Salário para o cargo de Professor de alunos com deficiência mental
CBO 2392-15 > Professores de educação especial

Professor de alunos com deficiência mental - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Promovem a educação de alunos com necessidades educativas especiais ensinando-os a ler e escrever em português e em braile, calcular, expressar-se, resolver problemas e as atividades da vida diária, desenvolver habilidades, atitudes e valores, desenvolvem atividades funcionais e programas de estimulação essencial e de educação de jovens e adultos, avaliando as necessidades educacionais dos alunos, realizam atividades como: planejar, avaliar, elaborar materiais, pesquisar e divulgar conhecimentos da área, podem dirigir e coordenar estabelecimentos de educação especial.

Quanto ganha um Professor de alunos com deficiência mental

Um Professor de alunos com deficiência mental trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.145,33 e R$ 6.910,92, com a média salarial de R$ 3.431,43 e o salário mediana em R$ 2.692,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao CAGED, RAIS e IBGE.


Faixas salariais do cargo de Professor de alunos com deficiência mental

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.431,43 41.177,16 857,86 22,88
1º Quartil 2.145,33 25.743,96 536,33 14,30
Salário Mediana 2.692,00 32.304,00 673,00 17,95
3º Quartil 5.705,70 68.468,40 1.426,43 38,04
Teto Salarial 6.910,92 82.931,04 1.727,73 46,07


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Outros profissionais do ensino não classificados anteriormente
        • Professores de educação especial

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Professores de educação especial atuam em atividades de ensino, saúde e serviços sociais, pesquisa e desenvolvimento, atividades recreativas, culturais e desportivas e administração pública, defesa e seguridade social. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horário diurno. Eventualmente, trabalham em posições desconfortáveis durante longos períodos, em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse. Também podem estar expostos a ruído intenso, condições insalubres e agressões físicas.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de educação especial

O exercício desse cargo requer curso superior na área de educação, com cursos ou especializações na área de educação especial.


Funções e atividades do Professor de alunos com deficiência mental

Professores de educação especial devem:

  • avaliar as necessidades educacionais dos alunos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • pesquisar sobre temas de interesse da Área;
  • preparar materiais pedagógicos e recursos específicos;
  • participar da elaboração do projeto político-pedagógico da escola;
  • atuar no processo de ensino-aprendizagem;
  • formar profissionais para atuação na Área;
  • participar do desenvolvimento de diferentes programas de atendimento educacional;
  • participar de atividades pedagógico-administrativas;
  • divulgar conhecimentos da Área;

