Salário para o cargo de Monitor de braile
CBO 2392-25 > Professores de educação especial

Monitor de braile - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Promovem a educação de alunos com necessidades educativas especiais ensinando-os a ler e escrever em português e em braile, calcular, expressar-se, resolver problemas e as atividades da vida diária, desenvolver habilidades, atitudes e valores, desenvolvem atividades funcionais e programas de estimulação essencial e de educação de jovens e adultos, avaliando as necessidades educacionais dos alunos, realizam atividades como: planejar, avaliar, elaborar materiais, pesquisar e divulgar conhecimentos da área, podem dirigir e coordenar estabelecimentos de educação especial.

Quanto ganha um Monitor de braile

Um Monitor de braile trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.984,62 e R$ 5.806,12, com a média salarial de R$ 3.062,04 e o salário mediana em R$ 2.640,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao CAGED, RAIS e IBGE.


Faixas salariais do cargo de Monitor de braile

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.062,04 36.744,48 765,51 18,56
1º Quartil 1.984,62 23.815,44 496,16 12,03
Salário Mediana 2.640,00 31.680,00 660,00 16,00
3º Quartil 4.793,58 57.522,96 1.198,40 29,05
Teto Salarial 5.806,12 69.673,44 1.451,53 35,19


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Outros profissionais do ensino não classificados anteriormente
        • Professores de educação especial

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Professores de educação especial atuam em atividades de ensino, saúde e serviços sociais, pesquisa e desenvolvimento, atividades recreativas, culturais e desportivas e administração pública, defesa e seguridade social. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horário diurno. Eventualmente, trabalham em posições desconfortáveis durante longos períodos, em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse. Também podem estar expostos a ruído intenso, condições insalubres e agressões físicas.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de educação especial

O exercício desse cargo requer curso superior na área de educação, com cursos ou especializações na área de educação especial.


Funções e atividades do Monitor de braile

Professores de educação especial devem:

  • avaliar as necessidades educacionais dos alunos;
  • pesquisar sobre temas de interesse da Área;
  • participar do desenvolvimento de diferentes programas de atendimento educacional;
  • formar profissionais para atuação na Área;
  • demonstrar competências pessoais;
  • atuar no processo de ensino-aprendizagem;
  • preparar materiais pedagógicos e recursos específicos;
  • participar da elaboração do projeto político-pedagógico da escola;
  • divulgar conhecimentos da Área;
  • participar de atividades pedagógico-administrativas;

