Salário para o cargo de Pedagogo especializado em deficiência física
CBO 2392-10 > Professores de educação especial

Pedagogo especializado em deficiência física - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Promovem a educação de alunos com necessidades educativas especiais ensinando-os a ler e escrever em português e em braile, calcular, expressar-se, resolver problemas e as atividades da vida diária, desenvolver habilidades, atitudes e valores, desenvolvem atividades funcionais e programas de estimulação essencial e de educação de jovens e adultos, avaliando as necessidades educacionais dos alunos, realizam atividades como: planejar, avaliar, elaborar materiais, pesquisar e divulgar conhecimentos da área, podem dirigir e coordenar estabelecimentos de educação especial.

Quanto ganha um Pedagogo especializado em deficiência física

Um Pedagogo especializado em deficiência física trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.058,38 e R$ 5.526,48, com a média salarial de R$ 2.904,79 e o salário mediana em R$ 2.751,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Pedagogo especializado em deficiência física

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.904,79 34.857,45 726,20 18,27
1º Quartil 2.058,38 24.700,51 514,59 12,94
Salário Mediana 2.751,00 33.012,00 687,75 17,30
3º Quartil 4.214,73 50.576,76 1.053,68 26,51
Teto Salarial 5.526,48 66.317,77 1.381,62 34,75


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Outros profissionais do ensino não classificados anteriormente
        • Professores de educação especial

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Descalvado - SP 3.349 - 5.664 4.165,13 3.348,74 4.231,00 4.676,00 5.663,71
Rio Branco - AC 1.641 - 2.597 1.877,57 1.640,94 1.863,00 2.144,25 2.597,18
Curitiba - PR 2.433 - 5.595 3.115,78 2.432,75 2.751,00 4.619,58 5.595,38
Sorocaba - SP 1.822 - 3.876 2.873,63 1.822,00 3.200,00 3.200,00 3.875,94
Maringá - PR 2.751 - 4.864 3.042,88 2.751,00 2.751,00 4.015,83 4.864,10
Itatinga - SP 2.600 - 3.434 2.735,58 2.600,00 2.835,00 2.835,00 3.433,84
Macaé - RJ 1.412 - 2.180 1.510,00 1.412,00 1.412,00 1.800,00 2.180,21
Corupa - SC 3.889 - 5.558 4.374,47 3.888,50 4.420,00 4.589,00 5.558,33
Marau - RS 1.926 - 5.472 3.085,08 1.926,33 2.400,00 4.518,00 5.472,34
Rio Verde - GO 3.479 - 4.436 3.628,73 3.479,00 3.662,00 3.662,00 4.435,52
Fartura - SP 2.241 - 4.107 2.506,77 2.241,25 2.330,00 3.390,50 4.106,68
Campinas - SP 1.581 - 3.911 2.122,00 1.581,00 2.000,00 3.229,00 3.911,06
Ijuí - RS 1.785 - 2.341 1.853,78 1.785,00 1.891,00 1.932,50 2.340,70
Matupa - MT 1.412 - 3.997 2.260,89 1.412,00 2.700,00 3.300,00 3.997,06
Antônio Carlos - SC 2.650 - 6.420 3.238,89 2.650,00 2.650,00 5.300,00 6.419,52
Rio Bonito do Iguaçu - PR 2.751 - 6.664 3.668,00 2.751,00 2.751,00 5.502,00 6.664,19
Douradina - PR 2.050 - 2.483 2.050,00 2.050,00 2.050,00 2.050,00 2.483,02
São Jorge D Oeste - PR 1.500 - 3.997 2.775,00 1.500,00 3.150,00 3.300,00 3.997,06
Paiçandu - PR 2.213 - 3.332 2.616,38 2.212,50 2.751,00 2.751,00 3.332,09
Floresta - PR 2.751 - 6.664 3.537,00 2.751,00 2.751,00 5.502,00 6.664,19


