Quanto ganha um Pedagogo especializado em deficiência física
Um Pedagogo especializado em deficiência física trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.058,38 e R$ 5.526,48, com a média salarial de R$ 2.904,79 e o salário mediana em R$ 2.751,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.
Salário Mensal | Salário Anual | Salário Por Semana | Salário Por Hora | |
Média Salarial | 2.904,79 | 34.857,45 | 726,20 | 18,27 |
1º Quartil | 2.058,38 | 24.700,51 | 514,59 | 12,94 |
Salário Mediana | 2.751,00 | 33.012,00 | 687,75 | 17,30 |
3º Quartil | 4.214,73 | 50.576,76 | 1.053,68 | 26,51 |
Teto Salarial | 5.526,48 | 66.317,77 | 1.381,62 | 34,75 |
Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais do ensino
- Outros profissionais do ensino não classificados anteriormente
- Professores de educação especial
Cargos relacionados:
- Professor de braile
- Professor de estimulação da língua portuguesa modalidade oral ( ensino especial)
- Professor de reabilitação visual
- Professor de alunos com distúrbios da áudio-comunicação
- Professor em educação especial de dmu (deficiências múltiplas)
- Professor de alunos com deficiência múltipla
- Professor de alunos com deficiência mental
- Professor de cegos
- Professor de aluno surdo-cego
- Pedagogo especializado em deficientes da áudio-comunicação
- Professor de alunos com deficiência visual
- Pedagogo em educação especial de cegos
Salários nas cidades que mais contratam
Cidade | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
Descalvado - SP | 3.349 - 5.664 | 4.165,13 | 3.348,74 | 4.231,00 | 4.676,00 | 5.663,71 |
Rio Branco - AC | 1.641 - 2.597 | 1.877,57 | 1.640,94 | 1.863,00 | 2.144,25 | 2.597,18 |
Curitiba - PR | 2.433 - 5.595 | 3.115,78 | 2.432,75 | 2.751,00 | 4.619,58 | 5.595,38 |
Sorocaba - SP | 1.822 - 3.876 | 2.873,63 | 1.822,00 | 3.200,00 | 3.200,00 | 3.875,94 |
Maringá - PR | 2.751 - 4.864 | 3.042,88 | 2.751,00 | 2.751,00 | 4.015,83 | 4.864,10 |
Itatinga - SP | 2.600 - 3.434 | 2.735,58 | 2.600,00 | 2.835,00 | 2.835,00 | 3.433,84 |
Macaé - RJ | 1.412 - 2.180 | 1.510,00 | 1.412,00 | 1.412,00 | 1.800,00 | 2.180,21 |
Corupa - SC | 3.889 - 5.558 | 4.374,47 | 3.888,50 | 4.420,00 | 4.589,00 | 5.558,33 |
Marau - RS | 1.926 - 5.472 | 3.085,08 | 1.926,33 | 2.400,00 | 4.518,00 | 5.472,34 |
Rio Verde - GO | 3.479 - 4.436 | 3.628,73 | 3.479,00 | 3.662,00 | 3.662,00 | 4.435,52 |
Fartura - SP | 2.241 - 4.107 | 2.506,77 | 2.241,25 | 2.330,00 | 3.390,50 | 4.106,68 |
Campinas - SP | 1.581 - 3.911 | 2.122,00 | 1.581,00 | 2.000,00 | 3.229,00 | 3.911,06 |
