Salário para o cargo de Pedagogo em educação especial de surdos
CBO 2392-05 > Professores de educação especial

Pedagogo em educação especial de surdos - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Promovem a educação de alunos com necessidades educativas especiais ensinando-os a ler e escrever em português e em braile, calcular, expressar-se, resolver problemas e as atividades da vida diária, desenvolver habilidades, atitudes e valores, desenvolvem atividades funcionais e programas de estimulação essencial e de educação de jovens e adultos, avaliando as necessidades educacionais dos alunos, realizam atividades como: planejar, avaliar, elaborar materiais, pesquisar e divulgar conhecimentos da área, podem dirigir e coordenar estabelecimentos de educação especial.

Quanto ganha um Pedagogo em educação especial de surdos

Um Pedagogo em educação especial de surdos trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.115,85 e R$ 5.162,09, com a média salarial de R$ 2.828,57 e o salário mediana em R$ 2.635,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Pedagogo em educação especial de surdos

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.828,57 33.942,81 707,14 19,19
1º Quartil 2.115,85 25.390,15 528,96 14,35
Salário Mediana 2.635,00 31.620,00 658,75 17,88
3º Quartil 3.936,83 47.241,93 984,21 26,71
Teto Salarial 5.162,09 61.945,03 1.290,52 35,02


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Outros profissionais do ensino não classificados anteriormente
        • Professores de educação especial

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Curitiba - PR 1.925 - 4.044 2.464,59 1.924,67 2.289,50 3.338,83 4.044,10
São Gabriel do Oeste - MS 2.105 - 4.492 3.025,16 2.105,17 3.188,00 3.708,67 4.492,05
São Paulo - SP 1.813 - 3.715 2.374,70 1.813,00 2.210,00 3.067,40 3.715,33
Rio Claro - SP 2.410 - 4.328 2.867,62 2.410,40 2.715,00 3.573,20 4.327,97
Belo Horizonte - MG 2.579 - 4.269 2.821,88 2.579,00 2.579,42 3.524,75 4.269,28
Criciúma - SC 2.265 - 5.621 3.321,69 2.265,00 2.320,00 4.641,00 5.621,32
Santa Rita do Pardo - MS 2.216 - 2.786 2.267,69 2.216,00 2.300,00 2.300,00 2.785,83
Ipiranga - PR 1.817 - 4.720 2.530,29 1.816,67 2.050,00 3.897,25 4.720,47
Angatuba - SP 4.386 - 5.557 4.537,50 4.386,00 4.588,00 4.588,00 5.557,12
Monte Alto - SP 1.711 - 3.404 2.318,00 1.711,00 2.651,00 2.810,00 3.403,56
Capitão Leônidas Marques - PR 1.736 - 3.332 2.566,45 1.736,00 2.751,00 2.751,00 3.332,09
Bonito - MS 2.100 - 5.087 2.520,00 2.100,00 2.100,00 4.200,00 5.087,17
Cristais Paulista - SP 2.560 - 5.610 3.359,00 2.560,00 3.315,00 4.632,00 5.610,42
Boa Esperança do Sul - SP 2.758 - 3.711 2.987,38 2.757,50 3.064,00 3.064,00 3.711,21
Maceió - AL 1.600 - 3.345 2.034,75 1.599,50 1.631,00 2.761,50 3.344,81
Lucas do Rio Verde - MT 2.141 - 3.021 2.317,50 2.141,00 2.317,50 2.494,00 3.020,81
Santa Rosa - RS 1.456 - 2.351 1.802,43 1.456,00 1.941,00 1.941,00 2.351,00
Mauá da Serra - PR 2.751 - 6.664 3.537,00 2.751,00 2.751,00 5.502,00 6.664,19
Lupionópolis - PR 2.751 - 3.520 2.776,83 2.751,00 2.751,00 2.906,00 3.519,83
Pelotas - RS 1.777 - 4.790 2.729,00 1.777,00 2.683,50 3.955,00 4.790,41