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 2.014 - 5.471 3.285,51 2.013,79 3.200,00 4.516,78 5.470,86
Paraná 2.241 - 5.555 3.076,23 2.240,76 2.751,00 4.585,96 5.554,66
Acre 1.641 - 2.597 1.877,57 1.640,94 1.863,00 2.144,25 2.597,18
Santa Catarina 2.367 - 6.013 3.878,30 2.367,43 4.420,00 4.964,79 6.013,50
Rio Grande do Sul 1.638 - 4.345 2.314,44 1.637,56 2.210,00 3.587,22 4.344,95
Rio de Janeiro 1.412 - 2.848 1.647,59 1.412,00 1.412,00 2.351,33 2.848,01
Mato Grosso 1.412 - 3.755 2.328,14 1.412,00 2.578,00 3.100,00 3.754,81
Minas Gerais 1.519 - 3.393 2.310,54 1.519,33 2.432,00 2.801,33 3.393,06
Goiás 2.765 - 4.436 3.455,08 2.765,33 3.662,00 3.662,00 4.435,52
Mato Grosso do Sul 2.438 - 4.738 3.173,78 2.438,00 3.173,00 3.911,50 4.737,73
Espírito Santo 1.412 - 4.135 2.267,38 1.412,00 2.100,00 3.414,00 4.135,14
Amazonas 1.790 - 2.542 1.975,40 1.790,00 2.099,00 2.099,00 2.542,37


Principais locais de trabalho

Professores de educação especial atuam em atividades de ensino, saúde e serviços sociais, pesquisa e desenvolvimento, atividades recreativas, culturais e desportivas e administração pública, defesa e seguridade social. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horário diurno. Eventualmente, trabalham em posições desconfortáveis durante longos períodos, em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse. Também podem estar expostos a ruído intenso, condições insalubres e agressões físicas.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de educação especial

O exercício desse cargo requer curso superior na área de educação, com cursos ou especializações na área de educação especial.


Funções e atividades do Pedagogo especializado em deficiência física

Professores de educação especial devem:

  • participar de atividades pedagógico-administrativas;
  • divulgar conhecimentos da Área;
  • avaliar as necessidades educacionais dos alunos;
  • formar profissionais para atuação na Área;
  • participar da elaboração do projeto político-pedagógico da escola;
  • pesquisar sobre temas de interesse da Área;
  • participar do desenvolvimento de diferentes programas de atendimento educacional;
  • preparar materiais pedagógicos e recursos específicos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • atuar no processo de ensino-aprendizagem;

