Salário para o cargo de Professor de alunos com deficiência múltipla
CBO 2392-20 > Professores de educação especial

Professor de alunos com deficiência múltipla - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Promovem a educação de alunos com necessidades educativas especiais ensinando-os a ler e escrever em português e em braile, calcular, expressar-se, resolver problemas e as atividades da vida diária, desenvolver habilidades, atitudes e valores, desenvolvem atividades funcionais e programas de estimulação essencial e de educação de jovens e adultos, avaliando as necessidades educacionais dos alunos, realizam atividades como: planejar, avaliar, elaborar materiais, pesquisar e divulgar conhecimentos da área, podem dirigir e coordenar estabelecimentos de educação especial.

Quanto ganha um Professor de alunos com deficiência múltipla

Um Professor de alunos com deficiência múltipla trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.113,88 e R$ 6.280,23, com a média salarial de R$ 3.166,42 e o salário mediana em R$ 2.751,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de alunos com deficiência múltipla

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.166,42 37.997,09 791,61 20,16
1º Quartil 2.113,88 25.366,58 528,47 13,46
Salário Mediana 2.751,00 33.012,00 687,75 17,52
3º Quartil 4.789,57 57.474,88 1.197,39 30,50
Teto Salarial 6.280,23 75.362,79 1.570,06 39,99


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Outros profissionais do ensino não classificados anteriormente
        • Professores de educação especial

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Imbituba - SC 2.015 - 2.938 2.175,93 2.015,30 2.129,00 2.425,50 2.937,84
Limeira - SP 3.351 - 4.937 3.739,28 3.351,36 3.813,00 4.075,77 4.936,70
São Paulo - SP 1.702 - 4.861 2.704,61 1.701,91 2.749,00 4.013,54 4.861,32
Belo Horizonte - MG 1.674 - 4.215 2.540,45 1.673,76 2.348,00 3.480,29 4.215,43
São Carlos - SP 3.232 - 4.499 3.460,56 3.231,76 3.448,00 3.714,54 4.499,16
Macapá - AP 1.917 - 6.068 3.229,19 1.916,82 3.847,00 5.009,85 6.068,09
Salvador - BA 1.818 - 2.862 1.952,89 1.818,00 1.818,00 2.363,17 2.862,34
Gaspar - SC 4.190 - 5.965 4.647,00 4.190,41 4.700,00 4.924,36 5.964,54
Penha - SC 2.094 - 5.646 2.891,91 2.093,62 2.385,00 4.661,71 5.646,41
Paranapanema - SP 2.586 - 3.216 2.602,59 2.586,00 2.586,00 2.655,00 3.215,82
Chavantes - SP 3.156 - 4.051 3.245,05 3.156,24 3.240,00 3.344,86 4.051,40
Brusque - SC 2.556 - 6.422 4.438,30 2.556,35 5.250,00 5.302,00 6.421,94
Curitibanos - SC 2.390 - 6.056 3.795,29 2.389,71 5.000,00 5.000,00 6.056,15
Três Lagoas - MS 1.735 - 4.331 2.235,97 1.734,80 1.770,00 3.575,40 4.330,63
Canaã dos Carajás - PA 1.416 - 2.229 1.674,71 1.416,00 1.840,00 1.840,00 2.228,66
Curitiba - PR 1.837 - 6.091 3.026,19 1.837,00 2.751,00 5.028,77 6.091,00
Rio Verde - GO 1.853 - 3.506 2.175,57 1.852,75 1.861,00 2.894,92 3.506,41
Monte Alto - SP 2.256 - 3.806 2.714,77 2.256,00 2.731,00 3.141,92 3.805,58
Porto Alegre - RS 2.493 - 11.865 4.978,68 2.493,30 3.498,00 9.796,10 11.865,33
Campinas - SP 1.951 - 5.693 2.877,84 1.950,56 2.399,00 4.700,11 5.692,92