Atividades

  • elaborar registros de avanços dos alunos;
  • participar da avaliação da comunicação receptiva dos alunos;
  • demonstrar criatividade;
  • encaminhar o aluno para o mercado de trabalho;
  • avaliar os resultados dos projetos;
  • avaliar comunicação expressiva dos alunos;
  • preparar a comunidade para uso do braile;
  • participar de fóruns de saúde e educação;
  • ensinar atividades recreativas;
  • participar de programas de inclusão escolar;
  • prestar assessoria à comunidade escolar;
  • preparar instrutores para atuação na formação profissionalizante do aprendiz;
  • coordenar curso;
  • elaborar material visual para alunos;
  • participar da elaboração do currículo escolar;
  • orientar estágios dos alunos;
  • participar da elaboração do plano de ensino;
  • demonstrar tolerância;
  • encaminhar alunos para avaliações específicas;
  • analisar novas teorias para implementação prática;
  • recorrer a legislação sobre os direitos das pessoas com necessidades especiais de aprendizagem;
  • avaliar estilos e ritmos de aprendizagem dos alunos;
  • demonstrar capacidade de estudo e pesquisa;
  • realizar atividades lúdicas visando interação sócio afetiva;
  • participar da avaliação da comunicação expressiva dos alunos;
  • elaborar projetos com instituições não escolares;
  • avaliar rendimento escolar;
  • estabelecer parcerias com equipes multidisciplinares;
  • orientar voluntários para educação especial em comunidades;
  • participar de reuniões pedagógicas;
  • participar de associações da categoria;
  • implementar programas de atendimento educacional;
  • selecionar atividades e recursos físicos e materiais;
  • definir conteúdos escolares;
  • elaborar programas de atendimento a jovens e adultos;
  • transcrever textos em tipos ampliados;
  • participar de palestras e cursos;
  • pesquisar bibliografia sobre síndromes e patologias;
  • desenvolver atividades funcionais que envolvam a comunidade;
  • participar do processo de avaliação dos aspectos psicomotor e cognitivo do aluno;
  • proceder com ética;
  • elaborar relatórios;
  • preparar a comunidade para interagir com pessoas com necessidades educacionais especiais;
  • desenvolver atividades profissionalizantes com os alunos;
  • ensinar língua portuguesa;
  • preparar materiais de autocontrate;
  • corrigir trabalhos dos alunos;
  • participar das associações da área;
  • dominar conteúdos e metodologias da área;
  • organizar exposições dos trabalhos dos alunos;
  • ensinar as atividades de vida diária (avd);
  • elaborar projetos de estimulação essencial;
  • planejar programas de intervenção educacional individual;
  • ensinar o uso do sorobã para cálculos matemáticos;
  • atuar em programas de habilitação educacional;
  • planejar atividades extraclasse;
  • demonstrar capacidade de dirigir estabelecimentos de ensino;
  • dominar braile;
  • encaminhar o aluno para treinamento em empresas;
  • analisar bibliografias sobre síndromes e patologias;
  • elaborar instrumentos de avaliação;
  • atuar em programas de estimulação essencial;
  • demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
  • participar de conselhos de classe;
  • participar de projetos de pesquisa;
  • elaborar projetos de pesquisa;
  • encaminhar aluno para ensino regular;
  • demonstrar capacidade de observação;
  • demonstrar capacidade de motivar o outro;
  • demonstrar capacidade de reconhecer as próprias limitações;
  • divulgar os resultados dos projetos de pesquisas;
  • estudar a língua escrita da língua de sinais;
  • dominar diferentes formas de comunicação;
  • planejar a avaliação do processo de ensino-aprendizagem;
  • adaptar jogos pedagógicos em braile e em tipos ampliados;
  • realizar atividades pedagógicas e culturais em hospitais;
  • planejar componentes curriculares de acordo com ano/ciclo;
  • realizar atividades para orientação e mobilidade;
  • demonstrar capacidade de trabalhar com as diferenças;
  • participar da elaboração de textos sobre temas da área;
  • criar materiais didático-pedagógicos;
  • prepara comunidade para uso de técnicas de orientação e mobilidade;
  • coordenar pedagogicamente instituições de atendimento de alunos com necessidades especiais de aprende;
  • dominar língua de sinais;
  • indicar instituições para práticas de ensino profissionalizante;
  • registrar notas e conteúdos em diários de classe;
  • participar da organização de eventos sobre prevenção;
  • ministrar palestras e cursos;
  • demonstrar capacidade de articular diferentes realidades;
  • preparar professores para classes de inclusão;
  • prestar serviços de apoio pedagógico especializado nas diferentes modalidades de ensino;
  • confeccionar materiais didático-pedagógicos;
  • trabalhar com recursos da linguagem da informática;
  • participar da elaboração de informativos sobre prevenção;
  • criar texturas, relevos que transmitam conhecimentos;
  • pesquisar o uso de tecnologias;
  • demonstrar capacidade de planejamento;
  • demonstrar capacidade de improvisação;
  • atuar em programas de reabilitação educacional;
  • avaliar comunicação receptiva dos alunos;
  • participar do planejamento de atividades de integração escola-família-comunidade;
  • elaborar programas de atendimento educacional;
  • demonstrar capacidade de liderança;
  • transcrever à tinta textos em braile dos alunos;
  • acompanhar treinamento do aluno em empresas;
  • transcrever textos em tinta para o braile;
  • dirigir instituições de atendimento de alunos com necessidades especiais de aprendizagem;
  • elaborar projetos de atendimento de jovens e adultos;
  • estudar as propostas da legislação educacional;
  • participar da organização de seminários, fóruns e outros eventos;
  • criar materiais para comunicação alternativa;
  • analisar os resultados das avaliações dos profissionais de outras áreas;
  • adequar o currículo às necessidades dos alunos;
  • demonstrar flexibilidade;
  • analisar propostas pedagógicas;
  • contribuir para a elaboração de revistas, jornais e boletins informativos;
  • preparar atividades funcionais que envolvam a comunidade;
  • demonstrar capacidade de trabalhar com ensino individualizado;
  • elaborar plano de aulas;
  • demonstrar capacidade de administrar frustações;
  • avaliar conhecimento do aluno iniciante;
  • ministrar aulas de orientação para o trabalho;
  • alfabetizar em braile;
  • preparar profissionais para atuação educacional em hospitais;
  • gravar textos em diferentes suportes (fitas, multimídia etc);
  • orientar trabalho em sala de leitura;
  • estabelecer parcerias com as famílias;
  • pesquisar temas de educação especial;
  • trabalhar o tema do preconceito em diferentes tipos de eventos;
  • demonstrar capacidade de coordenação pedagógica de estabelecimentos de ensino;
  • conceder entrevistas aos meios de comunicação de massa;
  • demonstrar capacidade de interpretar a língua de sinais;
  • participar da elaboração de informativos sobre formas de comunicação;
  • estudar abordagens de comunicação aumentativa e alternativa;
  • identificar as necessidades de aprendizagem dos alunos;
  • ensinar conteúdos das disciplinas curriculares;
  • ensinar as atividades de vida autônoma;


Setores que mais contratam Monitor de braile no mercado de trabalho

  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Serviços combinados para apoio a edifícios
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Seleção e agenciamento de mão-de-obra
  • Administração pública em geral
  • Educação infantil - pré-escola




Profissões em Destaque:

Salário para o cargo de Supervisor de trens
Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

Supervisor de trens