Salário para o cargo de Pedagogo em educação especial de cegos
CBO 2392-25 > Professores de educação especial

Pedagogo em educação especial de cegos - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Promovem a educação de alunos com necessidades educativas especiais ensinando-os a ler e escrever em português e em braile, calcular, expressar-se, resolver problemas e as atividades da vida diária, desenvolver habilidades, atitudes e valores, desenvolvem atividades funcionais e programas de estimulação essencial e de educação de jovens e adultos, avaliando as necessidades educacionais dos alunos, realizam atividades como: planejar, avaliar, elaborar materiais, pesquisar e divulgar conhecimentos da área, podem dirigir e coordenar estabelecimentos de educação especial.

Quanto ganha um Pedagogo em educação especial de cegos

Um Pedagogo em educação especial de cegos trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.901,98 e R$ 5.416,63, com a média salarial de R$ 2.772,40 e o salário mediana em R$ 2.500,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Pedagogo em educação especial de cegos

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.772,40 33.268,78 693,10 17,07
1º Quartil 1.901,98 22.823,78 475,50 11,71
Salário Mediana 2.500,00 30.000,00 625,00 15,39
3º Quartil 4.130,96 49.571,47 1.032,74 25,43
Teto Salarial 5.416,63 64.999,60 1.354,16 33,35


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Outros profissionais do ensino não classificados anteriormente
        • Professores de educação especial

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Uberaba - MG 1.661 - 3.561 2.338,18 1.661,00 2.300,00 2.940,00 3.561,02
Mossoró - RN 1.558 - 2.039 1.616,76 1.557,75 1.558,00 1.683,00 2.038,50
Itajaí - SC 3.100 - 6.662 4.574,71 3.100,00 5.000,00 5.500,00 6.661,77
São Paulo - SP 2.221 - 5.487 2.999,44 2.220,50 2.400,00 4.530,00 5.486,87
Curitiba - PR 2.751 - 4.998 3.184,12 2.751,00 3.303,00 4.126,50 4.998,14
Salvador - BA 1.485 - 3.823 1.883,04 1.485,00 1.578,00 3.156,00 3.822,64
Aracoiaba da Serra - SP 2.477 - 3.140 2.559,14 2.477,00 2.592,00 2.592,00 3.139,51
Florianópolis - SC 4.024 - 5.447 4.226,71 4.024,00 4.024,00 4.497,00 5.446,90
Chapeco - SC 4.500 - 5.996 4.800,00 4.500,00 4.950,00 4.950,00 5.995,59
Cuiabá - MT 1.700 - 2.974 2.177,50 1.700,00 2.327,50 2.455,00 2.973,57
Palmas - TO 1.951 - 3.932 2.933,20 1.951,00 3.246,00 3.246,00 3.931,65


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.857 - 4.578 2.678,06 1.856,90 2.560,00 3.779,90 4.578,33
Santa Catarina 2.903 - 6.328 4.325,27 2.903,13 4.500,00 5.224,56 6.328,15
Minas Gerais 1.593 - 3.498 2.231,34 1.592,64 2.300,00 2.888,33 3.498,44
Rio Grande do Norte 1.558 - 2.039 1.616,76 1.557,75 1.558,00 1.683,00 2.038,50
Paraná 2.659 - 6.664 3.668,40 2.659,00 3.303,00 5.502,00 6.664,19
Rio Grande do Sul 1.612 - 3.331 2.102,89 1.612,00 1.970,00 2.750,00 3.330,88
Bahia 1.532 - 4.031 2.187,25 1.531,50 1.578,29 3.328,00 4.030,97
Mato Grosso 1.700 - 4.905 2.445,00 1.700,00 2.455,00 4.050,00 4.905,48
Tocantins 1.951 - 3.932 2.933,20 1.951,00 3.246,00 3.246,00 3.931,65


Principais locais de trabalho

Professores de educação especial atuam em atividades de ensino, saúde e serviços sociais, pesquisa e desenvolvimento, atividades recreativas, culturais e desportivas e administração pública, defesa e seguridade social. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horário diurno. Eventualmente, trabalham em posições desconfortáveis durante longos períodos, em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse. Também podem estar expostos a ruído intenso, condições insalubres e agressões físicas.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de educação especial

O exercício desse cargo requer curso superior na área de educação, com cursos ou especializações na área de educação especial.