  • Atividades

    • encaminhar aluno para ensino regular;
    • analisar propostas pedagógicas;
    • demonstrar capacidade de estudo e pesquisa;
    • ensinar língua portuguesa;
    • participar da elaboração do plano de ensino;
    • participar de programas de inclusão escolar;
    • gravar textos em diferentes suportes (fitas, multimídia etc);
    • ensinar o uso do sorobã para cálculos matemáticos;
    • coordenar curso;
    • contribuir para a elaboração de revistas, jornais e boletins informativos;
    • preparar instrutores surdos para atuação nas modalidades de ensino;
    • participar das associações da área;
    • trabalhar com comunicação aumentativa e alternativa;
    • coordenar pedagogicamente instituições de atendimento de alunos com necessidades especiais de aprende;
    • confeccionar materiais didático-pedagógicos;
    • pesquisar estratégias de aquisição de língua;
    • ministrar palestras e cursos;
    • demonstrar capacidade de trabalhar com as diferenças;
    • ministrar aulas de orientação para o trabalho;
    • preparar a comunidade para interagir com pessoas com necessidades educacionais especiais;
    • transcrever textos em tipos ampliados;
    • realizar atividades para orientação e mobilidade;
    • elaborar relatórios;
    • demonstrar capacidade de trabalhar com ensino individualizado;
    • orientar voluntários para educação especial em comunidades;
    • organizar exposições dos trabalhos dos alunos;
    • alfabetizar em braile;
    • demonstrar tolerância;
    • preparar atividades funcionais que envolvam a comunidade;
    • pesquisar bibliografia sobre síndromes e patologias;
    • criar materiais para comunicação alternativa;
    • estudar abordagens de comunicação aumentativa e alternativa;
    • avaliar o desempenho linguístico do surdos;
    • corrigir trabalhos dos alunos;
    • demonstrar capacidade de administrar frustações;
    • desenvolver atividades funcionais que envolvam a comunidade;
    • dominar braile;
    • trabalhar o tema do preconceito em diferentes tipos de eventos;
    • participar do processo de avaliação dos aspectos psicomotor e cognitivo do aluno;
    • pesquisar língua escrita de sinais;
    • prestar assessoria à comunidade escolar;
    • transcrever à tinta textos em braile dos alunos;
    • adaptar jogos pedagógicos em braile e em tipos ampliados;
    • produzir fitas de vídeo com legendas e língua de sinais;
    • participar da avaliação da comunicação expressiva dos alunos;
    • demonstrar criatividade;
    • trabalhar com recursos da linguagem da informática;
    • proceder com ética;
    • atuar em programas de habilitação educacional;
    • preparar instrutores para atuação na formação profissionalizante do aprendiz;
    • elaborar instrumentos de avaliação;
    • demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
    • analisar novas teorias para implementação prática;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • participar de associações da categoria;
    • preparar materiais com adaptações motoras e posturais;
    • elaborar projetos com instituições não escolares;
    • avaliar rendimento escolar;
    • realizar atividades pedagógicas e culturais em hospitais;
    • orientar estágios dos alunos;
    • realizar atividades lúdicas visando interação sócio afetiva;
    • planejar atividades extraclasse;
    • avaliar comunicação expressiva dos alunos;
    • encaminhar o aluno para oficinas protegidas, profissionalizantes ou ocupacionais;
    • ensinar a língua portuguesa como segunda língua;
    • demonstrar flexibilidade;
    • prestar serviços de apoio pedagógico especializado nas diferentes modalidades de ensino;
    • preparar pistas visuais para contextualização de ambientes;
    • demonstrar capacidade de interpretar a língua de sinais;
    • elaborar programas de atendimento a jovens e adultos;
    • ensinar o uso de objetos de referência;
    • conceder entrevistas aos meios de comunicação de massa;
    • demonstrar capacidade de reconhecer as próprias limitações;
    • registrar notas e conteúdos em diários de classe;
    • orientar trabalho em sala de leitura;
    • participar de reuniões pedagógicas;
    • atuar em programas de reabilitação educacional;
    • avaliar conhecimento do aluno iniciante;
    • desenvolver atividades profissionalizantes com os alunos;
    • pesquisar o uso de tecnologias;
    • divulgar a língua escrita de sinais para a comunidade;
    • preparar a comunidade para uso do braile;
    • elaborar projetos de pesquisa;
    • elaborar registros de avanços dos alunos;
    • recorrer a legislação sobre os direitos das pessoas com necessidades especiais de aprendizagem;
    • estabelecer parcerias com equipes multidisciplinares;
    • criar texturas, relevos que transmitam conhecimentos;
    • participar do planejamento de atividades de integração escola-família-comunidade;
