Salário para o cargo de Professor de alunos com deficiências mentais
CBO 2392-15 > Professores de educação especial

Professor de alunos com deficiências mentais - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Promovem a educação de alunos com necessidades educativas especiais ensinando-os a ler e escrever em português e em braile, calcular, expressar-se, resolver problemas e as atividades da vida diária, desenvolver habilidades, atitudes e valores, desenvolvem atividades funcionais e programas de estimulação essencial e de educação de jovens e adultos, avaliando as necessidades educacionais dos alunos, realizam atividades como: planejar, avaliar, elaborar materiais, pesquisar e divulgar conhecimentos da área, podem dirigir e coordenar estabelecimentos de educação especial.

Quanto ganha um Professor de alunos com deficiências mentais

Um Professor de alunos com deficiências mentais trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.145,33 e R$ 6.910,92, com a média salarial de R$ 3.431,43 e o salário mediana em R$ 2.692,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao CAGED, RAIS e IBGE.


Faixas salariais do cargo de Professor de alunos com deficiências mentais

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.431,43 41.177,16 857,86 22,88
1º Quartil 2.145,33 25.743,96 536,33 14,30
Salário Mediana 2.692,00 32.304,00 673,00 17,95
3º Quartil 5.705,70 68.468,40 1.426,43 38,04
Teto Salarial 6.910,92 82.931,04 1.727,73 46,07


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Outros profissionais do ensino não classificados anteriormente
        • Professores de educação especial

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Professores de educação especial atuam em atividades de ensino, saúde e serviços sociais, pesquisa e desenvolvimento, atividades recreativas, culturais e desportivas e administração pública, defesa e seguridade social. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horário diurno. Eventualmente, trabalham em posições desconfortáveis durante longos períodos, em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse. Também podem estar expostos a ruído intenso, condições insalubres e agressões físicas.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de educação especial

O exercício desse cargo requer curso superior na área de educação, com cursos ou especializações na área de educação especial.


Funções e atividades do Professor de alunos com deficiências mentais

Professores de educação especial devem:

  • preparar materiais pedagógicos e recursos específicos;
  • divulgar conhecimentos da Área;
  • participar do desenvolvimento de diferentes programas de atendimento educacional;
  • participar de atividades pedagógico-administrativas;
  • pesquisar sobre temas de interesse da Área;
  • formar profissionais para atuação na Área;
  • demonstrar competências pessoais;
  • avaliar as necessidades educacionais dos alunos;
  • atuar no processo de ensino-aprendizagem;
  • participar da elaboração do projeto político-pedagógico da escola;