Funções e atividades do Pedagogo em educação especial de cegos

Professores de educação especial devem:

  • pesquisar sobre temas de interesse da Área;
  • participar da elaboração do projeto político-pedagógico da escola;
  • avaliar as necessidades educacionais dos alunos;
  • participar do desenvolvimento de diferentes programas de atendimento educacional;
  • divulgar conhecimentos da Área;
  • demonstrar competências pessoais;
  • preparar materiais pedagógicos e recursos específicos;
  • atuar no processo de ensino-aprendizagem;
  • formar profissionais para atuação na Área;
  • participar de atividades pedagógico-administrativas;

  • Atividades

    • elaborar projetos de estimulação essencial;
    • analisar novas teorias para implementação prática;
    • encaminhar o aluno para oficinas protegidas, profissionalizantes ou ocupacionais;
    • avaliar o desempenho linguístico do surdos;
    • orientar trabalho em sala de leitura;
    • elaborar registros de avanços dos alunos;
    • participar da elaboração do plano de ensino;
    • participar das atividades do programa de integração sensorial;
    • ministrar palestras e cursos;
    • dominar braile;
    • realizar atividades lúdicas visando interação sócio afetiva;
    • elaborar projetos com instituições não escolares;
    • preparar atividades funcionais que envolvam a comunidade;
    • participar da avaliação da comunicação expressiva dos alunos;
    • transcrever textos em tinta para o braile;
    • contribuir para a elaboração de revistas, jornais e boletins informativos;
    • participar da elaboração do currículo escolar;
    • planejar atividades com base na experiência visual dos alunos;
    • elaborar plano de aulas;
    • elaborar programas de atendimento a jovens e adultos;
    • planejar componentes curriculares de acordo com ano/ciclo;
    • ensinar a organizar os objetos de referência para antecipar as atividades diárias;
    • identificar as necessidades de aprendizagem dos alunos;
    • dominar conteúdos e metodologias da área;
    • pesquisar língua escrita de sinais;
    • participar da elaboração de informativos sobre formas de comunicação;
    • definir conteúdos escolares;
    • demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
    • planejar programas de intervenção educacional individual;
    • demonstrar capacidade de liderança;
    • realizar atividades pedagógicas e culturais em hospitais;
    • selecionar atividades e recursos físicos e materiais;
    • avaliar estilos e ritmos de aprendizagem dos alunos;
    • atuar em programas de reabilitação educacional;
    • indicar instituições para práticas de ensino profissionalizante;
    • divulgar a língua de sinais para a comunidade;
    • orientar voluntários para educação especial em comunidades;
    • pesquisar a língua de sinais;
    • criar material em língua brasileira de sinais (libras) e língua portuguesa;
    • participar de reuniões pedagógicas;
    • preparar a comunidade para uso do braile;
    • participar de programas de inclusão escolar;
    • participar da organização de seminários, fóruns e outros eventos;
    • encaminhar alunos para avaliações específicas;
    • desenvolver atividades funcionais que envolvam a comunidade;
    • elaborar programas de atendimento educacional;
    • avaliar comunicação expressiva dos alunos;
    • demonstrar capacidade de dirigir estabelecimentos de ensino;
    • estudar a língua escrita da língua de sinais;
    • trabalhar com recursos da linguagem da informática;
    • encaminhar o aluno para treinamento em empresas;
    • transcrever à tinta textos em braile dos alunos;
    • desenvolver atividades profissionalizantes com os alunos;
    • demonstrar capacidade de trabalhar com as diferenças;
    • avaliar conhecimento do aluno iniciante;
    • desenvolver atividades dos diferentes componentes curriculares em libras e língua portuguesa;
    • divulgar os resultados dos projetos de pesquisas;
    • adequar o currículo às necessidades dos alunos;
    • transcrever textos em tipos ampliados;
    • corrigir trabalhos dos alunos;
    • demonstrar capacidade de motivar o outro;
    • avaliar rendimento escolar;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • preparar pistas visuais para contextualização de ambientes;
    • elaborar propostas de ensino da língua portuguesa como segunda língua;
    • preparar a comunidade para interagir com pessoas com necessidades educacionais especiais;
    • recorrer a legislação sobre os direitos das pessoas com necessidades especiais de aprendizagem;
    • analisar bibliografias sobre síndromes e patologias;
    • elaborar projetos de atendimento de jovens e adultos;
    • participar de conselhos de classe;
    • demonstrar criatividade;
    • participar de fóruns de saúde e educação;
    • pesquisar experiência visual e espacial de surdos e surdo cegos;
    • participar do planejamento de atividades de integração escola-família-comunidade;
    • pesquisar o uso de tecnologias;
    • ensinar conteúdos curriculares em língua de sinais e língua portuguesa;
    • acompanhar treinamento do aluno em empresas;
    • prestar serviços de apoio pedagógico especializado nas diferentes modalidades de ensino;
