Salário para o cargo de Professor de alunos com deficiência visual
CBO 2392-25 > Professores de educação especial

Professor de alunos com deficiência visual - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Promovem a educação de alunos com necessidades educativas especiais ensinando-os a ler e escrever em português e em braile, calcular, expressar-se, resolver problemas e as atividades da vida diária, desenvolver habilidades, atitudes e valores, desenvolvem atividades funcionais e programas de estimulação essencial e de educação de jovens e adultos, avaliando as necessidades educacionais dos alunos, realizam atividades como: planejar, avaliar, elaborar materiais, pesquisar e divulgar conhecimentos da área, podem dirigir e coordenar estabelecimentos de educação especial.

Quanto ganha um Professor de alunos com deficiência visual

Um Professor de alunos com deficiência visual trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.901,98 e R$ 5.416,63, com a média salarial de R$ 2.772,40 e o salário mediana em R$ 2.500,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de alunos com deficiência visual

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.772,40 33.268,78 693,10 17,07
1º Quartil 1.901,98 22.823,78 475,50 11,71
Salário Mediana 2.500,00 30.000,00 625,00 15,39
3º Quartil 4.130,96 49.571,47 1.032,74 25,43
Teto Salarial 5.416,63 64.999,60 1.354,16 33,35


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Outros profissionais do ensino não classificados anteriormente
        • Professores de educação especial

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Uberaba - MG 1.661 - 3.561 2.338,18 1.661,00 2.300,00 2.940,00 3.561,02
Mossoró - RN 1.558 - 2.039 1.616,76 1.557,75 1.558,00 1.683,00 2.038,50
Itajaí - SC 3.100 - 6.662 4.574,71 3.100,00 5.000,00 5.500,00 6.661,77
São Paulo - SP 2.221 - 5.487 2.999,44 2.220,50 2.400,00 4.530,00 5.486,87
Curitiba - PR 2.751 - 4.998 3.184,12 2.751,00 3.303,00 4.126,50 4.998,14
Salvador - BA 1.485 - 3.823 1.883,04 1.485,00 1.578,00 3.156,00 3.822,64
Aracoiaba da Serra - SP 2.477 - 3.140 2.559,14 2.477,00 2.592,00 2.592,00 3.139,51
Florianópolis - SC 4.024 - 5.447 4.226,71 4.024,00 4.024,00 4.497,00 5.446,90
Chapeco - SC 4.500 - 5.996 4.800,00 4.500,00 4.950,00 4.950,00 5.995,59
Cuiabá - MT 1.700 - 2.974 2.177,50 1.700,00 2.327,50 2.455,00 2.973,57
Palmas - TO 1.951 - 3.932 2.933,20 1.951,00 3.246,00 3.246,00 3.931,65


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.857 - 4.578 2.678,06 1.856,90 2.560,00 3.779,90 4.578,33
Santa Catarina 2.903 - 6.328 4.325,27 2.903,13 4.500,00 5.224,56 6.328,15
Minas Gerais 1.593 - 3.498 2.231,34 1.592,64 2.300,00 2.888,33 3.498,44
Rio Grande do Norte 1.558 - 2.039 1.616,76 1.557,75 1.558,00 1.683,00 2.038,50
Paraná 2.659 - 6.664 3.668,40 2.659,00 3.303,00 5.502,00 6.664,19
Rio Grande do Sul 1.612 - 3.331 2.102,89 1.612,00 1.970,00 2.750,00 3.330,88
Bahia 1.532 - 4.031 2.187,25 1.531,50 1.578,29 3.328,00 4.030,97
Mato Grosso 1.700 - 4.905 2.445,00 1.700,00 2.455,00 4.050,00 4.905,48
Tocantins 1.951 - 3.932 2.933,20 1.951,00 3.246,00 3.246,00 3.931,65


Principais locais de trabalho

Professores de educação especial atuam em atividades de ensino, saúde e serviços sociais, pesquisa e desenvolvimento, atividades recreativas, culturais e desportivas e administração pública, defesa e seguridade social. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horário diurno. Eventualmente, trabalham em posições desconfortáveis durante longos períodos, em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse. Também podem estar expostos a ruído intenso, condições insalubres e agressões físicas.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de educação especial

O exercício desse cargo requer curso superior na área de educação, com cursos ou especializações na área de educação especial.