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 2.198 - 6.095 3.440,80 2.197,51 3.360,00 5.032,29 6.095,26
Santa Catarina 2.023 - 6.222 3.380,46 2.023,19 2.651,00 5.136,58 6.221,58
Paraná 1.972 - 5.344 2.961,94 1.971,92 2.751,00 4.412,26 5.344,26
Minas Gerais 1.602 - 4.676 2.557,58 1.602,45 2.269,00 3.860,34 4.675,76
Rio Grande do Sul 1.680 - 6.932 3.161,40 1.679,82 2.634,00 5.723,28 6.932,21
Amapá 1.899 - 6.020 3.202,58 1.899,41 3.847,00 4.969,76 6.019,52
Mato Grosso do Sul 1.609 - 4.726 2.452,02 1.609,22 1.856,00 3.901,67 4.725,82
Mato Grosso 1.770 - 8.474 3.330,29 1.770,29 2.166,00 6.996,54 8.474,42
Bahia 1.775 - 3.161 2.001,87 1.775,46 1.818,00 2.610,15 3.161,50
Pará 1.433 - 5.247 2.386,06 1.433,42 1.840,00 4.331,81 5.246,81
Rio de Janeiro 1.428 - 5.642 2.287,45 1.427,84 1.540,00 4.658,42 5.642,42
Goiás 1.755 - 3.876 2.241,21 1.754,64 1.861,00 3.200,10 3.876,05
Espírito Santo 1.603 - 4.622 2.458,13 1.603,36 2.234,00 3.815,82 4.621,83
Ceará 1.507 - 6.332 2.466,44 1.507,11 1.548,00 5.227,67 6.331,91
Pernambuco 1.503 - 3.923 2.129,29 1.503,00 1.890,00 3.239,00 3.923,17
Rio Grande do Norte 1.412 - 4.512 2.477,38 1.412,00 2.514,50 3.725,25 4.512,13
Amazonas 1.412 - 3.903 2.832,80 1.412,00 3.222,00 3.222,00 3.902,58
Distrito Federal 2.771 - 21.351 10.425,31 2.771,00 14.700,00 17.627,67 21.351,16
Acre 1.897 - 4.991 3.052,42 1.897,00 3.038,50 4.120,33 4.990,67
Maranhão 1.412 - 17.805 5.036,00 1.412,00 1.412,00 14.700,00 17.805,08
Alagoas 1.412 - 1.824 1.430,80 1.412,00 1.412,00 1.506,00 1.824,11
Roraima 1.552 - 2.045 1.603,00 1.552,00 1.552,00 1.688,00 2.044,56
Tocantins 1.800 - 3.144 2.313,71 1.800,00 2.360,00 2.596,00 3.144,35
Sergipe 1.412 - 1.710 1.412,00 1.412,00 1.412,00 1.412,00 1.710,26


Principais locais de trabalho

Professores de educação especial atuam em atividades de ensino, saúde e serviços sociais, pesquisa e desenvolvimento, atividades recreativas, culturais e desportivas e administração pública, defesa e seguridade social. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horário diurno. Eventualmente, trabalham em posições desconfortáveis durante longos períodos, em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse. Também podem estar expostos a ruído intenso, condições insalubres e agressões físicas.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de educação especial

O exercício desse cargo requer curso superior na área de educação, com cursos ou especializações na área de educação especial.


Funções e atividades do Professor de alunos com deficiência múltipla

Professores de educação especial devem:

  • preparar materiais pedagógicos e recursos específicos;
  • atuar no processo de ensino-aprendizagem;
  • pesquisar sobre temas de interesse da Área;
  • formar profissionais para atuação na Área;
  • participar do desenvolvimento de diferentes programas de atendimento educacional;
  • demonstrar competências pessoais;
  • divulgar conhecimentos da Área;
  • avaliar as necessidades educacionais dos alunos;
  • participar de atividades pedagógico-administrativas;
  • participar da elaboração do projeto político-pedagógico da escola;