    • demonstrar capacidade de articular diferentes realidades;
    • preparar o intérprete de língua de sinais para atuação nas modalidades de ensino;
    • produzir fitas de vídeo com legendas e língua de sinais;
    • criar materiais para comunicação alternativa;
    • registrar notas e conteúdos em diários de classe;
    • avaliar os resultados dos projetos;
    • participar da elaboração de textos sobre temas da área;
    • atuar em programas de estimulação essencial;
    • planejar atividades extraclasse;
    • formar guia-intérprete para surdo cego;
    • estudar abordagens de comunicação aumentativa e alternativa;
    • analisar propostas pedagógicas;
    • participar do processo de avaliação dos aspectos psicomotor e cognitivo do aluno;
    • implementar programas de atendimento educacional;
    • ministrar aulas de orientação para o trabalho;
    • demonstrar capacidade de coordenação pedagógica de estabelecimentos de ensino;
    • confeccionar materiais didático-pedagógicos;
    • elaborar códigos de interação social;
    • conceder entrevistas aos meios de comunicação de massa;
    • encaminhar o aluno para o mercado de trabalho;
    • preparar instrutores para atuação na formação profissionalizante do aprendiz;
    • trabalhar com comunicação aumentativa e alternativa;
    • prepara comunidade para uso de técnicas de orientação e mobilidade;
    • demonstrar capacidade de administrar frustações;
    • estudar as propostas da legislação educacional;
    • divulgar a língua escrita de sinais para a comunidade;
    • participar de projetos de pesquisa;
    • encaminhar aluno para ensino regular;
    • ensinar a língua portuguesa como segunda língua;
    • organizar exposições dos trabalhos dos alunos;
    • dominar diferentes formas de comunicação;
    • preparar professores para classes de inclusão;
    • demonstrar flexibilidade;
    • ensinar o uso do sorobã para cálculos matemáticos;
    • participar da avaliação da comunicação receptiva dos alunos;
    • elaborar projetos de pesquisa;
    • dominar língua de sinais;
    • pesquisar bibliografia sobre síndromes e patologias;
    • elaborar instrumentos de avaliação;
    • analisar os resultados das avaliações dos profissionais de outras áreas;
    • pesquisar estratégias de aquisição de língua;
    • estabelecer parcerias com equipes multidisciplinares;
    • preparar instrutores surdos para atuação nas modalidades de ensino;
    • planejar a avaliação do processo de ensino-aprendizagem;
    • alfabetizar em braile;
    • demonstrar capacidade de improvisação;
    • gravar textos em diferentes suportes (fitas, multimídia etc);
    • estabelecer parcerias com as famílias;
    • criar materiais didático-pedagógicos;
    • adaptar jogos pedagógicos em braile e em tipos ampliados;
    • coordenar pedagogicamente instituições de atendimento de alunos com necessidades especiais de aprende;
    • participar das associações da área;
    • proceder com ética;
    • criar texturas, relevos que transmitam conhecimentos;
    • participar da elaboração de informativos sobre prevenção;
    • coordenar curso;
    • pesquisar temas de educação especial;
    • ensinar atividades recreativas;
    • preparar materiais com adaptações motoras e posturais;
    • demonstrar capacidade de planejamento;
    • elaborar material visual para alunos;
    • demonstrar capacidade de trabalhar com ensino individualizado;
    • dirigir instituições de atendimento de alunos com necessidades especiais de aprendizagem;
    • ensinar conteúdos das disciplinas curriculares;
    • avaliar comunicação receptiva dos alunos;
    • demonstrar tolerância;
    • ensinar o uso de objetos de referência;
    • trabalhar o tema do preconceito em diferentes tipos de eventos;
    • ensinar as atividades de vida autônoma;
    • prestar assessoria à comunidade escolar;
    • participar da organização de eventos sobre prevenção;
    • realizar atividades para orientação e mobilidade;
    • ensinar as atividades de vida diária (avd);
    • ensinar língua portuguesa;
    • demonstrar capacidade de interpretar a língua de sinais;
    • participar de associações da categoria;
    • participar de palestras e cursos;
    • demonstrar capacidade de estudo e pesquisa;
    • atuar em programas de habilitação educacional;
    • elaborar relatórios;
    • preparar profissionais para atuação educacional em hospitais;
    • demonstrar capacidade de reconhecer as próprias limitações;
    • orientar estágios dos alunos;
    • preparar materiais de autocontrate;


    Setores que mais contratam Pedagogo em educação especial de cegos no mercado de trabalho

    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Serviços combinados para apoio a edifícios, exceto condomínios prediais
    • Educação infantil - pré-escola
    • Serviços de assistência social sem alojamento
    • Administração pública em geral
    • Seleção e agenciamento de mão-de-obra
    • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
    • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
    • Ensino fundamental
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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