Atividades

  • elaborar registros de avanços dos alunos;
  • participar das atividades do programa de integração sensorial;
  • desenvolver atividades funcionais que envolvam a comunidade;
  • pesquisar temas de educação especial;
  • implementar programas de atendimento educacional;
  • demonstrar capacidade de interpretar a língua de sinais;
  • trabalhar com recursos da linguagem da informática;
  • participar da organização de seminários, fóruns e outros eventos;
  • demonstrar capacidade de trabalhar com as diferenças;
  • atuar em programas de estimulação essencial;
  • trabalhar com comunicação aumentativa e alternativa;
  • avaliar os resultados dos projetos;
  • participar do processo de avaliação dos aspectos psicomotor e cognitivo do aluno;
  • participar de projetos de pesquisa;
  • dominar língua de sinais;
  • demonstrar capacidade de motivar o outro;
  • encaminhar o aluno para oficinas protegidas, profissionalizantes ou ocupacionais;
  • definir conteúdos escolares;
  • preparar a comunidade para interagir com pessoas com necessidades educacionais especiais;
  • participar da elaboração do currículo escolar;
  • participar da organização de eventos sobre prevenção;
  • demonstrar capacidade de estudo e pesquisa;
  • participar da elaboração de informativos sobre prevenção;
  • adequar o currículo às necessidades dos alunos;
  • orientar trabalho em sala de leitura;
  • identificar as necessidades de aprendizagem dos alunos;
  • contribuir para a elaboração de revistas, jornais e boletins informativos;
  • avaliar conhecimento do aluno iniciante;
  • selecionar atividades e recursos físicos e materiais;
  • participar da avaliação da comunicação receptiva dos alunos;
  • confeccionar materiais didático-pedagógicos;
  • organizar exposições dos trabalhos dos alunos;
  • demonstrar flexibilidade;
  • planejar programas de intervenção educacional individual;
  • elaborar instrumentos de avaliação;
  • elaborar projetos com instituições não escolares;
  • prestar serviços de apoio pedagógico especializado nas diferentes modalidades de ensino;
  • preparar instrutores para atuação na formação profissionalizante do aprendiz;
  • participar da elaboração do plano de ensino;
  • preparar atividades funcionais que envolvam a comunidade;
  • prestar assessoria à comunidade escolar;
  • participar de palestras e cursos;
  • participar de programas de inclusão escolar;
  • encaminhar alunos para avaliações específicas;
  • coordenar curso;
  • demonstrar capacidade de reconhecer as próprias limitações;
  • demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
  • dominar conteúdos e metodologias da área;
  • atuar em programas de reabilitação educacional;
  • demonstrar capacidade de liderança;
  • orientar estágios dos alunos;
  • encaminhar aluno para ensino regular;
  • recorrer a legislação sobre os direitos das pessoas com necessidades especiais de aprendizagem;
  • pesquisar o uso de tecnologias;
  • demonstrar criatividade;
  • ensinar a organizar os objetos de referência para antecipar as atividades diárias;
  • demonstrar capacidade de administrar frustações;
  • analisar novas teorias para implementação prática;
  • ensinar língua portuguesa;
  • ensinar as atividades de vida autônoma;
  • estabelecer parcerias com equipes multidisciplinares;
  • estabelecer parcerias com as famílias;
  • planejar atividades extraclasse;
  • desenvolver atividades profissionalizantes com os alunos;
  • encaminhar o aluno para treinamento em empresas;
  • analisar bibliografias sobre síndromes e patologias;
  • elaborar projetos de pesquisa;
  • demonstrar tolerância;
  • participar do planejamento de atividades de integração escola-família-comunidade;
  • dominar braile;
  • registrar notas e conteúdos em diários de classe;
  • atuar em programas de habilitação educacional;
  • realizar atividades pedagógicas e culturais em hospitais;
  • participar de conselhos de classe;
  • estudar as propostas da legislação educacional;
  • conceder entrevistas aos meios de comunicação de massa;
  • preparar professores para classes de inclusão;
  • divulgar os resultados dos projetos de pesquisas;
  • analisar propostas pedagógicas;
  • participar da elaboração de textos sobre temas da área;
  • demonstrar capacidade de dirigir estabelecimentos de ensino;
  • trabalhar o tema do preconceito em diferentes tipos de eventos;
  • demonstrar capacidade de improvisação;
  • demonstrar capacidade de trabalhar com ensino individualizado;
  • gravar textos em diferentes suportes (fitas, multimídia etc);
  • elaborar projetos de estimulação essencial;
  • avaliar estilos e ritmos de aprendizagem dos alunos;
  • participar da elaboração de informativos sobre formas de comunicação;
  • elaborar programas de atendimento a jovens e adultos;
  • acompanhar treinamento do aluno em empresas;
  • participar de associações da categoria;
  • encaminhar o aluno para o mercado de trabalho;
  • elaborar relatórios;
  • pesquisar bibliografia sobre síndromes e patologias;
  • avaliar rendimento escolar;
  • participar das associações da área;
  • planejar a avaliação do processo de ensino-aprendizagem;
  • demonstrar capacidade de coordenação pedagógica de estabelecimentos de ensino;
  • proceder com ética;
  • criar materiais para comunicação alternativa;
  • participar de fóruns de saúde e educação;
  • avaliar comunicação expressiva dos alunos;
  • ensinar as atividades de vida diária (avd);
  • participar de reuniões pedagógicas;
  • elaborar plano de aulas;
  • corrigir trabalhos dos alunos;
  • preparar profissionais para atuação educacional em hospitais;
  • estudar abordagens de comunicação aumentativa e alternativa;
  • avaliar comunicação receptiva dos alunos;
  • estudar a língua escrita da língua de sinais;
  • demonstrar capacidade de observação;
  • ministrar palestras e cursos;
  • planejar componentes curriculares de acordo com ano/ciclo;
  • criar materiais didático-pedagógicos;
  • ensinar atividades recreativas;
  • realizar atividades lúdicas visando interação sócio afetiva;
  • elaborar material visual para alunos;
  • ensinar conteúdos das disciplinas curriculares;
  • demonstrar capacidade de planejamento;
  • analisar os resultados das avaliações dos profissionais de outras áreas;
  • participar da avaliação da comunicação expressiva dos alunos;
  • ministrar aulas de orientação para o trabalho;
  • coordenar pedagogicamente instituições de atendimento de alunos com necessidades especiais de aprende;
  • indicar instituições para práticas de ensino profissionalizante;
  • demonstrar capacidade de articular diferentes realidades;
  • elaborar programas de atendimento educacional;
  • dirigir instituições de atendimento de alunos com necessidades especiais de aprendizagem;
  • dominar diferentes formas de comunicação;
  • elaborar projetos de atendimento de jovens e adultos;
  • orientar voluntários para educação especial em comunidades;


Setores que mais contratam Professor de alunos com deficiência mental no mercado de trabalho

  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Administração pública em geral
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Ensino fundamental
  • Educação infantil - creche
  • Atividades associativas
  • Educação infantil - pré-escola
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
  • Serviços combinados para apoio a edifícios
  • Atividades de assistência a deficientes físicos, imunodeprimidos e convalescentes
  • Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares
  • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
  • Outras atividades de ensino
  • Atividades de práticas integrativas e complementares em saúde humana
  • Assistência psicossocial a portadores de distúrbios psíquicos, deficiência mental e dependência química
  • Serviços de pintura de edifícios em geral
  • Limpeza em prédios e em domicílios




Profissões em Destaque:

Salário para o cargo de Aquarelista
Artistas visuais, desenhistas industriais e conservadores-restauradores de bens culturais

Aquarelista