Salário para o cargo de Professor de braile
CBO 2392-25 > Professores de educação especial

Professor de braile - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Promovem a educação de alunos com necessidades educativas especiais ensinando-os a ler e escrever em português e em braile, calcular, expressar-se, resolver problemas e as atividades da vida diária, desenvolver habilidades, atitudes e valores, desenvolvem atividades funcionais e programas de estimulação essencial e de educação de jovens e adultos, avaliando as necessidades educacionais dos alunos, realizam atividades como: planejar, avaliar, elaborar materiais, pesquisar e divulgar conhecimentos da área, podem dirigir e coordenar estabelecimentos de educação especial.

Quanto ganha um Professor de braile

Um Professor de braile trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.901,98 e R$ 5.416,63, com a média salarial de R$ 2.772,40 e o salário mediana em R$ 2.500,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de braile

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.772,40 33.268,78 693,10 17,07
1º Quartil 1.901,98 22.823,78 475,50 11,71
Salário Mediana 2.500,00 30.000,00 625,00 15,39
3º Quartil 4.130,96 49.571,47 1.032,74 25,43
Teto Salarial 5.416,63 64.999,60 1.354,16 33,35


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Outros profissionais do ensino não classificados anteriormente
        • Professores de educação especial

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Uberaba - MG 1.661 - 3.561 2.338,18 1.661,00 2.300,00 2.940,00 3.561,02
Mossoró - RN 1.558 - 2.039 1.616,76 1.557,75 1.558,00 1.683,00 2.038,50
Itajaí - SC 3.100 - 6.662 4.574,71 3.100,00 5.000,00 5.500,00 6.661,77
São Paulo - SP 2.221 - 5.487 2.999,44 2.220,50 2.400,00 4.530,00 5.486,87
Curitiba - PR 2.751 - 4.998 3.184,12 2.751,00 3.303,00 4.126,50 4.998,14
Salvador - BA 1.485 - 3.823 1.883,04 1.485,00 1.578,00 3.156,00 3.822,64
Aracoiaba da Serra - SP 2.477 - 3.140 2.559,14 2.477,00 2.592,00 2.592,00 3.139,51
Florianópolis - SC 4.024 - 5.447 4.226,71 4.024,00 4.024,00 4.497,00 5.446,90
Chapeco - SC 4.500 - 5.996 4.800,00 4.500,00 4.950,00 4.950,00 5.995,59
Cuiabá - MT 1.700 - 2.974 2.177,50 1.700,00 2.327,50 2.455,00 2.973,57
Palmas - TO 1.951 - 3.932 2.933,20 1.951,00 3.246,00 3.246,00 3.931,65


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.857 - 4.578 2.678,06 1.856,90 2.560,00 3.779,90 4.578,33
Santa Catarina 2.903 - 6.328 4.325,27 2.903,13 4.500,00 5.224,56 6.328,15
Minas Gerais 1.593 - 3.498 2.231,34 1.592,64 2.300,00 2.888,33 3.498,44
Rio Grande do Norte 1.558 - 2.039 1.616,76 1.557,75 1.558,00 1.683,00 2.038,50
Paraná 2.659 - 6.664 3.668,40 2.659,00 3.303,00 5.502,00 6.664,19
Rio Grande do Sul 1.612 - 3.331 2.102,89 1.612,00 1.970,00 2.750,00 3.330,88
Bahia 1.532 - 4.031 2.187,25 1.531,50 1.578,29 3.328,00 4.030,97
Mato Grosso 1.700 - 4.905 2.445,00 1.700,00 2.455,00 4.050,00 4.905,48
Tocantins 1.951 - 3.932 2.933,20 1.951,00 3.246,00 3.246,00 3.931,65


Principais locais de trabalho

Professores de educação especial atuam em atividades de ensino, saúde e serviços sociais, pesquisa e desenvolvimento, atividades recreativas, culturais e desportivas e administração pública, defesa e seguridade social. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horário diurno. Eventualmente, trabalham em posições desconfortáveis durante longos períodos, em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse. Também podem estar expostos a ruído intenso, condições insalubres e agressões físicas.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de educação especial

O exercício desse cargo requer curso superior na área de educação, com cursos ou especializações na área de educação especial.


