Salário para o cargo de Professor de orientação educacional
CBO 2394-10 > Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

Professor de orientação educacional - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Implementam, avaliam, coordenam e planejam o desenvolvimento de projetos pedagógicos/instrucionais nas modalidades de ensino presencial e/ou a distância, aplicando metodologias e técnicas para facilitar o processo de ensino e aprendizagem. Atuam em cursos acadêmicos e/ou corporativos em todos os níveis de ensino para atender as necessidades dos alunos, acompanhando e avaliando os processos educacionais. Viabilizam o trabalho coletivo, criando e organizando mecanismos de participação em programas e projetos educacionais, facilitando o processo comunicativo entre a comunidade escolar e as associações a ela vinculadas.

Quanto ganha um Professor de orientação educacional

Um Professor de orientação educacional trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.818,95 e R$ 6.791,57, com a média salarial de R$ 3.133,04 e o salário mediana em R$ 2.500,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de orientação educacional

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.133,04 37.596,49 783,26 16,46
1º Quartil 1.818,95 21.827,39 454,74 9,56
Salário Mediana 2.500,00 30.000,00 625,00 13,14
3º Quartil 5.179,54 62.154,50 1.294,89 27,22
Teto Salarial 6.791,57 81.498,85 1.697,89 35,69


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Outros profissionais do ensino não classificados anteriormente
        • Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.876 - 8.156 3.393,17 1.875,85 2.283,87 6.733,73 8.156,10
Indaial - SC 2.539 - 5.925 3.572,82 2.539,06 3.309,00 4.891,73 5.925,01
Londrina - PR 2.848 - 5.423 3.659,28 2.847,66 3.656,00 4.477,46 5.423,23
Belo Horizonte - MG 1.455 - 6.515 2.961,37 1.454,62 2.344,00 5.379,12 6.515,35
Rio de Janeiro - RJ 1.543 - 7.708 3.294,51 1.542,62 2.524,00 6.363,50 7.707,66
Brasília - DF 1.781 - 8.638 4.037,70 1.780,87 3.660,00 7.131,28 8.637,62
Salvador - BA 1.508 - 8.176 3.299,23 1.507,87 2.293,52 6.750,44 8.176,34
Teresina - PI 1.438 - 10.112 3.183,32 1.437,87 1.450,00 8.348,29 10.111,70
Niterói - RJ 1.482 - 4.436 2.053,78 1.482,00 1.517,00 3.662,50 4.436,13
Curitiba - PR 1.638 - 8.361 3.556,36 1.637,75 2.390,50 6.902,91 8.361,01
Maringá - PR 1.554 - 3.453 2.078,96 1.554,14 2.002,00 2.851,05 3.453,28
Fortaleza - CE 1.412 - 5.591 2.396,60 1.412,00 1.580,00 4.616,31 5.591,41
Campinas - SP 1.782 - 7.511 3.607,27 1.782,12 3.337,00 6.201,29 7.511,19
São Bernardo do Campo - SP 1.727 - 6.438 3.160,58 1.727,07 2.295,00 5.315,01 6.437,70
Suzano - SP 1.500 - 3.108 1.817,79 1.500,49 1.600,00 2.565,59 3.107,52
São Luís - MA 1.473 - 5.424 2.928,96 1.472,62 3.000,00 4.478,03 5.423,92
Porto Alegre - RS 1.690 - 7.754 3.696,55 1.689,75 3.652,00 6.402,13 7.754,45
Campo Grande - MS 1.670 - 7.385 3.736,47 1.670,40 3.696,00 6.097,41 7.385,36
Goiânia - GO 1.543 - 6.853 3.154,59 1.543,40 2.724,00 5.657,80 6.852,90
Franca - SP 2.040 - 6.153 2.969,84 2.040,11 2.328,00 5.079,98 6.153,03


