Salário para o cargo de Professor em educação especial de dmu (deficiências múltiplas)
CBO 2392-20 > Professores de educação especial

Professor em educação especial de dmu (deficiências múltiplas) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Promovem a educação de alunos com necessidades educativas especiais ensinando-os a ler e escrever em português e em braile, calcular, expressar-se, resolver problemas e as atividades da vida diária, desenvolver habilidades, atitudes e valores, desenvolvem atividades funcionais e programas de estimulação essencial e de educação de jovens e adultos, avaliando as necessidades educacionais dos alunos, realizam atividades como: planejar, avaliar, elaborar materiais, pesquisar e divulgar conhecimentos da área, podem dirigir e coordenar estabelecimentos de educação especial.

Quanto ganha um Professor em educação especial de dmu (deficiências múltiplas)

Um Professor em educação especial de dmu (deficiências múltiplas) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.144,80 e R$ 5.840,37, com a média salarial de R$ 3.205,49 e o salário mediana em R$ 2.751,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao CAGED, RAIS e IBGE.


Faixas salariais do cargo de Professor em educação especial de dmu (deficiências múltiplas)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.205,49 38.465,88 801,37 20,68
1º Quartil 2.144,80 25.737,60 536,20 13,84
Salário Mediana 2.751,00 33.012,00 687,75 17,75
3º Quartil 4.821,85 57.862,20 1.205,46 31,11
Teto Salarial 5.840,37 70.084,44 1.460,09 37,68


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Outros profissionais do ensino não classificados anteriormente
        • Professores de educação especial

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Professores de educação especial atuam em atividades de ensino, saúde e serviços sociais, pesquisa e desenvolvimento, atividades recreativas, culturais e desportivas e administração pública, defesa e seguridade social. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horário diurno. Eventualmente, trabalham em posições desconfortáveis durante longos períodos, em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse. Também podem estar expostos a ruído intenso, condições insalubres e agressões físicas.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de educação especial

O exercício desse cargo requer curso superior na área de educação, com cursos ou especializações na área de educação especial.


Funções e atividades do Professor em educação especial de dmu (deficiências múltiplas)

Professores de educação especial devem:

  • pesquisar sobre temas de interesse da Área;
  • avaliar as necessidades educacionais dos alunos;
  • preparar materiais pedagógicos e recursos específicos;
  • participar do desenvolvimento de diferentes programas de atendimento educacional;
  • demonstrar competências pessoais;
  • formar profissionais para atuação na Área;
  • participar de atividades pedagógico-administrativas;
  • atuar no processo de ensino-aprendizagem;
  • participar da elaboração do projeto político-pedagógico da escola;
  • divulgar conhecimentos da Área;

