultados de pesquisas;
- participar de congressos e eventos científicos;
- avaliar planos de ação pedagógica;
- coordenar convênios;
- programar cursos para atendimento a demandas externas;
- compromissar-se social e politicamente;
- orientar os projetos de pesquisa para a obtenção de títulos acadêmicos;
- avaliar projetos de pesquisa;
- avaliar material didático;
- coordenar eventos;
- atuar em comissões editoriais;
- planejar projetos de intervenção pedagógica;
- estudar outros idiomas;
- atuar no processo de seleção de alunos e professores;
- coordenar cursos;
- atuar em debates;
- produzir vídeos;
- utilizar diferentes instrumentos de avaliação;
- estudar formas de interação presentes nas situações semipresenciais e virtuais de educação;
- realizar revisão da literatura na área;
- participar de atividades culturais;
- desenvolver atividades interativas;
- trabalhar em equipe;
- trabalhar com diferentes formas de interação humana;
- produzir planos de cursos e de aulas;
- analisar os problemas da realidade brasileira;
- avaliar currículos e propostas pedagógicas;
- atuar em projetos de extensão;
- orientar a elaboração de pesquisas dos alunos;
- proferir palestras;
- dialogar com as entidades representativas;
- analisar dados e materiais de pesquisa;
- planejar os ambientes de aprendizagem;
- ministrar cursos para atendimento às demandas externas;
- estudar a produção científica da área;
- elaborar programas e cronogramas;
- constituir grupos de pesquisa;
- realizar cursos de formação acadêmica (especialização, mestrado, doutorado etc.);
- estabelecer relações com as instâncias hierárquicas da instituição;
- estabelecer relações com instituições e organizações da sociedade;
- dominar a língua portuguesa;
- orientar o planejamento do cronograma de trabalho dos alunos;
- produzir textos para uso pedagógico;
- desenvolver situações de ensino-aprendizagem, com base na heterogeneidade dos alunos;
- participar de comissões;
- demonstrar postura ética;
- desenvolver atitudes na relação ensino-aprendizagem;
- sugerir composição de bancas examinadoras;
- colaborar em comissões de avaliação;
- planejar projetos de extensão;
- gerenciar convênios;
- discutir abordagens metodológicas, na elaboração de pesquisa educacional;
- coordenar áreas, disciplinas e turmas;
- atuar em banca examinadora docente e discente;
- orientar os alunos sobre procedimentos teórico-metodológicos;
- avaliar projetos de extensão;
- promover situações de ensino-aprendizagem a partir de fontes diversificadas de conhecimento;
- discutir resultados de avaliação;
- indicar fontes e procedimentos para o desenvolvimento do trabalho;
- atender alunos, individualmente e em grupo;
- planejar aulas;
- produzir instrumentos de avaliação;
- dialogar com os professores da instituição;
- realizar eventos;
- participar de associações de classe;
- avaliar currículos de alunos;
- integrar equipe para o desenvolvimento de homepage;
- exercer cargos de representação;
- redigir publicações científicas;
- avaliar cursos;
- elaborar pareceres;
- participar de reuniões;
- coordenar reuniões;
- dominar conhecimentos básicos de outros idiomas;
- participar de associações científicas;
- planejar utilização de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino;
Setores que mais contratam Professor universitário na área de pesquisa educacional no mercado de trabalho
- Educação superior - graduação e pós-graduação
- Educação superior - graduação
- Outras atividades de ensino
- Atividades de apoio à educação
- Locação de mão-de-obra temporária
- Educação profissional de nível técnico
- Educação superior - pós-graduação e extensão
- Ensino fundamental
- Pesquisa e desenvolvimento experimental em ciências físicas e naturais
- Ensino médio