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 2.036 - 5.315 3.019,92 2.036,49 2.810,00 4.388,44 5.315,41
Paraná 1.921 - 4.601 2.735,30 1.920,99 2.751,00 3.798,57 4.600,95
Mato Grosso do Sul 2.016 - 5.021 2.867,22 2.016,00 2.700,00 4.145,38 5.021,01
Santa Catarina 1.999 - 6.225 3.364,62 1.999,38 2.500,00 5.139,63 6.225,27
Minas Gerais 1.825 - 4.076 2.605,22 1.825,23 2.579,00 3.365,00 4.075,79
Rio Grande do Sul 1.651 - 3.549 2.145,10 1.651,00 1.941,00 2.929,80 3.548,66
Rio de Janeiro 1.824 - 4.924 2.549,13 1.823,75 2.200,00 4.065,00 4.923,65
Alagoas 1.600 - 3.345 2.034,75 1.599,50 1.631,00 2.761,50 3.344,81
Mato Grosso 2.141 - 3.021 2.317,50 2.141,00 2.317,50 2.494,00 3.020,81
Pará 1.500 - 2.442 1.868,57 1.500,00 2.016,00 2.016,00 2.441,84
Pernambuco 1.412 - 3.595 2.289,60 1.412,00 2.356,00 2.968,00 3.594,93
Rondônia 1.412 - 5.547 3.767,51 1.412,00 4.420,55 4.580,00 5.547,43


Principais locais de trabalho

Professores de educação especial atuam em atividades de ensino, saúde e serviços sociais, pesquisa e desenvolvimento, atividades recreativas, culturais e desportivas e administração pública, defesa e seguridade social. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horário diurno. Eventualmente, trabalham em posições desconfortáveis durante longos períodos, em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse. Também podem estar expostos a ruído intenso, condições insalubres e agressões físicas.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de educação especial

O exercício desse cargo requer curso superior na área de educação, com cursos ou especializações na área de educação especial.


Funções e atividades do Pedagogo em educação especial de surdos

Professores de educação especial devem:

  • participar de atividades pedagógico-administrativas;
  • atuar no processo de ensino-aprendizagem;
  • participar da elaboração do projeto político-pedagógico da escola;
  • divulgar conhecimentos da Área;
  • demonstrar competências pessoais;
  • preparar materiais pedagógicos e recursos específicos;
  • participar do desenvolvimento de diferentes programas de atendimento educacional;
  • pesquisar sobre temas de interesse da Área;
  • formar profissionais para atuação na Área;
  • avaliar as necessidades educacionais dos alunos;

