Salário para o cargo de Professor de cegos
CBO 2392-25 > Professores de educação especial

Professor de cegos - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Promovem a educação de alunos com necessidades educativas especiais ensinando-os a ler e escrever em português e em braile, calcular, expressar-se, resolver problemas e as atividades da vida diária, desenvolver habilidades, atitudes e valores, desenvolvem atividades funcionais e programas de estimulação essencial e de educação de jovens e adultos, avaliando as necessidades educacionais dos alunos, realizam atividades como: planejar, avaliar, elaborar materiais, pesquisar e divulgar conhecimentos da área, podem dirigir e coordenar estabelecimentos de educação especial.

Quanto ganha um Professor de cegos

Um Professor de cegos trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.984,62 e R$ 5.806,12, com a média salarial de R$ 3.062,04 e o salário mediana em R$ 2.640,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao CAGED, RAIS e IBGE.


Faixas salariais do cargo de Professor de cegos

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.062,04 36.744,48 765,51 18,56
1º Quartil 1.984,62 23.815,44 496,16 12,03
Salário Mediana 2.640,00 31.680,00 660,00 16,00
3º Quartil 4.793,58 57.522,96 1.198,40 29,05
Teto Salarial 5.806,12 69.673,44 1.451,53 35,19


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Outros profissionais do ensino não classificados anteriormente
        • Professores de educação especial

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Professores de educação especial atuam em atividades de ensino, saúde e serviços sociais, pesquisa e desenvolvimento, atividades recreativas, culturais e desportivas e administração pública, defesa e seguridade social. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horário diurno. Eventualmente, trabalham em posições desconfortáveis durante longos períodos, em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse. Também podem estar expostos a ruído intenso, condições insalubres e agressões físicas.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de educação especial

O exercício desse cargo requer curso superior na área de educação, com cursos ou especializações na área de educação especial.


Funções e atividades do Professor de cegos

Professores de educação especial devem:

  • preparar materiais pedagógicos e recursos específicos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • participar do desenvolvimento de diferentes programas de atendimento educacional;
  • avaliar as necessidades educacionais dos alunos;
  • atuar no processo de ensino-aprendizagem;
  • divulgar conhecimentos da Área;
  • formar profissionais para atuação na Área;
  • participar da elaboração do projeto político-pedagógico da escola;
  • pesquisar sobre temas de interesse da Área;
  • participar de atividades pedagógico-administrativas;