Atividades

  • participar da avaliação da comunicação expressiva dos alunos;
  • demonstrar capacidade de administrar frustações;
  • participar da organização de eventos sobre prevenção;
  • demonstrar capacidade de estudo e pesquisa;
  • encaminhar o aluno para treinamento em empresas;
  • ensinar o uso do sorobã para cálculos matemáticos;
  • encaminhar o aluno para o mercado de trabalho;
  • confeccionar materiais didático-pedagógicos;
  • demonstrar capacidade de interpretar a língua de sinais;
  • preparar professores para classes de inclusão;
  • preparar profissionais para atuação educacional em hospitais;
  • demonstrar capacidade de coordenação pedagógica de estabelecimentos de ensino;
  • participar da organização de seminários, fóruns e outros eventos;
  • divulgar os resultados dos projetos de pesquisas;
  • acompanhar treinamento do aluno em empresas;
  • prestar assessoria à comunidade escolar;
  • participar de conselhos de classe;
  • alfabetizar em braile;
  • elaborar relatórios;
  • elaborar programas de atendimento a jovens e adultos;
  • formar guia-intérprete para surdo cego;
  • registrar notas e conteúdos em diários de classe;
  • atuar em programas de estimulação essencial;
  • elaborar material visual para alunos;
  • planejar programas de intervenção educacional individual;
  • recorrer a legislação sobre os direitos das pessoas com necessidades especiais de aprendizagem;
  • encaminhar o aluno para oficinas protegidas, profissionalizantes ou ocupacionais;
  • planejar componentes curriculares de acordo com ano/ciclo;
  • participar da elaboração de textos sobre temas da área;
  • elaborar códigos de interação social;
  • elaborar projetos com instituições não escolares;
  • avaliar conhecimento do aluno iniciante;
  • orientar estágios dos alunos;
  • estudar as propostas da legislação educacional;
  • avaliar os resultados dos projetos;
  • elaborar projetos de pesquisa;
  • demonstrar capacidade de liderança;
  • ministrar aulas de orientação para o trabalho;
  • adaptar jogos pedagógicos em braile e em tipos ampliados;
  • ensinar língua portuguesa;
  • preparar materiais com adaptações motoras e posturais;
  • ensinar as atividades de vida diária (avd);
  • participar das atividades do programa de integração sensorial;
  • demonstrar capacidade de dirigir estabelecimentos de ensino;
  • demonstrar capacidade de improvisação;
  • dirigir instituições de atendimento de alunos com necessidades especiais de aprendizagem;
  • criar materiais didático-pedagógicos;
  • pesquisar o uso de tecnologias;
  • gravar textos em diferentes suportes (fitas, multimídia etc);
  • participar de palestras e cursos;
  • criar texturas, relevos que transmitam conhecimentos;
  • orientar trabalho em sala de leitura;
  • participar do processo de avaliação dos aspectos psicomotor e cognitivo do aluno;
  • participar de reuniões pedagógicas;
  • analisar os resultados das avaliações dos profissionais de outras áreas;
  • identificar as necessidades de aprendizagem dos alunos;
  • planejar atividades extraclasse;
  • demonstrar capacidade de articular diferentes realidades;
  • ensinar as atividades de vida autônoma;
  • estabelecer parcerias com equipes multidisciplinares;
  • trabalhar com comunicação aumentativa e alternativa;
  • preparar a comunidade para uso do braile;
  • pesquisar temas de educação especial;
  • selecionar atividades e recursos físicos e materiais;
  • adequar o currículo às necessidades dos alunos;
  • atuar em programas de reabilitação educacional;
  • definir conteúdos escolares;
  • demonstrar capacidade de planejamento;
  • avaliar rendimento escolar;
  • dominar diferentes formas de comunicação;
  • pesquisar língua escrita de sinais;
  • demonstrar flexibilidade;
  • divulgar a língua de sinais para a comunidade;
  • coordenar pedagogicamente instituições de atendimento de alunos com necessidades especiais de aprende;
  • participar das associações da área;
  • elaborar projetos de atendimento de jovens e adultos;
  • elaborar instrumentos de avaliação;
  • estudar a língua escrita da língua de sinais;
  • indicar instituições para práticas de ensino profissionalizante;
  • ensinar a organizar os objetos de referência para antecipar as atividades diárias;
  • transcrever textos em tipos ampliados;
  • demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
  • participar do planejamento de atividades de integração escola-família-comunidade;
  • elaborar registros de avanços dos alunos;
  • planejar a avaliação do processo de ensino-aprendizagem;
  • coordenar curso;
  • preparar instrutores para atuação na formação profissionalizante do aprendiz;
  • dominar braile;
  • participar da elaboração do plano de ensino;
  • transcrever à tinta textos em braile dos alunos;
  • divulgar a língua escrita de sinais para a comunidade;
  • estudar abordagens de comunicação aumentativa e alternativa;
  • participar de projetos de pesquisa;
  • avaliar comunicação expressiva dos alunos;
  • prepara comunidade para uso de técnicas de orientação e mobilidade;
  • analisar propostas pedagógicas;
  • participar de associações da categoria;
  • encaminhar aluno para ensino regular;
  • elaborar projetos de estimulação essencial;
  • implementar programas de atendimento educacional;
  • conceder entrevistas aos meios de comunicação de massa;
  • prestar serviços de apoio pedagógico especializado nas diferentes modalidades de ensino;
  • preparar a comunidade para interagir com pessoas com necessidades educacionais especiais;
  • participar da avaliação da comunicação receptiva dos alunos;
  • criar materiais para comunicação alternativa;
  • orientar voluntários para educação especial em comunidades;
  • elaborar programas de atendimento educacional;
  • estabelecer parcerias com as famílias;
  • ensinar o uso de objetos de referência;
  • transcrever textos em tinta para o braile;
  • participar da elaboração de informativos sobre prevenção;
  • desenvolver atividades dos diferentes componentes curriculares em libras e língua portuguesa;
  • demonstrar capacidade de trabalhar com ensino individualizado;
  • avaliar estilos e ritmos de aprendizagem dos alunos;
  • avaliar comunicação receptiva dos alunos;
  • analisar novas teorias para implementação prática;
  • corrigir trabalhos dos alunos;
  • realizar atividades para orientação e mobilidade;
  • atuar em programas de habilitação educacional;
  • ensinar atividades recreativas;
  • dominar conteúdos e metodologias da área;
  • preparar atividades funcionais que envolvam a comunidade;
  • demonstrar tolerância;
  • participar da elaboração de informativos sobre formas de comunicação;
  • elaborar plano de aulas;
  • dominar língua de sinais;
  • realizar atividades lúdicas visando interação sócio afetiva;
  • demonstrar capacidade de trabalhar com as diferenças;
  • participar de programas de inclusão escolar;
  • preparar pistas visuais para contextualização de ambientes;
  • demonstrar capacidade de reconhecer as próprias limitações;
  • demonstrar capacidade de observação;
  • proceder com ética;
  • encaminhar alunos para avaliações específicas;
  • desenvolver atividades funcionais que envolvam a comunidade;
  • ensinar conteúdos das disciplinas curriculares;
  • participar da elaboração do currículo escolar;
  • contribuir para a elaboração de revistas, jornais e boletins informativos;
  • demonstrar capacidade de motivar o outro;
  • trabalhar o tema do preconceito em diferentes tipos de eventos;
  • trabalhar com recursos da linguagem da informática;
  • pesquisar bibliografia sobre síndromes e patologias;
  • pesquisar experiência visual e espacial de surdos e surdo cegos;
  • realizar atividades pedagógicas e culturais em hospitais;
  • analisar bibliografias sobre síndromes e patologias;
  • participar de fóruns de saúde e educação;
  • organizar exposições dos trabalhos dos alunos;
  • ministrar palestras e cursos;
  • demonstrar criatividade;
  • preparar materiais de autocontrate;
  • desenvolver atividades profissionalizantes com os alunos;


Setores que mais contratam Professor em educação especial de dmu (deficiências múltiplas) no mercado de trabalho

  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Administração pública em geral
  • Educação infantil - pré-escola
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Ensino fundamental
  • Outras atividades de ensino
  • Educação infantil - creche
  • Limpeza em prédios e em domicílios
  • Ensino médio
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Assistência psicossocial a portadores de distúrbios psíquicos, deficiência mental e dependência química
  • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
  • Serviços combinados para apoio a edifícios
  • Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Atividades associativas
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial




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