  • Atividades

    • elaborar relatórios;
    • encaminhar o aluno para treinamento em empresas;
    • encaminhar alunos para avaliações específicas;
    • demonstrar capacidade de dirigir estabelecimentos de ensino;
    • elaborar projetos de pesquisa;
    • ensinar língua portuguesa;
    • participar de projetos de pesquisa;
    • desenvolver atividades dos diferentes componentes curriculares em libras e língua portuguesa;
    • alfabetizar em braile;
    • participar do processo de avaliação dos aspectos psicomotor e cognitivo do aluno;
    • estudar as propostas da legislação educacional;
    • pesquisar temas de educação especial;
    • registrar notas e conteúdos em diários de classe;
    • participar de reuniões pedagógicas;
    • pesquisar experiência visual e espacial de surdos e surdo cegos;
    • elaborar instrumentos de avaliação;
    • criar materiais didático-pedagógicos;
    • participar das atividades do programa de integração sensorial;
    • criar material em língua brasileira de sinais (libras) e língua portuguesa;
    • ministrar aulas de orientação para o trabalho;
    • realizar atividades para orientação e mobilidade;
    • planejar componentes curriculares de acordo com ano/ciclo;
    • dirigir instituições de atendimento de alunos com necessidades especiais de aprendizagem;
    • indicar instituições para práticas de ensino profissionalizante;
    • transcrever textos em tinta para o braile;
    • planejar programas de intervenção educacional individual;
    • planejar atividades extraclasse;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • pesquisar bibliografia sobre síndromes e patologias;
    • encaminhar o aluno para oficinas protegidas, profissionalizantes ou ocupacionais;
    • ministrar palestras e cursos;
    • analisar bibliografias sobre síndromes e patologias;
    • gravar textos em diferentes suportes (fitas, multimídia etc);
    • preparar pistas visuais para contextualização de ambientes;
    • ensinar as atividades de vida diária (avd);
    • implementar programas de atendimento educacional;
    • demonstrar capacidade de motivar o outro;
    • elaborar programas de atendimento educacional;
    • demonstrar capacidade de planejamento;
    • ensinar as atividades de vida autônoma;
    • recorrer a legislação sobre os direitos das pessoas com necessidades especiais de aprendizagem;
    • participar do planejamento de atividades de integração escola-família-comunidade;
    • orientar estágios dos alunos;
    • elaborar projetos com instituições não escolares;
    • demonstrar capacidade de liderança;
    • elaborar programas de atendimento a jovens e adultos;
    • dominar braile;
    • ensinar atividades recreativas;
    • proceder com ética;
    • participar da elaboração do plano de ensino;
    • definir conteúdos escolares;
    • avaliar estilos e ritmos de aprendizagem dos alunos;
    • preparar materiais de autocontrate;
    • participar da organização de eventos sobre prevenção;
    • ensinar a organizar os objetos de referência para antecipar as atividades diárias;
    • trabalhar com recursos da linguagem da informática;
    • transcrever à tinta textos em braile dos alunos;
    • avaliar comunicação receptiva dos alunos;
    • avaliar comunicação expressiva dos alunos;
    • estabelecer parcerias com equipes multidisciplinares;
    • atuar em programas de estimulação essencial;
    • orientar voluntários para educação especial em comunidades;
    • confeccionar materiais didático-pedagógicos;
    • prepara comunidade para uso de técnicas de orientação e mobilidade;
    • analisar propostas pedagógicas;
    • preparar o intérprete de língua de sinais para atuação nas modalidades de ensino;
    • conceder entrevistas aos meios de comunicação de massa;
    • preparar instrutores surdos para atuação nas modalidades de ensino;
    • estabelecer parcerias com as famílias;
    • demonstrar flexibilidade;
    • participar da elaboração de textos sobre temas da área;
    • pesquisar a língua de sinais;
    • ensinar a língua portuguesa como segunda língua;
    • demonstrar tolerância;
    • pesquisar estratégias de aquisição de língua;
    • estudar abordagens de comunicação aumentativa e alternativa;
    • estudar a língua escrita da língua de sinais;
    • criar texturas, relevos que transmitam conhecimentos;
    • ensinar conteúdos das disciplinas curriculares;
    • ensinar o uso de objetos de referência;
    • planejar a avaliação do processo de ensino-aprendizagem;
    • elaborar códigos de interação social;
    • selecionar atividades e recursos físicos e materiais;
    • planejar atividades com base na experiência visual dos alunos;
    • dominar língua de sinais;
    • preparar atividades funcionais que envolvam a comunidade;
    • elaborar propostas de ensino da língua portuguesa como segunda língua;
    • avaliar o desempenho linguístico do surdos;
    • organizar exposições dos trabalhos dos alunos;
