Salário para o cargo de Professor de estimulação da língua portuguesa modalidade oral ( ensino especial)
CBO 2392-05 > Professores de educação especial

Professor de estimulação da língua portuguesa modalidade oral ( ensino especial) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Promovem a educação de alunos com necessidades educativas especiais ensinando-os a ler e escrever em português e em braile, calcular, expressar-se, resolver problemas e as atividades da vida diária, desenvolver habilidades, atitudes e valores, desenvolvem atividades funcionais e programas de estimulação essencial e de educação de jovens e adultos, avaliando as necessidades educacionais dos alunos, realizam atividades como: planejar, avaliar, elaborar materiais, pesquisar e divulgar conhecimentos da área, podem dirigir e coordenar estabelecimentos de educação especial.

Quanto ganha um Professor de estimulação da língua portuguesa modalidade oral ( ensino especial)

Um Professor de estimulação da língua portuguesa modalidade oral ( ensino especial) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.152,40 e R$ 7.346,60, com a média salarial de R$ 3.559,30 e o salário mediana em R$ 2.751,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao CAGED, RAIS e IBGE.


Faixas salariais do cargo de Professor de estimulação da língua portuguesa modalidade oral ( ensino especial)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.559,30 42.711,60 889,83 23,73
1º Quartil 2.152,40 25.828,80 538,10 14,35
Salário Mediana 2.751,00 33.012,00 687,75 18,34
3º Quartil 6.065,41 72.784,92 1.516,35 40,44
Teto Salarial 7.346,60 88.159,20 1.836,65 48,98


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Outros profissionais do ensino não classificados anteriormente
        • Professores de educação especial

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Professores de educação especial atuam em atividades de ensino, saúde e serviços sociais, pesquisa e desenvolvimento, atividades recreativas, culturais e desportivas e administração pública, defesa e seguridade social. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horário diurno. Eventualmente, trabalham em posições desconfortáveis durante longos períodos, em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse. Também podem estar expostos a ruído intenso, condições insalubres e agressões físicas.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de educação especial

O exercício desse cargo requer curso superior na área de educação, com cursos ou especializações na área de educação especial.


Funções e atividades do Professor de estimulação da língua portuguesa modalidade oral ( ensino especial)

Professores de educação especial devem:

  • preparar materiais pedagógicos e recursos específicos;
  • participar do desenvolvimento de diferentes programas de atendimento educacional;
  • participar de atividades pedagógico-administrativas;
  • pesquisar sobre temas de interesse da Área;
  • divulgar conhecimentos da Área;
  • avaliar as necessidades educacionais dos alunos;
  • atuar no processo de ensino-aprendizagem;
  • participar da elaboração do projeto político-pedagógico da escola;
  • demonstrar competências pessoais;
  • formar profissionais para atuação na Área;