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.678 - 7.622 3.285,46 1.678,19 2.364,00 6.292,72 7.621,94
Paraná 1.639 - 5.822 3.108,33 1.639,29 3.308,00 4.806,57 5.821,86
Minas Gerais 1.455 - 6.372 2.906,56 1.454,64 2.255,50 5.261,04 6.372,33
Santa Catarina 1.914 - 6.179 3.392,17 1.913,61 3.308,80 5.101,48 6.179,06
Rio de Janeiro 1.469 - 6.436 2.808,23 1.468,90 2.146,00 5.313,67 6.436,08
Bahia 1.547 - 7.049 3.126,72 1.547,26 2.756,00 5.820,00 7.049,36
Rio Grande do Sul 1.535 - 6.672 3.230,38 1.535,38 3.173,00 5.508,57 6.672,14
Distrito Federal 1.781 - 8.638 4.037,70 1.780,87 3.660,00 7.131,28 8.637,62
Goiás 1.412 - 5.799 2.673,89 1.412,00 2.203,00 4.788,03 5.799,41
Mato Grosso 1.606 - 6.870 3.301,81 1.606,27 3.108,60 5.672,15 6.870,28
Piauí 1.426 - 9.546 3.054,07 1.426,03 1.450,00 7.881,05 9.545,77
Ceará 1.412 - 5.830 2.531,18 1.412,00 1.684,00 4.813,69 5.830,49
Espírito Santo 1.522 - 6.231 2.930,10 1.522,36 2.240,00 5.144,04 6.230,61
Pernambuco 1.412 - 5.222 2.335,08 1.412,00 1.685,00 4.311,12 5.221,75
Pará 1.445 - 6.265 2.618,84 1.444,66 1.663,00 5.172,20 6.264,72
Maranhão 1.451 - 5.354 2.803,27 1.450,96 2.837,00 4.420,35 5.354,06
Mato Grosso do Sul 1.534 - 6.904 3.458,66 1.534,26 3.594,00 5.699,63 6.903,57
Rondônia 1.455 - 5.742 2.645,83 1.454,71 2.210,00 4.740,75 5.742,14
Paraíba 1.490 - 6.737 2.735,10 1.489,86 1.780,00 5.561,80 6.736,62
Rio Grande do Norte 1.412 - 8.328 3.355,65 1.412,00 2.394,50 6.875,92 8.328,32
Amazonas 1.567 - 5.334 2.659,80 1.566,54 2.200,00 4.404,07 5.334,34
Tocantins 1.931 - 9.452 4.168,72 1.930,88 3.539,00 7.803,55 9.451,89
Alagoas 1.449 - 8.347 3.330,42 1.449,25 2.919,50 6.891,71 8.347,44
Amapá 1.584 - 5.145 2.892,80 1.583,63 2.987,00 4.247,56 5.144,77
Roraima 1.412 - 5.854 2.307,17 1.412,00 1.461,00 4.832,74 5.853,55
Sergipe 1.412 - 5.452 2.627,35 1.412,00 2.500,00 4.501,29 5.452,10
Acre 1.412 - 4.038 1.993,74 1.412,00 1.461,00 3.333,90 4.038,12


Principais locais de trabalho

Programadores, avaliadores e orientadores de ensino atuam em atividades de ensino nas esferas públicas e privadas. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários diurno e noturno. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

O exercício desse cargo requer curso superior na área de educação ou áreas correlatas. O desempenho pleno das atividades ocorre após três ou quatro anos de exercício profissional.


Funções e atividades do Professor de orientação educacional

Programadores, avaliadores e orientadores de ensino devem:

  • desenvolver projeto pedagógico/instrucional;
  • viabilizar o trabalho coletivo;
  • elaborar projeto instrucional;
  • coordenar a (re) construção do projeto pedagógico/instrucional;
  • implementar a execução do projeto pedagógico/instrucional;
  • avaliar o desenvolvimento do projeto pedagógico/instrucional;
  • demonstrar competências pessoais;
  • promover a formação contínua dos profissionais;
  • comunicar-se;