Atividades

  • participar das associações da área;
  • transcrever à tinta textos em braile dos alunos;
  • estabelecer parcerias com equipes multidisciplinares;
  • realizar atividades para orientação e mobilidade;
  • gravar textos em diferentes suportes (fitas, multimídia etc);
  • avaliar comunicação receptiva dos alunos;
  • encaminhar aluno para ensino regular;
  • elaborar registros de avanços dos alunos;
  • dominar braile;
  • elaborar material visual para alunos;
  • avaliar rendimento escolar;
  • elaborar programas de atendimento educacional;
  • preparar professores para classes de inclusão;
  • adaptar jogos pedagógicos em braile e em tipos ampliados;
  • atuar em programas de reabilitação educacional;
  • demonstrar capacidade de trabalhar com as diferenças;
  • demonstrar capacidade de articular diferentes realidades;
  • demonstrar capacidade de improvisação;
  • participar de fóruns de saúde e educação;
  • prepara comunidade para uso de técnicas de orientação e mobilidade;
  • ensinar língua portuguesa;
  • ensinar as atividades de vida diária (avd);
  • demonstrar capacidade de dirigir estabelecimentos de ensino;
  • ministrar aulas de orientação para o trabalho;
  • conceder entrevistas aos meios de comunicação de massa;
  • demonstrar capacidade de administrar frustações;
  • encaminhar o aluno para o mercado de trabalho;
  • participar da elaboração de informativos sobre prevenção;
  • definir conteúdos escolares;
  • atuar em programas de estimulação essencial;
  • criar materiais didático-pedagógicos;
  • planejar atividades extraclasse;
  • organizar exposições dos trabalhos dos alunos;
  • estudar abordagens de comunicação aumentativa e alternativa;
  • demonstrar capacidade de liderança;
  • ensinar conteúdos das disciplinas curriculares;
  • implementar programas de atendimento educacional;
  • ministrar palestras e cursos;
  • identificar as necessidades de aprendizagem dos alunos;
  • alfabetizar em braile;
  • demonstrar tolerância;
  • demonstrar capacidade de coordenação pedagógica de estabelecimentos de ensino;
  • demonstrar capacidade de observação;
  • estabelecer parcerias com as famílias;
  • analisar os resultados das avaliações dos profissionais de outras áreas;
  • pesquisar o uso de tecnologias;
  • registrar notas e conteúdos em diários de classe;
  • avaliar conhecimento do aluno iniciante;
  • coordenar pedagogicamente instituições de atendimento de alunos com necessidades especiais de aprende;
  • participar de palestras e cursos;
  • ensinar as atividades de vida autônoma;
  • planejar a avaliação do processo de ensino-aprendizagem;
  • preparar a comunidade para interagir com pessoas com necessidades educacionais especiais;
  • coordenar curso;
  • criar materiais para comunicação alternativa;
  • dominar diferentes formas de comunicação;
  • indicar instituições para práticas de ensino profissionalizante;
  • encaminhar alunos para avaliações específicas;
  • trabalhar com recursos da linguagem da informática;
  • demonstrar capacidade de motivar o outro;
  • pesquisar temas de educação especial;
  • transcrever textos em tinta para o braile;
  • prestar serviços de apoio pedagógico especializado nas diferentes modalidades de ensino;
  • demonstrar capacidade de trabalhar com ensino individualizado;
  • planejar programas de intervenção educacional individual;
  • desenvolver atividades funcionais que envolvam a comunidade;
  • participar de conselhos de classe;
  • elaborar projetos com instituições não escolares;
  • corrigir trabalhos dos alunos;
  • participar da elaboração de informativos sobre formas de comunicação;
  • dominar conteúdos e metodologias da área;
  • avaliar os resultados dos projetos;
  • dominar língua de sinais;
  • planejar componentes curriculares de acordo com ano/ciclo;
  • atuar em programas de habilitação educacional;
  • demonstrar capacidade de reconhecer as próprias limitações;
  • estudar as propostas da legislação educacional;
  • demonstrar capacidade de planejamento;
  • participar da avaliação da comunicação receptiva dos alunos;
  • elaborar relatórios;
  • participar do processo de avaliação dos aspectos psicomotor e cognitivo do aluno;
  • demonstrar capacidade de estudo e pesquisa;
  • proceder com ética;
  • participar de reuniões pedagógicas;
  • participar do planejamento de atividades de integração escola-família-comunidade;
  • participar da elaboração do plano de ensino;
  • recorrer a legislação sobre os direitos das pessoas com necessidades especiais de aprendizagem;
  • demonstrar criatividade;
  • realizar atividades lúdicas visando interação sócio afetiva;
  • orientar estágios dos alunos;
  • acompanhar treinamento do aluno em empresas;
  • orientar trabalho em sala de leitura;
  • demonstrar flexibilidade;
  • criar texturas, relevos que transmitam conhecimentos;
  • preparar instrutores para atuação na formação profissionalizante do aprendiz;
  • preparar materiais de autocontrate;
  • analisar novas teorias para implementação prática;
  • encaminhar o aluno para treinamento em empresas;
  • ensinar o uso do sorobã para cálculos matemáticos;
  • ensinar atividades recreativas;
  • elaborar plano de aulas;
  • preparar profissionais para atuação educacional em hospitais;
  • elaborar projetos de estimulação essencial;
  • adequar o currículo às necessidades dos alunos;
  • avaliar comunicação expressiva dos alunos;
  • demonstrar capacidade de interpretar a língua de sinais;
  • analisar bibliografias sobre síndromes e patologias;
  • dirigir instituições de atendimento de alunos com necessidades especiais de aprendizagem;
  • orientar voluntários para educação especial em comunidades;
  • elaborar projetos de atendimento de jovens e adultos;
  • participar de associações da categoria;
  • participar da organização de eventos sobre prevenção;
  • desenvolver atividades profissionalizantes com os alunos;
  • participar de programas de inclusão escolar;
  • elaborar programas de atendimento a jovens e adultos;
  • transcrever textos em tipos ampliados;
  • analisar propostas pedagógicas;
  • demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
  • realizar atividades pedagógicas e culturais em hospitais;
  • elaborar projetos de pesquisa;
  • preparar atividades funcionais que envolvam a comunidade;
  • trabalhar o tema do preconceito em diferentes tipos de eventos;
  • avaliar estilos e ritmos de aprendizagem dos alunos;
  • preparar a comunidade para uso do braile;
  • participar da elaboração de textos sobre temas da área;
  • selecionar atividades e recursos físicos e materiais;
  • confeccionar materiais didático-pedagógicos;
  • participar da elaboração do currículo escolar;
  • participar da avaliação da comunicação expressiva dos alunos;
  • elaborar instrumentos de avaliação;
  • participar de projetos de pesquisa;
  • participar da organização de seminários, fóruns e outros eventos;
  • contribuir para a elaboração de revistas, jornais e boletins informativos;
  • pesquisar bibliografia sobre síndromes e patologias;
  • divulgar os resultados dos projetos de pesquisas;
  • estudar a língua escrita da língua de sinais;
  • prestar assessoria à comunidade escolar;


Setores que mais contratam Professor de cegos no mercado de trabalho

  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Serviços combinados para apoio a edifícios
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Seleção e agenciamento de mão-de-obra
  • Administração pública em geral
  • Educação infantil - pré-escola




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