Ijuí - RS | 1.785 - 2.341 | 1.853,78 | 1.785,00 | 1.891,00 | 1.932,50 | 2.340,70 |
Matupa - MT | 1.412 - 3.997 | 2.260,89 | 1.412,00 | 2.700,00 | 3.300,00 | 3.997,06 |
Antônio Carlos - SC | 2.650 - 6.420 | 3.238,89 | 2.650,00 | 2.650,00 | 5.300,00 | 6.419,52 |
Rio Bonito do Iguaçu - PR | 2.751 - 6.664 | 3.668,00 | 2.751,00 | 2.751,00 | 5.502,00 | 6.664,19 |
Douradina - PR | 2.050 - 2.483 | 2.050,00 | 2.050,00 | 2.050,00 | 2.050,00 | 2.483,02 |
São Jorge D Oeste - PR | 1.500 - 3.997 | 2.775,00 | 1.500,00 | 3.150,00 | 3.300,00 | 3.997,06 |
Paiçandu - PR | 2.213 - 3.332 | 2.616,38 | 2.212,50 | 2.751,00 | 2.751,00 | 3.332,09 |
Floresta - PR | 2.751 - 6.664 | 3.537,00 | 2.751,00 | 2.751,00 | 5.502,00 | 6.664,19 |
Remuneração nos estados
Estado | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
São Paulo | 2.014 - 5.471 | 3.285,51 | 2.013,79 | 3.200,00 | 4.516,78 | 5.470,86 |
Paraná | 2.241 - 5.555 | 3.076,23 | 2.240,76 | 2.751,00 | 4.585,96 | 5.554,66 |
Acre | 1.641 - 2.597 | 1.877,57 | 1.640,94 | 1.863,00 | 2.144,25 | 2.597,18 |
Santa Catarina | 2.367 - 6.013 | 3.878,30 | 2.367,43 | 4.420,00 | 4.964,79 | 6.013,50 |
Rio Grande do Sul | 1.638 - 4.345 | 2.314,44 | 1.637,56 | 2.210,00 | 3.587,22 | 4.344,95 |
Rio de Janeiro | 1.412 - 2.848 | 1.647,59 | 1.412,00 | 1.412,00 | 2.351,33 | 2.848,01 |
Mato Grosso | 1.412 - 3.755 | 2.328,14 | 1.412,00 | 2.578,00 | 3.100,00 | 3.754,81 |
Minas Gerais | 1.519 - 3.393 | 2.310,54 | 1.519,33 | 2.432,00 | 2.801,33 | 3.393,06 |
Goiás | 2.765 - 4.436 | 3.455,08 | 2.765,33 | 3.662,00 | 3.662,00 | 4.435,52 |
Mato Grosso do Sul | 2.438 - 4.738 | 3.173,78 | 2.438,00 | 3.173,00 | 3.911,50 | 4.737,73 |
Espírito Santo | 1.412 - 4.135 | 2.267,38 | 1.412,00 | 2.100,00 | 3.414,00 | 4.135,14 |
Amazonas | 1.790 - 2.542 | 1.975,40 | 1.790,00 | 2.099,00 | 2.099,00 | 2.542,37 |
Principais locais de trabalho
Professores de educação especial atuam em atividades de ensino, saúde e serviços sociais, pesquisa e desenvolvimento, atividades recreativas, culturais e desportivas e administração pública, defesa e seguridade social. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horário diurno. Eventualmente, trabalham em posições desconfortáveis durante longos períodos, em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse. Também podem estar expostos a ruído intenso, condições insalubres e agressões físicas.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de educação especial
O exercício desse cargo requer curso superior na área de educação, com cursos ou especializações na área de educação especial.