Funções e atividades do Professor de braile

Professores de educação especial devem:

  • participar de atividades pedagógico-administrativas;
  • pesquisar sobre temas de interesse da Área;
  • demonstrar competências pessoais;
  • participar do desenvolvimento de diferentes programas de atendimento educacional;
  • divulgar conhecimentos da Área;
  • participar da elaboração do projeto político-pedagógico da escola;
  • formar profissionais para atuação na Área;
  • preparar materiais pedagógicos e recursos específicos;
  • avaliar as necessidades educacionais dos alunos;
  • atuar no processo de ensino-aprendizagem;

  • Atividades

    • elaborar relatórios;
    • orientar trabalho em sala de leitura;
    • demonstrar tolerância;
    • adaptar jogos pedagógicos em braile e em tipos ampliados;
    • demonstrar capacidade de interpretar a língua de sinais;
    • ensinar língua portuguesa;
    • planejar componentes curriculares de acordo com ano/ciclo;
    • adequar o currículo às necessidades dos alunos;
    • atuar em programas de reabilitação educacional;
    • confeccionar materiais didático-pedagógicos;
    • demonstrar capacidade de estudo e pesquisa;
    • demonstrar capacidade de trabalhar com as diferenças;
    • participar do processo de avaliação dos aspectos psicomotor e cognitivo do aluno;
    • elaborar registros de avanços dos alunos;
    • participar de projetos de pesquisa;
    • elaborar projetos de pesquisa;
    • divulgar os resultados dos projetos de pesquisas;
    • ensinar a organizar os objetos de referência para antecipar as atividades diárias;
    • pesquisar experiência visual e espacial de surdos e surdo cegos;
    • alfabetizar em braile;
    • dominar conteúdos e metodologias da área;
    • preparar a comunidade para uso do braile;
    • trabalhar com comunicação aumentativa e alternativa;
    • pesquisar o uso de tecnologias;
    • analisar novas teorias para implementação prática;
    • demonstrar capacidade de articular diferentes realidades;
    • participar das atividades do programa de integração sensorial;
    • dominar diferentes formas de comunicação;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • participar da elaboração de textos sobre temas da área;
    • elaborar projetos de atendimento de jovens e adultos;
    • ensinar conteúdos das disciplinas curriculares;
    • estudar a língua escrita da língua de sinais;
    • participar de reuniões pedagógicas;
    • pesquisar a língua de sinais;
    • produzir fitas de vídeo com legendas e língua de sinais;
    • ensinar as atividades de vida diária (avd);
    • participar de associações da categoria;
    • analisar os resultados das avaliações dos profissionais de outras áreas;
    • encaminhar o aluno para oficinas protegidas, profissionalizantes ou ocupacionais;
    • demonstrar capacidade de improvisação;
    • participar da elaboração de informativos sobre formas de comunicação;
    • desenvolver atividades profissionalizantes com os alunos;
    • gravar textos em diferentes suportes (fitas, multimídia etc);
    • preparar instrutores surdos para atuação nas modalidades de ensino;
    • prestar serviços de apoio pedagógico especializado nas diferentes modalidades de ensino;
    • avaliar o desempenho linguístico do surdos;
    • pesquisar estratégias de aquisição de língua;
    • preparar o intérprete de língua de sinais para atuação nas modalidades de ensino;
    • preparar materiais com adaptações motoras e posturais;
    • demonstrar capacidade de trabalhar com ensino individualizado;
    • demonstrar capacidade de planejamento;
    • demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
    • coordenar pedagogicamente instituições de atendimento de alunos com necessidades especiais de aprende;
    • dirigir instituições de atendimento de alunos com necessidades especiais de aprendizagem;
    • prestar assessoria à comunidade escolar;
    • elaborar projetos de estimulação essencial;
    • desenvolver atividades funcionais que envolvam a comunidade;
    • divulgar a língua escrita de sinais para a comunidade;
    • demonstrar capacidade de dirigir estabelecimentos de ensino;
    • realizar atividades para orientação e mobilidade;
    • estudar as propostas da legislação educacional;
    • demonstrar capacidade de liderança;
    • participar da elaboração de informativos sobre prevenção;
    • orientar voluntários para educação especial em comunidades;
    • demonstrar capacidade de administrar frustações;
    • dominar língua de sinais;
    • trabalhar com recursos da linguagem da informática;
    • elaborar plano de aulas;
    • preparar a comunidade para interagir com pessoas com necessidades educacionais especiais;
    • elaborar programas de atendimento educacional;
    • realizar atividades pedagógicas e culturais em hospitais;
    • proceder com ética;
    • preparar atividades funcionais que envolvam a comunidade;
    • criar material em língua brasileira de sinais (libras) e língua portuguesa;
    • atuar em programas de habilitação educacional;
    • selecionar atividades e recursos físicos e materiais;
    • planejar atividades extraclasse;
    • criar texturas, relevos que transmitam conhecimentos;