Atividades

  • ministrar palestras e cursos;
  • ensinar conteúdos das disciplinas curriculares;
  • avaliar estilos e ritmos de aprendizagem dos alunos;
  • demonstrar tolerância;
  • elaborar programas de atendimento a jovens e adultos;
  • ensinar atividades recreativas;
  • desenvolver atividades profissionalizantes com os alunos;
  • ministrar aulas de orientação para o trabalho;
  • gravar textos em diferentes suportes (fitas, multimídia etc);
  • ensinar as atividades de vida autônoma;
  • criar materiais didático-pedagógicos;
  • orientar estágios dos alunos;
  • indicar instituições para práticas de ensino profissionalizante;
  • participar de projetos de pesquisa;
  • encaminhar o aluno para treinamento em empresas;
  • avaliar rendimento escolar;
  • adequar o currículo às necessidades dos alunos;
  • planejar a avaliação do processo de ensino-aprendizagem;
  • orientar trabalho em sala de leitura;
  • analisar bibliografias sobre síndromes e patologias;
  • demonstrar capacidade de observação;
  • participar da organização de seminários, fóruns e outros eventos;
  • avaliar comunicação expressiva dos alunos;
  • elaborar instrumentos de avaliação;
  • demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
  • elaborar projetos de atendimento de jovens e adultos;
  • conceder entrevistas aos meios de comunicação de massa;
  • coordenar pedagogicamente instituições de atendimento de alunos com necessidades especiais de aprende;
  • trabalhar com recursos da linguagem da informática;
  • atuar em programas de habilitação educacional;
  • encaminhar aluno para ensino regular;
  • preparar a comunidade para interagir com pessoas com necessidades educacionais especiais;
  • prestar serviços de apoio pedagógico especializado nas diferentes modalidades de ensino;
  • participar da organização de eventos sobre prevenção;
  • preparar professores para classes de inclusão;
  • participar da elaboração de informativos sobre prevenção;
  • participar da elaboração do currículo escolar;
  • acompanhar treinamento do aluno em empresas;
  • preparar profissionais para atuação educacional em hospitais;
  • participar de conselhos de classe;
  • demonstrar capacidade de planejamento;
  • elaborar plano de aulas;
  • corrigir trabalhos dos alunos;
  • avaliar os resultados dos projetos;
  • pesquisar temas de educação especial;
  • demonstrar capacidade de estudo e pesquisa;
  • dirigir instituições de atendimento de alunos com necessidades especiais de aprendizagem;
  • demonstrar capacidade de coordenação pedagógica de estabelecimentos de ensino;
  • coordenar curso;
  • demonstrar capacidade de reconhecer as próprias limitações;
  • realizar atividades lúdicas visando interação sócio afetiva;
  • dominar diferentes formas de comunicação;
  • elaborar registros de avanços dos alunos;
  • atuar em programas de estimulação essencial;
  • pesquisar o uso de tecnologias;
  • participar da elaboração de textos sobre temas da área;
  • contribuir para a elaboração de revistas, jornais e boletins informativos;
  • trabalhar com comunicação aumentativa e alternativa;
  • estudar abordagens de comunicação aumentativa e alternativa;
  • elaborar projetos de estimulação essencial;
  • prestar assessoria à comunidade escolar;
  • participar de palestras e cursos;
  • participar da avaliação da comunicação expressiva dos alunos;
  • elaborar projetos de pesquisa;
  • demonstrar capacidade de trabalhar com as diferenças;
  • analisar novas teorias para implementação prática;
  • preparar instrutores para atuação na formação profissionalizante do aprendiz;
  • trabalhar o tema do preconceito em diferentes tipos de eventos;
  • preparar atividades funcionais que envolvam a comunidade;
  • demonstrar capacidade de administrar frustações;
  • estabelecer parcerias com equipes multidisciplinares;
  • demonstrar capacidade de motivar o outro;
  • demonstrar capacidade de dirigir estabelecimentos de ensino;
  • criar materiais para comunicação alternativa;
  • analisar os resultados das avaliações dos profissionais de outras áreas;
  • estabelecer parcerias com as famílias;
  • confeccionar materiais didático-pedagógicos;
  • planejar atividades extraclasse;
  • elaborar programas de atendimento educacional;
  • demonstrar flexibilidade;
  • pesquisar bibliografia sobre síndromes e patologias;
  • demonstrar capacidade de improvisação;
  • planejar componentes curriculares de acordo com ano/ciclo;
  • demonstrar capacidade de articular diferentes realidades;
  • identificar as necessidades de aprendizagem dos alunos;
  • demonstrar capacidade de liderança;
  • avaliar conhecimento do aluno iniciante;
  • divulgar os resultados dos projetos de pesquisas;
  • elaborar projetos com instituições não escolares;
  • participar das atividades do programa de integração sensorial;
  • realizar atividades pedagógicas e culturais em hospitais;
  • desenvolver atividades funcionais que envolvam a comunidade;
  • ensinar as atividades de vida diária (avd);
  • organizar exposições dos trabalhos dos alunos;
  • participar de associações da categoria;
  • dominar braile;
  • selecionar atividades e recursos físicos e materiais;
  • encaminhar o aluno para oficinas protegidas, profissionalizantes ou ocupacionais;
  • participar de fóruns de saúde e educação;
  • avaliar comunicação receptiva dos alunos;
  • encaminhar o aluno para o mercado de trabalho;
  • proceder com ética;
  • analisar propostas pedagógicas;
  • demonstrar criatividade;
  • participar do planejamento de atividades de integração escola-família-comunidade;
  • elaborar relatórios;
  • definir conteúdos escolares;
  • participar da elaboração de informativos sobre formas de comunicação;
  • registrar notas e conteúdos em diários de classe;
  • ensinar língua portuguesa;
  • dominar conteúdos e metodologias da área;
  • implementar programas de atendimento educacional;
  • estudar a língua escrita da língua de sinais;
  • planejar programas de intervenção educacional individual;
  • participar de programas de inclusão escolar;
  • estudar as propostas da legislação educacional;
  • atuar em programas de reabilitação educacional;
  • participar da avaliação da comunicação receptiva dos alunos;
  • participar da elaboração do plano de ensino;
  • recorrer a legislação sobre os direitos das pessoas com necessidades especiais de aprendizagem;
  • dominar língua de sinais;
  • encaminhar alunos para avaliações específicas;
  • demonstrar capacidade de trabalhar com ensino individualizado;
  • participar de reuniões pedagógicas;
  • elaborar material visual para alunos;
  • demonstrar capacidade de interpretar a língua de sinais;
  • participar do processo de avaliação dos aspectos psicomotor e cognitivo do aluno;
  • participar das associações da área;
  • orientar voluntários para educação especial em comunidades;
  • ensinar a organizar os objetos de referência para antecipar as atividades diárias;


Setores que mais contratam Professor de alunos com deficiências mentais no mercado de trabalho

  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Administração pública em geral
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Ensino fundamental
  • Educação infantil - creche
  • Atividades associativas
  • Educação infantil - pré-escola
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
  • Serviços combinados para apoio a edifícios
  • Atividades de assistência a deficientes físicos, imunodeprimidos e convalescentes
  • Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares
  • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
  • Outras atividades de ensino
  • Atividades de práticas integrativas e complementares em saúde humana
  • Assistência psicossocial a portadores de distúrbios psíquicos, deficiência mental e dependência química
  • Serviços de pintura de edifícios em geral
  • Limpeza em prédios e em domicílios




Profissões em Destaque:

Salário para o cargo de Educador social
Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

Educador social