  • Atividades

    • organizar encontro de educandos;
    • fornecer subsídios teóricos;
    • analisar o desempenho das classes;
    • validar produto final;
    • avaliar os planos diretores;
    • traçar objetivos educacionais;
    • coordenar projetos e atividades de recuperação da aprendizagem;
    • construir sistema de avaliação;
    • explicitar os princípios norteadores do projeto pedagógico;
    • participar da criação do projeto gráfico;
    • elaborar textos de orientação;
    • elaborar projetos de recuperação de aprendizagem;
    • promover trocas de experiências;
    • sugerir mudanças no projeto pedagógico;
    • administrar conflitos;
    • estimular a solidariedade;
    • orientar autor sobre projeto pedagógico/instrucional;
    • estimular a cooperação;
    • construir instrumentos de avaliação;
    • estimular a criatividade;
    • definir mídias;
    • definir estratégias de ensino;
    • visitar rotineiramente as escolas;
    • administrar a progressão da aprendizagem;
    • estimular o senso de justiça;
    • compreender o contexto;
    • elaborar roteiro visual (storyboard);
    • avaliar o processo de ensino e de aprendizagem;
    • levantar necessidades educacionais e sociais;
    • estimular o senso crítico;
    • analisar as reuniões de conselho de classe e de escola;
    • organizar os espaços e os mecanismos de participação/interação;
    • estimular a transparência na condução dos trabalhos;
    • olhar com intencionalidade pedagógica;
    • participar de fóruns: acadêmicos, políticos e culturais;
    • assessorar as escolas no planejamento e no atendimento à demanda por vagas;
    • desenvolver a autoestima;
    • criar mecanismos de usabilidade;
    • assessorar o trabalho docente;
    • valorizar experiências pedagógicas significativas;
    • compatibilizar carga horária por atividades;
    • fiscalizar o cumprimento da legislação e do projeto pedagógico;
    • interpretar as relações que possibilitam ou impossibilitam a emergência dos processos ensinar;
    • definir processos de avaliação;
    • criar espaços de participação/interação;
    • sistematizar registros administrativos e pedagógicos;
    • estimular a participação dos diferentes sujeitos;
    • estimular valores estéticos;
    • articular a ação da escola com outras instituições;
    • analisar a execução do plano de ensino e outros regimes escolares;
    • criar clima favorável de trabalho;
    • emitir pareceres para autorização de escolas particulares;
    • dominar a língua portuguesa;
    • detectar eventuais problemas educacionais;
    • registrar a produção do conhecimento sobre a prática educacional;
    • roteirizar material;
    • propor estratégias de participação/interação;
    • demonstrar versatilidade;
    • elaborar atividades;
    • acompanhar equipe de produção;
    • selecionar referencial teórico;
    • avaliar a instituição escolar;
    • identificar os princípios norteadores da escola/instituição;
    • participar da elaboração e reelaboração de regimentos escolares;
    • acompanhar a trajetória escolar do aluno;
    • pesquisar práticas educativas;
    • assegurar-se da consonância da concepção de avaliação com os princípios do projeto pedagógico;
    • descrever atividades;
    • respeitar a alteridade;
    • estabelecer sintonia entre a política educacional do país e o projeto pedagógico da escola;
    • orientar equipe de produção;
    • criar mecanismos de participação/interação;
    • fornecer subsídios para reflexão das mudanças sociais, políticas, tecnológicas e culturais;
    • intermediar conflitos entre a escola e a família;
    • traçar cronograma de execução;
    • identificar contexto de aprendizagem;
    • demonstrar proatividade;
    • avaliar a implementação de projetos educacionais;
    • planejar reuniões com equipes de trabalho;
    • aplicar sanções disciplinares em consonância com o regimento escolar;
    • organizar reuniões com equipes de trabalho;
    • dimensionar os problemas;
    • respeitar as diversidades;
    • levantar recursos materiais, humanos e financeiros;
    • estabelecer sintonia entre as teorias de aprendizagem e as modalidades de ensino;
    • traçar metas educacionais;
    • equalizar informações;
    • promover estudos de caso;
    • expressar-se com clareza;
    • coordenar reuniões;
    • demonstrar criatividade;
    • observar o desempenho das classes;
    • promover cursos, oficinas e orientação técnica na escola e inter escolas;
