Salário para o cargo de Professor de reabilitação visual
CBO 2392-25 > Professores de educação especial

Professor de reabilitação visual - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Promovem a educação de alunos com necessidades educativas especiais ensinando-os a ler e escrever em português e em braile, calcular, expressar-se, resolver problemas e as atividades da vida diária, desenvolver habilidades, atitudes e valores, desenvolvem atividades funcionais e programas de estimulação essencial e de educação de jovens e adultos, avaliando as necessidades educacionais dos alunos, realizam atividades como: planejar, avaliar, elaborar materiais, pesquisar e divulgar conhecimentos da área, podem dirigir e coordenar estabelecimentos de educação especial.

Quanto ganha um Professor de reabilitação visual

Um Professor de reabilitação visual trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.984,62 e R$ 5.806,12, com a média salarial de R$ 3.062,04 e o salário mediana em R$ 2.640,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao CAGED, RAIS e IBGE.


Faixas salariais do cargo de Professor de reabilitação visual

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.062,04 36.744,48 765,51 18,56
1º Quartil 1.984,62 23.815,44 496,16 12,03
Salário Mediana 2.640,00 31.680,00 660,00 16,00
3º Quartil 4.793,58 57.522,96 1.198,40 29,05
Teto Salarial 5.806,12 69.673,44 1.451,53 35,19


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Outros profissionais do ensino não classificados anteriormente
        • Professores de educação especial

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Professores de educação especial atuam em atividades de ensino, saúde e serviços sociais, pesquisa e desenvolvimento, atividades recreativas, culturais e desportivas e administração pública, defesa e seguridade social. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horário diurno. Eventualmente, trabalham em posições desconfortáveis durante longos períodos, em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse. Também podem estar expostos a ruído intenso, condições insalubres e agressões físicas.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de educação especial

O exercício desse cargo requer curso superior na área de educação, com cursos ou especializações na área de educação especial.


Funções e atividades do Professor de reabilitação visual

Professores de educação especial devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • avaliar as necessidades educacionais dos alunos;
  • participar do desenvolvimento de diferentes programas de atendimento educacional;
  • pesquisar sobre temas de interesse da Área;
  • formar profissionais para atuação na Área;
  • atuar no processo de ensino-aprendizagem;
  • preparar materiais pedagógicos e recursos específicos;
  • participar da elaboração do projeto político-pedagógico da escola;
  • participar de atividades pedagógico-administrativas;
  • divulgar conhecimentos da Área;