    • criar materiais didático-pedagógicos;
    • participar da elaboração do plano de ensino;
    • organizar exposições dos trabalhos dos alunos;
    • ensinar o uso do sorobã para cálculos matemáticos;
    • elaborar instrumentos de avaliação;
    • elaborar propostas de ensino da língua portuguesa como segunda língua;
    • desenvolver atividades dos diferentes componentes curriculares em libras e língua portuguesa;
    • formar guia-intérprete para surdo cego;
    • indicar instituições para práticas de ensino profissionalizante;
    • dominar braile;
    • encaminhar o aluno para o mercado de trabalho;
    • analisar bibliografias sobre síndromes e patologias;
    • ensinar o uso de objetos de referência;
    • participar das associações da área;
    • avaliar conhecimento do aluno iniciante;
    • elaborar códigos de interação social;
    • criar materiais para comunicação alternativa;
    • contribuir para a elaboração de revistas, jornais e boletins informativos;
    • preparar pistas visuais para contextualização de ambientes;
    • demonstrar capacidade de coordenação pedagógica de estabelecimentos de ensino;
    • participar de fóruns de saúde e educação;
    • avaliar estilos e ritmos de aprendizagem dos alunos;
    • transcrever textos em tipos ampliados;
    • trabalhar o tema do preconceito em diferentes tipos de eventos;
    • coordenar curso;
    • ensinar a língua portuguesa como segunda língua;
    • participar da avaliação da comunicação receptiva dos alunos;
    • pesquisar temas de educação especial;
    • preparar materiais de autocontrate;
    • participar de conselhos de classe;
    • encaminhar o aluno para treinamento em empresas;
    • analisar propostas pedagógicas;
    • registrar notas e conteúdos em diários de classe;
    • avaliar comunicação receptiva dos alunos;
    • acompanhar treinamento do aluno em empresas;
    • atuar em programas de estimulação essencial;
    • pesquisar língua escrita de sinais;
    • preparar instrutores para atuação na formação profissionalizante do aprendiz;
    • ensinar as atividades de vida autônoma;
    • planejar atividades com base na experiência visual dos alunos;
    • planejar a avaliação do processo de ensino-aprendizagem;
    • elaborar programas de atendimento a jovens e adultos;
    • participar do planejamento de atividades de integração escola-família-comunidade;
    • estabelecer parcerias com equipes multidisciplinares;
    • avaliar os resultados dos projetos;
    • transcrever à tinta textos em braile dos alunos;
    • encaminhar alunos para avaliações específicas;
    • encaminhar aluno para ensino regular;
    • participar de programas de inclusão escolar;
    • elaborar material visual para alunos;
    • demonstrar criatividade;
    • pesquisar bibliografia sobre síndromes e patologias;
    • estudar abordagens de comunicação aumentativa e alternativa;
    • realizar atividades lúdicas visando interação sócio afetiva;
    • participar da organização de seminários, fóruns e outros eventos;
    • ministrar palestras e cursos;
    • preparar profissionais para atuação educacional em hospitais;
    • planejar programas de intervenção educacional individual;
    • participar da elaboração do currículo escolar;
    • avaliar rendimento escolar;
    • estabelecer parcerias com as famílias;
    • participar da organização de eventos sobre prevenção;
    • ministrar aulas de orientação para o trabalho;
    • implementar programas de atendimento educacional;
    • demonstrar capacidade de motivar o outro;
    • demonstrar flexibilidade;
    • divulgar a língua de sinais para a comunidade;
    • orientar estágios dos alunos;
    • elaborar projetos com instituições não escolares;
    • participar de palestras e cursos;
    • corrigir trabalhos dos alunos;
    • preparar professores para classes de inclusão;
    • conceder entrevistas aos meios de comunicação de massa;
    • ensinar atividades recreativas;
    • identificar as necessidades de aprendizagem dos alunos;
    • definir conteúdos escolares;
    • participar da avaliação da comunicação expressiva dos alunos;
    • transcrever textos em tinta para o braile;
    • avaliar comunicação expressiva dos alunos;
    • prepara comunidade para uso de técnicas de orientação e mobilidade;
    • recorrer a legislação sobre os direitos das pessoas com necessidades especiais de aprendizagem;
    • ensinar conteúdos curriculares em língua de sinais e língua portuguesa;
    • demonstrar capacidade de reconhecer as próprias limitações;


    Setores que mais contratam Professor de braile no mercado de trabalho

    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Serviços combinados para apoio a edifícios, exceto condomínios prediais
    • Educação infantil - pré-escola
    • Serviços de assistência social sem alojamento
    • Administração pública em geral
    • Seleção e agenciamento de mão-de-obra
    • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
    • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
    • Ensino fundamental
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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