    • demonstrar capacidade de trabalhar com as diferenças;
    • produzir fitas de vídeo com legendas e língua de sinais;
    • preparar a comunidade para interagir com pessoas com necessidades educacionais especiais;
    • analisar os resultados das avaliações dos profissionais de outras áreas;
    • participar da elaboração de informativos sobre formas de comunicação;
    • atuar em programas de habilitação educacional;
    • trabalhar com comunicação aumentativa e alternativa;
    • avaliar rendimento escolar;
    • contribuir para a elaboração de revistas, jornais e boletins informativos;
    • ensinar o uso do sorobã para cálculos matemáticos;
    • participar de associações da categoria;
    • corrigir trabalhos dos alunos;
    • divulgar a língua de sinais para a comunidade;
    • orientar trabalho em sala de leitura;
    • encaminhar o aluno para o mercado de trabalho;
    • demonstrar capacidade de reconhecer as próprias limitações;
    • preparar a comunidade para uso do braile;
    • participar das associações da área;
    • coordenar pedagogicamente instituições de atendimento de alunos com necessidades especiais de aprende;
    • formar guia-intérprete para surdo cego;
    • preparar professores para classes de inclusão;
    • adequar o currículo às necessidades dos alunos;
    • avaliar conhecimento do aluno iniciante;
    • desenvolver atividades profissionalizantes com os alunos;
    • criar materiais para comunicação alternativa;
    • participar da avaliação da comunicação receptiva dos alunos;
    • participar de programas de inclusão escolar;
    • transcrever textos em tipos ampliados;
    • demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
    • realizar atividades pedagógicas e culturais em hospitais;
    • dominar conteúdos e metodologias da área;
    • preparar materiais com adaptações motoras e posturais;
    • participar da organização de seminários, fóruns e outros eventos;
    • participar da elaboração do currículo escolar;
    • acompanhar treinamento do aluno em empresas;
    • participar de conselhos de classe;
    • elaborar registros de avanços dos alunos;
    • elaborar plano de aulas;
    • elaborar projetos de atendimento de jovens e adultos;
    • demonstrar capacidade de interpretar a língua de sinais;
    • dominar diferentes formas de comunicação;
    • desenvolver atividades funcionais que envolvam a comunidade;
    • divulgar a língua escrita de sinais para a comunidade;
    • demonstrar capacidade de coordenação pedagógica de estabelecimentos de ensino;
    • demonstrar capacidade de estudo e pesquisa;
    • adaptar jogos pedagógicos em braile e em tipos ampliados;
    • preparar profissionais para atuação educacional em hospitais;
    • participar de fóruns de saúde e educação;
    • encaminhar aluno para ensino regular;
    • elaborar material visual para alunos;
    • demonstrar capacidade de improvisação;
    • participar de palestras e cursos;
    • preparar instrutores para atuação na formação profissionalizante do aprendiz;
    • atuar em programas de reabilitação educacional;
    • pesquisar língua escrita de sinais;
    • analisar novas teorias para implementação prática;
    • participar da elaboração de informativos sobre prevenção;
    • elaborar projetos de estimulação essencial;
    • avaliar os resultados dos projetos;
    • prestar assessoria à comunidade escolar;
    • trabalhar o tema do preconceito em diferentes tipos de eventos;
    • demonstrar capacidade de trabalhar com ensino individualizado;
    • ensinar conteúdos curriculares em língua de sinais e língua portuguesa;
    • coordenar curso;
    • pesquisar o uso de tecnologias;
    • demonstrar criatividade;
    • divulgar os resultados dos projetos de pesquisas;
    • demonstrar capacidade de articular diferentes realidades;
    • identificar as necessidades de aprendizagem dos alunos;
    • participar da avaliação da comunicação expressiva dos alunos;
    • realizar atividades lúdicas visando interação sócio afetiva;
    • prestar serviços de apoio pedagógico especializado nas diferentes modalidades de ensino;
    • demonstrar capacidade de administrar frustações;


    Setores que mais contratam Pedagogo em educação especial de surdos no mercado de trabalho

    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Administração pública em geral
    • Ensino fundamental
    • Serviços de assistência social sem alojamento
    • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
    • Educação infantil - creche
    • Educação infantil - pré-escola
    • Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares
    • Serviços combinados para apoio a edifícios, exceto condomínios prediais
    • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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    Salário para o cargo de Gerente de albergue
    Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação

    Gerente de albergue