Funções e atividades do Professor de alunos com deficiência visual

Professores de educação especial devem:

  • participar de atividades pedagógico-administrativas;
  • avaliar as necessidades educacionais dos alunos;
  • pesquisar sobre temas de interesse da Área;
  • formar profissionais para atuação na Área;
  • participar da elaboração do projeto político-pedagógico da escola;
  • divulgar conhecimentos da Área;
  • participar do desenvolvimento de diferentes programas de atendimento educacional;
  • preparar materiais pedagógicos e recursos específicos;
  • atuar no processo de ensino-aprendizagem;
  • demonstrar competências pessoais;

  • Atividades

    • trabalhar com comunicação aumentativa e alternativa;
    • ministrar palestras e cursos;
    • estabelecer parcerias com as famílias;
    • demonstrar capacidade de reconhecer as próprias limitações;
    • demonstrar capacidade de trabalhar com as diferenças;
    • elaborar plano de aulas;
    • avaliar os resultados dos projetos;
    • realizar atividades para orientação e mobilidade;
    • preparar materiais de autocontrate;
    • participar da organização de eventos sobre prevenção;
    • avaliar comunicação expressiva dos alunos;
    • criar material em língua brasileira de sinais (libras) e língua portuguesa;
    • pesquisar a língua de sinais;
    • avaliar estilos e ritmos de aprendizagem dos alunos;
    • elaborar projetos de estimulação essencial;
    • transcrever textos em tipos ampliados;
    • demonstrar capacidade de trabalhar com ensino individualizado;
    • elaborar propostas de ensino da língua portuguesa como segunda língua;
    • coordenar pedagogicamente instituições de atendimento de alunos com necessidades especiais de aprende;
    • prestar assessoria à comunidade escolar;
    • confeccionar materiais didático-pedagógicos;
    • ensinar as atividades de vida diária (avd);
    • demonstrar tolerância;
    • analisar propostas pedagógicas;
    • preparar a comunidade para uso do braile;
    • conceder entrevistas aos meios de comunicação de massa;
    • desenvolver atividades funcionais que envolvam a comunidade;
    • preparar materiais com adaptações motoras e posturais;
    • encaminhar alunos para avaliações específicas;
    • participar do processo de avaliação dos aspectos psicomotor e cognitivo do aluno;
    • participar de programas de inclusão escolar;
    • elaborar relatórios;
    • contribuir para a elaboração de revistas, jornais e boletins informativos;
    • estudar as propostas da legislação educacional;
    • planejar programas de intervenção educacional individual;
    • selecionar atividades e recursos físicos e materiais;
    • demonstrar capacidade de interpretar a língua de sinais;
    • orientar trabalho em sala de leitura;
    • orientar voluntários para educação especial em comunidades;
    • criar materiais didático-pedagógicos;
    • adaptar jogos pedagógicos em braile e em tipos ampliados;
    • participar das associações da área;
    • dominar braile;
    • proceder com ética;
    • preparar a comunidade para interagir com pessoas com necessidades educacionais especiais;
    • analisar bibliografias sobre síndromes e patologias;
    • demonstrar flexibilidade;
    • prestar serviços de apoio pedagógico especializado nas diferentes modalidades de ensino;
    • encaminhar aluno para ensino regular;
    • pesquisar experiência visual e espacial de surdos e surdo cegos;
    • ensinar as atividades de vida autônoma;
    • organizar exposições dos trabalhos dos alunos;
    • registrar notas e conteúdos em diários de classe;
    • demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
    • avaliar comunicação receptiva dos alunos;
    • demonstrar capacidade de planejamento;
    • planejar a avaliação do processo de ensino-aprendizagem;
    • trabalhar com recursos da linguagem da informática;
    • planejar componentes curriculares de acordo com ano/ciclo;
    • participar da elaboração de textos sobre temas da área;
    • estudar abordagens de comunicação aumentativa e alternativa;
    • encaminhar o aluno para oficinas protegidas, profissionalizantes ou ocupacionais;
    • implementar programas de atendimento educacional;
    • identificar as necessidades de aprendizagem dos alunos;
    • participar da elaboração de informativos sobre prevenção;
    • elaborar instrumentos de avaliação;
    • preparar instrutores para atuação na formação profissionalizante do aprendiz;
    • avaliar o desempenho linguístico do surdos;
    • participar da elaboração do plano de ensino;
    • participar de reuniões pedagógicas;
    • elaborar material visual para alunos;
    • demonstrar criatividade;
    • produzir fitas de vídeo com legendas e língua de sinais;
    • acompanhar treinamento do aluno em empresas;
    • elaborar registros de avanços dos alunos;
    • realizar atividades lúdicas visando interação sócio afetiva;
    • recorrer a legislação sobre os direitos das pessoas com necessidades especiais de aprendizagem;
    • transcrever à tinta textos em braile dos alunos;
    • participar da avaliação da comunicação expressiva dos alunos;
    • coordenar curso;
    • dirigir instituições de atendimento de alunos com necessidades especiais de aprendizagem;