  • Atividades

    • organizar exposições dos trabalhos dos alunos;
    • criar material em língua brasileira de sinais (libras) e língua portuguesa;
    • preparar professores para classes de inclusão;
    • coordenar curso;
    • alfabetizar em braile;
    • produzir fitas de vídeo com legendas e língua de sinais;
    • ensinar conteúdos das disciplinas curriculares;
    • realizar atividades pedagógicas e culturais em hospitais;
    • ministrar aulas de orientação para o trabalho;
    • pesquisar estratégias de aquisição de língua;
    • preparar a comunidade para uso do braile;
    • avaliar comunicação receptiva dos alunos;
    • trabalhar com comunicação aumentativa e alternativa;
    • demonstrar capacidade de planejamento;
    • demonstrar criatividade;
    • ensinar as atividades de vida diária (avd);
    • dominar diferentes formas de comunicação;
    • trabalhar com recursos da linguagem da informática;
    • criar materiais para comunicação alternativa;
    • encaminhar o aluno para o mercado de trabalho;
    • analisar bibliografias sobre síndromes e patologias;
    • avaliar estilos e ritmos de aprendizagem dos alunos;
    • preparar atividades funcionais que envolvam a comunidade;
    • demonstrar capacidade de coordenação pedagógica de estabelecimentos de ensino;
    • elaborar projetos de estimulação essencial;
    • ensinar a língua portuguesa como segunda língua;
    • analisar propostas pedagógicas;
    • desenvolver atividades funcionais que envolvam a comunidade;
    • transcrever textos em tinta para o braile;
    • planejar atividades com base na experiência visual dos alunos;
    • recorrer a legislação sobre os direitos das pessoas com necessidades especiais de aprendizagem;
    • atuar em programas de habilitação educacional;
    • demonstrar capacidade de estudo e pesquisa;
    • avaliar rendimento escolar;
    • pesquisar temas de educação especial;
    • avaliar o desempenho linguístico do surdos;
    • pesquisar bibliografia sobre síndromes e patologias;
    • divulgar os resultados dos projetos de pesquisas;
    • elaborar códigos de interação social;
    • pesquisar o uso de tecnologias;
    • indicar instituições para práticas de ensino profissionalizante;
    • dirigir instituições de atendimento de alunos com necessidades especiais de aprendizagem;
    • estabelecer parcerias com as famílias;
    • avaliar comunicação expressiva dos alunos;
    • participar da organização de seminários, fóruns e outros eventos;
    • demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
    • dominar língua de sinais;
    • adequar o currículo às necessidades dos alunos;
    • elaborar instrumentos de avaliação;
    • encaminhar alunos para avaliações específicas;
    • pesquisar língua escrita de sinais;
    • demonstrar capacidade de reconhecer as próprias limitações;
    • encaminhar o aluno para treinamento em empresas;
    • trabalhar o tema do preconceito em diferentes tipos de eventos;
    • analisar os resultados das avaliações dos profissionais de outras áreas;
    • preparar profissionais para atuação educacional em hospitais;
    • demonstrar capacidade de articular diferentes realidades;
    • preparar a comunidade para interagir com pessoas com necessidades educacionais especiais;
    • planejar a avaliação do processo de ensino-aprendizagem;
    • ensinar língua portuguesa;
    • planejar componentes curriculares de acordo com ano/ciclo;
    • participar de conselhos de classe;
    • corrigir trabalhos dos alunos;
    • pesquisar a língua de sinais;
    • definir conteúdos escolares;
    • dominar conteúdos e metodologias da área;
    • participar das atividades do programa de integração sensorial;
    • ministrar palestras e cursos;
    • participar de programas de inclusão escolar;
    • demonstrar flexibilidade;
    • participar da elaboração de informativos sobre prevenção;
    • transcrever à tinta textos em braile dos alunos;
    • estudar abordagens de comunicação aumentativa e alternativa;
    • participar das associações da área;
    • proceder com ética;
    • avaliar conhecimento do aluno iniciante;
    • divulgar a língua de sinais para a comunidade;
    • preparar instrutores para atuação na formação profissionalizante do aprendiz;
    • participar de reuniões pedagógicas;
    • pesquisar experiência visual e espacial de surdos e surdo cegos;
    • demonstrar capacidade de improvisação;
    • identificar as necessidades de aprendizagem dos alunos;
    • transcrever textos em tipos ampliados;
    • demonstrar capacidade de dirigir estabelecimentos de ensino;
    • estabelecer parcerias com equipes multidisciplinares;
    • divulgar a língua escrita de sinais para a comunidade;
    • participar de palestras e cursos;
    • preparar materiais com adaptações motoras e posturais;