Funções e atividades do Pedagogo especializado em deficiência física
Professores de educação especial devem:
Atividades
- encaminhar aluno para ensino regular;
- analisar propostas pedagógicas;
- demonstrar capacidade de estudo e pesquisa;
- ensinar língua portuguesa;
- participar da elaboração do plano de ensino;
- participar de programas de inclusão escolar;
- gravar textos em diferentes suportes (fitas, multimídia etc);
- ensinar o uso do sorobã para cálculos matemáticos;
- coordenar curso;
- contribuir para a elaboração de revistas, jornais e boletins informativos;
- preparar instrutores surdos para atuação nas modalidades de ensino;
- participar das associações da área;
- trabalhar com comunicação aumentativa e alternativa;
- coordenar pedagogicamente instituições de atendimento de alunos com necessidades especiais de aprende;
- confeccionar materiais didático-pedagógicos;
- pesquisar estratégias de aquisição de língua;
- ministrar palestras e cursos;
- demonstrar capacidade de trabalhar com as diferenças;
- ministrar aulas de orientação para o trabalho;
- preparar a comunidade para interagir com pessoas com necessidades educacionais especiais;
- transcrever textos em tipos ampliados;
- realizar atividades para orientação e mobilidade;
- elaborar relatórios;
- demonstrar capacidade de trabalhar com ensino individualizado;
- orientar voluntários para educação especial em comunidades;
- organizar exposições dos trabalhos dos alunos;
- alfabetizar em braile;
- demonstrar tolerância;
- preparar atividades funcionais que envolvam a comunidade;
- pesquisar bibliografia sobre síndromes e patologias;
- criar materiais para comunicação alternativa;
- estudar abordagens de comunicação aumentativa e alternativa;
- avaliar o desempenho linguístico do surdos;
- corrigir trabalhos dos alunos;
- demonstrar capacidade de administrar frustações;
- desenvolver atividades funcionais que envolvam a comunidade;
- dominar braile;
- trabalhar o tema do preconceito em diferentes tipos de eventos;
- participar do processo de avaliação dos aspectos psicomotor e cognitivo do aluno;
- pesquisar língua escrita de sinais;
- prestar assessoria à comunidade escolar;
- transcrever à tinta textos em braile dos alunos;
- adaptar jogos pedagógicos em braile e em tipos ampliados;
- produzir fitas de vídeo com legendas e língua de sinais;
- participar da avaliação da comunicação expressiva dos alunos;
- demonstrar criatividade;
- trabalhar com recursos da linguagem da informática;
- proceder com ética;
- atuar em programas de habilitação educacional;
- preparar instrutores para atuação na formação profissionalizante do aprendiz;
- elaborar instrumentos de avaliação;
- demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
- analisar novas teorias para implementação prática;
- demonstrar capacidade de observação;
- participar de associações da categoria;
- preparar materiais com adaptações motoras e posturais;
- elaborar projetos com instituições não escolares;
- avaliar rendimento escolar;
- realizar atividades pedagógicas e culturais em hospitais;
- orientar estágios dos alunos;
- realizar atividades lúdicas visando interação sócio afetiva;
- planejar atividades extraclasse;
- avaliar comunicação expressiva dos alunos;
- encaminhar o aluno para oficinas protegidas, profissionalizantes ou ocupacionais;
- ensinar a língua portuguesa como segunda língua;
- demonstrar flexibilidade;
- prestar serviços de apoio pedagógico especializado nas diferentes modalidades de ensino;
- preparar pistas visuais para contextualização de ambientes;
- demonstrar capacidade de interpretar a língua de sinais;
- elaborar programas de atendimento a jovens e adultos;
- ensinar o uso de objetos de referência;
- conceder entrevistas aos meios de comunicação de massa;
- demonstrar capacidade de reconhecer as próprias limitações;
- registrar notas e conteúdos em diários de classe;
- orientar trabalho em sala de leitura;
- participar de reuniões pedagógicas;
- atuar em programas de reabilitação educacional;
- avaliar conhecimento do aluno iniciante;
- desenvolver atividades profissionalizantes com os alunos;
- pesquisar o uso de tecnologias;
- divulgar a língua escrita de sinais para a comunidade;
- preparar a comunidade para uso do braile;
- elaborar projetos de pesquisa;
- elaborar registros de avanços dos alunos;
- recorrer a legislação sobre os direitos das pessoas com necessidades especiais de aprendizagem;
- estabelecer parcerias com equipes multidisciplinares;
- criar texturas, relevos que transmitam conhecimentos;