    • observar conselhos de classe e de escola;
    • planejar ações de operacionalização;
    • formar equipes de trabalho;
    • estimular o respeito mútuo;
    • trabalhar em equipe;
    • avaliar o desempenho das classes/turmas;
    • reunir-se com conselhos de classe;
    • identificar público alvo;
    • aprofundar a reflexão sobre o desenvolvimento de crianças, jovens e adultos;
    • avaliar o desempenho profissional dos educadores;
    • organizar encontros, congressos e seminários;
    • articular a ação conjunta da escola com as instituições de proteção à criança e ao adolescente;
    • administrar recursos de trabalho;
    • demonstrar flexibilidade;
    • contribuir para que as decisões expressem o coletivo;
    • acompanhar o desenvolvimento do trabalho docente/autor;
    • possibilitar a avaliação da escola pela comunidade;
    • caracterizar o perfil dos alunos;
    • coletar diferentes propostas de coordenação, supervisão e orientação como subsídios;
    • criar espaços para o exercício da diversidade;
    • estudar continuamente;
    • divulgar deliberações;
    • propor ações que favoreçam a maturação da criança;
    • interagir com os pais;
    • mapear conteúdo;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • participar das avaliações externas;
    • participar da avaliação proposta pela instituição;
    • estruturar os tempos pedagógicos;
    • produzir material de apoio pedagógico;
    • entrevistar;
    • valorizar a participação das famílias e dos alunos no projeto pedagógico;
    • realizar controle de qualidade;
    • mediar informações entre autor e equipe de produção;
    • definir abordagem de comunicação;
    • orientar atividades interdisciplinares;
    • divulgar resultados de avaliação;
    • publicar experiências pedagógicas;
    • atualizar-se continuamente;
    • divulgar experiências pedagógicas;
    • analisar resultados das avaliações;
    • adequar linguagem textual e imagética;
    • aprofundar a reflexão sobre currículos e metodologias de ensino;
    • assessorar as escolas/instituições;
    • estimular a participação nas instituições associativas;
    • intervir na aplicação de medidas disciplinares;
    • organizar grupos de estudos;
    • pesquisar os avanços do conhecimento científico, artístico, filosófico e tecnológico;
    • avaliar os processos de maturação cognoscitiva, psicomotora, linguística e grafoperceptiva da criança;
    • criar e recriar normas de convivência e procedimentos de trabalho coletivo;
    • mapear competências;
    • buscar assessoria para viabilizar o projeto pedagógico/instrucional;
    • elaborar objetivos;
    • propor alocação de recursos (humanos, financeiros, materiais e tecnológicos);
    • acompanhar a produção dos alunos;
    • definir escopo;
    • validar material revisado;
    • selecionar bibliografia;
    • administrar a demanda por vagas;
    • dimensionar carga horária;
    • descrever estrutura do ambiente de aprendizagem;
    • elaborar relatórios;
    • respeitar a autoria do educador;
    • emitir pareceres;
    • acompanhar processo de revisão;
    • garantir a integridade instrucional;
    • promover o estabelecimento de relações que favoreçam a significação do docente, do discente, da instituição escolar e da família;
    • auto avaliar-se;
    • propor soluções para problemas educacionais detectados;
    • observar o processo de trabalho em salas de aula;
    • socializar informações;
    • verificar o cumprimento das metas;
    • contextualizar historicamente a escola;
    • propor mecanismos de acessibilidade;
    • administrar conflitos disciplinares entre professores e alunos;
    • formar-se continuamente;
    • administrar tempo;
    • aprofundar a reflexão sobre as teorias da aprendizagem;
    • respeitar a autonomia do educador;
    • participar de cursos, seminários e congressos;


    Setores que mais contratam Professor de orientação educacional no mercado de trabalho

    • Educação superior - graduação e pós-graduação
    • Educação superior - graduação
    • Ensino fundamental
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Outras atividades de ensino
    • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
    • Serviços de assistência social sem alojamento
    • Educação infantil - pré-escola
    • Educação infantil - creche
    • Ensino médio




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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