Atividades

  • demonstrar capacidade de trabalhar com as diferenças;
  • participar da elaboração do plano de ensino;
  • dominar língua de sinais;
  • orientar voluntários para educação especial em comunidades;
  • elaborar plano de aulas;
  • participar de programas de inclusão escolar;
  • participar de reuniões pedagógicas;
  • trabalhar o tema do preconceito em diferentes tipos de eventos;
  • recorrer a legislação sobre os direitos das pessoas com necessidades especiais de aprendizagem;
  • avaliar rendimento escolar;
  • pesquisar a língua de sinais;
  • participar de palestras e cursos;
  • ensinar as atividades de vida autônoma;
  • planejar componentes curriculares de acordo com ano/ciclo;
  • realizar atividades lúdicas visando interação sócio afetiva;
  • encaminhar o aluno para o mercado de trabalho;
  • participar do processo de avaliação dos aspectos psicomotor e cognitivo do aluno;
  • pesquisar o uso de tecnologias;
  • dirigir instituições de atendimento de alunos com necessidades especiais de aprendizagem;
  • identificar as necessidades de aprendizagem dos alunos;
  • confeccionar materiais didático-pedagógicos;
  • desenvolver atividades dos diferentes componentes curriculares em libras e língua portuguesa;
  • demonstrar capacidade de coordenação pedagógica de estabelecimentos de ensino;
  • dominar conteúdos e metodologias da área;
  • proceder com ética;
  • ensinar conteúdos das disciplinas curriculares;
  • analisar novas teorias para implementação prática;
  • preparar instrutores surdos para atuação nas modalidades de ensino;
  • ensinar língua portuguesa;
  • contribuir para a elaboração de revistas, jornais e boletins informativos;
  • ensinar atividades recreativas;
  • encaminhar alunos para avaliações específicas;
  • elaborar projetos de pesquisa;
  • preparar o intérprete de língua de sinais para atuação nas modalidades de ensino;
  • organizar exposições dos trabalhos dos alunos;
  • pesquisar temas de educação especial;
  • divulgar a língua de sinais para a comunidade;
  • desenvolver atividades funcionais que envolvam a comunidade;
  • realizar atividades pedagógicas e culturais em hospitais;
  • participar do planejamento de atividades de integração escola-família-comunidade;
  • coordenar pedagogicamente instituições de atendimento de alunos com necessidades especiais de aprende;
  • demonstrar capacidade de dirigir estabelecimentos de ensino;
  • ensinar a língua portuguesa como segunda língua;
  • elaborar projetos de estimulação essencial;
  • demonstrar capacidade de trabalhar com ensino individualizado;
  • trabalhar com recursos da linguagem da informática;
  • criar materiais para comunicação alternativa;
  • planejar atividades extraclasse;
  • pesquisar bibliografia sobre síndromes e patologias;
  • avaliar o desempenho linguístico do surdos;
  • prestar serviços de apoio pedagógico especializado nas diferentes modalidades de ensino;
  • planejar programas de intervenção educacional individual;
  • demonstrar capacidade de liderança;
  • ministrar aulas de orientação para o trabalho;
  • demonstrar capacidade de articular diferentes realidades;
  • avaliar os resultados dos projetos;
  • criar materiais didático-pedagógicos;
  • elaborar material visual para alunos;
  • dominar diferentes formas de comunicação;
  • analisar bibliografias sobre síndromes e patologias;
  • preparar professores para classes de inclusão;
  • participar de projetos de pesquisa;
  • avaliar comunicação expressiva dos alunos;
  • pesquisar língua escrita de sinais;
  • orientar trabalho em sala de leitura;
  • demonstrar tolerância;
  • pesquisar experiência visual e espacial de surdos e surdo cegos;
  • atuar em programas de habilitação educacional;
  • preparar instrutores para atuação na formação profissionalizante do aprendiz;
  • dominar braile;
  • divulgar a língua escrita de sinais para a comunidade;
  • demonstrar capacidade de estudo e pesquisa;
  • avaliar estilos e ritmos de aprendizagem dos alunos;
  • preparar profissionais para atuação educacional em hospitais;
  • participar da elaboração de informativos sobre prevenção;
  • atuar em programas de estimulação essencial;
  • ensinar conteúdos curriculares em língua de sinais e língua portuguesa;
  • indicar instituições para práticas de ensino profissionalizante;
  • elaborar propostas de ensino da língua portuguesa como segunda língua;
  • conceder entrevistas aos meios de comunicação de massa;
  • elaborar programas de atendimento educacional;
  • preparar atividades funcionais que envolvam a comunidade;
  • participar de associações da categoria;
  • planejar a avaliação do processo de ensino-aprendizagem;
  • elaborar relatórios;
  • participar da organização de eventos sobre prevenção;
  • produzir fitas de vídeo com legendas e língua de sinais;
  • estudar as propostas da legislação educacional;
  • registrar notas e conteúdos em diários de classe;
  • ministrar palestras e cursos;
  • participar da elaboração do currículo escolar;
  • planejar atividades com base na experiência visual dos alunos;
  • participar de fóruns de saúde e educação;
  • prestar assessoria à comunidade escolar;
  • participar da avaliação da comunicação receptiva dos alunos;
  • participar de conselhos de classe;
  • ensinar as atividades de vida diária (avd);
  • participar das associações da área;
  • encaminhar o aluno para treinamento em empresas;
  • demonstrar criatividade;
  • elaborar projetos com instituições não escolares;
  • definir conteúdos escolares;
  • participar da elaboração de informativos sobre formas de comunicação;
  • elaborar programas de atendimento a jovens e adultos;
  • demonstrar capacidade de planejamento;
  • estabelecer parcerias com as famílias;
  • acompanhar treinamento do aluno em empresas;
  • demonstrar capacidade de administrar frustações;
  • elaborar projetos de atendimento de jovens e adultos;
  • analisar os resultados das avaliações dos profissionais de outras áreas;
  • estudar abordagens de comunicação aumentativa e alternativa;
  • coordenar curso;
  • elaborar instrumentos de avaliação;
  • desenvolver atividades profissionalizantes com os alunos;
  • estabelecer parcerias com equipes multidisciplinares;
  • gravar textos em diferentes suportes (fitas, multimídia etc);
  • corrigir trabalhos dos alunos;
  • elaborar registros de avanços dos alunos;
  • orientar estágios dos alunos;
  • encaminhar aluno para ensino regular;
  • participar da avaliação da comunicação expressiva dos alunos;
  • demonstrar capacidade de reconhecer as próprias limitações;
  • demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
  • demonstrar capacidade de observação;
  • avaliar comunicação receptiva dos alunos;
  • implementar programas de atendimento educacional;
  • demonstrar flexibilidade;
  • analisar propostas pedagógicas;
  • demonstrar capacidade de interpretar a língua de sinais;
  • demonstrar capacidade de motivar o outro;
  • divulgar os resultados dos projetos de pesquisas;
  • atuar em programas de reabilitação educacional;
  • estudar a língua escrita da língua de sinais;
  • preparar a comunidade para interagir com pessoas com necessidades educacionais especiais;
  • adequar o currículo às necessidades dos alunos;
  • participar da organização de seminários, fóruns e outros eventos;
  • avaliar conhecimento do aluno iniciante;
  • demonstrar capacidade de improvisação;
  • participar da elaboração de textos sobre temas da área;
  • pesquisar estratégias de aquisição de língua;
  • selecionar atividades e recursos físicos e materiais;
  • criar material em língua brasileira de sinais (libras) e língua portuguesa;


Setores que mais contratam Professor de estimulação da língua portuguesa modalidade oral ( ensino especial) no mercado de trabalho

  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Administração pública em geral
  • Ensino fundamental
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
  • Educação infantil - pré-escola




Profissões em Destaque:

Salário para o cargo de Tradutor
Filólogos, tradutores ,intérpretes

Tradutor