Atividades

  • demonstrar capacidade de motivar o outro;
  • demonstrar capacidade de planejamento;
  • demonstrar criatividade;
  • atuar em programas de estimulação essencial;
  • elaborar projetos de estimulação essencial;
  • elaborar material visual para alunos;
  • transcrever textos em tinta para o braile;
  • estudar abordagens de comunicação aumentativa e alternativa;
  • ensinar as atividades de vida autônoma;
  • pesquisar temas de educação especial;
  • dominar braile;
  • estabelecer parcerias com as famílias;
  • dominar conteúdos e metodologias da área;
  • preparar profissionais para atuação educacional em hospitais;
  • preparar atividades funcionais que envolvam a comunidade;
  • demonstrar capacidade de observação;
  • participar da elaboração do currículo escolar;
  • ensinar o uso do sorobã para cálculos matemáticos;
  • adequar o currículo às necessidades dos alunos;
  • demonstrar capacidade de trabalhar com as diferenças;
  • demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
  • elaborar programas de atendimento a jovens e adultos;
  • analisar propostas pedagógicas;
  • demonstrar capacidade de estudo e pesquisa;
  • participar de programas de inclusão escolar;
  • coordenar pedagogicamente instituições de atendimento de alunos com necessidades especiais de aprende;
  • participar da elaboração de informativos sobre prevenção;
  • encaminhar alunos para avaliações específicas;
  • participar da elaboração de informativos sobre formas de comunicação;
  • avaliar comunicação receptiva dos alunos;
  • divulgar os resultados dos projetos de pesquisas;
  • participar da avaliação da comunicação expressiva dos alunos;
  • prestar assessoria à comunidade escolar;
  • demonstrar capacidade de reconhecer as próprias limitações;
  • analisar novas teorias para implementação prática;
  • planejar programas de intervenção educacional individual;
  • realizar atividades lúdicas visando interação sócio afetiva;
  • demonstrar tolerância;
  • corrigir trabalhos dos alunos;
  • participar do planejamento de atividades de integração escola-família-comunidade;
  • ministrar palestras e cursos;
  • indicar instituições para práticas de ensino profissionalizante;
  • preparar materiais de autocontrate;
  • avaliar comunicação expressiva dos alunos;
  • participar de conselhos de classe;
  • participar de associações da categoria;
  • dominar diferentes formas de comunicação;
  • realizar atividades pedagógicas e culturais em hospitais;
  • elaborar plano de aulas;
  • preparar a comunidade para uso do braile;
  • confeccionar materiais didático-pedagógicos;
  • participar da elaboração de textos sobre temas da área;
  • transcrever textos em tipos ampliados;
  • contribuir para a elaboração de revistas, jornais e boletins informativos;
  • desenvolver atividades profissionalizantes com os alunos;
  • avaliar estilos e ritmos de aprendizagem dos alunos;
  • avaliar conhecimento do aluno iniciante;
  • registrar notas e conteúdos em diários de classe;
  • criar materiais didático-pedagógicos;
  • encaminhar o aluno para o mercado de trabalho;
  • avaliar os resultados dos projetos;
  • trabalhar o tema do preconceito em diferentes tipos de eventos;
  • preparar a comunidade para interagir com pessoas com necessidades educacionais especiais;
  • participar da organização de eventos sobre prevenção;
  • demonstrar capacidade de administrar frustações;
  • participar da avaliação da comunicação receptiva dos alunos;
  • gravar textos em diferentes suportes (fitas, multimídia etc);
  • alfabetizar em braile;
  • atuar em programas de habilitação educacional;
  • elaborar relatórios;
  • encaminhar o aluno para treinamento em empresas;
  • acompanhar treinamento do aluno em empresas;
  • criar texturas, relevos que transmitam conhecimentos;
  • atuar em programas de reabilitação educacional;
  • prestar serviços de apoio pedagógico especializado nas diferentes modalidades de ensino;
  • transcrever à tinta textos em braile dos alunos;
  • conceder entrevistas aos meios de comunicação de massa;
  • participar das associações da área;
  • ensinar as atividades de vida diária (avd);
  • estabelecer parcerias com equipes multidisciplinares;
  • selecionar atividades e recursos físicos e materiais;
  • analisar os resultados das avaliações dos profissionais de outras áreas;
  • demonstrar flexibilidade;
  • proceder com ética;
  • demonstrar capacidade de liderança;
  • pesquisar o uso de tecnologias;
  • recorrer a legislação sobre os direitos das pessoas com necessidades especiais de aprendizagem;
  • participar do processo de avaliação dos aspectos psicomotor e cognitivo do aluno;
  • demonstrar capacidade de dirigir estabelecimentos de ensino;
  • preparar professores para classes de inclusão;
  • prepara comunidade para uso de técnicas de orientação e mobilidade;
  • estudar a língua escrita da língua de sinais;
  • demonstrar capacidade de improvisação;
  • criar materiais para comunicação alternativa;
  • planejar atividades extraclasse;
  • desenvolver atividades funcionais que envolvam a comunidade;
  • adaptar jogos pedagógicos em braile e em tipos ampliados;
  • implementar programas de atendimento educacional;
  • participar de projetos de pesquisa;
  • analisar bibliografias sobre síndromes e patologias;
  • realizar atividades para orientação e mobilidade;
  • ministrar aulas de orientação para o trabalho;
  • orientar trabalho em sala de leitura;
  • orientar voluntários para educação especial em comunidades;
  • elaborar programas de atendimento educacional;
  • planejar a avaliação do processo de ensino-aprendizagem;
  • elaborar projetos com instituições não escolares;
  • participar da organização de seminários, fóruns e outros eventos;
  • demonstrar capacidade de interpretar a língua de sinais;
  • encaminhar aluno para ensino regular;
  • demonstrar capacidade de articular diferentes realidades;
  • elaborar registros de avanços dos alunos;
  • ensinar conteúdos das disciplinas curriculares;
  • elaborar projetos de atendimento de jovens e adultos;
  • elaborar projetos de pesquisa;
  • participar de palestras e cursos;
  • identificar as necessidades de aprendizagem dos alunos;
  • ensinar língua portuguesa;
  • elaborar instrumentos de avaliação;
  • planejar componentes curriculares de acordo com ano/ciclo;
  • organizar exposições dos trabalhos dos alunos;
  • ensinar atividades recreativas;
  • definir conteúdos escolares;
  • pesquisar bibliografia sobre síndromes e patologias;
  • dirigir instituições de atendimento de alunos com necessidades especiais de aprendizagem;
  • demonstrar capacidade de coordenação pedagógica de estabelecimentos de ensino;
  • dominar língua de sinais;
  • participar da elaboração do plano de ensino;
  • estudar as propostas da legislação educacional;
  • participar de fóruns de saúde e educação;
  • avaliar rendimento escolar;
  • trabalhar com recursos da linguagem da informática;
  • preparar instrutores para atuação na formação profissionalizante do aprendiz;
  • participar de reuniões pedagógicas;
  • orientar estágios dos alunos;
  • demonstrar capacidade de trabalhar com ensino individualizado;
  • coordenar curso;


Setores que mais contratam Professor de reabilitação visual no mercado de trabalho

  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Serviços combinados para apoio a edifícios
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Seleção e agenciamento de mão-de-obra
  • Administração pública em geral
  • Educação infantil - pré-escola




Profissões em Destaque:

Salário para o cargo de Supervisor de trens
Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

Supervisor de trens

Salário para o cargo de Educador social de rua
Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

Educador social de rua