    • planejar atividades com base na experiência visual dos alunos;
    • elaborar códigos de interação social;
    • criar texturas, relevos que transmitam conhecimentos;
    • elaborar projetos de atendimento de jovens e adultos;
    • divulgar os resultados dos projetos de pesquisas;
    • demonstrar capacidade de administrar frustações;
    • criar materiais para comunicação alternativa;
    • participar de conselhos de classe;
    • participar da elaboração de informativos sobre formas de comunicação;
    • elaborar projetos com instituições não escolares;
    • alfabetizar em braile;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • atuar em programas de habilitação educacional;
    • desenvolver atividades profissionalizantes com os alunos;
    • ensinar conteúdos das disciplinas curriculares;
    • planejar atividades extraclasse;
    • ensinar atividades recreativas;
    • avaliar conhecimento do aluno iniciante;
    • ensinar a língua portuguesa como segunda língua;
    • orientar estágios dos alunos;
    • definir conteúdos escolares;
    • elaborar projetos de pesquisa;
    • demonstrar capacidade de coordenação pedagógica de estabelecimentos de ensino;
    • ensinar conteúdos curriculares em língua de sinais e língua portuguesa;
    • formar guia-intérprete para surdo cego;
    • desenvolver atividades dos diferentes componentes curriculares em libras e língua portuguesa;
    • transcrever textos em tinta para o braile;
    • realizar atividades pedagógicas e culturais em hospitais;
    • demonstrar capacidade de improvisação;
    • dominar conteúdos e metodologias da área;
    • participar da elaboração do currículo escolar;
    • preparar profissionais para atuação educacional em hospitais;
    • ensinar o uso do sorobã para cálculos matemáticos;
    • pesquisar temas de educação especial;
    • analisar novas teorias para implementação prática;
    • pesquisar língua escrita de sinais;
    • preparar atividades funcionais que envolvam a comunidade;
    • participar das atividades do programa de integração sensorial;
    • demonstrar capacidade de dirigir estabelecimentos de ensino;
    • encaminhar o aluno para o mercado de trabalho;
    • prepara comunidade para uso de técnicas de orientação e mobilidade;
    • elaborar programas de atendimento a jovens e adultos;
    • encaminhar o aluno para treinamento em empresas;
    • elaborar programas de atendimento educacional;
    • participar de projetos de pesquisa;
    • dominar língua de sinais;
    • dominar diferentes formas de comunicação;
    • preparar o intérprete de língua de sinais para atuação nas modalidades de ensino;
    • estabelecer parcerias com equipes multidisciplinares;
    • pesquisar o uso de tecnologias;
    • demonstrar capacidade de estudo e pesquisa;
    • participar da avaliação da comunicação receptiva dos alunos;
    • pesquisar bibliografia sobre síndromes e patologias;
    • indicar instituições para práticas de ensino profissionalizante;
    • divulgar a língua escrita de sinais para a comunidade;
    • avaliar rendimento escolar;
    • ensinar a organizar os objetos de referência para antecipar as atividades diárias;
    • preparar pistas visuais para contextualização de ambientes;
    • preparar professores para classes de inclusão;
    • demonstrar capacidade de motivar o outro;
    • adequar o currículo às necessidades dos alunos;
    • demonstrar capacidade de articular diferentes realidades;
    • analisar os resultados das avaliações dos profissionais de outras áreas;
    • participar da organização de seminários, fóruns e outros eventos;
    • divulgar a língua de sinais para a comunidade;
    • preparar instrutores surdos para atuação nas modalidades de ensino;
    • participar do planejamento de atividades de integração escola-família-comunidade;
    • gravar textos em diferentes suportes (fitas, multimídia etc);
    • ministrar aulas de orientação para o trabalho;
    • demonstrar capacidade de liderança;
    • corrigir trabalhos dos alunos;
    • ensinar o uso de objetos de referência;
    • trabalhar o tema do preconceito em diferentes tipos de eventos;
    • participar de fóruns de saúde e educação;
    • ensinar língua portuguesa;
    • pesquisar estratégias de aquisição de língua;
    • estudar a língua escrita da língua de sinais;
    • atuar em programas de reabilitação educacional;
    • participar de associações da categoria;
    • atuar em programas de estimulação essencial;
    • participar de palestras e cursos;


    Setores que mais contratam Professor de alunos com deficiência visual no mercado de trabalho

    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Serviços combinados para apoio a edifícios, exceto condomínios prediais
    • Educação infantil - pré-escola
    • Serviços de assistência social sem alojamento
    • Administração pública em geral
    • Seleção e agenciamento de mão-de-obra
    • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
    • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
    • Ensino fundamental
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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