    • avaliar comunicação receptiva dos alunos;
    • participar da organização de eventos sobre prevenção;
    • participar da organização de seminários, fóruns e outros eventos;
    • desenvolver atividades dos diferentes componentes curriculares em libras e língua portuguesa;
    • preparar professores para classes de inclusão;
    • pesquisar a língua de sinais;
    • transcrever textos em tinta para o braile;
    • preparar materiais de autocontrate;
    • adequar o currículo às necessidades dos alunos;
    • participar de conselhos de classe;
    • preparar profissionais para atuação educacional em hospitais;
    • implementar programas de atendimento educacional;
    • criar material em língua brasileira de sinais (libras) e língua portuguesa;
    • ensinar as atividades de vida diária (avd);
    • planejar atividades com base na experiência visual dos alunos;
    • prepara comunidade para uso de técnicas de orientação e mobilidade;
    • dirigir instituições de atendimento de alunos com necessidades especiais de aprendizagem;
    • demonstrar capacidade de motivar o outro;
    • atuar em programas de estimulação essencial;
    • estudar as propostas da legislação educacional;
    • pesquisar temas de educação especial;
    • selecionar atividades e recursos físicos e materiais;
    • dominar diferentes formas de comunicação;
    • demonstrar capacidade de planejamento;
    • demonstrar capacidade de improvisação;
    • participar das atividades do programa de integração sensorial;
    • encaminhar o aluno para treinamento em empresas;
    • avaliar estilos e ritmos de aprendizagem dos alunos;
    • planejar programas de intervenção educacional individual;
    • demonstrar capacidade de articular diferentes realidades;
    • elaborar plano de aulas;
    • encaminhar o aluno para o mercado de trabalho;
    • divulgar os resultados dos projetos de pesquisas;
    • elaborar material visual para alunos;
    • estudar a língua escrita da língua de sinais;
    • participar da elaboração de informativos sobre formas de comunicação;
    • identificar as necessidades de aprendizagem dos alunos;
    • ensinar atividades recreativas;
    • participar de palestras e cursos;
    • definir conteúdos escolares;
    • criar materiais didático-pedagógicos;
    • encaminhar alunos para avaliações específicas;
    • participar da elaboração de textos sobre temas da área;
    • indicar instituições para práticas de ensino profissionalizante;
    • avaliar os resultados dos projetos;
    • ensinar a organizar os objetos de referência para antecipar as atividades diárias;
    • dominar língua de sinais;
    • demonstrar capacidade de dirigir estabelecimentos de ensino;
    • elaborar propostas de ensino da língua portuguesa como segunda língua;
    • ensinar as atividades de vida autônoma;
    • analisar os resultados das avaliações dos profissionais de outras áreas;
    • formar guia-intérprete para surdo cego;
    • preparar o intérprete de língua de sinais para atuação nas modalidades de ensino;
    • ensinar conteúdos curriculares em língua de sinais e língua portuguesa;
    • dominar conteúdos e metodologias da área;
    • participar da elaboração do currículo escolar;
    • acompanhar treinamento do aluno em empresas;
    • divulgar a língua de sinais para a comunidade;
    • pesquisar experiência visual e espacial de surdos e surdo cegos;
    • elaborar projetos de estimulação essencial;
    • participar da avaliação da comunicação receptiva dos alunos;
    • participar de fóruns de saúde e educação;
    • ensinar conteúdos das disciplinas curriculares;
    • participar de projetos de pesquisa;
    • elaborar programas de atendimento educacional;
    • estabelecer parcerias com as famílias;
    • planejar a avaliação do processo de ensino-aprendizagem;
    • elaborar códigos de interação social;
    • analisar bibliografias sobre síndromes e patologias;
    • planejar componentes curriculares de acordo com ano/ciclo;
    • demonstrar capacidade de liderança;
    • demonstrar capacidade de coordenação pedagógica de estabelecimentos de ensino;
    • elaborar projetos de atendimento de jovens e adultos;
    • participar da elaboração de informativos sobre prevenção;


    Setores que mais contratam Pedagogo especializado em deficiência física no mercado de trabalho

    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Administração pública em geral
    • Ensino fundamental
    • Limpeza em prédios e em domicílios
    • Serviços de assistência social sem alojamento
    • Educação infantil - creche
    • Atividades de apoio à educação, exceto caixas escolares
    • Educação infantil - pré-escola
    • Atividades de condicionamento físico
    • Distribuição de água por caminhões




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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