- participar do planejamento de atividades de integração escola-família-comunidade;
- avaliar comunicação receptiva dos alunos;
- participar da organização de eventos sobre prevenção;
- participar da organização de seminários, fóruns e outros eventos;
- desenvolver atividades dos diferentes componentes curriculares em libras e língua portuguesa;
- preparar professores para classes de inclusão;
- pesquisar a língua de sinais;
- transcrever textos em tinta para o braile;
- preparar materiais de autocontrate;
- adequar o currículo às necessidades dos alunos;
- participar de conselhos de classe;
- preparar profissionais para atuação educacional em hospitais;
- implementar programas de atendimento educacional;
- criar material em língua brasileira de sinais (libras) e língua portuguesa;
- ensinar as atividades de vida diária (avd);
- planejar atividades com base na experiência visual dos alunos;
- prepara comunidade para uso de técnicas de orientação e mobilidade;
- dirigir instituições de atendimento de alunos com necessidades especiais de aprendizagem;
- demonstrar capacidade de motivar o outro;
- atuar em programas de estimulação essencial;
- estudar as propostas da legislação educacional;
- pesquisar temas de educação especial;
- selecionar atividades e recursos físicos e materiais;
- dominar diferentes formas de comunicação;
- demonstrar capacidade de planejamento;
- demonstrar capacidade de improvisação;
- participar das atividades do programa de integração sensorial;
- encaminhar o aluno para treinamento em empresas;
- avaliar estilos e ritmos de aprendizagem dos alunos;
- planejar programas de intervenção educacional individual;
- demonstrar capacidade de articular diferentes realidades;
- elaborar plano de aulas;
- encaminhar o aluno para o mercado de trabalho;
- divulgar os resultados dos projetos de pesquisas;
- elaborar material visual para alunos;
- estudar a língua escrita da língua de sinais;
- participar da elaboração de informativos sobre formas de comunicação;
- identificar as necessidades de aprendizagem dos alunos;
- ensinar atividades recreativas;
- participar de palestras e cursos;
- definir conteúdos escolares;
- criar materiais didático-pedagógicos;
- encaminhar alunos para avaliações específicas;
- participar da elaboração de textos sobre temas da área;
- indicar instituições para práticas de ensino profissionalizante;
- avaliar os resultados dos projetos;
- ensinar a organizar os objetos de referência para antecipar as atividades diárias;
- dominar língua de sinais;
- demonstrar capacidade de dirigir estabelecimentos de ensino;
- elaborar propostas de ensino da língua portuguesa como segunda língua;
- ensinar as atividades de vida autônoma;
- analisar os resultados das avaliações dos profissionais de outras áreas;
- formar guia-intérprete para surdo cego;
- preparar o intérprete de língua de sinais para atuação nas modalidades de ensino;
- ensinar conteúdos curriculares em língua de sinais e língua portuguesa;
- dominar conteúdos e metodologias da área;
- participar da elaboração do currículo escolar;
- acompanhar treinamento do aluno em empresas;
- divulgar a língua de sinais para a comunidade;
- pesquisar experiência visual e espacial de surdos e surdo cegos;
- elaborar projetos de estimulação essencial;
- participar da avaliação da comunicação receptiva dos alunos;
- participar de fóruns de saúde e educação;
- ensinar conteúdos das disciplinas curriculares;
- participar de projetos de pesquisa;
- elaborar programas de atendimento educacional;
- estabelecer parcerias com as famílias;
- planejar a avaliação do processo de ensino-aprendizagem;
- elaborar códigos de interação social;
- analisar bibliografias sobre síndromes e patologias;
- planejar componentes curriculares de acordo com ano/ciclo;
- demonstrar capacidade de liderança;
- demonstrar capacidade de coordenação pedagógica de estabelecimentos de ensino;
- elaborar projetos de atendimento de jovens e adultos;
- participar da elaboração de informativos sobre prevenção;
Setores que mais contratam Pedagogo especializado em deficiência física no mercado de trabalho
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Administração pública em geral
- Ensino fundamental
- Limpeza em prédios e em domicílios
- Serviços de assistência social sem alojamento
- Educação infantil - creche
- Atividades de apoio à educação, exceto caixas escolares
- Educação infantil - pré-escola
- Atividades de condicionamento físico
- Distribuição de água por caminhões
Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br