    • adaptar jogos pedagógicos em braile e em tipos ampliados;
    • encaminhar o aluno para oficinas protegidas, profissionalizantes ou ocupacionais;
    • analisar novas teorias para implementação prática;
    • elaborar programas de atendimento a jovens e adultos;
    • planejar programas de intervenção educacional individual;
    • participar de projetos de pesquisa;
    • participar do processo de avaliação dos aspectos psicomotor e cognitivo do aluno;
    • preparar pistas visuais para contextualização de ambientes;
    • demonstrar capacidade de trabalhar com as diferenças;
    • ensinar conteúdos curriculares em língua de sinais e língua portuguesa;
    • gravar textos em diferentes suportes (fitas, multimídia etc);
    • elaborar projetos de atendimento de jovens e adultos;
    • prepara comunidade para uso de técnicas de orientação e mobilidade;
    • participar da elaboração de textos sobre temas da área;
    • dominar braile;
    • desenvolver atividades dos diferentes componentes curriculares em libras e língua portuguesa;
    • orientar trabalho em sala de leitura;
    • ensinar a organizar os objetos de referência para antecipar as atividades diárias;
    • participar da organização de eventos sobre prevenção;
    • realizar atividades para orientação e mobilidade;
    • elaborar plano de aulas;
    • criar texturas, relevos que transmitam conhecimentos;
    • coordenar pedagogicamente instituições de atendimento de alunos com necessidades especiais de aprende;
    • preparar materiais de autocontrate;
    • elaborar registros de avanços dos alunos;
    • elaborar programas de atendimento educacional;
    • participar de associações da categoria;
    • orientar estágios dos alunos;
    • selecionar atividades e recursos físicos e materiais;
    • conceder entrevistas aos meios de comunicação de massa;
    • participar de fóruns de saúde e educação;
    • atuar em programas de estimulação essencial;
    • realizar atividades lúdicas visando interação sócio afetiva;
    • prestar serviços de apoio pedagógico especializado nas diferentes modalidades de ensino;
    • implementar programas de atendimento educacional;
    • prestar assessoria à comunidade escolar;
    • participar da elaboração do currículo escolar;
    • atuar em programas de reabilitação educacional;
    • avaliar os resultados dos projetos;
    • planejar atividades extraclasse;
    • acompanhar treinamento do aluno em empresas;
    • demonstrar capacidade de trabalhar com ensino individualizado;
    • ensinar as atividades de vida autônoma;
    • contribuir para a elaboração de revistas, jornais e boletins informativos;
    • estudar a língua escrita da língua de sinais;
    • participar do planejamento de atividades de integração escola-família-comunidade;
    • ensinar o uso de objetos de referência;
    • formar guia-intérprete para surdo cego;
    • estudar as propostas da legislação educacional;
    • elaborar projetos de pesquisa;
    • elaborar propostas de ensino da língua portuguesa como segunda língua;
    • criar materiais didático-pedagógicos;
    • registrar notas e conteúdos em diários de classe;
    • participar da elaboração de informativos sobre formas de comunicação;
    • encaminhar aluno para ensino regular;
    • demonstrar capacidade de interpretar a língua de sinais;
    • demonstrar capacidade de administrar frustações;
    • demonstrar capacidade de liderança;
    • elaborar material visual para alunos;
    • preparar o intérprete de língua de sinais para atuação nas modalidades de ensino;
    • ensinar o uso do sorobã para cálculos matemáticos;
    • demonstrar capacidade de motivar o outro;
    • elaborar projetos com instituições não escolares;
    • desenvolver atividades profissionalizantes com os alunos;
    • participar da avaliação da comunicação receptiva dos alunos;
    • ensinar atividades recreativas;
    • orientar voluntários para educação especial em comunidades;
    • participar da avaliação da comunicação expressiva dos alunos;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • demonstrar tolerância;
    • preparar instrutores surdos para atuação nas modalidades de ensino;
    • participar da elaboração do plano de ensino;
    • confeccionar materiais didático-pedagógicos;
    • elaborar relatórios;


    Setores que mais contratam Professor de alunos com deficiência múltipla no mercado de trabalho

    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Administração pública em geral
    • Educação infantil - pré-escola
    • Ensino fundamental
    • Serviços de assistência social sem alojamento
    • Outras atividades de ensino
    • Educação infantil - creche
    • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
    • Limpeza em prédios e em domicílios
    • Ensino médio




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque: